Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de março de 2016

Sonho de ser servidor público deve ir além da motivação financeira





Para especialista em direito administrativo, servidores engajados com o bem comum são fundamentais para desenvolvimento do País

Cerca de um ano antes da suspensão dos concursos públicos, anunciada em setembro do ano passado, pelos ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento), o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE) organizava o maior concurso da história do país. No total, a banca responsável pelo edital registrou mais de 1,1 milhão de inscritos naquele que viria a ser o último concurso da Caixa Econômica Federal antes da medida.

Para Thiago Donnini, mestre em Direito do Estado e professor do Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública (Ibegesp), esse número recorde de inscritos já não surpreende. “Trata-se de uma tendência observada há alguns anos”. Ele observa, também, uma dimensão preocupante na crescente busca por trabalho na área pública: “por vezes, essas carreiras são vistas tão somente pela busca de uma segurança financeira ou, o que é pior, pela percepção de que no ambiente estatal haveria pouca cobrança por resultados”.

Para o especialista, a ideia de que o ambiente estatal oferece facilidades e comodidades não encontradas na iniciativa privada ainda é reforçada por conta de ineficiências crônicas do Poder Público. “As consequências desse tipo de convicção são nefastas. Aqueles que têm o sonho da carreira pública movidos por percepções como essas representam um pesadelo para a cidadania e para o desenvolvimento do país. Pois reforçam uma cultura avessa à inovação e ao empreendedorismo dentro do ambiente estatal”, diz Donnini.

Por outro lado, existem aqueles que almejam exercer sua vida profissional em órgãos ou entidades estatais com a finalidade de realmente construir instituições mais sólidas. “Um objetivo de ordem financeira será legítimo se estiver aliado à dimensão do desafio institucional. No Brasil, os órgãos e entidades estatais precisam de muita dedicação e esforço de seus servidores para adquirir ou manter credibilidade institucional”, afirma o professor do Ibegesp.

Logo, além do desejo individual, a pessoa que está se preparando para um concurso público precisa alinhar o seu interesse com a vontade de enfrentar desafios. “Se essa disposição, que está diretamente relacionada ao compromisso de construir um país mais justo e desenvolvido, estiver presente nos sonhos dos que almejam carreiras públicas, ainda que ao lado do desejo por segurança financeira, podemos dizer que o ‘sonho’ de ser servidor é legítimo”, ressalta.  

Ele conta ainda que a palavra “servidor” não é usada por acaso, pois o desejo efetivo de servir ao País deve estar presente. “Isso é fundamental para dar sentido à função que ele venha a desempenhar no ambiente estatal, o que deve ser feito, claro, em contínuo processo de aperfeiçoamento pessoal. A necessidade de seguir se aperfeiçoando será fundamental para o servidor público avançar na sua carreira. É um dos requisitos básicos para a sua promoção e que deve repercutir, é claro, no fortalecimento da instituição à qual se vincula”, finaliza Donnini.

Sobre o Ibegesp
O Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública é uma associação educacional e científica sem fins lucrativos, instituída com o objetivo de disseminar as melhores práticas de gestão pública por intermédio da educação continuada. Assim, junto a profissionais capacitados para dissertar sobre diversos temas é promovida a eficácia dos procedimentos internos e elevado o nível da prestação de serviços públicos aos cidadãos. Para mais informações, acesse: www.ibegesp.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados