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sábado, 3 de junho de 2023

Número de alunos matriculados em creches diminui no período pós-pandemia

 Impedir o acesso das crianças de 0 a 3 anos à escola representa grande retrocesso da educação no País, acredita diretora da Petit Kids Cultural Center, Fernanda King


O número de crianças matriculadas nas creches brasileiras, com idade de 0 a 3 anos, diminuiu 16% nas escolas particulares e 2% nas escolas públicas no período pós-pandemia, entre os anos de 2019 e 2021,segundo dados da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. A queda também foi verificada na pré-escola, para crianças de 4 e 5 anos, com redução de 20% na rede particular e 1,3% na rede pública. De modo geral, nas duas redes, houve 337,9 mil matrículas a menos nas creches em 2021, em comparação ao número de matrículas de 2019. O impacto dessa evasão escolar é significativo na formação dos estudantes.

 

O número de crianças matriculadas em creches no ano de 2021, no pós-pandemia, é praticamente o mesmo de quatro anos antes, em 2017, com aproximadamente 3,4 milhões de crianças frequentando as escolas. Em 2019, esse número era de 3,7 milhões de alunos nas creches. Os dados acendem o alerta levando em conta que, ao frequentar o ensino infantil, a criança tem um terço a mais de possibilidade de concluir o ensino médio, segundo o Ministério da Educação. 

Os prejuízos da falta de cuidados e educação na primeira infância se refletem desde o desenvolvimento cognitivo, emocional e profissional até em estatísticas criminais, como maior exposição a riscos de violência, abuso e exploração sexual. O Censo Demográfico 2010 mostrou que apenas 23,5% das crianças de até 3 anos frequentavam creches, um grande desafio para o País. Segundo o artigo 208 da Constituição Federal, todas as crianças de 0 a 5 anos têm direito à educação infantil, em creche e pré-escola.  

O impacto da educação nessa fase é fundamental para o desenvolvimento integral da criança, o avanço na educação nos anos seguintes e a profissionalização. A diretora da Petit Kids Cultural Center, Fernanda King, explica que não permitir o acesso das crianças à creche representa um grande retrocesso na educação do País. Ela comenta que muitos pais decidiram não matricular os filhos nas creches e pré-escolas porque trabalham de home office e ficam em casa com as crianças.  

A educação dos bebês não é apenas uma questão de conveniência familiar. Estudos apontam que a evolução do cérebro acontece a uma velocidade extremamente alta nos três primeiros anos de vida, com 1 milhão de novas conexões entre neurônios por segundo. “Após a pandemia, muitos pais optaram por dar um jeitinho para manter a criança em casa, impedindo que ela frequente a creche e a pré-escola. Voltamos para a década de 80, um retrocesso enorme para a educação”, diz Fernanda.  

A diretora lembra que antigamente as crianças iam para a escola apenas com 4, 5 ou 6 anos, mas brincavam na rua e socializavam com outras crianças. “Hoje a criança fica em casa no tablet, no celular. Não há socialização, há uma altíssima exposição à tela. E aí procura-se a escola muitas vezes quando a criança já foi exposta à tela dois anos seguidos, os dois mais importantes anos da vida dela, e essa criança já tem algum tipo de atraso”, explica Fernanda. 

Por medo e até comodismo, os pais estão interferindo diretamente no desenvolvimento dos filhos, alega a diretora. “Muitos só voltam a procurar a escola quando o pediatra ou outro profissional identifica atraso no desenvolvimento. Mas, infelizmente, não se pode recuperar os anos perdidos. É preciso pensar na criança”, afirma. Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e motoras, e também é o período em que o indivíduo aprende a se relacionar, viver em sociedade e desenvolver habilidades para a formação humana.

 

Geração zumbi 

Crianças que frequentam creches e pré-escolas apresentam menos problemas emocionais e comportamentais e têm maior probabilidade de desenvolverem melhores habilidades sociais, aponta estudo do Journal of Epidemiology & Community Health. Fernanda comenta que o uso excessivo de tela e a falta de socialização podem até desenvolver nas crianças algum tipo de comportamento autístico.  

“A consciência que precisa haver é que a escola não é para a mãe, porque ela tem que trabalhar. A escola é para a criança. Disputar brinquedos é saudável, até “brigar” é necessário na primeira infância. O cenário que temos hoje é de filhos únicos nos grandes centros, que não pegam nem sol, como em São Paulo. Estamos criando uma geração praticamente zumbi. E hoje existem escolas preparadas e especializadas para trabalhar com a primeiríssima infância”, diz Fernanda. 

A educadora explica que não há uso de tela nas escolas infantis. “Na primeiríssima infância, as telas não são recomendadas em momento algum. A criança precisa brincar de verdade. Brincar com tinta, fazer coisas que os pais não fazem em casa. Tudo é pensado para essa idade, como tinta especial a base de alimentos, para o caso da criança levar a mão à boca. Infelizmente, as pessoas não têm esse entendimento. Muitos pais não sabem lidar e estimular o bebê da forma correta”, alega.  

A escola representa ganhos fundamentais nessa primeira fase da vida, com socialização, desenvolvimento cognitivo e emocional, defende Fernanda. “Não há outra forma de obtê-los que não seja na escola, onde se estabelece convivência diária e atividades voltadas para essa idade. Na escola fazemos amigos que às vezes levamos para o resto da vida”, diz. 

A Petit Kids Cultural Center coloca a criança como protagonista do seu aprendizado, estimulando a independência desde cedo e respeitando as características individuais com projetos autorais, em que ela executa as atividades com autonomia, de acordo com os desafios de cada faixa etária. A diretora diz que é fundamental atender as crianças de forma lúdica, com acolhimento, fazendo com que todos os momentos tragam um aprendizado significativo.


Fernanda King - Pedagoga com pós graduação em Desenvolvimento Infantil, tendo formação especializada em educação infantil em Reggio Emília (Italia) e na Argentina. Apesar de ter começado sua carreira como publicitária, profissão que trouxe essa carioca para São Paulo, a maternidade a fez mudar de profissão. Abriu sua própria escola em fevereiro de 2015 com o propósito de educar sua filha de forma mais humanizada. Daí passou a estudar a nova área, se tornando além de mantenedora escolar, uma diretora engajada na busca de uma forma de educar afetiva e acolhedora.


Petit Kids Cultural Center
Instagram: @escolapetitkids
contato@petitkidsculturalcenter.com.br


Perdeu o prazo da declaração do IR? Saiba o que fazer

O contribuinte atrasado estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar até a 20% do imposto devido 

 

Aquele contribuinte que não conseguiu acertar as contas com o Fisco até 31 de maio poderá enviar a declaração com atraso a partir desta quinta-feira, primeiro de junho. Mas haverá multa.

O contribuinte atrasado estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar até a 20% do imposto devido.

Quando se entrega a declaração fora do prazo, automaticamente, no ato do envio, será gerado um auto de infração, que trará o valor calculado da multa. Há multa pela não entrega da declaração e também pelo atraso no pagamento do imposto, isso para aqueles que têm imposto a pagar ao Fisco, e não a restituir.

O contribuinte atrasado, que tenha imposto a ser restituído, poderá optar pela dedução da multa desse valor a receber. 

A declaração depois do prazo deve ser apresentada pela internet, utilizando o PGD IRPF 2023 ou o serviço “Meu Imposto de Renda”, ou em mídia removível, nas unidades da RFB, durante o seu horário de expediente.

Assim que emitir a declaração, o contribuinte receberá a "notificação de lançamento de multa" e a Darf da multa. O contribuinte terá 30 dias para efetuar o pagamento e regularizar sua situação.

O não pagamento da multa levará o nome do contribuinte para o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados (Cadin). Um processo administrativo é aberto e, ao final desse trâmite, o contribuinte poderá ter o CPF cancelado e até ser processado por crime de sonegação.    

A Receita Federal informa que recebeu mais de 40 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física, superando a expectativa de 39,5 milhões. 


MAIS SOBRE O IMPOSTO DE RENDA 2023 

QUEM DEVE DECLARAR

Rendimentos tributáveis - Quem recebeu, no ano-calendário de 2022, rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 28.559,70.

Atividade rural - O produtor rural que obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em 2022. Ou aquele que quer compensar prejuízos da atividade rural de 2022 ou anos anteriores.

Doações – Aquele que efetuou doações, inclusive em favor de partidos políticos e candidatos a cargos eletivos.

Rendimentos isentos – Quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00.

Ganho de capital – Quem obtive, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.

Bens e direitos – Aquele que, em 31 de dezembro, acumulou a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00.

Novos residentes – Quem passou à condição de residentes no Brasil em qualquer mês e nessa condição encontrava-se em 31 de dezembro.

Imóveis residenciais – Aquele que optou pela isenção do IR incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, cujo produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no País, no prazo de 180 dias contado da celebração do contrato de venda, nos termos do art. 39 da Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005.

 

TIPOS DE DECLARAÇÃO

Completo – Permite fazer deduções, como de dependentes, Previdência, pensão alimentícia, livro caixa, empregado doméstico, entre outros.

Simplificada – Possibilita desconto de 20% dos rendimentos tributáveis na declaração, limitado a R$ 16.754,34.

 

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO

O preenchimento e a entrega podem ser feitos por meio do Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2023, que estará disponível para download no site da Receita Federal, ou por meio do Meu Imposto de Renda, que pode ser acessado pelo site da Receita, pelo Portal e-CAC, ou pelo aplicativo para tablets e celulares

 

RESTITUIÇÃO

As restituições do IR ocorrerão nas seguintes datas:

31/5 – Primeiro lote
30/6 – Segundo lote
31/7 – Terceiro lote
31/8 – Quarto lote
29/9 – Quinto e último lote

 


Redação DC
https://dcomercio.com.br/publicacao/s/perdeu-o-prazo-da-declaracao-do-ir-saiba-o-que-fazer


Estudo da SBVC traz radiografia completa do varejo brasileiro 2023

Em sua 10ª edição, estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira” mostra os efeitos das turbulências de 2022 sobre as vendas dos diversos segmentos do comércio nacional

 

O ano de 2022 foi intenso para o varejo brasileiro. Saindo dos efeitos mais sérios da pandemia e recuperando parte das vendas represadas nos anos anteriores, o setor enfrentou um vento contrário trazido por turbulências políticas e econômicas. Com isso, o crescimento ficou aquém do registrado em anos anteriores, embora continue contribuindo muito para a expansão da economia. 

De acordo com o estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira”, realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o chamado Varejo Restrito (varejo de bens de consumo, exceto automóveis e materiais de construção) fechou 2022 com uma expansão nominal de 7,7%, movimentando R$ 2,14 trilhões e representando 21,6% do PIB do país. O Varejo Ampliado (incluindo automóveis e materiais de construção) avançou 8,4% no ano passado, para R$ 2,61 trilhões, e corresponde a 26,4% do PIB. 

Mais uma vez, o resultado do varejo foi superior ao do país: o PIB brasileiro teve em 2022 uma expansão de 2,9%, marcando uma desaceleração sobre os 4,6% do ano anterior. Este foi o sexto ano consecutivo de expansão do varejo, que desde 2016 vem superando o desempenho da economia como um todo. 

Na avaliação de Eduardo Terra, presidente da SBVC, os números do varejo mostram que a transformação digital do setor vem capacitando as empresas a entender melhor os consumidores e aumentar sua força em um ano desafiador. “As empresas que reforçaram seu relacionamento digital com os consumidores ampliaram suas possibilidades de interação e conhecimento dos clientes. Com isso, têm conseguido aproveitar melhor as oportunidades de mercado e se proteger das turbulências da economia”, analisa. 

Um dos aspectos em que a importância do varejo é mais relevante é o volume de empregos gerados pelo setor. A taxa de desemprego medida pelo IBGE recuou para 7,9% em dezembro (o menor patamar desde 2016), impulsionada pelo fortalecimento do varejo, que continua a ser o maior empregador privado do país. “Em 11 dos 12 meses de 2022, o varejo contratou mais do que demitiu, em um sinal claro de expansão dos negócios e da força empreendedora do setor”, afirma Terra. De acordo com o estudo, o varejo emprega 23,26% dos trabalhadores com carteira assinada, ou aproximadamente 9,93 milhões de pessoas. “O varejo é um setor muito resiliente e flexível, que responde rapidamente ao comportamento dos consumidores. Por isso, qualquer movimento de recuperação da economia brasileira aparece rapidamente no desempenho do setor e mostra sua capacidade de inovação”, comenta. 

A 10ª edição do estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira” faz uma radiografia completa do setor varejista no País, analisa em detalhes sua participação na economia nacional, a capacidade de geração de empregos, traz números por segmento de atuação, mostra como a macroeconomia influenciou seu desempenho e revela os impactos da Covid-19 sobre o setor no ano passado. 

O estudo alinha e estrutura conceitos, definições, classificações, estatísticas e números a respeito do varejo na economia brasileira e mostra em detalhes um retrato do passado recente do setor, com uma análise da situação atual. “É fundamental que o segmento que é o maior empregador privado e gera um grande impacto econômico seja cada vez mais estudado e analisado, para que toda sua cadeia de valor e os diversos órgãos dos poderes Executivo e Legislativo possam conhecê-lo e compreendê-lo mais profundamente”, afirma Eduardo Terra, Presidente da SBVC. 

Para o estudo, as principais entidades que representam o varejo nacional contribuíram com a formulação dos conceitos, definições e classificações, trazendo para o estudo seus dados e estatísticas para que, organizados, possam dar um entendimento mais claro e detalhado do papel de cada uma na economia brasileira. Na visão de Eduardo Terra, esse alinhamento de conceitos e definições é fundamental. “Dessa maneira, conseguimos unificar alguns conceitos e estabelecer números mais alinhados e comuns a todo setor”, afirma Eduardo. “Isso traz uma visão mais ampla da força do varejo e de sua importância para a economia brasileira”, acrescenta. 

O estudo levou em consideração os números e levantamentos das entidades representativas dos seguintes segmentos: Franchising, Shopping Centers, Hiper e Supermercados, Bares e Restaurantes, E-commerce, Material de Construção, Farmácias e Drogarias, Livrarias, Perfumarias e Pet Shops. O levantamento mostra o cenário atual que caracteriza um novo ciclo para o setor varejista, desafiando empresas a continuar seu processo de expansão, perseguindo simultaneamente mais eficiência e competitividade. 

A íntegra do estudo está disponível no site da SBVC: 

https://sbvc.com.br/10aed-estudo-o-papel-do-varejo-na-economia-brasileira-2023-sbvc/





Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC
www.sbvc.com.br


Saiba como se preparar para a prova do Vestibulinho das Etecs deste domingo

Local em que o exame será aplicado deve ser conferido na internet, no menu Área do Candidato

Manter a tranquilidade e estar com a revisão das matérias em dia estão entre as recomendações para se sair bem no processo; exame começa às 13h30 e terá quatro horas de duração

A prova do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre acontece neste domingo (4) a partir das 13h30, com duração máxima de quatro horas. O gabarito será divulgado no dia 12 de junho, a partir das 15 horas. Professores que acompanham o dia a dia do vestibulando recomendam que o candidato deve respirar fundo, manter a calma e revisar as instruções para fazer o exame com tranquilidade e sem imprevistos.

Fique atento

Lembre de conferir o local do exame no site, no menu Área do Candidato;

Os portões da escola serão abertões às 12h30 e fechados às 13h30 horas, pontualmente. Após esse horário, não será permitida a entrada de nenhum candidato;

Depois do início da prova, às 13h30, é preciso permanecer na sala até, no mínimo, às 15h30. Após esse horário será possível deixar o local e levar o caderno de questões;

Para fazer o exame é necessário levar uma caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua;

É indispensável a apresentação de um documento de identidade original com foto, em boas condições de visibilidade para conferência dos dados;

Somente serão aceitos documentos digitais apresentados nos aplicativos oficiais dos respectivos emissores.

Vale ressaltar que o não cumprimento das normas que regem o Vestibulinho das Etecs implica em sanções legais e desclassifica o candidato.

Provas

O exame para Cursos Técnicos terá 50 questões-teste, contendo cinco alternativas, das quais apenas uma resposta é a correta. O conhecimento testado é baseado nas competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. Cada questão vale um ponto.

Valores e ações que contribuem para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e voltada para a preservação da natureza também são avaliados.

Para concorrer ao cadastro de reserva para Vagas Remanescentes do segundo módulo, o candidato fará uma prova com 30 questões-teste, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências profissionais do primeiro módulo da habilitação escolhida. Cada questão vale um ponto.

A prova para cursos de Especialização Técnica será composta de 30 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências específicas de aprendizagem na habilitação técnica da formação do candidato. A exceção é para o curso de Gestão de Projetos – online, que terá 15 questões de múltipla escolha relacionadas às competências de Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação e Trabalho, e outras 15 relacionadas às competências de Matemática do Ensino Médio. Cada questão vale um ponto.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet


Foto: Roberto Sungi

Centro Paula Souza


Comércio espera crescimento de 8% nas vendas do Dia dos Namorados em 2023

Conhecer o  público-alvo é fundamental para compreender as preferências dos clientes e assim vender mais, explica especialista em aumentar faturamentos de empresas e mentora Luciana Barbosa


No Brasil, o Dia dos Namorados é uma das datas comemorativas com maior volume de vendas no ano, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil projeta que quase 100 milhões de pessoas deverão ir às compras.O número, se atingido, representará um aumento de 8% em comparação com 2022.

A pesquisa mostra, ainda, que o consumidor brasileiro deverá gastar em média R$ 232 com os presentes da data. Os itens mais procurados são roupas, com 38% das compras do ano passado, seguidos de perfumes, cosméticos e maquiagem, que somam 24% da preferência. Com todos os gastos, espera-se que o Dia dos Namorados movimente mais de R$ 23 bilhões dentre presentes e comemorações – seja para quem pretende ficar em casa (38%), ou os que querem sair para jantar (28%).

Pensando nisso, a especialista em aumentar faturamentos de empresas e mentora Luciana Barbosa, compilou cinco dicas valiosas para ajudar os empresários a impulsionar suas vendas no Dia dos Namorados e conquistar a fidelidade de seus clientes. Confira:

1) Conheça o seu público-alvo: É fundamental compreender as preferências, os desejos e as necessidades dos seus clientes para oferecer produtos e serviços que sejam relevantes para eles. Realize pesquisas, analise o comportamento de compra e esteja sempre atento às tendências do mercado.

2) Crie uma oferta irresistível e sedutora: Ofereça kits, descontos especiais, pacotes promocionais ou brindes exclusivos para o Dia dos Namorados. Essas ofertas diferenciadas incentivam os clientes a comprarem na sua loja em vez de optarem pela concorrência. Certifique-se de comunicar claramente as vantagens e benefícios dessas promoções.

3) Invista no atendimento personalizado: Proporcione uma experiência de compra memorável para os seus clientes. Invista em um atendimento atencioso, cordial e personalizado, demonstrando interesse genuíno em ajudá-los a encontrar o presente perfeito para seus parceiros. Essa atenção especial cria laços de confiança e fidelidade.

4) Utilize as redes sociais: Aproveite o poder das redes sociais para promover seus produtos e criar engajamento com os clientes. Crie conteúdo relevante relacionado ao Dia dos Namorados, como sugestões de presentes, dicas românticas e histórias inspiradoras. Interaja com os seguidores e esteja presente nos canais de comunicação que eles mais utilizam.

5) Ofereça um pós-venda excepcional: Não encerre o relacionamento com o cliente após a venda. Mantenha contato por meio de e-mails, mensagens ou programas de fidelidade, oferecendo suporte, dicas e promoções exclusivas. Demonstre interesse em manter uma relação duradoura e esteja disponível para atender às necessidades dos clientes mesmo após a compra.

"Seguindo essas dicas, os empresários têm a oportunidade de impulsionar suas vendas no Dia dos Namorados e estabelecer uma base de clientes fiéis. Lembre-se de adaptar as estratégias de acordo com o seu segmento de mercado e público-alvo", reforça Luciana.


Marketing Digital: aliado para o sucesso dos negócios e a profissão do futuro

Hoje, o marketing digital é considerado uma área fundamental dentro das empresas e grandes corporações, sendo inclusive, um dos setores que mais cresce no Brasil, devido a sua importância para os negócios. A área de marketing tem realizado, com o passar dos anos e com a evolução da tecnologia, um trabalho com resultados mais satisfatórios do que as equipes comerciais, aumentando significativamente as vendas de produtos ou serviços.

Um estudo recente do CENP-Meios - publicado pela entidade que funciona como Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário –  aponta que em 2021 houve um crescimento de 38,8% no investimento em mídia no Brasil, totalizando R$ 19,7 bilhões. Já em 2020, período que marcou o ápice da pandemia, o valor foi de R$ 14,2 bilhões. Enquanto que em 2019, o total foi de R$ 17,5 bilhões -  ou seja, 2021 superou o patamar pré-pandemia.

O ponto principal do estudo é o crescimento expressivo do investimento na Internet, o qual representa todas as formas de investimento em Marketing Digital: 74,2% em comparação com o resultado tanto de 2020 como de 2019, chegando ao maior patamar histórico no share publicitário (33,5% do total investido).


Inserida neste meio está a Kipiai, que atua no segmento de marketing digital seguindo a máxima de que, para ter sucesso nesse mercado e alcançar uma alta performance para os clientes, é necessário ser movido pela ‘inteligência dos números’. Há oito anos no mercado, a empresa cases de sucesso importantes, como é o caso da Petz e a marca americana de bicicletas Specialized.


A CEO da Kipiai, Fernanda Cunha, acredita que o crescimento da área do marketing digital muito se deve aos resultados dos últimos anos, principalmente com o advento da Internet. “A pandemia abriu mais espaço para o desenvolvimento do marketing digital, oferecendo novas possibilidades e mostrando o quanto a área é fundamental para os negócios, ajudando tanto no alcance de público, divulgação da marca, posicionamento, bem como atuando no resultado final: as vendas e consequente aumento delas”, observa.


A empresa também investe em uma tecnologia própria e inovadora que analisa cada cliente como um todo e de acordo com as suas necessidades. “A metodologia criada pela Kipiai tem como base um profundo processo de imersão na realidade de cada cliente, com levantamento de quick wins, novas oportunidades, a ratificação de tagueamentos para garantir um comportamento perfeito dos algoritmos e a leitura correta dos dados. Nosso combustível é a geração de dados, feita em cima de um trabalho incansável de testagem, explica Fernanda.


Considerada uma das profissões do futuro, o marketing digital é a aposta de muitas empresas que desejam construir boa reputação e com bons números de alcance orgânico - o que no final das contas converte em vendas. “Esse será um ano disruptivo para nós, onde projetamos um crescimento de 60%. Para isso, inovamos as áreas de SEO e Web Tracking, o que solidifica ainda mais nossa entrega dentro de desempenho, que é o nosso alicerce principal. Tudo isso desejamos compartilhar com nossos clientes”, destaca o sócio-fundador e Head de Operações da Kipiai, Bruno Cunha.

 

Esses dados reforçam o quanto o marketing digital ganhou campo e espaço dentro das empresas, sendo em alguns casos, preferido em relação ao setor de vendas, por exemplo. Além de estar abrindo cada vez mais espaço profissional para quem deseja ingressar na área. 

 

 

Fernanda Cunha - Sócia e CEO da Kipiai, é formada em Economia pelo Insper Após vários anos de experiência no mercado financeiro e de consultoria, é responsável, na empresa, por liderar times multidisciplinares na criação e execução de estratégias de performance para marcas referência em seus ramos de atuação.

 

Bruno Cunha - Sócio-fundador e COO da Kipiai, é formado em Engenharia pela Poli – USP. É responsável pelo planejamento e execução dos processos de mídia e pela construção das diretrizes de atendimento aos clientes.



Pesquisa do CEUB investiga o impacto das cores no comportamento do consumidor em compras online

Estudo baseado no Modelo de Perspectiva Comportamental aponta a influência da cor na forma como o consumidor avalia produtos eletrônicos em contexto on-line


Quando entramos em uma loja, somos imediatamente envolvidos por uma série de estímulos sensoriais que influenciam nossa experiência e decisões de compra. Entre esses estímulos, a cor do ambiente desempenha um papel significativo. No caso das compras online, não é diferente, as cores também influenciam o ato de comprar. Analisando o universo online e o comportamento do consumidor, a estudante de Psicologia do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Lorena Gonçalves, realizou uma pesquisa sobre o efeito das cores durante a avaliação de produtos vendidos pela Internet.

Intitulada "Variáveis de Atmosfera: Efeito da Cor do Ambiente em Padrões de Comportamento do Consumidor na Avaliação de Produtos", o estudo, além de destacar a importância dos aspectos ambientais na tomada de decisão do consumidor, trouxe evidências de como a pandemia transformou o consumo, com um aumento expressivo das compras online. "O objetivo da pesquisa foi analisar como as cores influenciam na avaliação de produtos e como a cor da loja afeta a forma como as pessoas julgam o status social e a utilidade do produto", revela Lorena Gonçalves.

O orientador da pesquisa, Paulo Cavalcanti, professor de Psicologia do CEUB, afirma que as variáveis estudadas se referem aos elementos presentes no contexto de consumo que podem influenciar o comportamento dos clientes, indo além das consequências diretas da compra, como benefícios e custos. "Esses fatores muitas vezes atuam de forma inconsciente, influenciando a decisão de escolha de um produto. Alguns exemplos dessas variáveis incluem música, cheiro, cores, posição dos objetos e lotação do ambiente", explica.

Ao aplicar o BPM (Behavioral Perspective Model - Modelo de Perspectiva Comportamental), a metodologia adotada pela estudante consistiu em um teste com três grupos de 30 pessoas, cada um avaliando produtos em um formulário com cores de fundo distintas: laranja, azul e branco. Para avaliar os produtos, foi criado um site onde os participantes podiam visualizá-los e ler suas descrições, sendo direcionados ao formulário para responder às questões. Foram selecionados produtos de tecnologia, uma vez que foram bastante consumidos durante a pandemia. "A intenção era verificar como as cores presentes nos sites influenciavam a percepção e a avaliação das características informativas e utilitárias dos produtos", afirma Lorena.

Os resultados indicaram que o grupo exposto à cor azul apresentou as maiores médias em termos de informações e utilidade, e houve uma correlação significativa entre esses aspectos e a intenção de compra. Isso sugere que os padrões de resposta são consistentes entre os indivíduos. Condições relacionadas ao status social de um produto foram diretamente ligadas aos benefícios econômicos e funcionais que ele oferece, bem como à motivação para comprar nesse grupo. Já o grupo da cor laranja enfrentou mais dificuldade, levando mais tempo para completar a avaliação em comparação aos outros grupos. Isso indica que a avaliação dos produtos se tornou aversiva para esses participantes. O grupo exposto à cor branca ficou em segundo lugar entre o perfil dos consumidores.

Para Lorena Gonçalves, a pesquisa oferece insights importantes para profissionais de Marketing, Psicologia e para a indústria do e-commerce, fornecendo evidências sobre os efeitos da atmosfera na tomada de decisão do consumidor. A estudante acredita que o estudo pode promover o consumo consciente e equilibrado, levando os indivíduos a refletir sobre a razão de consumir e suas consequências.

A estudante de psicologia do CEUB acredita que seu estudo pode auxiliar também na criação de um órgão regulador do consumo, responsável por mediar conflitos e fiscalizar o ambiente de compra, garantindo que os elementos atmosféricos utilizados não prejudiquem os consumidores. Essas descobertas podem orientar intervenções planejadas nessas áreas.

Para o orientador, o professor Paulo Cavalcanti, resultados como estes destacam a importância das variáveis de atmosfera, como as cores dos sites, na percepção e avaliação dos produtos pelos consumidores. "Essa pesquisa contribui para a compreensão do comportamento do consumidor em um contexto digital e fornece insights relevantes para a área de marketing e design de websites", conclui.


Aumento das compras on-line

De acordo com levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas totais registradas no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$ 169,6 bilhões em 2022. Foram cerca de 368,7 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 460 por cliente no ano passado. O relatório ainda aponta que as compras online seguem crescendo e, hoje, representam mais de 10% de todo o segmento do varejo nacional.


Ônibus elétrico no Brasil: moda ou futuro?

Prefeituras têm anunciado nos anos de 2022 e 2023 testes de ônibus elétricos com o objetivo de reduzir emissões de gases que causam mudanças climáticas. A São Paulo Transportes, empresa que gere a rede de transporte urbano em São Paulo, proibiu, a partir do dia 17 de novembro de 2022, que as empresas de transporte que operam na capital de SP adquiram ônibus que não funcionem com energia limpa. Por energia limpa, entende-se a energia elétrica que, na ponta do consumo, ou seja, no próprio ônibus, não emite os gases que causam mudanças climáticas. Isso vai resultar na compra de mais de mil ônibus até 2024 somente em São Paulo.

Em Curitiba, a prefeitura tem realizado testes com ônibus desde abril de 2023, com a mesma disposição de São Paulo, ou seja, eletrificar a frota. Os testes têm sido conduzidos com um modelo de ônibus que possui autonomia de aproximadamente 250 km e uma carga de bateria que leva cerca de quatro horas para ser recarregada durante a noite. Considerando que o itinerário da linha de testes, Inter 2, tem 38 km, cada ônibus poderia fazer esse percurso por aproximadamente 6 vezes, totalizando 12h de trabalho diário. Diversas empresas de vários países estão dispostas a entrar na batalha para a produção e comercialização desses ônibus e os departamentos de engenharia devem estar trabalhando arduamente para viabilizar esses projetos, que têm um grande potencial lucrativo. 

Até o momento, só se enxergam vantagens ambientais e financeiras nesses projetos. Isso é ainda mais relevante em um país como o Brasil, que possui uma matriz energética com mais de 70% de fontes renováveis, sendo a energia hidráulica proveniente de hidrelétricas, a principal fonte, mas com um crescimento também na energia eólica e na biomassa. Porém, é importante considerar que, anualmente, devido à alta demanda de energia e aos investimentos insuficientes no setor, as usinas termelétricas são acionadas periodicamente, consumindo principalmente gás natural, mas também carvão mineral e óleo combustível. Essas formas de energia geram milhões de toneladas de dióxido de carbono anualmente. Portanto, um questionamento que essas prefeituras e outras cidades que planejam eletrificar suas frotas de transporte urbano não parecem fazer é: de onde vem a energia elétrica que alimenta as baterias dos ônibus elétricos? Se a energia provém de fontes renováveis, tudo bem, mas esse não é necessariamente o caso, pelo menos não em sua totalidade.

Alguém poderia insistir: "Ah, mas a eficiência do motor elétrico é melhor do que a do motor a combustão". Essa afirmação é verdadeira apenas até certo ponto, pois a energia elétrica que é usada nas residências, comércios, indústrias e órgãos públicos passa por um longo percurso antes de ser utilizada nos veículos. Nesse trajeto, várias perdas são acumuladas, independentemente de ser energia limpa ou não. Dessa forma, um veículo 100% elétrico carregado em tomadas residenciais ou de shopping centers também sofre essas perdas, e o rendimento final não difere muito dos motores a combustão convencionais, mesmo levando em consideração o transporte e refino do petróleo. Além disso, não estamos abordando os graves problemas ambientais relacionados à produção e descarte das baterias.

Diante disso, qual seria a alternativa? Em termos de engenharia, a melhor opção provavelmente seria utilizar veículos híbridos para o transporte coletivo e o etanol de cana-de-açúcar para o transporte individual. O combustível utilizado na década de 80 possui um balanço de emissões neutro e é renovável. No entanto, tanto no Brasil quanto no mundo atual, a abordagem técnica tem sido cada vez menos utilizada e, por vezes, nem considerada. A decisão política e politicamente correta se sobrepõe a ela. Pelo bem da humanidade, sigamos em direção ao transporte coletivo elétrico, independentemente da origem da energia elétrica!?


Alysson Nunes Diógenes  engenheiro eletricista, doutor em Engenharia Mecânica (UFSC), é professor do Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (UP).


El Niño já afeta clima nas áreas produtoras de milho, aponta EarthDaily Agr


No Paraná, o impacto do fenômeno climático pode afetar a produtividade das regiões leste e central do estado


A EarthDaily Agro, empresa que realiza o monitoramento das lavouras de safra por satélite por meio de sensoriamento remoto, identificou que o fenômeno climático El Niño já está atuando nas áreas de produção de milho segunda safra. Os dados dos modelos climáticos europeu (ECMWF) e americano (GFS) indicam temperaturas acima da média para toda a região Sul do país e boa parte do Centro-Oeste, nos próximos 10 dias.“Para o Brasil, durante os meses de junho a agosto, o El Niño normalmente resulta em temperaturas acima da média, diminuindo a chance de geadas, uma vez que ocasiona um inverno mais quente”, explica Felippe Reis, analista de cultura da EarthDaily Agro. 

Nas áreas que semearam mais tardiamente, como Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, as temperaturas mais altas diminuem a chance de geadas, que seria prejudicial para as lavouras, mas podem aumentar a evapotranspiração provocando a redução da umidade do solo. Especialmente no Paraná, se houver baixo volume de chuvas, a produtividade das lavouras pode ficar comprometida principalmente nas regiões onde já há registros de queda da umidade do solo. 

No Paraná, o índice de vegetação (NDVI) apresentou evolução muito ruim no ciclo atual, indicando comprometimento de produtividade em áreas das regiões leste e central do estado. A seca registrada em março teve pouco impacto sobre as lavouras, uma vez que as plantações do estado foram semeadas mais tarde nesta temporada, mas a seca ocorrida em maio parece ter limitado o potencial produtivo do milho. A deterioração do índice de vegetação nas últimas semanas reforça essa teoria. No entanto, o NDVI permanece melhor, se comparado às temporadas 2021 e 2020,  quando houve forte quebra de safra nas duas regiões.

Já o Oeste do Paraná ainda não tem motivo para preocupação. O NDVI está elevado, indicando que as lavouras estão em boas condições. No entanto, a seca esperada para os próximos dias poderá limitar o potencial produtivo das lavouras.

O Sudeste e parte do Centro-Oeste receberam bons volumes de chuva nos últimos dias de maio, mas a seca predomina nos próximos dias, indicando chuva apenas em parte do Mato Grosso nestas. 

 

Processos de fiscalização em andamento na ANPD - Autoridade Nacional de Proteção de Dados - expõe as marcas

   Processos de fiscalização em andamento na ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) expõe as marcas como se todas tivessem cometido o mesmo tipo de violação

 

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) precisa estar junto do mercado para ajudar na jornada de conformidade. Os efeitos negativos reputacionais podem prejudicar a Marca em casos que são de baixa gravidade colocados junto dos de alta violação. Exemplo: uma pessoa que tem sua foto tirada num depoimento que foi dar em uma delegacia e essa foto é colocada ao lado de um assassino. O que causa na imagem pública?

Os primeiros casos no site da ANPD não apresentam critérios claros de escolha da Autoridade para definir a ordem de prioridade da fiscalização. Das mais de 7 mil denúncias recebidas na ouvidoria, mais de 1.200 viraram processos fiscalizatórios e agora mais de 20 instituições estão respondendo ainda em fase inicial de fiscalizações investigativas. Mas isso traz ainda mais impacto. Pois nem é Processo Sancionador.

