De acordo com a
Dra. Kélen Abreu, o conceito é capaz de maximizar os ganhos e diminuir gastos
desnecessários
A Gestão Enxuta e Lucrativa é uma abordagem
empresarial altamente eficiente e orientada para resultados, que busca
maximizar a produtividade e reduzir desperdícios em todos os processos
organizacionais.
Essa metodologia enfatiza a melhoria contínua, o
envolvimento de todos os colaboradores e a entrega de valor ao cliente como
pilares fundamentais. Ao desvendar os segredos dessa gestão, as empresas podem
aprimorar a qualidade, agilidade e rentabilidade de suas operações,
impulsionando a competitividade e o crescimento sustentável no mercado.
De acordo com a Dra. Kélen Abreu,
especialista em BPO financeiro, gestão e reestruturação de empresas, é preciso
seguir os cinco princípios da Gestão Enxuta e Lucrativa para que uma companhia
cresça e continue gerando bons retornos. “O primeiro deles é ganhar mais com
menos esforço. Essa é a regra básica para começar o processo e leva,
justamente, ao segundo passo, que é gastar menos. Todos os dias deve existir um
olhar cuidadoso, analisando onde podemos economizar sem deixar de investir no
que é, efetivamente, necessário”, revela.
Deixar a inveja de lado e não se iludir com
histórias de empresários que afirmam estar ganhando milhões também fazem parte
desses princípios fundamentais. “Não devemos ficar olhando para a grama do
vizinho pensando que ele possui coisas melhores ou mais luxuosas. Na maioria
dos casos, essas pessoas estão apenas jogando dinheiro fora. Além disso, muitos
empreendedores não mostram os seus pontos fracos e se vangloriam por seus
ganhos. No entanto, na maioria das vezes, essas são apenas histórias mal
contadas”, pontua.
Segundo a especialista, o último pilar da Gestão
Enxuta e Lucrativa é constantemente aprender com os erros dos outros. “É
importante perguntar para outros empresários o que eles aprenderam com os
próprios erros e pensar em estratégias para não cair nas mesmas armadilhas. É
muito bom aprender com os erros. No entanto, é ainda melhor se for com os erros
de outras pessoas”, declara.
Dra. Kelen acredita que uma estrutura mínima é o
suficiente para uma empresa. “Muitos empresários pensam que precisam de um
espaço físico para receber clientes. No entanto, essa necessidade ficou no
passado. Em qualquer eventual diminuição do faturamento, por exemplo, o
primeiro problema é o valor do aluguel. Quando não temos um valor elevado nesse
sentido, podemos gastar menos e nos preocupar com outros pontos importantes.
Para aqueles que empreendem com a prestação de serviços, o home-office,
certamente, é a melhor opção”, relata.
Quando existe a necessidade de um espaço físico, há
diversas possibilidades. “É preciso avaliar se, por exemplo, toda a estrutura
existente é realmente necessária ou se pode ser reduzida. Os coworkings servem
como uma ótima opção, disponibilizando salas para reuniões que são construídas,
justamente, para esse tipo de situação. Com isso, não existem gastos com
aluguéis mensais, apenas com a locação dos espaços para momentos específicos”,
revela.
Para Kélen Abreu, é preciso usar a tecnologia a
nosso favor. “Soluções tecnológicas são fundamentais para reduzir custos e
despesas. Atualmente, existem servidores na nuvem, sistemas de gestão e
ferramentas de comunicação capazes de facilitar o dia a dia de qualquer
empresa. Independentemente da idade, é preciso aprender a utilizar essas
plataformas para não ser considerado ultrapassado”, alerta.
A especialista acredita que uma gestão enxuta e
lucrativa exige que o empreendimento possua a equipe certa. “Quando isso não
acontece, provavelmente, o quadro de funcionários é maior do que o necessário.
Isso vai, justamente, contra o conceito. Afinal, se precisamos ter muitos
funcionários, é porque alguns deles não apresentam bons resultados, e isso
significa que se está gastando mais do que deveria. Com a equipe certa, existe
uma ampla economia”, pontua.
Entretanto, para contar com esses profissionais em
um time, é preciso seguir modelos diferentes e mais inovadores. “Um gestor
precisa oferecer benefícios à sua equipe e mostrar que é um verdadeiro parceiro
dos funcionários. Proporcionar uma participação nos resultados, apresentar
feedbacks e fornecer capacitação pode ser extremamente motivador para todos os
colaboradores”, declara.
Quando um gestor passa a terceirizar funções que
apenas ele realizava, significa que a equipe certa foi encontrada. “Assim,
conseguirá passar essas atividades adiante com segurança, não sendo um
empresário centralizador e, consequentemente, a empresa será lucrativa,
contando com pessoas capacitadas fazendo um serviço melhor e com mais
qualidade. É uma oportunidade de transformar pedras brutas em verdadeiros
diamantes”, finaliza a especialista.
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