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segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Mudanças climáticas e saúde ocular: a importância de proteger os olhos em situações extremas

No Dia do Óptico, o vice-presidente do CROOSP alerta sobre os cuidados em cada ambiente 

 

O ciclo sazonal é uma das principais razões para a variação de temperaturas e condições climáticas ao longo do ano. Influenciando padrões de vento, distribuição de chuvas e a formação de fenômenos meteorológicos, o ciclo altera os ecossistemas, o comportamento de animais, e até mesmo a saúde humana. 

Pelo olhar mais observador de José Eduardo Moura, óptico, optometrista e vice-presidente do Conselho Regional de Óptica e Optometria (CROOSP), as mudanças climáticas afetam a saúde de forma sistêmica, e levando em consideração que a consequência climática é multifatorial, algumas medidas podem evitar os distúrbios oculares, preservando a saúde.

 

Os efeitos dos climas na saúde ocular  

Desde a exposição aos raios ultravioleta em dias ensolarados, até em climas secos ou extremamente úmidos, é preciso se atentar às medidas preventivas e adaptativas para preservar a visão em diferentes condições climáticas.  

Neste contexto, José Eduardo alerta como proteger e garantir a saúde visual em cada um desses ambientes. 

 

·       O clima seco torna os olhos mais suscetíveis a doenças, devido à desidratação. Uma dieta rica em água, frutas e verduras é sempre bem-vinda.

·       O clima úmido favorece a proliferação de ácaros que inflamam as mucosas, no caso do olho, a conjuntiva. Arejar o ambiente, aspirar o pó, higienizar as roupas de cama e comer apenas na cozinha, ajudam a não proliferar os bichos.

·       O clima frio altera a umidade do ar e aumenta a concentração de partículas na atmosfera. As consequências para os olhos são a desidratação, irritação e alergia, que exigem maior número de pestanejos por minuto. É importante manter a hidratação corporal e lubrificação dos olhos. 

·       O clima quente favorece a evaporação das lágrimas e desidratação sistêmica. No caso dos olhos, induz à hipersensibilidade, à lubrificação insuficiente, além da sensação de corpo estranho, que pode alterar a qualidade da visão. Nesses dias é preciso redobrar o consumo de água. 

 

Outras medidas podem evitar os distúrbios oculares e preservar a saúde, como, lavar sempre as mãos, nunca coçar os olhos, usar os óculos como equipamento de segurança, se exercitar ao ar livre, diminuir o uso de equipamentos eletrônicos, evitar ambientes com ar condicionado, pois ele tira a umidade do ar e resseca mucosas e, principalmente, manter a imunidade alta. 

 

Sobre o Optometrista - Os profissionais Optometristas tiveram sua atuação reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que definiu ser lícito aos que possuem formação de nível superior realizar a prescrição de óculos e lentes de contato. Em relação aos profissionais técnicos, foi facultado o exercício de todas as outras atividades previstas na Classificação Brasileira de Ocupações.

No Estado de São Paulo, o Centro de Vigilância Sanitária isenta o licenciamento de consultórios e gabinetes optométricos; além disso, não há proibição para a atuação de optometristas dentro de óticas.  

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) também reafirma a legalidade de optometristas de nível superior estabelecerem local de trabalho para atender pacientes e que estão autorizados a prescrever óculos e lentes de contato. 

Por meio do Ofício Circular n° 4/2023/SEI/GGTES/DIRE3/ANVISA, a ANVISA reiterou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) proferida nos autos da ADPF 131, determinando que todas as autoridades sanitárias do país fossem comunicadas da validade imediata e vinculante da ordem emanada pela Suprema Corte.

 

 

CROOSP - O Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo


Carnaval chegando: 10 dicas para se recuperar dos exageros de fim de ano e entrar na folia com saúde

Nutricionista do Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), Daniele Cambuí sugere mudanças simples para serem colocadas em prática desde já  


Depois das comemorações de final de ano, é chegada a hora de colocar em prática os projetos de ano novo. E pelo menos oito em cada dez pessoas têm nos planos questões como mudar hábitos alimentares, ter uma vida mais saudável e emagrecer, segundo pesquisa da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Para dar uma forcinha neste propósito, Daniele Cambuí, nutricionista comportamental do Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), elenca 10 dicas fáceis para se colocar em prática imediatamente e já ter bons resultados para o Carnaval. 

1 – Coma apenas quando sentir fome. “E nesta hora é importante selecionar alimentos saudáveis para saciar a fome e evitar ingerir aqueles que, embora considerados práticos, prejudicam uma dieta rica em nutrientes, sais minerais e vitaminas, tais como biscoitos recheados e salgadinhos. Esses alimentos têm alto índice calórico e alta taxa de gordura saturada, por isso não são recomendados.” 

2 – Saiba distinguir o que é fome e o que é ansiedade. “Se a pessoa estiver passando por um momento emocional delicado, que envolva relacionamento, trabalho, novos desafios, por exemplo, é recomendável ponderar se a vontade de comer é indício de fome ou se são as emoções que estão levando-a a buscar pela comida. Lembre-se de que a comida é feita para nutrir e não deve ser usada para consolar. Caso a ansiedade esteja interferindo no apetite, é importante contar com ajuda profissional.” 

3 – É imprescindível beber água. “A recomendação é de dois a três litros de água por dia, mas se a pessoa quiser fazer um cálculo ainda mais específico, ela pode considerar 35 ml de água para cada quilo de peso. Por exemplo, se a pessoa pesa 60 quilos, ao multiplicar 60 por 35, a recomendação é ingerir ao menos 2,1l ao dia. O primeiro copo de água deve ser consumido antes do café da manhã, em jejum.” 

4 – Inclua, nas refeições, a maior quantidade de alimentos naturais possível. “Saladas com folhas e legumes são a melhor opção. Quem não gosta de salada pode inserir legumes no preparo do arroz. Outra dica é substituir o arroz por batata-doce, que também é carboidrato, porém tem menor índice glicêmico. A maçã também é uma boa opção, pois ajuda a saciar a fome; a fruta deve ser consumida com casca, que ajuda a acelerar o metabolismo e o esvaziamento gástrico.” 

5 – Consuma menos calorias do que gasta. “É importante avaliar como é o seu dia a dia, se a pessoa é sedentária, então deve evitar totalmente as comidas de fast foods, preferir tudo o mais natural possível e em pequenas porções.” 

6 – Insira, no café da manhã, ao menos uma fonte de proteína. “Costumo sugerir iogurte natural com frutas in natura, como morango, mirtilo ou banana e acrescentar uma fonte de fibra, que pode ser farelo de aveia, chia ou linhaça. Não recomendo os iogurtes industrializados por conta do uso de conservantes. Além do iogurte, é possível comer também um ovo mexido ou cozido.”

 7 – Consuma legumes e verduras ricos em água. “Principalmente com essas ondas de calor e nos dias de folia, durante o Carnaval, eles ajudam a manter a hidratação corporal; alguns exemplos são pepino, tomate, abobrinha, alface, espinafre e repolho.”  

8 – Antes da refeição principal, coma uma salada. “Isso propicia maior saciedade e faz com que se coma menos os alimentos mais calóricos.” 

9 – Consuma as chamadas gorduras insaturadas, aquelas de origem vegetal. “Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, abacate e alguns peixes são ótimas fontes de gordura boa, pois elevam o nível de HDL (colesterol bom) e também dão maior saciedade.” 

10 – Não faça jejum sem acompanhamento profissional. “É totalmente contraindicado, pois pode levar a desnutrição, desidratação, fraqueza, hipoglicemia e outros problemas, além de gerar transtornos alimentares, como anorexia, bulimia e compulsão alimentar periódica. Então, o certo é fazer as principais refeições do dia - café da manhã, almoço e jantar - e consumir lanches saudáveis, frutas ou iogurtes no intervalo dessas refeições. 

A nutricionista reforça que tais recomendações são para quem deseja recuperar o ritmo saudável e que, no caso de pessoas que desejam perder peso, devem ser atreladas a exercícios físicos, como caminhada, musculação, dança ou qualquer outra atividade que propicie prazer e agregue à saúde mental. Vale lembrar que antes de fazer qualquer atividade física, é essencial passar pela avaliação de um médico.




Vera Cruz Hospital

Diagnóstico precoce do câncer de colo de útero alcança cura em quase todos os casos, afirma oncologista

Freepik
Até 2025, aproximadamente 17 mil mulheres receberão diagnóstico dessa doença

       

O câncer de colo de útero, também conhecido como câncer cervical, é um tipo de câncer que se desenvolve nas células do colo do útero, a parte mais baixa do órgão, que se conecta à vagina. 

O Ministério da Saúde estima que, até 2025, aproximadamente 17 mil mulheres receberão diagnóstico dessa doença, que é ocasionada pelo papilomavírus humano (HPV), uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). 

Esse tipo de câncer geralmente se desenvolve lentamente ao longo do tempo, passando por estágios pré-cancerígenos antes de se tornar canceroso. Os sintomas podem incluir sangramento vaginal anormal, dor durante a relação sexual e descarga vaginal incomum. 

A oncologista especializada em colo uterino, Dra. Solange Kuwamoto, médica do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC), comenta: “Estão sob maior risco mulheres e homens com múltiplos parceiros, mulheres que tiveram início precoce da atividade sexual, com antecedente de outras DSTs, portadoras de HIV ou outra imunodeficiência”. 

Conforme diretrizes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o método de rastreamento no Brasil é o exame citopatológico (Papanicolau), que deve ser oferecido às mulheres ou qualquer pessoa com colo do útero, na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual. Isso pode incluir homens trans e pessoas não binárias. 

“A rotina recomendada no Brasil é a repetição do exame a cada três anos, após dois exames normais consecutivos, realizados com intervalo de um ano. A repetição em um ano após o primeiro teste tem como objetivo reduzir a possibilidade de um resultado falso-negativo na primeira rodada do rastreamento”, afirma a médica. 

Ainda de acordo com Solange, o rastreio permite o diagnóstico de lesões pré-cancerosas e oferece possibilidade de tratamentos locais simples e eficazes na prevenção de progressão para lesões invasivas.

 

Prevenção e tratamento
 

Além do exame Papanicolau, o Ministério da Saúde Brasileiro também oferece, gratuitamente, a vacinação contra o HPV. Esse método envolve duas ou três doses, dependendo da idade em que a vacinação é iniciada. A administração das mesmas é feita ao longo de vários meses, para garantir uma resposta imunológica eficaz. 

As recomendações específicas de vacinação podem variar de acordo com a região e as diretrizes de saúde pública locais. Os profissionais de saúde devem fornecer informações detalhadas sobre a vacina contra o HPV. 

“Quando o diagnóstico é feito precocemente, alcança-se a cura em quase todos os casos, mas quando a doença é disseminada, a possibilidade de cura é quase nula. Neste caso, o tratamento tem intuito paliativo”, diz a oncologista. 

“O tratamento depende do estádio da doença e envolve cirurgia em estádios mais iniciais, radioterapia e quimioterapia em doença localizada mas avançada, além de imunoterapia e drogas alvo na doença disseminada”, finaliza a Dra. Solange Kuwamoto.

 

Instituto Paulista de Cancerologia (IPC)


Automedicação: desafio crescente para a Saúde Pública e RH Corporativo


No Brasil, a tendência preocupante da automedicação se destaca como um sério desafio para a saúde pública, uma questão amplamente discutida em recentes eventos do setor. Em um desses encontros, tive a oportunidade de dialogar com o Dr. Paulo Yoo, diretor do Dr. Consulta, sobre uma estatística alarmante: 77% da população brasileira recorre à automedicação. Paralelamente, um dado interessante e pouco conhecido é que 84% dos departamentos de Recursos Humanos (RH) não oferecem assistência farmacêutica aos seus colaboradores, o que pode acarretar em um impacto na saúde e bem-estar dos colaboradores. 

Embora a automedicação possa parecer uma solução rápida para problemas menores de saúde, suas consequências podem ser gravemente prejudiciais. O uso inadequado de medicamentos é uma das principais causas de complicações de saúde, agravando doenças crônicas – responsáveis por 72% das mortes no país. Ademais, a adesão correta a tratamentos medicamentosos prescritos pode reduzir internações hospitalares em até 30%. Estima-se que problemas relacionados à farmacoterapia sejam responsáveis por cerca de 3 milhões de internações anuais no Brasil, e 28% das consultas em pronto socorro estão ligadas a questões medicamentosas. 

Um dos grandes desafios no combate à automedicação é o acesso limitado a informações adequadas e a medicamentos prescritos. Essa realidade é especialmente preocupante em ambientes de trabalho, onde a saúde dos colaboradores afeta diretamente o bem-estar geral e a produtividade. Os gestores de RH têm um papel crucial nesse cenário, a área pode trazer benefícios na saúde dos colaboradores, implementando políticas de saúde eficazes e programas de assistência farmacêutica. 

É fundamental ressaltar que medicamentos devem ser utilizados apenas sob prescrição médica. Orientações precisas sobre dosagem, forma de administração e horário de ingestão são vitais para um tratamento eficaz. Além disso, é importante estar atento a efeitos adversos e interações medicamentosas, principalmente quando o paciente está utilizando múltiplos medicamentos. 

Este alerta sobre a automedicação no Brasil sublinha a urgência de maior conscientização sobre os riscos associados a essa prática e destaca a importância de políticas de saúde mais eficientes e programas de assistência farmacêutica nos departamentos de RH. Medidas como essas são essenciais para assegurar a segurança e o bem-estar da população, mitigando os impactos negativos da automedicação na saúde pública e no ambiente corporativo.

 

André de Barros Martins - Vice-Presidente Sênior de Benefícios na Alper Seguros.


BOLETIM DAS RODOVIAS

Rodovias que levam ao litoral sul do Estado apresentam congestionamento no início desta tarde

 

A ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) informa as condições de tráfego nas principais rodovias que dão acesso ao litoral paulista e ao interior do Estado de São Paulo no início da tarde desta segunda-feira (15). 

 

Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI)

Operação Normal 5x5. Na Rodovia Anchieta (SP-150), sentido capital, o motorista encontra tráfego congestionado do km 55 ao km 44, por conta do excesso de veículos, no sentido litoral o congestionamento vai do km 38 ao km 44. Já na Rodovia dos Imigrantes (SP-160), sentido capital, o tráfego está congestionado do km 61 ao km 54. No sentido litoral, o tráfego é normal, sem congestionamentos.

 

Sistema Anhanguera-Bandeirantes

A Rodovia Anhanguera (SP-330), sentido interior, o tráfego é normal, sem congestionamentos. Já no sentido capital, o tráfego é lento do km 61 ao km 60. Na Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) o tráfego é normal, sem congestionamentos.

 

Sistema Castello Branco-Raposo Tavares

A Rodovia Raposo Tavares (SP-270), tem tráfego normal nos dois sentidos. Já na Rodovia Castello Branco (SP-280), sentido interior, o tráfego é lento do km 20 ao km 24 e no sentido capital, do km 14 ao km 13+700, por conta do excesso de veículos.

 

Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto

O corredor apresenta lentidão, no sentido capital, do km 20 ao km 15, por conta do excesso de veículos. Já no sentido interior, o tráfego é lento do km 50 ao km 52.

 

Rodovia dos Tamoios 

Tráfego normal, sem congestionamentos


Saúde Mental dos Trabalhadores: Um Desafio Crescente no Ambiente Corporativo

Especialistas em Direito, Recursos Humanos e Bem-Estar trazem questões relevantes sobre esse tema primordial para o bem-estar dos colaboradores

 

À medida que a conscientização sobre a saúde mental aumenta, especialmente com iniciativas como o Janeiro Branco, torna-se evidente a necessidade de uma abordagem mais abrangente sobre o bem-estar mental no local de trabalho. Esta necessidade é particularmente crítica em setores de alta pressão, como o bancário, por exemplo. 

Dados recentes revelam uma realidade preocupante: estudos apontam que cerca de 30% dos profissionais no setor bancário sofrem de transtornos relacionados ao estresse, como a síndrome de burnout. Além disso, um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que os transtornos de ansiedade e depressão custam à economia global aproximadamente US$ 1 trilhão por ano em perda de produtividade. 

No contexto brasileiro, uma pesquisa da Associação Nacional dos Bancos mostrou que, em média, 25% dos trabalhadores do setor financeiro relatam altos níveis de estresse, enquanto 15% enfrentam depressão. Este número é significativamente maior do que a média nacional para outras indústrias. 

O Janeiro Branco, campanha dedicada à conscientização da saúde mental, tem enfatizado a importância de políticas corporativas que promovam o bem-estar mental. Tais iniciativas incluem a implementação de programas de assistência psicológica e a promoção de um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.

Segundo a especialista em Recursos Humanos, Camila D'Andrea é de suma importância os Programas de Assistência ao Empregado (EAPs), alinhados às necessidades dos colaboradores e integrados à cultura da empresa. Ela destaca que medidas preventivas e políticas como jornadas de trabalho flexíveis podem reduzir o estresse crônico e melhorar a satisfação dos funcionários. “Lideranças conscientes e preparadas são fundamentais para identificar e agir diante de sinais de desgaste nas equipes”, explica a profissional.

No Brasil, em 2023, o número de empresas que incorporam iniciativas de bem-estar cresceu 15% em relação ao ano anterior, refletindo uma preocupação crescente com a qualidade de vida dos colaboradores. D'Andréa conclui que "promover um ambiente de trabalho onde a saúde mental seja uma prioridade não é apenas um imperativo ético, mas também um investimento com retorno mensurável para as organizações".

Diante dessa realidade, a legislação trabalhista também tem se adaptado. "Estamos vendo uma mudança significativa na forma como o direito trabalhista aborda questões de saúde mental. Agora, há uma maior ênfase na prevenção e no suporte legal aos empregados", afirma a Dra. Juliane Garcia de Moraes, advogada especializada em direito trabalhista da Advocacia Moraes. Ela destaca que "as empresas estão sendo incentivadas a implementar programas de apoio à saúde mental, incluindo treinamento para gestores e acesso a serviços de aconselhamento para os funcionários e canais de denúncias". 

Além disso, a jurisprudência recente tem reconhecido cada vez mais a saúde mental como um componente crítico do ambiente de trabalho saudável. “Casos de assédio moral e estresse ocupacional excessivo têm resultado em decisões judiciais favoráveis aos trabalhadores, estabelecendo precedentes importantes em pagamentos de indenizações, isso porque o risco psicossocial no trabalho capaz de causar danos à saúde do empregado pode ser considerado como doença de trabalho equiparada a acidente de trabalho ”, revela a advogada. 

Políticas de prevenção envolvem não apenas ações reativas, mas também a promoção de um ambiente de trabalho positivo, reduzindo fatores de risco como a sobrecarga de trabalho e o assédio moral. Programas de treinamento para gerenciamento de estresse e resiliência também são fundamentais. 

Dra Juliane complementa que "a crescente preocupação com a saúde mental no ambiente de trabalho, ampliada pela visibilidade dada pelo Janeiro Branco, está levando a mudanças significativas tanto nas políticas corporativas quanto na legislação trabalhista. A adoção de estratégias proativas e preventivas está se tornando essencial para assegurar um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Além do mais, o assédio moral afeta também os custos operacionais da empresa, levando à falta de motivação ", diz.  

O suporte legal, por sua vez, envolve não apenas a adequação às normas vigentes, mas também a criação de políticas internas que vão além do mínimo legalmente exigido. Isso inclui a garantia de confidencialidade no tratamento de questões de saúde mental e a criação de canais de comunicação seguros para que os trabalhadores possam buscar ajuda sem receio de estigmatização ou retaliação. 

Essas mudanças refletem uma compreensão mais profunda da importância da saúde mental no local de trabalho e seu impacto direto na produtividade e satisfação dos trabalhadores. Conforme as empresas e o sistema jurídico continuam a evoluir nesse aspecto, espera-se uma melhoria significativa nas condições de trabalho e no bem-estar geral dos trabalhadores.

 

A importância dos programas de Bem-estar nas empresas  

Marcelle Menezes, especialista em bem-estar, aponta a importância das empresas adotarem programas de bem-estar como uma forma de prevenção e de economia. "No âmbito do diagnóstico, a realização regular de avaliações psicológicas e o monitoramento do bem-estar dos trabalhadores são práticas em ascensão. O diagnóstico precoce de transtornos mentais permite intervenções mais eficazes, minimizando impactos tanto para o empregado quanto para o empregador", diz.  

"Programas de bem-estar nas empresas realmente se tornaram essenciais não apenas como um benefício para os colaboradores, mas também como uma estratégia de prevenção de doenças psicológicas e comportamentais. Essa observação é bastante relevante, afinal investir em prevenção pode ser financeiramente mais vantajoso do que lidar com as consequências de não fazê-lo. Quando as empresas investem em programas de bem-estar, elas estão, de fato, adotando uma abordagem preventiva", aponta a especialista em bem-estar, Marcelle Menezes. Isso pode incluir:

 

  1. Promoção de Saúde Mental: Oferecendo serviços de apoio psicológico, workshops sobre saúde mental e gestão do estresse.

 

  1. Flexibilidade de Trabalho: Implementação de políticas de trabalho flexíveis, como horários adaptáveis e a possibilidade de trabalho remoto, que podem ajudar a equilibrar vida pessoal e profissional.

 

  1. Ambiente de Trabalho Saudável: Criação de um ambiente de trabalho positivo e inclusivo, com políticas anti-assédio e incentivo à diversidade.

 

  1. Programas de Mindfulness: Implementação de uma rotina com prática semanal de mindfulness, reforçando a necessidade do hábito e promovendo benefícios diretos como redução de estresse, aumento da concentração e melhoria do bem-estar emocional.

 

  1. Atividades Físicas e Nutrição: Programas que promovem a atividade física e uma alimentação saudável no local de trabalho.

 

  1. Desenvolvimento Profissional e Pessoal: Oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e crescimento profissional, que aumentam a satisfação no trabalho.

 

"Essas medidas não apenas ajudam a prevenir doenças psicológicas e comportamentais, mas também promovem um maior engajamento e satisfação dos funcionários, o que pode resultar em menor rotatividade e absenteísmo. Além disso, colaboradores saudáveis e felizes tendem a ser mais produtivos, o que pode impactar positivamente os resultados financeiros da empresa", explica Marcelle.  

Para Camila D'Andréa, a implementação de programas de assistência ao funcionário, estratégias de prevenção ao burnout e promoção do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal são investimentos com retorno mensurável para as organizações. “Atualmente, é imprescindível promover um ambiente de trabalho onde a saúde mental seja vista como uma prioridade inegociável", conclui.   

Portanto, o investimento em bem-estar no local de trabalho é uma estratégia inteligente que beneficia tanto os funcionários quanto a própria empresa. É uma visão mais holística de gestão de recursos humanos, reconhecendo que o bem-estar do colaborador é fundamental para o sucesso da organização.

 

Cidadania Itinerante atende em Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano

Divulgação/SJC
Ônibus do Cidadania Itinerante estará em Suzano e Santa Isabel
Unidades móveis da Secretaria da Justiça e Cidadania vão oferecer diversos serviços gratuitos nos municípios do Alto Tietê


A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio das unidades móveis do projeto Cidadania Itinerante, vai oferecer, entre os dias 16 e 20 de janeiro, diversos serviços gratuitos à população de Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano, na Grande São Paulo. Serão distribuídas 100 senhas por dia, em ordem de chegada, com término uma hora antes do horário previsto para o final dos atendimentos. Confira os locais e horários ao final do texto.

A iniciativa amplia a atuação das coordenações e programas da SJC, levando os serviços de documentação essenciais para o exercício da cidadania para mais perto da população. O Cidadania Itinerante atingiu a marca de 184 mil serviços solicitados por mais de 58 mil pessoas da região metropolitana, interior e litoral do estado de São Paulo, e diversos bairros da capital paulista.


Serviços disponíveis para a população:

– Agendamento para 2ª via do RG e CNH;

– Emissão da 2.ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito;

– 1ª e 2ª vias do CPF;

– Emissão do título eleitoral;

– 2.ª via de contas (água e luz);

– Emissão da carteira de trabalho digital;

– Atestado de antecedentes criminais;

– Consulta ao Serasa;

– Registro de boletim de ocorrência,

– Entrada no seguro-desemprego;

– Elaboração de currículo;

– Orientações sobre o Procon e Defensoria Pública;

– Encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC;

– Recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa.

 

Serviço: Cidadania Itinerante em Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano

Período: 16 a 20 de janeiro

Poá

Local 1: Praça Santo Antônio – Centro

Localização: https://maps.app.goo.gl/A6rNpvqjqDDJ39nN6

Data e horário: terça-feira (16/1), das 9h às 17h

 

Local 2: EMEB Professor Walter de Almeida Monteiro (R. Padre Eustáquio, 1110 - Vila Arquimedes)

Localização: https://maps.app.goo.gl/dBW4xHK2P7Q1G2jc9

Data e horário: quarta-feira (17/1), das 9h às 17h

 

Local 3: Rua Dep. Nelson Fernandes, 230 - Cidade Kemel

Localização: https://maps.app.goo.gl/FT4A2ZHDJCrKDZKo9

Data e horário: quinta-feira (18/1), das 9h às 17h

 

Salesópolis

Local: Praça Padre João Menendes

Localização: https://maps.app.goo.gl/gxMnWjCP3mjtMK2Z8

Datas e horários: terça-feira (16/1) e quarta-feira (17/1), das 9h às 17h | quinta-feira (18/1), das 9h às 16h

 

Suzano

Local 1: Av. Francisco Marengo, 2301 - Jardim Dona Benta

Localização: https://maps.app.goo.gl/tCiMoomTRa6rqhE5A

Data e horário: Terça-feira (16/1), das 9h às 17h

 

Local 2: Estr. do Koyama, 10 - Recreio Bela Vista

Localização: https://maps.app.goo.gl/jGTrrcbtMNFNkm728

Data e horário: quarta-feira (17/1), das 9h às 17h

 

Santa Isabel

Local: Av. da República, 297 – Centro (Prefeitura de Santa Isabel)

Localização: https://maps.app.goo.gl/gq5nKGT4Eetu198Q8

Datas e horário: quinta-feira (18/1), sexta (19/1) e sábado (20/1), das 9h às 17h

 

Começa hoje o prazo para envio da documentação de matrícula das Etec

 

Foto: Roberto Sungi

Para garantir a vaga conquistada, é importante que o futuro aluno apresente todos os documentos solicitados

Candidatos que integram a primeira lista devem realizar o processo até amanhã (16); resultado da análise da documentação será enviado por e-mail, até o meio-dia da próxima quinta-feira

Nesta segunda (15) e terça-feira (16), os convocados na primeira chamada do processo seletivo nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) devem seguir as orientações recebidas por e-mail e SMS e encaminhar os documentos comprobatórios para garantir a vaga conquistada no Vestibulinho. Caso seja feriado municipal da cidade, a convocação e a matrícula serão realizadas no próximo dia útil. O resultado desta etapa será enviado pelas Etecs, por e-mail, até as 12 horas do dia18.

A convocação segue o critério de classificação em ordem decrescente de notas, até o preenchimento total das vagas. O candidato convocado para quaisquer dos formatos do Ensino Médio, quando menor de 16 anos, deve ir até a unidade escolar acompanhado do seu representante legal com os documentos solicitados pelo processo seletivo para fazer o requerimento. Os convocados para os demais cursos podem optar pela matrícula de forma remota, por meio do link enviado pela Secretaria Acadêmica da Etec.

Quem foi classificado para a modalidade online será convocado, exclusivamente, por e-mail. As demais etapas para este formato de curso, como envio de documentos para matrícula, resultado da análise dos documentos encaminhados, recursos e possível convocação para outras possíveis chamadas também ocorrerão por email.

Para garantir a vaga conquistada, é importante que o futuro aluno apresente todos os documentos comprobatórios solicitados. Confira:

Documentação

Para o Ensino Médio Integrado ao Técnico, Ensino Médio ou para Articulação dos Ensinos Médio -Técnico e Superior (AMS)

  • Documento de identidade (RG) ou Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • CPF ou documento que contenha esse número;
  • Uma foto 3×4 recente, com fundo neutro;
  • Histórico Escolar com certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental, assinada por agente escolar da escola de origem.

Quem se inscreveu usando o Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza, além dos documentos acima, também deve apresentar a Declaração Escolar ou Histórico Escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituições públicas.


Para ingresso no primeiro módulo do Ensino Técnico

  • Documento de identidade (RG) ou Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • CPF ou documento que contenha esse número;
  • Uma foto 3×4 recente, com fundo neutro;
  • Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, emitida pela escola de origem, ou ainda declaração de que está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio. Caso o aluno tenha concluído ou curse o Ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do Ensino Médio, também será necessário apresentar os documentos de conclusão ou que está matriculado na formação;
  • Quem se inscreveu usando o Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza, além dos documentos acima, também deve apresentar a Declaração Escolar ou Histórico Escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituições públicas.


Para o segundo módulo dos cursos técnicos e vagas remanescentes

  • Documento de identidade (RG) ou Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • CPF ou documento que contenha esse número;
  • Uma foto 3×4 recente, com fundo neutro;
  • Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio, declaração de Conclusão do Ensino Médio, emitida pela escola de origem, ou declaração que está matriculado na terceira série do Ensino Médio. Também poderá ser apresentado certificado de conclusão do Ensino Médio, expedida por órgão competente por quem concluiu o Ensino Médio por meio de provas ou exames de certificação de competências, avaliação de jovens e adultos, que sejam decorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a edição de 2016, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e afins.


Para os cursos de Especialização Técnica de Nível Médio

  • Documento de identidade (RG) ou Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • CPF ou documento que contenha esse número;
  • Uma foto 3×4 recente, com fundo neutro;
  • Histórico Escolar com Certificado de Conclusão de Curso Técnico equivalente ao curso escolhido conforme lista disponível no site vestibulinhoetec.com.br. Também pode ser apresentada a declaração de Conclusão do Curso Técnico equivalente, documento original, emitido pela escola de origem. Para o curso de Especialização em Gestão de Projetos Online, o candidato poderá, se for o caso, fazer upload do certificado de conclusão de um curso do Ensino Superior.


Classificação geral

A lista de classificação geral do processo seletivo para o primeiro semestre está disponível para consulta no site www.vestibulinhoetec.com.br. A relação traz o nome de todos os inscritos nos cursos técnicos, incluindo os que fizeram a prova de aptidão para Canto, Dança, Teatro e Regência, Ensino Médio, Ensino Médio Integrado ao Técnico, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) e Especialização Técnica, na Etec e Classe Descentralizada.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br

 

Centro Paula Souza 


Especialista revela como aproveitar o mercado de capitais de forma efetiva

De acordo com Rodrigo Negrini, fundador da Soul Capital, é preciso escolher o instrumento mais adequado para cada necessidade e possibilidade, se beneficiando de prazos, custos e amortizações mais customizadas


No atual cenário financeiro, as empresas enfrentam constantes desafios para expandir, inovar e garantir sua sustentabilidade a longo prazo. Uma das ferramentas cruciais à disposição delas é o mercado de capitais, um ambiente dinâmico que oferece oportunidades para alavancar recursos financeiros de forma estratégica. 

O mercado de capitais engloba um conjunto diverso de instrumentos financeiros e instituições que facilitam a captação de recursos para empresas. Desde ações e títulos de dívida até derivativos complexos, as organizações têm acesso a diversas opções para angariar fundos e financiar projetos de expansão, desenvolvimento tecnológico e outras iniciativas estratégicas, incluindo o reperfilamento de dívidas atuais.

 

Estratégias de captação de recursos: fundamentação para o crescimento

De acordo com Rodrigo Negrini, fundador da Soul Capital, empresa que colabora na estratégia financeira de companhias, auxiliando a otimizar recursos e buscar as soluções adequadas para cada projeto, as organizações que desejam expandir suas operações ou financiar novos empreendimentos devem utilizar o mercado de capitais de forma efetiva. “Estruturar uma estratégia sólida de captação de recursos envolve avaliar cuidadosamente as diferentes opções disponíveis, considerando aspectos como custo de capital, prazos e riscos associados a cada instrumento financeiro”, alerta.

As reestruturações corporativas desempenham um papel significativo no mercado de capitais. “Algumas estratégias são capazes de oferecer oportunidades para consolidação de mercado, diversificação de portfólio e otimização de recursos, permitindo que as companhias fortaleçam sua posição competitiva e alcancem novos patamares de crescimento”, revela.

 

Navegando nas complexidades do mercado de capitais

Para Negrini, embora o mercado de capitais ofereça inúmeras possibilidades, é essencial reconhecer os desafios e as nuances associadas a esse ambiente. “Volatilidade, regulação financeira, demandas dos investidores e oscilações econômicas são apenas algumas das variáveis que as empresas devem considerar ao explorar esse mercado. Ao enfrentar esses desafios com uma abordagem estratégica e orientada, as organizações podem transformar esses obstáculos em oportunidades”, pontua o especialista. 

O mercado de capitais é um campo vasto e dinâmico, que oferece inúmeras oportunidades para as empresas expandirem seu alcance financeiro. “Ao colaborar com pessoas que entendem exatamente o que estão fazendo para buscar esse crescimento, as organizações podem criar estratégias sólidas e eficazes para otimizar sua presença nesse mercado, impulsionando seu desenvolvimento e garantindo uma posição competitiva no panorama econômico global”, finaliza o fundador da Soul Capital.

 

Sobre Rodrigo Negrini

Graduado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP, e com MBA pela Columbia University, de Nova York (EUA), Rodrigo obteve o título após dois anos de estudos e ampla vivência no exterior, o que desde cedo agregou características relevantes de liderança e conhecimento ao seu perfil. 

Atuou por 14 anos como consultor de estratégia e gestão em grandes empresas de consultoria como Bain & Co. e Gradus Consultoria de Gestão, atuando em fusões e aquisições, integração pós-fusão, redução de custos e despesas e estratégias de crescimento. Assumiu o cargo de diretor-geral do Banco Rodobens e por três anos atuou na instituição com foco em produtos para os setores automotivo e imobiliário, como Plano Empresário e financiamento de empresas de middle-market

Nos últimos quatro anos, foi sócio de uma boutique especializada em fusões, aquisições, levantamento de capital e reestruturações. 



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