Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de março de 2016

5 dicas para turbinar a sua hidratação em casa





Dermatologista indica produtos que ajudam a potencializar os efeitos da hidratação caseira

O verão acabou, mas os danos da estação para os cabelos se prolongam pelo outono. Agora é o momento ideal para dar uma atenção especial aos fios que sofreram danos com sol, água de mar, cloro das piscinas e as altas temperaturas, que são verdadeiros pesadelos para quem quer ter cabelos sempre hidratados.

As hidratações de salão geralmente recuperam os fios de forma mais satisfatória, porém, tem custo alto por conta dos produtos profissionais. Para não perder o efeito hidratado, a Dra. Elizete Kaffer, especialista em tricologia da Clínica Shalon de Campinas, SP, listou cinco dias para turbinar a sua hidratação em casa.

A dermatologista alerta que as instruções devem ser seguidas com cautela. “Não adianta fazer todos os procedimentos de uma só vez. É preciso observar qual é a necessidade dos fios para escolher o mais adequado e manter uma freqüência”, ressalta.

Todos os produtos indicados podem ser encontrados com facilidade em farmácias, drogarias e perfumarias. Não é necessário ter receita para adquirir nenhum deles.

1-      Solução de Dexpantenol
Geralmente encontrada nas pomadas para tratamentos de hidratação da pele, como em caso de assaduras e queimaduras, este produto funciona muito bem em fios ressecados e sem brilho. “Ela garante a selagem das cutículas dos fios, evitando a perda de nutrientes”, afirma a Dra. É indicado para quem acaba de passar por processos químicos como tinturas e descoloração.
A dica é pingar algumas gotinhas do produto líquido na hora de utilizar a máscara de hidratação. Cuidado para não exagerar na dose!

2-      Óleo de argan
Este produto já é muito utilizado para finalização, mas além de deixar o cabelo sedoso, o óleo de argan possui grande quantidade de ácidos graxos e vitamina E. “Estes dois elementos garantem brilho e efeito antifrizz por terem ação antioxidante”, garante a tricologista.

Uma vez por semana, pingue algumas gotinhas do óleo na máscara de hidratação e aplique somente no comprimento, longe da raiz, para não causar um efeito pesado.

3-      Óleo de rícino
Originalmente extraído da mamona, esse óleo é a solução para quem tem muita queda de cabelo e até mesmo falhas. A dermatologista afirma que “além do potencial hidratante, ele tem ação antibacteriana e antifúngica, o que ajuda a fortalecer o couro cabeludo, evitando a queda e estimulando o crescimento dos fios”. Mas fica o alerta de contra-indicação para quem está grávida.

Para um resultado mais rápido, aplique o óleo no couro cabeludo antes de dormir dia sim e dia não. Para um tratamento em longo prazo, a cada quinze dias, misture uma colher de sopa de óleo para duas colheres de sopa de máscara e aplique.

4-      Glicerina
É um hidratante potente o cabelo, porém, sua utilização deve obedecer algumas regras para surtir o efeito desejado, caso contrário, vai tornar os fios quebradiços e ressecados. “Não faça o procedimento em dias muito secos, somente nos mais amenos e nunca deve ser repetido mais de duas vezes por mês”, alerta.

Misture uma colher de chá de glicerina à quantidade de creme que você usa para a hidratação. O segredo é envolver o cabelo com uma toalha umedecida.

5-      Queratina
Esse é o grande segredo de qualquer boa hidratação. “Um fio de cabelo é composto de 90% de queratina, ou seja, quando falta, ela é a responsável por abrir as cutículas e causar perda de água, nutrientes e de mais queratina”, explica a especialista em saúde dos cabelos. A perda desse componente acontece, em geral, nos processos químicos, sol, cloro e sal. Por isso, essa é uma hidratação que funciona para todos os tipos de cabelo.

É recomendado que a cada quinze dias seja feita uma hidratação com máscara e uma ou duas colheres de sopa de queratina. Se a pessoa observar a quebra dos fios, a freqüência deve ser reduzida para uma vez no mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados