Pesquisar no Blog

quinta-feira, 31 de março de 2016

Aprenda a se livrar do estresse






Psicóloga consultora da Netfarma  dá dicas para manter a calma no dia a dia




Sabemos que a calma é uma das qualidades necessárias para o bem viver. O homem moderno, porém, ao tentar conciliar todos os seus afazeres relativos à família, casa, trabalho, estudos, e outras tarefas, precisa ter sabedoria e discernimento para não cair nas garras do estresse, grande inimigo da calma e da serenidade. 
Segundo a psicóloga consultora da Netfarma.com.br, Sandra Mara, para evitar o estresse, é importante se atentar a certos cuidados e manter alguns bons hábitos.  Ela diz:
No estado de calma, conseguimos fazer mais e melhor. Já sob estresse, a pessoa tem sintomas não apenas psicológicos como também físicos. Entre os psicológicos estão ansiedade, angústia, irritação, problemas de concentração, entre outros. Já os físicos incluem tensão muscular, dor de cabeça, tontura, queda de cabelos, e mais. É um quadro que prejudica amplamente o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa”, acrescenta.   
Saúde mental
 De acordo com dados da pesquisa mais recente da Isma-BR/ International Stress Management Association, nove em cada dez brasileiros que trabalham têm sintomas de ansiedade em algum grau, e metade sofre de algum grau de depressão.  
A fim de evitar ou combater o estresse, a psicóloga consultora da Netfarma listou algumas sugestões:
Medite:  Já foram amplamente comprovados os benefícios da meditação para a saúde e o bem-estar. Entre para um grupo de meditação e aprenda a relaxar sua mente.
Faça exercícios: Praticar atividades físicas com regularidade como corrida, caminhada, lutas marciais ou dança, distrairá sua mente e liberar no organismo a endorfina, substância produzida pelo cérebro que é considerada um analgésico natural e que promove o bem-estar. Além disso, treinar ajudará a deixar você mais relaxado e a ter uma melhor qualidade de sono, o que certamente irá amenizar seu nível de estresse.
Invista na alimentação saudável: Comer bem é outro hábito que auxilia no combate ao estresse, pois uma alimentação pobre em nutrientes ou uma dieta restritiva, além de causarem fraqueza e mal-estar, podem ocasionar mau humor, que é um primeiro passo para desenvolver o estresse. Alguns alimentos fazem o organismo produzir mais serotonina, neurotransmissor que atua no cérebro regulando humor, sono e apetite. Entre eles estão: cereais, laticínios, ovos e frutas como abacate e banana. Por isso, incluir esses itens em seu cardápio é uma boa ideia.  Pesquise um pouco sobre nutrição e busque incluir todos os grupos alimentícios nas suas refeições, diariamente.
Reserve espaço na agenda para o lazer: Por mais corrida que seja a sua rotina, procure reservar momentos para o lazer e o descanso, nem que seja por curtos períodos. Uma quick massage relaxante na hora do almoço, uma caminhada de 20 minutos em um parque próximo do trabalho, a leitura de um bom livro à noite em casa. Se não quiser terminar o dia estressado, evite que sua rotina seja 100% tomada de tarefas e obrigações. Seu corpo e sua mente precisam relaxar!
Tome chás relaxantes: As infusões com ervas calmantes – como a camomila, a erva cidreira e a valeriana – também são boas alternativas, por serem uma maneira prática, de baixo custo e eficaz de reduzir o estresse. Além do efeito calmante dessas ervas, o próprio ritual de preparar e saborear o chá também ajuda a desacelerar, consequentemente amenizando a ansiedade e o estresse. Por isso, vale a pena insistir no chazinho da tarde ou da noite!
Caso sinta que o estresse pode estar saindo do controle, acarretando sintomas psicológicos e físicos sérios e afetando seu bem-estar e sua rotina, vale a pena marcar uma consulta com um psicólogo. Um profissional especializado poderá ajudá-lo a identificar as causas do seu estresse.
E lembre-se: ter calma não quer dizer estar em um local sem qualquer barulho, confusão ou trabalho duro. Quer dizer estar perto dessas coisas e mesmo assim ter o coração tranquilo. Saúde!

* A psicóloga Sandra Mara é consultora da Netfarma e atende na Clínica Dr. Família 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados