Pesquisar no Blog

quinta-feira, 24 de março de 2016

Aproveite a Páscoa sem exagero




Nutricionista do Hospital Beneficência Portuguesa São Paulo mostra como aproveitar sem exageros

Os ovos de páscoa são clássicos na cultura de diferentes países, tendo surgido durante o século XVIII. Confeiteiros franceses tiveram a ideia de substituir os ovos naturais e pintados pelos feitos de chocolate, desde então, os amantes de chocolate, apreciam e buscam por diferentes tipos e sabores. Entretanto, para muitos, a atenção nas escolhas deve ser feita com muita cautela. A nutricionista do Hospital Beneficência Portuguesa São Paulo, Mirian Martinez, dá dicas sobre como aproveitar a data.

Quantidade ideal de consumo para os adultos
Fique atento a lista de ingredientes, quanto mais amargo o chocolate, mais cacau ele possui, trazendo assim maiores benefícios à saúde. E, a quantidade diária recomendada a uma pessoa adulta, é de 50g por dia de chocolate meio amargo.

Não exagere na quantidade de chocolate para as crianças
O impulso infantil pode deixar os pais sem saber como lidar com a quantidade de chocolate que as crianças podem ingerir. Evite leva-las na compra, assim como também fique atento aos brinquedos que os ovos trazem. Importante verificar se estão de acordo com a idade da criança. E os ovos, depois de abertos, devem ser mantidos longe das crianças.
Mirian ressalta que “se ela acredita no coelhinho, um ovo é o suficiente e se os familiares querem também dar ovos aos pequenos, combine tamanhos pequenos (ovos de 50-100g). É muito mais legal brincar de achar pequenos ovinhos pela casa que ganhar somente um ovo grande”.

E os diabéticos, intolerantes e alérgicos?
Os diabéticos podem procurar pelas opções diets, já para os alérgicos, se a grãos ou  glúten, a nutricionista recomenda os ovos feitos em casa, pela garantia de não ter tido contato com ingredientes alergênicos. Para os intolerantes à lactose, os ovos a base de proteína de soja estão ganhando o mercado.

Atenção na compra no mercado
O cuidado também vale para ovos industrializados, verifique o local onde eles se encontram, pois a temperatura deve estar amena a fim de evitar o derretimento, além de ser necessário checar a validade e também a embalagem.

Cuidado com a compra de ovos caseiros
A atenção para a compra de ovos caseiros é essencial. Devido o processo ser artesanal, o risco de contaminação aumenta, portanto, compre com profissionais que tenham referência, para evitar surpresas.

Simbologia dos ovos
Independente do tamanho que tenham, os ovos são simbólicos. Por isso não se esqueça de que o consumo deve ser moderado e, não se ater, ao “é apenas nesta época do ano”, dessa forma a moderação pode garantir a continuidade no consumo. Além de que, “produzir os próprios ovos pode ser uma terapia e/ou uma forma de unir a família, você pode customizá-los, se divertir e economizar”, recomenda Mirian.

Beneficência Portuguesa de São Paulo  -  www.beneficencia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados