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terça-feira, 30 de novembro de 2021

CFM oferece certificado digital gratuito a todos os médicos brasileiros


O Conselho Federal de Medicina (CFM) apresenta amanhã, em reunião online às 10h com os presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) e conselheiros federais, um novo serviço disponível a todos os médicos brasileiros: o Certificado Digital do CFM, gratuito para todos os médicos adimplentes com o sistema conselhal. Na reunião também será apresentada a nova plataforma de prescrição eletrônica, disponibilizada em parceria com o Conselho Federal de Farmácia e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Com o Certificado Digital Gratuito do CFM, a expectativa é de que mais médicos passem a usar o serviço, o que amplia o acesso dos pacientes às receitas digitais. O novo site da prescrição eletrônica também foi criado com objetivo de dar mais segurança aos médicos, farmacêuticos e pacientes na utilização dos documentos médicos no mundo virtual.

Para oferecer o Certificado Digital Gratuito do CFM, a autarquia realizou uma licitação, que escolheu a empresa Valid para oferecer o serviço. Em seguida, qualificou-se junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) como Autoridade de Registro (AR). Com isso, os dados biométricos dos médicos coletados pelos Conselhos Regionais de Medicina (CRM) serão usados para a emissão do Certificado Digital Gratuito do CFM.

Após a apresentação aos CRMs, diretores e técnicos do CFM poderão dar mais explicações à imprensa.


São Paulo é o estado com o maior aumento do número de casos de chikungunya

 Doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti causa febre, náuseas e dores intensas

 

O combate aos focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti é a forma mais eficiente de combater todas as doenças que esse pequeno inseto pode transmitir. Em São Paulo, os moradores devem multiplicar os esforços para a eliminação desses focos, pois o estado registrou um aumento de mais de 3.700% nos casos de chikungunya entre 2020 e 2021.

Conforme dados apresentados pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) nesta terça-feira (30), o estado mais populoso do país passou de 468 casos no ano passado, para 18.156 neste ano: um aumento de 3.779,5%

O número de casos de chikungunya aumentou em 2021, diferente do número de óbitos que caiu 64%. Este ano, foram registrados 90.147 casos e 10 óbitos em todo o País. Todas as regiões apresentaram aumento nas notificações em comparação com o ano de 2020, sendo a Região Sudeste a com maior incidência. Os três estados que mais registraram casos da doença foram Pernambuco (29,7 mil), São Paulo (18,1 mil) e Paraíba (9 mil), respectivamente.

Medidas adotadas pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde tem tratado as arboviroses com prioridade, ainda que enfrentando uma pandemia como a da Covid-19. A pasta tem dado apoio técnico, além da oferta de insumos para o combate ao vetor. Até novembro deste ano, foram adquiridos mais de 80 milhões de tabletes do larvicidas, dos quais, mais de 21 milhões já foram distribuídos aos estados e o Distrito Federal. A expectativa é que em 2022 sejam adquiridos mais de 84 milhões de tabletes.

Além disso, mais de 277 milhões de litros do adulticida foram adquiridos e 165 milhões de litros distribuídos às unidades federadas. Outra medida adotada pelo Ministério da Saúde foi a aquisição de mais de 22 mil quilos do inseticida utilizado m pontos estratégicos. Desses, mais de 5 mil quilos foram distribuídos.

Ações para combate ao mosquito

Ações simples podem ajudar no combate ado mosquito Aedes aegypti e o segredo está nos cuidados com os diferentes ambientes, principalmente no quintal de casa. Toda comunidade precisa estar ciente que é papel de todos evitar a proliferação do Aedes aegypti. Entre as medidas que podem ser adotadas estão: evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; descartar o lixo de forma adequada. Os gestores devem também reforçar a limpeza urbana, promover ações educativas nas escolas e estimular ações conjuntas entre diversos setores como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, entre outros.

 

Ministério da Saúde


Viagens corporativas devem crescer em 2022

 

O Brasil foi um dos países que mais sofreram com a pandemia. Para se ter uma ideia, o índice do IPCA, medido em outubro pelo IBGE, ficou em 1,20% - o pior resultado desde 1995. Com este cenário, os economistas estão prevendo que 2022 será um ano de recessão, ou seja, retração do mercado, e consequentemente isso fará com que as empresas fiquem mais "travadas", focadas em retenção de custos.

 

Mesmo com essa previsão para o ano que vem, quase metade dos viajantes corporativos esperam voltar a viajar muito em breve. Desde o início da pandemia de Covid-19, o segmento de viagens corporativas apresentou retração à medida que os eventos foram cancelados e as empresas iniciaram um plano de trabalho home office, e utilização de soluções digitais para realização de reuniões de negócios. Passada a fase mais crítica, o setor apresenta recuperação. Uma pesquisa do Kayak mostra que as viagens corporativas retornarão até o fim deste ano para 23,9% dos entrevistados, enquanto 22,1% acreditam que isso acontecerá no início de 2022. Ao todo, mil brasileiros foram ouvidos durante o estudo.

 

E pensando nesse momento da economia brasileira, junto com a necessidade das empresas pensarem em viagens corporativas, nada mais correto do que pensar em uma política de viagens. Por permitir criar regras e diretrizes bem estabelecidas em relação a compras de serviços de viagens, é uma ótima estratégia de economia e melhoria de processo. Através dela a empresa conseguirá definir o teto de gasto com diárias de hotéis, ou por exemplo, a antecedência de compra de uma passagem aérea. Grande parte dos custos de viagens estão associados à antecedência de compra e a políticas não controladas, além de ter uma política bem desenhada, é importante ter sistemas que dê aderência a mesma. 

 

Alguns tópicos que devem conter em uma política de viagens são: objetivo da política, quem se destina a política, papéis e responsabilidades, tipos de viagens, canais de compras autorizados, regras de aéreo, regras de hospedagem, regras para locação de veículos, regras para reembolso de despesas de viagens, adiantamentos, prestação de contas e fluxo de aprovação.  

 

Como implementar a política de viagens?


Há algumas estratégias que são utilizadas para facilitar a implementação e aderência a política. Entre elas estão: 

  • Alinhar com o RH e implementar um processo para highlight dos principais tópicos da política no onboarding dos funcionários;
  • Implementar um processo regular de comunicação de boas práticas - uma agência pode ajudar os clientes enviando SMS e E-mail para os colaboradores, com os principais pontos da política;
  • Flyer no café ou TV Corporativa;
  • Lista de distribuição no whatsapp;
  • Além disso, ter um sistema de viagens que permita a gestão da política criando alertas ou até mesmo bloqueando caso seja uma política mais restritiva, é 70% do caminho.

A principal vantagem da política é sem dúvidas a economia e a melhoria de processo. Já tivemos um case de economia de 18% só com a implantação de uma política de viagens. Além disso, o fato de você deixar claro para o colaborador desde o princípio o que pode, e o que não pode dentro da política, isso diminui o atrito em um caso, por exemplo, de prestação de contas, onde o colaborador gastou R$ 50,00 para o café, e o permitido era R$ 30,00.  Dificilmente o colaborador irá lembrar de todos os itens da política, por esse motivo para que tenha o benefício da relação empresa e colaborador, é necessário um sistema que faça esse gerenciamento. 

Portanto, já é possível entender como a política de viagens corporativas bem aplicada nas empresas, pode ajudar na redução de custo de uma corporação. Além disso, é preciso contar com a ajuda de uma agência que revise constantemente: os acordos comerciais com as companhias aéreas e locadoras de veículos, reestruturação de hotéis e negociação de tarifas, revisão da política de viagens, análise histórica de compra, entender quanto que a empresa deixou de economizar e porquê. Fazendo esses passos, a empresa terá um desdobramento de vários planos de ações que serão realizados em conjunto, tenho certeza, trará economia imediata. 

 

Leonardo Bastos - CEO na Kennedy Viagens Corporativas


Para onde viajar em 2022? KAYAK lista os destinos dos sonhos para o próximo ano

Crédito: Ibrahim Rifath para Unsplash

Guia Viagens dos Sonhos 2022, o guia de destinos do KAYAK, traz opções variadas para todos os tipos de viajantes


Planejar viagens está voltando à rotina dos brasileiros após um longo tempo longe de aeroportos e sem fazer as malas. Com a chegada do verão, das férias e do Ano Novo também chega a hora de pensar onde passar os dias de folga, seja num lugar ensolarado ou curtir o frio do outro lado do mundo. Pensando na vontade dos viajantes de viajar novamente, o KAYAK, maior metabuscador de viagens do mundo, traz o “Guia Viagens dos Sonhos 2022”, uma lista de destinos incríveis para visitar em 2022 com opções para todos os gostos. 

 

Com mais de 120 milhões de pessoas completamente imunizadas no país, de acordo com o Ministério da Saúde, e 144 países abertos para brasileiros, segundo o Mapa de Restrições, é um bom momento para retomar as viagens de lazer, sem deixar de lado a segurança e medidas de precaução necessárias. Gustavo Vedovato, Country Manager do KAYAK no Brasil, comenta a boa época para voltar a planejar os lugares a serem visitados nas próximas férias e feriados e tirar do papel a viagem dos sonhos. 

 

“As pessoas estavam esperando pela hora de voltar a viajar com a família e amigos e finalmente aproveitar o começo do novo ano e as férias após um longo período em casa. Esse Guia é mais uma ferramenta gratuita do KAYAK para auxiliar os viajantes nessa jornada e oferecer as melhores experiências. Queremos ser aliados do turista e facilitar o planejamento de suas viagens, oferecendo conteúdos de qualidade e tecnologia de ponta”, diz Vedovato. 

 

O Guia Viagens dos Sonhos 2022 foi dividido em quatro categorias, para abranger todos os tipos de viajantes e trazer variedades de destinos nacionais e internacionais. Confira as categorias e as cidades em alta segundo o KAYAK. 

 

Eurotrip 

Quem está com saudades de visitar o velho continente com suas diversas atrações culturais, gastronômicas e tradicionais pontos turísticos, deve incluir no roteiro cidades como Madri, Lisboa, Paris e Londres. As queridinhas dos brasileiros na Europa oferecem uma variedade de passeios, desde uma visita às pinturas históricas do Louvre na Cidade Luz à uma noite ao som de castanholas no Cardamomo Flamenco, em Madri.

 

Em recente levantamento feito pelo KAYAK, Londres apresentou crescimento de 645% nas buscas após o anúncio da reabertura das fronteiras do Reino Unido, que aceita a entrada de brasileiros com o ciclo vacinal completo desde outubro. 

 

Partiu States 

Destino frequente dos brasileiros, os Estados Unidos abriram suas fronteiras para estrangeiros vacinados desde 8 de novembro. Aqueles que estavam com saudades da Disney, fazer compras em outlets, ver espetáculos na Broadway ou curtir uma praia nas águas do Pacífico já podem marcar sua viagem para Orlando, Miami, Nova York e Los Angeles, as cidades em alta no KAYAK para o Guia Viagens dos Sonhos 2022.

 

Hablo Portuñol 

Se a ideia é um destino mais tropical e desenferrujar o “portuñol”, as dicas do KAYAK são os nossos vizinhos chilenos, em Santiago, e as praias de diversos tons de azul do Caribe, em Cancún (México), Punta Cana (República Dominicana) ou Cartagena (Colômbia). As três últimas são ideais para férias ao ar livre, porém, a capital chilena não fica para trás com a vista e passeios pela Cordilheira dos Andes, além de visitas inesquecíveis às vinícolas mais famosas do País. 

 

Alma Lavada 

O Brasil e sua imensidão oferecem aos viajantes uma variedade de cidades incríveis para conhecer. As praias do Nordeste têm o coração do brasileiro, por isso o KAYAK destaca no Guia Viagens dos Sonhos 2022 as capitais litorâneas Recife e Fortaleza, assim como a beleza do litoral baiano em Ilhéus. 

 

Para fazer jus às praias de água doce, Manaus entra na lista com diversas opções, como a famosa Praia da Ponta Negra, Praia da Lua e Praia do Japonês, banhadas pelo Rio Negro. A partir da capital amazonense também é possível fazer passeios de barco pelos rios e incursões pela selva. 

 

No próprio Guia Viagens dos Sonhos 2022 é possível começar a planejar sua viagem para qualquer um dos destinos citados, realizar buscas de passagens aéreas, acomodação e locação de veículos. Escolha uma das cidades sugeridas ou até outras que estão na sua lista, veja as opções de voos, hotéis, aluguel de carro e o que fazer em cada um e pronto! Sua viagem dos sonhos já pode começar. 

Apesar dos momentos de descontração no retorno das viagens de lazer, ainda é necessário respeitar o distanciamento social e manter a medidas sanitárias de prevenção contra a COVID. Para viagens internacionais, é possível ficar atualizado também sobre as restrições para conter o avanço da COVID-19 de cada país, além de saber quais destinos estão abertos para viajantes brasileiros. Basta checar o Mapa de Restrições e conferir as regras vigentes para o seu destino.

 


KAYAK

 www.KAYAK.com

 Interamerican Network


Empreendedorismo na escola: aprendizagem por meio de erros

Opinião

Não se acomodar diante dos problemas, aprender sobre resiliência, ter autonomia, saber tomar decisões, além de organização, planejamento e coragem fazem parte de um novo estilo de se viver. A educação empreendedora não visa apenas formar futuros criadores de negócios, mas desenvolver a criatividade, a colaboração e a possibilidade de solucionar problemas que acontecem no dia a dia de todos nós.

A instituição de ensino tem um papel fundamental na história dos grandes empreendedores que percorreram o caminho da inovação, principalmente quando o assunto é tecnologia – basta voltarmos o nosso olhar ao Vale do Silício e à universidade de ponta que é a Stanford, base firme sustentando o que acontece por lá.

Desenvolver as soft skills do profissional do futuro com vistas aos novos desafios sob a perspectiva do empreendedorismo, das inovações tecnológicas e dos desdobramentos da globalização, sim, é papel da escola, também. Promover transformações no mundo por meio do empreendedorismo social, por experiências no ambiente escolar, pelas práticas e atividades inovadoras que irão possibilitar as competências essenciais para enfrentar os desafios contemporâneos da vida, sim, é papel da educação.

É certo que o interesse dos jovens brasileiros em seguir carreira em uma startup não para de crescer. Segundo pesquisa de mercado da Spry, em 2019, 37% dos estudantes no país possuem interesse real em seguir na área. Eles veem no empreendedorismo chances de carreiras com maior desenvolvimento profissional, aliado a bons salários e maior qualidade de vida.

Pensar “fora da caixa” ou ter ideias não é algo mágico ou talento nato de alguns. É a prática da inovação, o entendimento de como se tem ideias e de como se pode melhorá-las, tirá-las do papel e se destacar com a chance de fazer, de colocar em prática seu olhar para o mundo e sob outras óticas, criar soluções diversas.

Novos modelos de negócios são criados a todo momento e a demanda on-line cresce aceleradamente. Dessa forma, o empreendedorismo digital deve ser adepto das ferramentas mais modernas e robustas disponíveis atualmente para atender à demanda com eficiência nesse modelo. É fundamental entender que o objetivo principal do empreendedor digital é oferecer escalabilidade ao interagir com diferentes setores do próprio negócio.

Quando pensamos em empreendedorismo digital, é comum relacionarmos a negócios de grande visibilidade, como Google, Amazon, Facebook, entre muitos outros, e essa linha de pensamento não está errada. Porém, não são apenas os casos mais famosos que merecem destaque porque a forma de fazer negócios mudou em praticamente todos os setores. Escolher um nicho de mercado e se aventurar no digital abrange uma infinidade de alternativas, do antigo e-commerce, atuais infoprodutos, à crescente importância da inteligência artificial e do pensamento sustentável.

Outro viés muito importante da educação empreendedora é a aprendizagem por meio dos erros, prototipação e correção num looping constante de melhorias, desmistificando a cultura de que errar é sinônimo de derrota, mas sim, pelo contrário, requer coragem, resiliência e aprendizado. O desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de produtos e serviços de valor para o mercado de consumo dependem diretamente da desmistificação dessa cultura, e a educação empreendedora trabalha exatamente dessa forma. Das boas ideias fomentadas pela criatividade aos pilares da inovação!

Buscar soluções reais para problemas reais de forma inovadora, aliando o empreendedorismo social, a sustentabilidade e a tecnologia, é uma tendência forte para o futuro dos jovens engajados e com propósito de um mundo melhor para todos. Conhecer as formas de alavancar soluções inovadoras escaláveis é atrativo e engajador, afinal de contas, empreender é para todos e a conexão com o futuro começa agora!

 

 

Micheline Castelli de Souza - assessora pedagógica no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo - CIPP e professora de Projeto de Vida e Tecnologia e Inovação nos colégios do Grupo Positivo. 


47% dos trabalhadores estão mais satisfeitos com o emprego hoje do que antes da pandemia

O levantamento realizado pela VR mostrou que o sentimento também é positivo para as empresas, já que 64% delas afirmam ter a percepção de que os funcionários estão 13% muito mais satisfeitos com o trabalho, 15% mais satisfeitos e 65% igualmente satisfeitos em relação ao que sentiam antes da pandemia

 

Uma pesquisa nacional feita com os profissionais de RH de empresas, encomendada pela VR, mostra que 28% das empresas acreditam que seus funcionários estão mais satisfeitos com o emprego hoje do que estavam antes do início da pandemia. O estudo foi realizado recentemente pelo Instituto Locomotiva.

Ao avaliar o sentimento de satisfação geral, a pesquisa mostrou que, na visão dos profissionais de RHs das empresas, 64% dos trabalhadores estão igualmente satisfeitos em relação ao que sentiam antes da pandemia, 15% mais satisfeitos e 13% muito mais satisfeitos atualmente com o trabalho.

Quando a mesma pesquisa apura a percepção dos colaboradores, o sentimento é ainda mais positivo. 47% dos trabalhadores afirmam estar mais satisfeitos com a empresa hoje do que antes da pandemia. Especificamente em relação à rotina, 43% deles se dizem mais satisfeitos. E, quando questionados sobre o volume de trabalho, 37% dos funcionários contam estarem muito mais satisfeitos.

Quando a pesquisa compara empresas cujos profissionais têm trabalhado à distância com aquelas que não estão em home office, as avaliações pioram. 22% dos trabalhadores em empresas sem home office alegam estar mais satisfeitos com o volume de trabalho. Já em empresas com o modelo de trabalho a distância, a satisfação chega a 15%.

"É importante que os profissionais de RH usem dados, vindos de pesquisas internas e/ou externas, para entender melhor as necessidades dos funcionários e oferecer a eles iniciativas e benefícios mais direcionados. Empatia, cuidado e olhar para o colaborador de forma integral, incluindo sua família, são fundamentais neste processo," explica João Altman, diretor executivo de Pessoas e Cultura da VR.


Dia de Doar Oncoguia - Sua generosidade por mudar mundos

 



Dicas para investir o 13º salário com segurança


Um levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise, empresa global de pesquisas de mercado, aponta que 33% dos brasileiros pretendem gastar o 13º salário para comprar presentes de Natal e outros 24% querem usar o dinheiro extra para as comemorações das festas de final de ano. O valor deve ser usado também para o pagamento de impostos e tributos por 16% dos trabalhadores, mesma parcela que tem como objetivo quitar dívidas atrasadas. Em contrapartida, 34% querem poupar os recursos. 

