Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de março de 2016

Tema de Concurso Literário Infantil busca despertar o sentimento de patriotismo nas crianças





Sucesso entre as crianças e escolas brasileiras, Concurso de Literatura Infantil quer estimular a imaginação dos pequenos escritores



espantaxim





"Brasil, gigante pela própria natureza” é o tema da 4ª edição do "Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico”. A ação faz parte do Projeto Espantaxim que há 14 anos incentiva a literatura e estimula a criatividade e imaginação dos pequenos. Em sua última edição, em 2014, o Concurso recebeu cerca de 2.000 redações e contou com a participação de mais de 70 escolas de 13 Estados brasileiros. 

A edição 2016 do Concurso quer despertar no íntimo das crianças o sentido de Nação, de Pátria. Será a oportunidade para as crianças, de 7 a 12 anos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, expressarem o que pensam e sentem em relação ao País em que vivem. Os trabalhos serão recepcionados até o dia 31/05, conforme regulamento disponível no site do projeto: www.espantaxim.com.br.  

Com o tema "Brasil, gigante pela própria natureza”, frase forte extraída do Hino Nacional Brasileiro, queremos provocar nos pequenos escritores o sentimento de patriotismo e de cidadania, além de despertar o interesse pela literatura e escrita. Assim, pretendemos desviar um pouco a atenção das crianças desse momento crítico e negativo que estamos vivendo, para valorizar o  lado positivo e as belezas naturais do nosso país”, explica a autora e escritora Dulce Auriemo, idealizadora do Projeto.

De todo o material recebido serão selecionadas as obras que farão parte da “IV Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico”, onde as crianças terão a oportunidade de ver o seu trabalho literário publicado em um livro muito especial com outros jovens autores. Os autores das obras selecionadas também receberão três exemplares da Antologia.

Dentre os alunos selecionados, serão escolhidos os vencedores que ganharão o Troféu Espantaxim 2016, a coleção de obras do projeto e o boneco do personagem Espantaxim, líder da Turminha e querido pelas crianças. Além disso, as três Escolas, Instituições ou Associações que tiverem um maior número de alunos selecionados para compor a Antologia também serão premiadas. 

Sobre o Projeto Espantaxim:
Criado em 2002 pela escritora e musicista Dulce Auriemo, o Projeto Espantaxim já atingiu milhares de pessoas de todas as idades, por meio de apresentações em teatros, escolas, livrarias, bienais, feiras do livro, clubes, instituições, CEUs, ações solidárias, workshops, concursos  e shows beneficentes.

Mais recentemente, acompanhando a evolução da internet, houve o lançamento do Espantaxim Minimove. São mini vídeos em 2D que podem ser acessados no canal do Projeto no Youtube e destacam os personagens do Castelinho Mágico transformados em TOY ART. Esses episódios trazem sempre uma mensagem divertida de amizade, desafio, brincadeiras e boas ações.

Com muitas canções, poesia, histórias e personagens, o objetivo do trabalho é despertar nas crianças, de maneira lúdica e atraente, o interesse pela literatura, a escrita e a leitura, pela música e o aprendizado musical, e pelas artes visuais. Assim como, incentivar a preservação da natureza e do meio ambiente, a prática de esportes, e a cultura da paz.

 A obra líteromusical infantil “Espantaxim e o Castelinho Mágico”, dedicada especialmente às crianças, oferece uma contribuição de valor educativo e cultural à literatura musical infantil brasileira.

No site do projeto www.espantaxim.com.br é possível ter acesso a todo o histórico dos trabalhos já realizados, conhecer os personagens, canções, fotos, vídeos, jogos e atividades educativas, além da página especial dedicada aos educadores. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados