Pesquisar no Blog

quarta-feira, 23 de março de 2016

A magia da Páscoa na região Sudeste



Páscoa é igual no Brasil inteiro? De jeito nenhum! Em cada canto do País ela tem um “sotaque”. Para descobrir mais sobre essas peculiaridades regionais, o jornalista Marcelo Duarte, autor da série O Guia dos Curiosos, e a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) realizaram uma pesquisa inédita e apresentam a seguir curiosidades sobre a festividade na região Sudeste. Confira:

Malhação de Judas -- trazida pelos portugueses, é realizada no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes, que, segundo o Novo Testamento, traiu Jesus Cristo por 30 moedas de prata. A malhação consiste em bater num boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem pelas ruas e depois atear fogo a ele. Em São Paulo, o ponto de maior concentração é a Rua Lavapés, no bairro do Cambuci. A Malhação começou a ser realizada ali em 1937. De uns tempos para cá, além de Judas, bonecos que representam políticos também são socados, pisoteados e queimados.

Comunidade grega - concentrada principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, costuma pintar ovos cozidos de vermelho. Depois de decorados, duas pessoas fazem um desafio. Cada uma pega um ovo, faz um pedido, e batem um contra o outro. Aquela que conservar o ovo intacto tem o desejo realizado. Na Páscoa Grega, a Magiritsa, uma sopa de miúdos de carneiro, é servida no Sábado de Aleluia, depois dos 48 dias de Quaresma e de jejum.  A Páscoa na colônia grega nem sempre coincide com a data comemorada dos católicos, já que a comunidade segue o calendário bizantino para as comemorações.

Tapetes de flores – começaram a ser produzidos em Ouro Preto (MG) em 1733, ano da reinauguração da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar. A tradição voltou em 1963, quando Nossa Senhora do Pilar foi escolhida a Santa Padroeira da cidade. Os tapetes cobrem os 3 quilômetros da procissão entre as igrejas de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora do Rosário, no Centro. Os desenhos são feitos com serragem colorida, flores, areia e palha. Podem ser imagens religiosas ou mesmo formas geométricas. A festividade ficou conhecida como Triunfo Eucarístico. Inúmeras outras cidades, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, também produzem esse tipo de tapete.

Páscoa Iluminada – acontece em Araxá (MG) e é o maior evento temático pascal do país. Em 2016 ele será realizado pela terceira vez. A festa é realizada no entorno do Grande Hotel Araxá.


 Marcelo Duarte - jornalista e autor da série “O Guia dos Curiosos”, em parceria com ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados