Pesquisar no Blog

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Você conhece o próprio corpo? Acesso à informação ainda é um dos principais desafios de saúde feminina

   Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher levanta questões sobre os obstáculos no acesso à saúde reprodutiva para jovens cis e trans


Desde 1987, o dia 28 de maio é marcado pela celebração do Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher. A data lembra a preocupação com a falta de acesso à informação e de igualdade de oportunidades no que diz respeito aos cuidados, principalmente com relação à vida reprodutiva das pessoas com útero ao redor do mundo.

Anos de patriarcado levaram as mulheres a terem menos acesso a recursos de saúde, especialmente sexual. Com o tempo, elas começaram a reivindicar direitos e exigir igualdade, o que vem trazendo resultados ao longo do tempo; em janeiro, por exemplo, Brasil e Argentina assinaram uma declaração conjunta abordando uma série de ações em diferentes áreas relacionadas à saúde feminina. O documento também cita a eliminação de barreiras de acesso aos serviços, além do fortalecimento do trabalho conjunto sobre pesquisa, desenvolvimento e produção de vacinas, medicamentos e inovações tecnológicas.

Entretanto, muito ainda precisa ser feito a favor do conhecimento sobre o próprio corpo. Muitas doenças levam anos para serem diagnosticadas nas mulheres, não somente por falta de acesso à saúde, mas também pela falta de informação, o que pode trazer sérias complicações. Uma delas é a endometriose.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o diagnóstico leva em média dez anos para ser feito. “Essa é a maior dificuldade para o tratamento da endometriose, já que as dores causadas pela doença podem ser confundidas com dores rotineiras do ciclo menstrual. Por isso a importância de promover a informação e conscientização, dando visibilidade ao assunto, alertando profissionais de saúde e orientando cada vez mais mulheres a perceberem os sinais do corpo e buscarem ajuda médica quando necessário”, explica o ginecologista Patrick Bellelis, colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.
‏‌    
O médico ressalta, ainda, a importância de manter a rotina ginecológica em dia, já a partir da primeira menstruação. “Consultar um médico ao menos uma vez ao ano pode evitar uma série de doenças, sejam mais ou menos graves. Muitas mulheres só procuram um profissional quando detectam algum sintoma preocupante, mas essa rotina deve ser feita mesmo sem nenhum problema aparente, para que ele possa ser evitado. Somente com o trabalho preventivo é possível identificar doenças precocemente, aumentando a probabilidade de sucesso no tratamento. Essa rotina é essencial para todas as mulheres e quanto mais informação disseminada sobre assuntos relacionados à saúde feminina, mais os cuidados podem ser facilitados”, encerra o médico.
‏‌   




Clínica Bellelis - Ginecologia

Patrick Bellelis - Doutor em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP); graduado em medicina pela Faculdade de Medicina do ABC; especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Laparoscopia e Histeroscopia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo); além de ser especialista em Endoscopia Ginecológica e Endometriose pelo Hospital das Clínicas da USP. Possui ampla experiência na área de Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva, atuando principalmente nos seguintes temas: endometriose, mioma, patologias intrauterinas e infertilidade. Fez parte da diretoria da Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE) de 2007 a 2022, além de ter integrado a Comissão Especializada de Endometriose da FEBRASGO até 2021. Em 2010, tornou-se médico assistente do setor de Endometriose do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital das Clínicas da USP; em 2011, tornou-se professor do curso de especialização em Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva — pós-graduação lato sensu, do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês; e, desde 2012, é professor do Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica (IRCAD), do Hospital de Câncer de Barretos.

NATURA RENOVA PARCERIA COM O ROCK IN RIO BRASIL 2024 COM CO-PATROCÍNIO DO PALCO SUNSET

 

Creditos: Álida Bertoncini

Pelo terceiro ano, a marca de beleza leva ao maior festival de música e entretenimento do mundo experiências que combinam a potência sensorial dos produtos Natura com a potência da música para despertar emoções

 

Natura e o Rock in Rio sabem que a música é capaz de provocar emoções únicas e que os festivais se tornaram um lugar de entretenimento que vai além dos shows. Pelo terceiro ano, a marca de beleza se une ao maior festival de música e entretenimento do mundo em uma parceria que tem o propósito de despertar sensações que tiram as pessoas da apatia, promovendo catarses coletivas por um mundo melhor e de melhores relações entre as pessoas e com o planeta.

A grande novidade é a entrada da Natura como co-patrocinadora do Palco Sunset, espaço que promove encontros entre diferentes gêneros e gerações, ampliando o repertório do público e trazendo diferentes narrativas para o festival. O palco tem grande afinidade com Natura Musical, plataforma cultural da Natura, que há 19 anos fomenta trabalhos de grandes nomes da música brasileira, novos artistas e projetos de legado, visibilizando a diversidade da música contemporânea do Brasil. “Estamos felizes em ver artistas que já passaram pela plataforma no line-up deste ano, como os shows de Luedji Luna, Xênia França e Tassia Reis, além das participações de Margareth Menezes, Ney Matogrosso e Rael”, comenta Denise.


Luis Justo, CEO da Rock World, e Denise Coutinho, diretora de Marketing
e Comunicação Natura Brasil anunciam o co-patrocínio da Natura
ao Palco Sunset do Rock in Rio.
 Créditos: Marcos Sugüio
“Para a edição que celebra os 40 anos do Rock in Rio, o Palco Sunset ganha novos contornos, com uma boca de cena do mesmo tamanho do gigante Palco Mundo. Com as novas dimensões, permite um line-up ainda mais poderoso, além de uma nova localização na Cidade do Rock, que também vem totalmente repaginada. O palco receberá artistas de renome, como Mariah Carey, Gloria Groove, Iza, Deep Purple, Gloria Gaynor, Kingfish, Ney Matogrosso e grandes encontros, como a homenagem a Alcione e o Para Sempre: Samba, no Dia Brasil, que, entre outros nomes, contará com Diogo Nogueira, Mart’nália, Majur, Péricles, Maria Rita, Zeca Pagodinho, Alcione, Jorge Aragão e Xande de Pilares”, conta Luis Justo, CEO da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town. Ele finaliza: “Renovar a parceria com a Natura, uma empresa que apoia iniciativas que geram impacto positivo e compartilham do nosso ideal de construir um mundo mais bonito, promovendo e valorizando a pluralidade, soma ainda mais força aos nossos objetivos de por um mundo melhor”.

 O Rock in Rio Brasil acontece nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, com 700 mil pessoas na Cidade do Rock. Será a celebração de 40 anos do festival que colocou o Brasil na rota da cena musical do mundo, e que, em 2022, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela Cidade e Estado do Rio de Janeiro. Já são 22 edições realizadas, mais de 3.800 artistas escalados, mais de 11.2 milhões na plateia e mais de 130 dias de magia desde 1985. E, para 2024, os fãs podem aguardar uma festa especial, com novas experiências e vivências dentro da Cidade do Rock.

 

Celebração, música e bem-estar 

Na comemoração de 40 anos do Rock in Rio, a Natura levará ao festival uma diversidade de experiências. “Nós temos muitas histórias para contar e queremos que as centenas de milhares de pessoas que vão à Cidade do Rock também se encantem com nossa proposta de levar ao evento o bem-estar e cuidado com as pessoas e com o planeta”, completa Denise Coutinho. 

A Natura entende que as pessoas querem sentir mais: estão em busca de se re-encantarem com as coisas, de humanizar mais o que estão vivendo, de estarem presentes e de terem momentos de prazer na rotina. Com o convite “E Se o nosso corpo pudesse sentir mais no Rock in Rio”, a marca combina a potência sensorial de seus produtos com a potência da música para despertar emoções, gerando o festival mais memorável de todos os tempos.  

“Nossos espaços no festival trarão experiências com produtos icônicos da marca Natura Ekos, incluindo nossa última inovação, o primeiro hidratante corporal concentrado do mundo. O novo produto materializa nosso compromisso com a Amazônia e carrega a preocupação com a circularidade, ao usar plástico 100% retirado dos rios amazônicos, junto a comunidades ribeirinhas nos estados do Amazonas e Pará”, conta Denise. 

Natura Ekos, linha que deu início à relação da marca com a Amazônia há mais de 20 anos, une tecnologia biocosmética a um olhar para regeneração da Amazônia. Prova disso são os mais de 2 milhões de hectares conservados, as 41 comunidades parceiras e os mais de 42 milhões em recursos alocados na região e nas comunidades locais.

“A presença da marca Natura em festivais de música como o Rock in Rio nos trouxe muitas inspirações para o desenvolvimento de outros produtos como, por exemplo, as novas fragrâncias Festival de Humor e Conexão de Humor, da marca Natura Humor”, conta Denise. Utilizando uma tecnologia proprietária e inovadora, Natura capturou mais de 40 moléculas que pulsavam no ar durante diversos festivais de música que a marca patrocinou, produzindo um verdadeiro mosaico olfativo que reflete a diversidade e intensidade das experiências vividas. 

O projeto nasceu da compreensão de que os festivais de música representam um espaço de conexão e liberdade para a geração Z, dois anseios intensificados no pós-pandemia, momento que expôs a fragilidade da saúde mental dos mais jovens. “Muitos deles encontram nos eventos sociais alívio para ansiedade, estresse e os demais efeitos causados. Pensando nisso, nossa inspiração foi a de capturar a vibração e a energia desses locais e transformá-las em fragrâncias, por ser onde essa geração se sente parte do todo, compartilha facilmente suas emoções e celebra intensamente seus anseios e alegrias”, explica Denise.

 Novas fragrâncias de Natura Humor, inspiradas
nos festivais de música. Crédito: Marcos Sugüio

Os acordes presentes nas novas fragrâncias são mais do que uma simples combinação de notas. As verdes, por exemplo, se originaram a partir de pessoas dançando na grama molhada. Além da inovação tecnológica, o produto foi desenvolvido com a participação de 160 jovens que trouxeram suas experiências em festivais de música. Esse processo criativo gerou insights que garantiram que as fragrâncias capturassem a essência desses eventos.

   ‌  
Proteção solar e experimentação de produtos Natura
 

Neste ano, Natura Faces, marca de maquiagem oficial do Rock in Rio, que faz o convite para ousar, expressar e criar com orgulho de ser quem é, traz uma coleção exclusiva de batons co-branded com seis cores: Rock in Red, Cobre Sunset, Bege Fresh, Violet Fairy, Vinho Rocks e Pink Paradise. A maquiagem Natura, com as marcas UNA e Faces, também estará presente na Cidade do Rock para as pessoas que quiserem conhecer nossos produtos e retocar a maquiagem entre um show e outro. 

Com a premissa de levar ao festival uma jornada de bem-estar ao público, a Natura oferece novamente um serviço de proteção solar com a linha Fotoequilíbrio no gramado da Cidade do Rock. “Sucesso de público em 2022, o serviço é uma das formas de embarcarmos a marca na jornada das pessoas presentes no festival trazendo bem-estar ao evento”, finaliza Denise. 



Natura
www.natura.com.br
LinkedIn, Facebook e Instagram

   ‌  

Dia do abraço: Conforto ancestral e necessidade atual


Em uma sociedade cada vez mais digital, o contato humano continua sendo muito importante, afirma o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela

 

Hoje, dia 22 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Abraço, uma data que reforça a importância do abraço como uma forma de expressar afeto, carinho e apoio. No entanto, o simples ato de abraçar outra pessoa não é apenas um gesto de conforto, mas também uma necessidade de uma sociedade onde os seres humanos ficam cada vez mais afastados.

 

De acordo com o Pós PhD em neurociências e membro da Society For Neuroscience nos Estados Unidos, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, há uma necessidade genética de interação social que aumentou com o uso de redes sociais.

Estamos vivendo um período de solidão que vai se intensificar devido à cultura das redes sociais. Logo, essa necessidade genética de interação social que todos os seres humanos têm, se torna uma pendência, aumentando a ansiedade”.

O abraço também tem relação com esta interação e pode ser um bom remédio contra ansiedade e estresse já que tende a baixar os níveis de cortisol e aumentar a ocitocina”, explica.

 

O abraço é um vestígio evolutivo de proteção


O ato de abraçar não é contemporâneo, ele existe há vários anos e em várias culturas, o que mostra que ele vem, na verdade, de uma evolução humana importante, explica Dr. Fabiano, autor do estudo “Abraço: Vestígio evolutivo de proteção e conexão humana”, publicado no CPAH - Centro de Pesquisas e Análise Heráclito.

 

O abraço, além de uma expressão de afeto, funcionou inicialmente como um mecanismo de proteção contra o frio, fundamental para a sobrevivência humana, o que mostra raízes de proteção e conexão que se estendem até hoje com o ato”.

O contato físico do abraço reduz o cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, e aumenta a ocitocina, hormônio relacionado à alegria e bem-estar, gerando conforto e segurança. Psicologicamente, o abraço fortalece laços sociais, reduz a solidão e estimula sentimentos de pertencimento, essencial para a formação de comunidades”, explica.

Em uma era onde muitas interações sociais se reduzem ao uso de emojis e palavras escritas à distância, cada vez mais o contato físico é importante para criar laços sociais e cuidar da nossa saúde mental”, ressalta Dr. Fabiano de Abreu. 

 

 Dr. Fabiano de Abreu Agrela - Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA - American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society, Numerical e HELLIQ Society High IQ. Autor de mais de 250 artigos científicos e 23 livros.


BOLETIM DAS RODOVIAS

 Rodovias paulistas apresentam pontos de lentidão nesta tarde


A ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo informa as condições de tráfego nas principais rodovias que dão acesso ao litoral paulista e ao interior do Estado de São Paulo no início da tarde desta quarta-feira (22). 

 

Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI)

Operação Normal (5x5). A Rodovia Anchieta (SP-150) está normal, sem congestionamentos. Na Rodovia dos Imigrantes (SP-160) o tráfego está lento do km 56 ao km 50, sentido capital, para quem segue para o litoral, o tráfego está normal.

 

Sistema Anhanguera-Bandeirantes

A Rodovia Anhanguera (SP-330) apresenta lentidão do km 12 ao km 11+360, sentido capital. Na Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) a lentidão segue do km 16 ao km 13+360, sentido capital. 

 

Sistema Castello Branco-Raposo Tavares

A Rodovia Raposo Tavares (SP-270) tem tráfego normal. Já a Rodovia Castello Branco (SP-280) apresenta lentidão do km 71 ao km 70 e do 15 ao km 13+700 sentido capital.

 

Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto

O corredor apresenta tráfego normal, sem congestionamentos.

 

Rodovia dos Tamoios

Tráfego normal, sem congestionamentos.

 

Paris 2024: Guia Completo para aproveitar as Olimpíadas (sem surpresas)

A cidade luz se prepara para brilhar nos Jogos Olímpicos. Faltam apenas dois meses, mas ainda dá tempo de planejar e aproveitar essa viagem. 

 

Faltam pouco mais de dois meses para o início das Olimpíadas de Paris 2024. A cidade das luzes, conhecida por sua beleza e história, se transformará no epicentro do esporte mundial. Se você está planejando assistir aos jogos e aproveitar o turismo na capital francesa, é preciso correr e tomar alguns cuidados simples para garantir que sua viagem seja inesquecível e sem surpresas (especialmente as desagradáveis).  

O evento acontece de 26 de julho a 11 de agosto, e milhões de turistas de todo o mundo estarão na capital francesa. Não apenas para prestigiar os Jogos, mas para “turistar” em um dos destinos mais desejados do mundo.   

Para evitar dores de cabeça desnecessárias, preparamos um guia especialmente para você. Contamos com a ajuda de Pedro Braun (@pedrobraunguia no Instagram), guia de turismo há mais de 25 anos.  

 

Passagens Aéreas e Hospedagem  

A primeira decisão a ser tomada é definir o tempo que você terá para aproveitar a cidade. “As passagens aéreas e as hospedagens costumam ser as primeiras decisões necessárias sobre uma viagem”, conta Pedro Braun, proprietário da Braun Turismo. Ele lembra que as companhias aéreas já estão com quase todos os voos preenchidos e os valores são reajustados com frequência pela alta demanda.   

A hospedagem também merece atenção. “A cidade estará lotada. Deixar para definir o hotel em cima da hora pode resultar em valores altíssimos ou falta de opções. É preciso pensar na logística de forma personalizada: se existem muitos eventos esportivos a prestigiar é necessário encontrar um hotel perto das sedes das competições. Se a prioridade for fazer turismo, as regiões indicadas são outras”, complementa Pedro.  

 

Cuidado com Ingressos  

A compra de ingressos oficiais das Olimpíadas é outro assunto que pode gerar muita dor de cabeça aos turistas, devido ao risco de ingressos falsificados. Por isso, o indicado é comprar agora todas as entradas de eventos que deseja assistir. Não deixe para a última hora. A melhor opção é pedir ajuda para uma agência de turismo, que saberá onde comprar ingressos oficiais.  

Além dos ingressos para os jogos, tome cuidado com ingressos para atrações turísticas. A presença dos Jogos Olímpicos mudará a dinâmica turística da cidade. Museus, restaurantes e outras atrações estarão muito mais movimentados e com restrições de compra de tickets. “Existem poucos canais oficiais vendendo ingressos para o período das Olimpíadas. Por ser uma situação pontual e especial, as restrições são maiores para que o evento corra sem problemas. As agências de turismo são a forma mais segura de fazer essa compra˜, alerta Braun.  

Os ingressos das partidas oficiais das Olimpíadas podem variar de 24 euros (cerca de 133 reais) a 2.700 euros (quase 15 mil reais). Ou seja, não dá para correr o risco de investir valores altos e não assistir aos jogos por se tratar de um ingresso falsificado.  

Além dos cuidados com as entradas, é indicado confirmar o horário de funcionamento dos pontos turísticos durante o período da competição.   

Dicas: 

·         Compre ingressos apenas por meio de canais oficiais das Olimpíadas ou parceiros autorizados / agências de turismo 

·         Compre ingressos para atrações turísticas por meio de canais oficiais ou agências de turismo. 

·         Evite cambistas, não é possível checar a validade dos tickets 

·         Guarde bem os seus ingressos para evitar perdas ou danos  

 

 

Transporte merece atenção 

 

O transporte público em Paris é eficiente, mas estará mais cheio do que o normal. Considere comprar passes antecipados para o metrô e os ônibus. Verifique também a possibilidade de utilizar bicicletas ou carros compartilhados. Vans de turismo são a opção mais confortável e que pode ser garantida desde antes do seu embarque, aqui no Brasil.  

 

 

Segurança 

 

Fique atento à segurança! Grandes eventos atraem turistas e, infelizmente, também podem atrair atividades criminosas. Tenha cuidado com seus pertences, evite locais muito isolados e esteja sempre atento ao seu redor. 

 

“Sempre oriento meus clientes a sair do Brasil com uma cópia autenticada e plastificada de documento de identificação. Também para, ao chegar no hotel, deixar o passaporte no cofre. Assim, mesmo que haja qualquer contratempo, não irá afetar o seu retorno ao País”, explica o guia.  

 

 

Viaje tranquilo! 

 

Por se tratar de uma ocasião especial e única, é altamente recomendado que essa viagem seja planejada por pessoas com muita experiência no ramo e, acima de tudo, que possam te dar total suporte, mesmo que à distância.  

 

Ao contratar uma agência de turismo, você não terá que se preocupar com nada! Ela cuidará das passagens, hospedagem, ingressos, planejamento da viagem e o mais importante: oferecerá suporte em caso de imprevistos. “Quando o passageiro compra a viagem por sites, por exemplo, e algo sai do planejado, ele dificilmente tem suporte. Não existe alguém dedicado a tornar aquela viagem perfeita e inesquecível. Em caso de compra de pacote em agência, nós sabemos exatamente quem é o cliente, o que ele precisa, quando estará em qual evento… Ele tem nosso telefone particular, portanto, 24 horas por dia estará tranquilo porque jamais estará sozinho em caso de emergência”, lembra Pedro Braun. 

 

Conclusão 

 

As Olimpíadas em Paris serão um evento memorável, mas o sucesso da sua viagem depende de um planejamento detalhado. 

 

Seguir essas orientações pode fazer toda a diferença, garantindo que você aproveite ao máximo tanto os jogos quanto as belezas da cidade.  

 

‘Bon voyage’ e bons jogos! 

 

 

Pedro Braun - guia de turismo desde 1998, registrado no Cadastur do Ministério do Turismo em todas as categorias existentes: guia regional, de excursão nacional/América do Sul e de excursão internacional. Possui também importantes certificações internacionais. É guia certificado pela Disney e um dos poucos brasileiros também certificado pela cidade de Nova Iorque, além do ITMI, International Tour Management Institute, com sede em San Francisco, EUA. Já acompanhou mais de 130 grupos internacionais em mais de 50 países em 5 continentes. É sócio e diretor operacional da agência Braun Turismo, que tem sede em Santos/SP, mas atende clientes de todo o Brasil e já trabalhou no Walt Disney World em Orlando, EUA. É formado em direito pela Universidade Católica de Santos e pós-graduado em Direito das Relações de Consumo pela PUC-SP. 

 

Crédito pode mudar a vida das pessoas para melhor

A concessão de crédito pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento econômico individual e, por consequência, para o crescimento de um país


O uso consciente do crédito pode ser uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de pessoas e negócios, desde que utilizado com responsabilidade e planejamento.

Com acesso ao crédito, as pessoas podem obter capital para iniciar ou expandir seus negócios, comprar equipamentos, contratar funcionários e investir em marketing, gerando renda, criando empregos e impulsionando a atividade econômica local; adquirir estoque e oferecer mais serviços aos clientes; custear mensalidades de cursos, livros e outros itens necessários para o estudo, permitindo ter acesso à educação e desenvolver suas habilidades, aumentando suas chances de conseguir melhores empregos no futuro; entre vários outros benefícios.

No caso específico da educação, o crédito pode ajudar a financiar mensalidades de cursos de graduação, pós-graduação, especialização e cursos técnicos, possibilitando o acesso à educação de qualidade, mesmo para quem não possui recursos próprios suficientes. “Isso permite que os estudantes adquiram as habilidades e conhecimentos necessários para alcançar seus objetivos profissionais e aumentar suas chances de sucesso no mercado de trabalho”, atesta Reinaldo Boesso, especialista financeiro e CEO da TMB Educação, fintech especializada em crédito educacional, que tem a missão de democratizar o conhecimento para transformar a economia por meio da educação.

Na visão de Boesso, o estudante deve construir um histórico de crédito positivo, utilizando as várias modalidades de pagamento de forma consciente, pois facilita o acesso a outros tipos de crédito, como financiamentos e empréstimos, quando necessário. “É importante que os estudantes gerenciem seus orçamentos de forma mais eficiente, aprendendo a controlar seus gastos e evitar o endividamento excessivo, atrasos e inadimplência, mantendo o pagamento das contas em dia. Isso demonstra responsabilidade financeira e aumenta as chances de aprovação em futuras solicitações de crédito, bem como desenvolve habilidades financeiras valiosas que serão úteis para o resto de suas vidas”, ensina.

Boesso ainda ressalta que antes de utilizar o crédito, os estudantes devem avaliar suas necessidades reais, evitando gastos desnecessários com compras impulsivas ou supérfluas. Ele ainda recomenda comparar as diferentes opções de linhas de crédito como, por exemplo, a oferecida pela TMB Educação, de pagamento por meio de boleto bancário.  “Se a pessoa enfrentar dificuldades para pagar suas dívidas, existem diversas instituições que oferecem orientação e apoio financeiro”, indica.


Crédito no setor de infoprodutos

A concessão de crédito por parte de infoprodutores aos compradores de seus produtos pode ser uma estratégia interessante, com potencial para impulsionar o crescimento dos clientes de diversas maneiras.

Boesso aponta que nem todos os potenciais clientes têm condições financeiras para pagar à vista por um curso on-line, um e-book ou uma mentoria. “O crédito pode tornar esses produtos mais acessíveis, permitindo que mais pessoas invistam em sua educação e desenvolvimento profissional”, atesta.

O CEO da TMB Educação ainda destaca que o acesso ao crédito pode acelerar o aprendizado, porque os clientes podem adquirir o infoproduto e começar a aplicar o conhecimento adquirido imediatamente, sem precisar esperar para juntar dinheiro. “Isso pode gerar resultados mais rápidos e impulsionar o crescimento dos negócios”, garante.

Outros benefícios apontados pelo especialista na concessão de crédito para aquisição de infoprodutos são fortalecer a relação entre infoprodutor e cliente, criando um relacionamento de confiança e um vínculo de fidelidade, bem como permite oferecer suporte personalizado aos clientes que optam pelo crédito, auxiliando-os na utilização do produto e na implementação do conhecimento adquirido.

Diante desse estreitamento de laços entre infoprodutor e cliente, há um estímulo à venda de produtos complementares, como combos e pacotes que incluem o infoproduto principal e outros produtos ou serviços, como ferramentas, templates ou acompanhamento individual. “Consequentemente, há um aumento no ticket médio das vendas e geração de mais receita”, estima. “Sem contar que, ao oferecer planos de pagamento flexíveis, o acesso ao crédito é facilitado e torna o investimento mais atraente para os clientes”, completa.


Critérios para concessão de crédito

Reinaldo Boesso recomenda que a concessão de crédito deve ser feita de forma responsável, com avaliação criteriosa do perfil de crédito do cliente e da capacidade de pagamento. “O infoprodutor deve oferecer diferentes opções de pagamento, como à vista, parcelado ou com cartão de crédito, para que o cliente possa tomar uma decisão consciente”, detalha.

O CEO da TMB Educação destaca que o infoprodutor, ao oferecer linhas de crédito, se diferencia da concorrência e se posiciona como uma empresa inovadora e que se preocupa com seus clientes.

Para o especialista, ao implementar uma estratégia de crédito responsável e transparente, os infoprodutores podem ajudar seus clientes a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e eficiente, impulsionando o crescimento de seus negócios e fortalecendo a relação com o público. 



Reinaldo Boesso - CEO da TMB Educação, uma fintech especializada em crédito educacional, que tem como grande missão democratizar o conhecimento para transformar a economia através da educação. É formado em Análise de Sistemas e possui pós-graduação em gestão empresarial e gestão de projetos. Também é especialista financeiro liderando times de M&A em fundos de investimento.



Trend Micro e Interpol unem forças contra o trojan bancário Grandoreiro


A organização internacional prendeu, no Brasil, cinco integrantes da quadrilha que utilizava phishing para roubar dados e limpar contas bancárias

 

A Trend Micro, líder mundial em soluções de cibersegurança, colaborou com a Interpol na operação que resultou na prisão de cinco programadores e operadores brasileiros do trojan bancário Grandoreiro. A Unidade de Crimes Cibernéticos da organização internacional entrou em ação após acionamento das polícias federais brasileira e espanhola. Também foram cumpridas ordens judiciais de apreensão e bloqueio de bens e valores com o objetivo de descapitalizar a estrutura criminosa e recuperar os ativos.

O Grandoreiro apareceu pela primeira vez em 2018 e é introduzido por meio de e-mails de phishing contendo anexos ou links maliciosos, que simulam organizações legítimas, como bancos ou instituições financeiras, para induzir os usuários a baixar ou executar o malware. Uma vez instalado no sistema, o Grandoreiro funciona como um típico trojan bancário, monitorando ativamente a janela em primeiro plano e processos do navegador da web relacionados a atividades bancárias com o objetivo de roubar credenciais. Quando há uma correspondência, ele inicia a comunicação com seus servidores de Comando e Controle (C&C).

Com o controle total, os criminosos limpam as contas bancárias das vítimas, desviando os recursos roubados para uma rede de “laranjas” que lava o dinheiro antes de transferi-lo para o Brasil. Calcula-se que o grupo tenha desviado mais de 3,5 milhões de euros. No entanto, segundo o banco espanhol Caixa Bank, o prejuízo poderia ter chegado a 110 milhões de euros se a quadrilha não tivesse sido desbaratada. A instituição financeira foi responsável por identificar que os operadores do trojan bancário estavam no Brasil.

“O Grandoreiro tem aprimorado suas técnicas e por isso manteve-se ativo e indetectável por longo tempo. As instituições financeiras precisam, da mesma forma, investir na área de inteligência de ameaças a fim de combater o crime digital de maneira mais efetiva e eficiente”, ressalta Rayanne Nunes, coordenadora de Tecnologia do time de São Paulo da Trend Micro Brasil.

Durante a investigação, a Trend Micro descobriu que o Grandoreiro utilizava algoritmos de geração de domínio (DGAs) para as suas comunicações C&C. Para obter mais informações, a Trend levantou todos os domínios possíveis a partir da lista de strings e subdomínios encontrados em várias amostras. Com isso, foram gerados mais de 4 mil DGAs, fornecendo informações valiosas para localização dos servidores C&C utilizados pela quadrilha.


Dados de inteligência de ameaças de janeiro a abril de 2023 revelam que a Argentina teve o maior número de detecções relacionadas a Grandoreiro, com 1.118 registros, seguida pela Turquia com 322 detecções e México com 265 casos.



Cooperação com a Interpol

Não é de hoje que a Trend Micro coopera com autoridades internacionais. A parceria com as agências responsáveis ​​pela aplicação da lei e o setor privado proporciona às organizações de segurança e aos especialistas da indústria a oportunidade de compartilharem conhecimentos e recursos para melhorar o arsenal de combate ao crime cibernético, visando o desmantelando eficaz de grupos maliciosos.

As ações recentes de cooperação da Trend Micro com a Interpol resultaram em repressões bem-sucedidas, nos últimos anos, como no desmantelamento da quadrilha de hackers especializada em golpes de Phishing as a Service (PaaS); na operação batizada de “African Cyber Surge I e II”, em 2022 e 2023; na Operação Killer Bee, realizada em colaboração com autoridades de 11 países do sul da Ásia, e ainda na captura dos membros da gangue REvil e Cl0p, como parte da Operação Cyclone, em 2021.

Trend Micro
https://www.trendmicro.com/pt_br/business.html
Twitter: @TrendmicroBR
https://www.linkedin.com/company/trend-micro-brasil/



Entenda as diferenças entre os programas de estágio e de jovem aprendiz

Apesar de parecerem similares, os tipos de contrato dessas oportunidades têm algumas especificidades. Conheça algumas delas para entender qual mais se alinha ao seu perfil e objetivos profissionais

 

Programas de estágio ou de jovem aprendiz, em muitos casos, podem ser as formas mais certeiras de conseguir uma das características mais importantes exigidas em vagas de emprego: experiência. No entanto, muitas dúvidas podem existir acerca das diferenças entre ambos, mas sem neura! O Pravaler, empresa líder no acesso ao ensino superior e em soluções para o ecossistema de educação do Brasil, te explica! 

Em primeiro lugar, é sempre bom lembrar que nenhum desses programas deve substituir ou ser priorizado em relação aos estudos! Lembre-se: essas atividades buscam auxiliar o estudante, seja com uma renda extra ou por meio de uma primeira experiência profissional em sua futura área de atuação. No entanto, os estudos devem sempre se manter como prioridade, afinal, são uma das principais condições para conseguir essa oportunidade. 

Já que você já sabe disso, é seguro dizer que, no mundo em constante evolução, os jovens que buscam ingressar no mercado de trabalho muitas vezes se deparam com essas duas opções distintas e repletas de oportunidades. Embora ambos representem formas de aprendizado prático, eles se diferenciam significativamente em termos de público-alvo, objetivos, duração e benefícios. Abaixo, listamos as quatro principais diferenças entre os programas de estágio e de jovem aprendiz, confira: 

·         Requisitos:

Os programas de estágio são voltados para estudantes com mais de 16 anos regularmente matriculados em instituições de ensino superior, desde que haja um convênio entre a instituição de ensino, o estudante e a empresa concedente do estágio. Por outro lado, o contrato de jovem aprendiz é direcionado a jovens entre 14 e 24 anos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou ensino médio. A empresa deve contratar um percentual de sua força de trabalho como jovens aprendizes, de acordo com a legislação.

 

·         Objetivo geral:

O foco do estágio é o de proporcionar ao estudante uma experiência prática relacionada à sua área de estudo, aprimorando suas habilidades e competências profissionais. Paralelamente, os programas de jovem aprendiz buscam proporcionar uma formação profissional técnica, combinando trabalho prático na empresa e aprendizado teórico em instituição de ensino parceira.

 

·         Duração:

A duração de um programa de estágio pode variar, mas existe um limite de duração estabelecido por lei, que é de 2 anos; Similarmente, os programas de jovem aprendiz também geralmente duram por 2 anos.

 

·         Remuneração:

A remuneração do estagiário pode ou não existir, dependendo da legislação local e do regulamento da instituição de ensino. No entanto, se houver remuneração, ela costuma ser menor do que um salário normal, visto que o estágio é voltado para aprendizado; No caso de jovens aprendizes, eles recebem um salário mínimo proporcional às horas trabalhadas, além de benefícios como vale-transporte e vale-refeição. 

Para saber mais sobre as diferenças entre os dois programas, acesse o blog do Pravaler.


Barretos atinge 4,4 mil consumidores com energia solar e deve ter crescimento maior com modelo de assinatura remota para empresas e residências

Desde o segundo trimestre do ano, consumidores barretenses e de demais localidades contam com cobertura de “sinal” para energia fotovoltaica remota

 

A cidade de Barretos (SP) tem sido uma referência no uso da energia solar nos telhados e de forma remota pelas pequenas fazendas solares instaladas no ambiente rural de municípios próximos e conectadas na rede da CPFL Paulista. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a cidade possui 43,5 megawatts (MW) em operação da tecnologia fotovoltaica, que abastecem cerca de 4,4 mil consumidores residenciais, comerciais, empresariais e rurais.
 
E a perspectiva é de um crescimento ainda maior do uso da energia solar pelo consumidores da cidade e região. A partir deste segundo trimestre, a população conta com um novo serviço de assinatura de energia solar, que passará a atender de forma online e sem necessidade de instalação de painéis nos telhados pequenas e médias empresas de comércio, serviços e manufatura, além das próprias residências.   
 
Trata-se da recente inauguração de uma usina solar localizada na cidade de Ibaté (SP) e que está conectada na rede da CPFL Paulista. O serviço de assinatura desta fazenda solar é de responsabilidade da Sun Mobi, enertech pioneira neste serviço no País, que atua para democratizar ainda mais o acesso à tecnologia fotovoltaica para os consumidores do um jeito simples, moderno e 100% digital. 
 
A contratação do novo serviço é feita de forma online, do mesmo jeito que é feito com streaming ou tv à cabo. O usuário do serviço passa a ter economia na conta de luz todos os meses, além de se blindar contra a inflação energética e aumento das bandeiras tarifárias no País.
 
Atualmente, Barretos possui 32 unidades consumidoras, entre residências e empresas, que já são abastecidas de forma remota pela energia solar instalada em outra localidade, segundo a Aneel.
 
“A proposta é garantir eletricidade verde e barata para clientes que não podem ou não pretendem instalar painéis solares nos imóveis”, comenta Alexandre Bueno, sócio da Sun Mobi. “Esse tipo de contrato de fornecimento de energia solar tem crescido exponencialmente no País, impulsionado pela ausência de necessidade de investimento num sistema próprio de geração de eletricidade no telhado ou num pequeno terreno, além da facilidade do processo de adesão”, explica Alexandre Bueno, sócio da Sun Mobi.
 
 
Dados gerais da geração própria de energia solar no estado de SP
 
São Paulo é protagonista na produção de energia solar entre os estados brasileiros, registrando maior potência instalada de energia fotovoltaica na geração própria em telhados, fachadas e pequenos terrenos, incluindo o serviço de assinatura. Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a região possui mais de 3,9 gigawatts em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
 
O estado possui mais de 412 mil conexões operacionais, espalhadas por 645 municípios, ou 100% dos municípios paulistas. Atualmente são mais de 486 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.
 
Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou à São Paulo a atração de mais de R$ 19,4 bilhões em investimentos, geração de mais de 118 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 5,8 bilhões aos cofres públicos.


O fantasma do fracasso: enfrentando medos e alcançando o sucesso


O medo do fracasso assombra a humanidade há séculos. Ele se manifesta como um fantasma sorrateiro, sussurrando dúvidas em nossos ouvidos e lançando sombras sobre nossos sonhos. Esse medo pode ser tão poderoso que impede de tentar, paralisando diante de novas oportunidades e aprisionando em uma zona de conforto. 

Mas o que realmente se esconde por trás dessa máscara assustadora? Este medo não só está ligado à possibilidade de não alcançar um resultado desejado, mas também à Síndrome do Impostor, aquela sensação de não ser bom o suficiente, de estar enganando os outros e de que a qualquer momento será descoberto. É a crença limitante de que se é incapaz de lidar com os desafios e que o resultado final sempre será a derrota. 

O medo de fracassar é uma experiência profundamente humana que pode se manifestar de diversas formas, muitas vezes impedindo executivos e empresários de arriscar e se permitir explorar novas oportunidades.   

Uma pesquisa realizada em parceria entre os institutos de pesquisa Quantas e Coletivo Tsuru, intitulada "Os Medos que Pairam sobre Nós", revelou que 78% dos brasileiros têm muito medo de fracassar. Para 23% dos entrevistados, enfrentar algo novo é um medo constante, evidenciando o impacto significativo desse medo na sociedade. 

Muitas vezes, esse medo faz perder oportunidades valiosas, como promoções, convites e experiências que o universo nos oferece. Sentir-se incapaz ou incompetente é um dos sentimentos mais comuns associados ao medo do fracasso. A sensação de que outros são mais capacitados para realizar determinadas tarefas ou alcançar certos objetivos pode ser esmagadora.  

O medo do fracasso também tem um lado traiçoeiro: ele pode fazer procrastinar, acionar o perfeccionismo e, ironicamente, levar a cometer erros por conta do receio de errar. A não permissão para errar é uma armadilha perigosa que muitos caem, impedindo-se de experimentar e aprender com os próprios erros. 

As raízes do medo do fracasso podem ser profundas e complexas, moldadas por experiências passadas, traumas, crenças negativas internalizadas e até mesmo pressões sociais. No entanto, é importante lembrar que esse medo não define quem se é. Ele é apenas um obstáculo que podemos superar com determinação, persistência e as ferramentas certas. 

Encarar os erros como oportunidades evolutivas é um passo fundamental para superar o medo do fracasso. Estabelecer metas realistas, buscar conhecimento e inspiração em exemplos de superação pode ajudar a direcionar positivamente a mente para a ousadia, coragem e determinação necessárias para enfrentar desafios. 

Administrar as expectativas também é fundamental. Muitas vezes, se cria expectativas irreais sobre si mesmo e sobre os resultados que se espera alcançar. Isso pode gerar uma pressão desnecessária e aumentar o medo do fracasso. Aprender a avaliar o todo e não apenas as partes, bem como evitar o pensamento dicotômico (tudo ou nada), pode trazer mais equilíbrio e serenidade diante dos desafios. 

É importante lembrar que o medo do fracasso é uma experiência comum, e até mesmo figuras públicas e notáveis admitiram abertamente lidar com esse desafio. Will Smith, J.K. Rowling e Arianna Huffington são exemplos de pessoas bem-sucedidas que enfrentaram o medo do fracasso em suas jornadas. Eles demonstram que todos, independentemente do nível de sucesso, podem enfrentar esse sentimento. 

Portanto, não permita que o medo do fracasso o paralise. Cada erro é uma oportunidade para aprender e crescer. Lembre-se de que o fracasso faz parte do processo de aprendizado e desenvolvimento. Não deixe que o medo do fracasso te impeça de perseguir seus sonhos e alcançar seus objetivos!

 

Thereza Cristina Moraes - formada em Gestão Comercial pela Anhembi Morumbi, com MBA em Ciências da Mente e Liderança Humanizada, especializada em essência feminina, conexões e Síndrome do Impostor. É mentora e palestrante com 15 anos de experiência em negócios e nas principais plataformas de eventos de networking corporativo e multinacional. Mais informações no link


Posts mais acessados