 

“Investir o 13º é a decisão mais assertiva para quem quer terminar o ano com mais  conquistas e realizações”, diz Lorelay Lopes, head de Negócios do UP Consórcios, fintech da Embracon. “Um dos motivos para que ele não seja investido é a falta de educação financeira dos brasileiros e planejamento das finanças, isso porque, muitas pessoas costumam gastá-lo de maneira impulsiva, sem considerar outros usos para ‘multiplicar’ essa quantia em longo prazo”, completa a executiva.

 

O resultado disso pode ser um comprometimento no ano que está por vir, além disso, pode desdobrar em situações de endividamento, inadimplência e negativação. “Nesse momento, vale lembrar que não estamos passando por uma situação econômica favorável, o Brasil e o mundo estão em crise, por isso, é fundamental ter prudência e tomar decisões bem pensadas e planejadas”, analisa Lorelay.


O consórcio é uma excelente forma de usar o 13º salário para concretizar conquistas como comprar um imóvel, adquirir um carro ou fazer uma viagem inesquecível em família. Confira oito motivos que fazem do consórcio um investimento seguro:  

 

 

1. Sem cobrança de juros

Quando se compara o consórcio com as demais formas de investimento em bens, como o financiamento, um dos seus principais benefícios é poder efetuar o pagamento das parcelas sem juros. Apenas uma taxa de administração é embutida nas parcelas e ela é bem mais baixa do que a taxa dos juros aplicada nas demais modalidades de compra.

 

 

2. Não há valor de entrada

Quando um financiamento é feito, há alguns valores de entrada que são exigidos. No consórcio, esse investimento não é solicitado. Além disso, é essencial ressaltar que não existe a necessidade de fazer comprovação de renda quando se investe em um consórcio. Isso acontece apenas no momento em que o investidor é contemplado, e se necessário, é possível contar com apoio de um devedor solidário.

 

 

3. A educação financeira é trabalhada

Hoje, a educação financeira tem sido vista como um dos pilares mais relevantes para a realização de qualquer projeto, seja familiar, seja pessoal. Diante desse cenário, as adesões aos consórcios crescem cada vez mais. Isso não ocorre por acaso. O consórcio possibilita a formação de poupança com os valores que serão destinados para as parcelas todos os meses. 

 

 

4. O seu poder de compra é garantido

O poder de compra do investidor é mantido ao adquirir um consórcio, uma vez que o valor da carta de crédito é reajustada todos os anos. O índice de reajuste segue o que foi combinado no contrato e serve de base para as atualizações. Ou seja, enquanto o investidor não for contemplado, ele poderá ficar tranquilo, pois saberá que o seu poder de compra está garantido. 

 

 

5. É possível dar lances

Você pode utilizar o 13º salário para dar lances todos os meses, até o momento de ser contemplado. Assim, caso o seu lance seja o vencedor, o imóvel será adquirido antes do prazo previsto. Mas lembre-se de que, para ofertar lances, é preciso estar com todas as parcelas em dia. Os valores dos lances podem variar conforme as regras do contrato e as ofertas dos consorciados.

 

 

6. Possibilidade de utilização do FGTS

O investidor tem a possibilidade de fazer uso do FGTS para amortizar ou liquidar o saldo devedor, aumentar o valor do crédito, ofertar lances, pagamento de parcelas do consórcio ou até complementação da carta de crédito. Nesse caso, quando o valor do imóvel desejado for maior do que o valor da carta. Esse tipo de operação pode ser realizada pela própria administradora. A empresa também pode indicar uma instituição financeira para o procedimento, desde que sejam conveniadas. O recurso é utilizado apenas para o segmento de imóvel. 

 

 

7. Valores atualizados ao fim do consórcio

Outro benefício desse tipo de investimento é: quando um cotista, que não foi contemplado, termina de pagar o seu consórcio e está pronto para receber a sua carta de crédito tem os valores investidos atualizados. Isso significa que a carta de crédito que é recebida ao final da quitação vai levar em consideração a inflação e a variação monetária sofrida em todo o período. Em outras palavras, o investidor não perderá nada do seu investimento.

 

 

8. Há vantagens de uma compra à vista

A compra de um imóvel acontece como se o pagamento fosse feito à vista quando você tem em mãos a carta de crédito e é contemplado. Essa é uma facilidade que vai garantir menos burocracia com as documentações e, ainda, uma negociação bem mais lucrativa. Estamos falando de uma excelente opção para aqueles investidores que são disciplinados financeiramente, ou que desejam ser. 


Governo de SP inaugura Centro de Informação à Pessoa com Deficiência e Polo de Empregabilidade Inclusiva na estação do metrô Palmeiras - Barra Funda

 

Na próxima quarta-feira (1), a Secretária de Estado Célia Leão (Direitos da Pessoa com Deficiência) e o Secretário Executivo Paulo José Galli (Transportes Metropolitanos) estarão, às 10h, na estação do metrô Palmeiras - Barra Funda para inauguração do novo Centro de Informação à Pessoa com Deficiência e o novo Polo de Empregabilidade Inclusiva. O lançamento celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta sexta-feira, 3 de dezembro.

O Centro de Informação à Pessoa com Deficiência, é um projeto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e com a Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô-SP, que oferece atendimentos personalizados, como pequenos reparos em cadeiras de rodas e bengalas, além de realizar atendimento personalizado para comunicação em Libras.

Já o Polo de Empregabilidade Inclusiva, que está integrado ao programa estadual Meu Emprego Inclusivo (https://empregoinclusivo.sp.gov.br), tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

 

Serviço

Inauguração do Centro de Informação à Pessoa com Deficiência e do Polo de Empregabilidade Inclusiva - Palmeiras - Barra Funda

Data e horário: 01 de dezembro, às 10h

Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 119 -Barra Funda/SP (Estação do metrô Barra Funda)

 

BLACK FRIDAY de 2021 é marcada por compras mais racionais e sob medida

Na maior temporada de promoções da internet o consumidor abriu mão do glamour de produtos supérfluos e centrou-se em itens úteis e modelos básicos. Após uma primeira semana marcada por buscas por celulares mais caros, nos últimos dias, o interesse direcionou-se para celulares com preços que cabem no bolso.

 

A Black Friday deste ano foi marcada pela racionalidade de quem está com o orçamento pressionado. As principais buscas dos consumidores foram de itens para a casa e para o seu dia a dia, de utilidade prática para a família. O primeiro colocado no ranking da Simplex são os pneus, líderes tradicionais de Radares Simplex no passado. O produto registrou quase 20 mil buscas na internet na semana final da temporada Black, entre 21 e 27 de novembro. O número é 14% maior que o do mesmo período do ano passado. O Radar Simplex monitora os termos mais buscados em 6 milhões de páginas de e-commerces de grande expressão e vem apresentando uma edição semanal especial para a Black Friday.

 

O segundo colocado no levantamento está relacionado a um dos mais fortes impactos da pandemia na vida das pessoas, o evento do home office. Cadeiras de escritório, mais ergonômicas e apropriadas ao trabalho ao computador por muitas horas, continuam entre as top 10 em buscas online, com mais de 3 mil cliques na semana, ainda que tenha sofrido uma pequena queda em relação a 2020. Já a busca por notebooks – um instrumento crítico para o trabalho e as aulas online - cresceu 646% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a procura por TVs, somando-se os mais variados modelos e tamanhos, cresceu 262% no mesmo período, indicando, ainda, que o tempo vivido em casa é valorizado pelas famílias.

 

Chama a atenção o comportamento dos consumidores pelos smartphones nesta Black Friday. Enquanto a primeira semana da temporada - também conhecida como     "esquenta Black Friday" – caracterizou-se por buscas por Iphone e celulares top de linha, nesta última, as buscas, enfim, migraram para o termo "celulares em promoção".

 

"Acreditamos que a primeira semana foi mais exploratória, com os consumidores tentando sentir o mercado e os descontos prometidos nas promoções. Mas, nos últimos dias da Black Friday, o comportamento de busca foi mais 'pé no chão'. Pode ser um reflexo da crise econômica que estamos enfrentando", analisa João Lee, sócio-fundador da Simplex.

 

A questão econômica também pode ser o motivo para o termo "bebidas por atacado" estar entre os mais buscados do levantamento por quatro semanas seguidas. “É razoável supor que as pessoas estejam aproveitando as promoções, antecipando-se às festas de final de ano”, comenta Lee.

 

Entre outros campeões de buscas no Radar Simplex da última semana da temporada estão lavadoras de roupa do modelo lava e seca, guarda-roupas, sofás e poltronas. As alianças também estão bem posicionadas. O item aparece em sexto lugar neste Radar Simplex e marca um crescimento de 43% em relação ao mesmo período do ano passado. "Acreditamos que as pessoas estejam aproveitando a queda de casos da pandemia para realizarem o sonho das festas de casamento", analisa Lee.

 

Mundo gamer - Na edição da semana passada do Radar Simplex, os celulares gamers já começavam a chamar a atenção. Mas foi nos últimos dias de Black Friday que as procuras se intensificaram. Segundo o levantamento, o Xiaomi Poco X3 (o celular de gamer da Xiaomi) e o Playstation 5, que já tinha sido um dos campeões de buscas no ano passado, fizeram bonito este ano.

Confira abaixo os 15 itens que demonstraram maior variação de buscas nesta última semana:

 

  • Pneu
  • Cadeira de escritório
  • Linha Moto G - Motorola
  • TV
  • Xiaomi Poco X3
  • Aliança
  • Celulares
  • Atacado de bebidas alcoólicas
  • Lava e Seca

10º. Guarda-roupa

11º. Notebook

12º. Playstation 5

13º. Sofá

14º. Jóias

15º. Poltrona

 

 

 

Simplex

www.simplex.live


Vendas do comércio físico brasileiro caem 1,8% no final de semana da Black Friday, revela Serasa Experian

Dentre as datas significativas para o varejo essa foi a primeira a registrar queda em 2021


De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, as vendas do varejo físico brasileiro marcaram queda de 1,8% durante o final de semana de Black Friday (26 a 28/11 de 2021) em comparação com 2020 (27 a 29/11 de 2020). Dessa forma, o índice sazonal registrou sua primeira baixa em toda a série histórica, que foi iniciada em 2017. No ano de 2020, a movimentação do comércio nesse período teve crescimento expressivo de 6,1%. Confira no gráfico abaixo os dados na íntegra.


Frente a outras datas que também são significativas para as vendas do comércio como, Dia das Crianças (2,3%), Dia dos Pais (6,2%), Dia dos Namorados (13,7%) e Dia das Mães (6,0%), o final de semana de Black Friday teve o pior desempenho, sendo o único a amargar retração. De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, embora os empreendedores estivessem otimistas, alguns desafios ainda atrasam o faturamento do comércio no país. “O alto nível de desemprego e o encarecimento da taxa Selic e de uma grande variedade de produtos, fruto da inflação, continuam abalando a disposição de compra das pessoas, que precisam se precaver e investir somente em itens que são fundamentais, reduzindo a compra de supérfluos. Além disso, precisamos levar em consideração o novo modelo de consumo que acontece, principalmente, na internet. Outro fator que reduz ainda mais as vendas presenciais do varejo no país”.

Durante a semana em que os consumidores puderam aproveitar os descontos de Black Friday (22 a 28/ de 2021), feita a relação anual com igual recorte de tempo (23 a 29/11 de 2020), o cenário também foi de baixa, essa de 3,7%. Veja as informações sobre a série histórica no gráfico a seguir:



Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui

 

Serasa Experian

www.serasaexperian.com.br


Pandemia torna a sustentabilidade mais importante para 62% dos latino-americanos

Levantamento da Kantar mostra que mais da metade da população alterou seu comportamento de compras

 

Nos últimos anos, falar a respeito de sustentabilidade e adotar medidas que colaboram com o meio ambiente deixou de ser um diferencial para transformar-se em uma obrigação. Os estudos Who Cares Who Does (WCWD) e Consumer Insights 2021, elaborados pela divisão Wordpanel da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, mostram que a pandemia de Covid-19 fez muita gente refletir sobre os impactos humanos na natureza. 

De acordo com os levantamentos, 62% dos consumidores latino-americanos afirmam dar mais importância à sustentabilidade hoje e mais da metade do público declara que houve alteração em seu comportamento de compras. Além dos impactos causados pelo próprio vírus, fatores como crises hídricas, falta de insumos, aumento dos preços e escassez de itens contribuem para esse resultado e reforçaram a necessidade de preservar o meio ambiente.  

Os compradores que se preocupam muito com o assunto e estão tomando as medidas necessárias para reduzir o desperdício são chamados de Eco Actives. Há também os Eco Considers, que demonstram preocupação com o tema, mas nem sempre agem em prol da causa. Um terceiro grupo, batizado de Eco Dismissers, pouco se preocupa com a preservação ambiental. 

Atualmente, os Eco Actives representam 8% da população brasileira, com um impacto na cesta de FMCG de R$ 7,9 bilhões. O grupo vem crescendo desde 2019, e as projeções indicam que ele representará mais da metade (56%) da população mundial nos próximos 10 anos. No Brasil, um em cada cinco consumidores terá esse perfil.

 

Alerta para as empresas 

O crescimento da parcela da sociedade mais engajada com sustentabilidade desperta um alerta para marcas que, atualmente, apresentam baixos desempenhos de vendas com Eco Actives. Por isso, companhias que não abordam o assunto com responsabilidade correm o risco de perder cada vez mais espaço no mercado no futuro. 

Segundo dados da Kantar, marcas que atendem demandas de sustentabilidade e comunicam seus esforços crescem de duas a sete vezes mais rápido com esse grupo de consumidores. Entretanto, ganhar a confiança e passar credibilidade são ações que levam tempo e requerem esforços. 

Marcas que desejam implementar mudanças relacionadas ao tema devem ficar atentas aos comportamentos e às necessidades dos clientes. No Brasil, por exemplo, observa-se que as pessoas valorizam fatos como a redução de plásticos, a adoção de embalagens retornáveis e o uso de produtos naturais e orgânicos.

 

Expectativas e preferências dos consumidores brasileiros 

Para 53% das pessoas ouvidas pela Kantar, os sacos plásticos são os grandes vilões do ecossistema. As garrafas plásticas aparecem em segundo lugar (41%). 

No geral, os consumidores brasileiros afirmam que dão preferência a produtos comercializados em embalagens recicladas (43%) ou feitas com material reciclável (36%). Os selos de orgânicos (27%) e de ingredientes sustentáveis (27%) também são bastante significativos para o público. 

Apesar de demonstrarem mudanças de comportamento e hábitos de compra mais sustentáveis, apenas 23% das pessoas acreditam que as soluções para os problemas ambientais devem partir dos consumidores. Boa parte do público defende que essa responsabilidade precisa ser cumprida principalmente por políticos e governantes (46%), que podem contribuir com a criação e a execução de leis, assim como os fabricantes (25%).

  

Kantar

www.kantarworldpanel.com/global


Prorrogadas as inscrições para ingresso nas Etecs e Fatecs no primeiro semestre de 2022

Período de inscrição para os processos seletivos das Escolas Técnicas e das Faculdades de Tecnologia foi prorrogado; prazo do Vestibulinho vai até 6 de dezembro e o do Vestibular termina no dia 8

 

São mais de 104 mil vagas, nos processos seletivos para o Ensinos Técnico, Integrado, Médio e Especialização e Ensino Superior

 

O prazo para inscrição no Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e no Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), para o primeiro semestre de 2022, foi prorrogado. Interessados em estudar nas Etecs poderão se inscrever até as 15 horas da próxima segunda-feira, 6 de dezembro, exclusivamente pelo site. Já o prazo de inscrição para as Fatecs termina no dia 8 de dezembro, também às 15 horas, somente pela internet.    

O critério de seleção para os dois processos seletivos será por análise do histórico escolar. Para as Etecs, serão consideradas as notas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, referentes ao sétimo ou oitavo ano do Ensino Fundamental, concluído até 2019 ou 2020. Os candidatos que vão concorrer a uma vaga nas Fatecs terão que apresentar as notas referentes à primeira ou segunda série do Ensino Médio, concluída até 2019 ou 2020.

As Etecs e Fatecs disponibilizam computadores e acesso à internet a quem tiver dificuldade para fazer a inscrição. Os interessados devem verificar data e horário de atendimento nas unidades. Para utilizar os equipamentos, será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do CPS.


Ensino gratuito e de qualidade

O Centro Paula Souza (CPS) oferece mais de 104 mil vagas, distribuídas em todas as regiões do Estado, para os dois processos seletivos, sendo 87.415 para os Ensinos Técnico, Integrado, Médio com ênfase e Especialização e 17.495 vagas para o Ensino Superior de Tecnologia.

O Sistema de Pontuação Acrescida do CPS concede acréscimo de pontos à nota final do processo seletivo das Etecs e Fatecs, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Quem estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

A leitura atenta do Manual do Candidato e o preenchimento da ficha de inscrição eletrônica (disponíveis nos sites vestibulinhoetec.com.br e vestibularfatec.com.br) é de responsabilidade exclusiva do candidato ou de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor), quando menor de 16 anos.


Como se inscrever no Vestibulinho

O candidato precisa acessar o site, cadastrar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) para gerar uma senha de segurança e acesso à ficha eletrônica de inscrição. Após o preenchimento dos dados, é necessário definir o curso e a escola onde pretende estudar. Para o Ensino Técnico, é possível escolher outro curso ou período como segunda opção, desde que oferecido na mesma unidade em que o candidato vai se inscrever.

Ao término do preenchimento do formulário eletrônico, é necessário enviar os documentos por meio de upload. São aceitos como documento de identificação o RG ou a Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM (CIE/RNM/RNE).

A taxa de inscrição do Vestibulinho de R$ 19 deve ser paga em dinheiro, até o fim do expediente bancário do dia 6 de dezembro, em qualquer agência bancária, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica, ou via internet, no banco do candidato ou ainda pela ferramenta Getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível na internet.

Mais informações pelos telefones (11) 3471- 4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800 772 2829 (demais localidades) ou pelo www.vestibulinhoetec.com.br.


Como se inscrever no Vestibular

É necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 39, em dinheiro, até o dia 8 de dezembro, em qualquer agência bancária, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica, ou pagar, via internet, no banco do candidato ou ainda pela ferramenta Getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível na internet.

Serão aceitos como documento de identificação pessoal o RG, a carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM (CIE/RNM/RNE) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A CNH só será aceita na etapa de inscrição e, em caso de classificação, o candidato deverá apresentar o RG ou a CRNM no ato da matrícula.


Lançamento de notas

Para se inscrever no processo seletivo das Fatecs, os candidatos que concluíram ou concluirão em 2021 o Ensino Médio regular devem inserir a nota final de Português e Matemática, obtidas na segunda série do Ensino Médio referente ao ano escolar de 2020. Outra opção é inserir a nota final da disciplina de Língua Portuguesa e de Matemática, da primeira série do Ensino Médio concluída até 2019.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br

 


Centro Paula SouzaAutarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 228 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 94 mil alunos.


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