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terça-feira, 13 de outubro de 2015

Uso de remédios tarja preta cresce 52% em 4 anos





O número de usuários que recorrem às farmácias da Prefeitura atrás desses medicamentos subiu 47% entre 2010 e 2014, passando de 592,8 mil para 874,4 mil pacientes; antidepressivos foram o tipo mais receitado. Médicos pedem cautela na prescrição

Em quatro anos, o número de usuários de medicamentos tarja preta na rede municipal de São Paulo cresceu 47%, passando de 592,8 mil pessoas, em 2010, para 874,4 mil em 2014. São 281,6 mil novos consumidores de antidepressivos, antipsicóticos e ansiolíticos que recorreram às farmácias da Prefeitura no período.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, os moradores da capital consumiram no ano passado 166,8 milhões de comprimidos para transtornos psiquiátricos, 52% a mais do que em 2010.

Entre os tarja preta, os antidepressivos lideram: meio milhão de pessoas usaram o medicamento em 2014, e a expectativa da Prefeitura é de que o ano de 2015 registre recorde no consumo desse tipo de remédio. De 1.º de janeiro a 30 de setembro deste ano, 471,8 mil pessoas retiraram antidepressivos nas farmácias municipais.

O segundo tarja preta mais consumido na rede municipal em 2014 foram os ansiolíticos, calmante que ajuda a reduzir a ansiedade. São 203,3 mil usuários, e mais da metade toma Rivotril. Já os antipsicóticos, com 130,7 mil pacientes, tratam transtornos que causam alucinações, como a esquizofrenia.

Uma das razões para o aumento do uso de medicamentos tarja preta é a diminuição do preconceito em relação aos transtornos psiquiátricos, o que estimula mais pessoas a procurar ajuda.

O crescimento do estresse e da violência nas grandes cidades também são fatores importantes para o aumento das doenças mentais. Muitas vezes, a pessoa associa um quadro de depressão a um evento-gatilho, como a morte de alguém ou uma separação, mas também é comum o problema aparecer sem uma motivação aparente, após anos de pressão e estresse crônico no trabalho, por exemplo.

Empresas ganham novo prazo para quitarem dívidas tributárias






A Medida Provisória nº 692, publicada no final de setembro, trouxe alíquotas progressivas para o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) sobre ganhos de capital, cobradas quando um bem comprado por um valor é vendido por um montante maior. A MP também alterou o prazo para adesão ao Programa de Redução de Litígios Tributários (PRORELIT).
O PRORELIT possibilita ao contribuinte que tiver débitos tributários vencidos até 30 de junho de 2015, em discussão administrativa ou judicial, perante a Receita Federal ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, desistir do respectivo contencioso. Permite também utilizar créditos próprios de prejuízos fiscais e da base de cálculo negativa da CSLL (apurados até 31 de dezembro de 2013 e declarados até 30 de junho de 2015) para a quitação desses débitos, instituído pela MP 685/15, que possui como nova data limite para adesão (30 de outubro de 2015).
A empresa que optar por aderir ao programa poderá efetuar o pagamento por meio de três possibilidades: através de 30% do valor consolidado dos débitos indicados para a quitação, a ser efetuado até 30 de outubro de 2015; com 33% do valor consolidado dos débitos indicados para a quitação, a ser efetuado em duas parcelas vencíveis até o último dia útil dos meses de outubro e novembro de 2015; e com 36% do valor consolidado dos débitos indicados para a quitação, a ser efetuado em três parcelas vencíveis até o último dia útil dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2015.
Portanto, a MP traz oportunidades para o contribuinte liquidar o passivo tributário utilizando o prejuízo fiscal. A prorrogação do programa concedida pelo Governo é uma nova possibilidade para as empresas utilizarem o benefício.

Rafael Ribeiro - advogado da área Tributária do escritório A. Augusto Grellert Advogados Associados

Outubro Rosa: Farmácias do Walmart Brasil oferecem orientações sobre prevenção do câncer de mama




Clientes podem visitar as farmácias da rede para receber orientações sobre a importância de fazer o auto exame

Em apoio ao movimento Outubro Rosa, de 9 a 31 de outubro, as 242 Farmácias do Walmart Brasil (das bandeiras Walmart, Bom Preço, Big, Nacional, Maxxi Atacado e TodoDia) estarão oferecendo a clientes orientações sobre como fazer o auto-exame, além de esclarecer a importância de estar com os exames médicos em dia.
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama e tem como objetivos principais informar e estimular a participação da população no diagnóstico precoce e controle da doença.

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