Diferente de outras autoridades de outros países, a ANPD classificou os casos de forma genérica como verificação de conformidade do tratamento de dados pessoais. Mas isso além de não atender ao princípio da transparência, coloca a todos no mesmo nível de enquadramento perante os olhares da opinião pública.

O site Law GDPR Enforcement Tracker traz uma visão geral das multas e penalidades que as autoridades de proteção de dados na União Européia (UE) impuseram sob o Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE (GDPR, DSGVO). Ela apresenta pelo menos um tipo de análise de conformidade para quem lê e consiga discernir os níveis de problema, com a finalidade de não expor as marcas como se todas tivessem cometido a mesma violação.

Não se pode comparar um caso de análise de tratamento de base legal para uso de CPF dentro de um modelo de negócio de indústria, com um caso de mega vazamento por violação de segurança que traz consequências danosas para todos com efeitos colaterais de aumento de fraude e riscos e danos relevantes para os indivíduos. Não se pode colocar na mesma página e medida de prioridade a análise de um caso sobre aviso de política de privacidade ou prazo de atendimento de direito de titular a um caso em que há perda de dados com prejuízo incalculável devido a sequestro de dados e inexistência de medidas protetivas de segurança. Ou ainda um caso em que haja falta completa de atendimento de solicitações da Autoridade, inexistência de Encarregado, que são requisitos da lei formal, como do artigo 41. Pois senão o DPO (Data Protection Officer) que foi nomeado imagina o que mais não está em conformidade. Então, neste quesito, a ANPD poderia melhorar imediatamente e seguir as referências internacionais, conforme foi apresentado pelo CNPD (Comissão Nacional de Proteção de Dados) na pesquisa de Benchmakring entregue pelo GT2 conduzida em 2022 sob a minha coordenação como Conselheira Titular.

Há poucas informações. Só as partes habilitadas podem saber mais. Isso é oposto do que os DPA (Diretoria de Polícia Administrativa) estrangeiros fazem que pelo menos mencionam os artigos que se refere a instauração da investigação e do processo sancionador: refere art. 6 (princípios), artigos 8 e 9 (políticas e consentimento), artigos 7 e 11 (bases legais), artigo 10 (legítimo interesse), artigo 14 (criança e adolescente), artigos 18 e 19 (direitos titulares), artigo 41 (Encarregado), artigo 46 (medidas técnicas segurança). Teriam que citar isso. Alguns dos mais de 20 casos envolvem todas estas violações de artigos. O que significa que teremos muito provavelmente a possibilidade de aplicação da multa máxima por gravidade alta.

 

Patricia Peck - professora de Direito Digital da ESPM, sócia do Peck Advogados e Conselheira do CNPD - Comissão Nacional de Proteção de Dados.

 

Brasileiros descrentes do Brasil

Há muita gente descrente com o Brasil. Cidadãos de bem, trabalhadores, brasileiros que amam a pátria, cumprem as leis, pagam impostos e contribuem para o desenvolvimento do país. Homens e mulheres que não são pessimistas, mas que se mostram preocupados com a situação nacional.

Mais que isso: são brasileiros que já não conseguem esconder sua decepção com a classe política, com a elite pensante e com a grande mídia, atribuindo a esses segmentos da sociedade grande parte do fracasso nacional.

Não faltam razões para essas pessoas se sentirem dessa forma. Uma delas é o recorrente discurso de governantes e de setores da classe dominante, com eco na grande imprensa, que lhes dedicam amplo espaço e reverberam suas ideias.

Falam sempre e muito sobre estado democrático de direito, democracia, governança ambiental, constituição cidadã e outros lemas que embelezam discursos pomposos porque, de fato, são fundamentais a toda e qualquer nação livre.

Entretanto, tudo soa como cinismo porque o discurso não é acompanhado das ações práticas que o brasileiro espera há tanto tempo, em vão. O que se vê, amiúde no Brasil, é a repetição da retórica da preocupação com a população mais pobre sem a adoção de medidas efetivas para mudar essa realidade. Muito pelo contrário. Assistimos à sistemática reiteração de atos destinados aos mais ricos e poderosos, aqueles que já gozam de muitos privilégios.

O que não se vê é o efetivo enfrentamento das elites dominantes da economia nacional, sempre em defesa dos seus próprios interesses e com inesgotável apetite para os lucros fáceis, mesmo que sabidamente às custas das classes menos favorecidas.

É isso o que alimenta, há décadas, a grande máquina nacional das desigualdades sociais, perpetuando a triste situação em que poucos ganham muito e muitos ganham pouco, ou quase nada.

A Educação, pilar para o desenvolvimento de qualquer país, aqui é tratada como questão menor. Parece que basta a aplicação do percentual mínimo do Orçamento prevista na Constituição. Não é verdade. O Brasil tem baixíssimo número de alunos das últimas séries do ensino fundamental e médio em escolas de tempo integral.

A remuneração dos professores é baixíssima, muito inferior à de várias outras carreiras do funcionalismo público e dos milhares de cargos comissionados nos três entes federativos.  A classe dos mestres sofre com a falta de prestígio e respeito por parte do governo. Ignora-se que, sem a dedicação dos professores, não é possível formar médicos, dentistas, advogados, engenheiros, economistas, nem juízes, nem promotores, nem procuradores que compõem o Judiciário e gozam de polpudas remunerações.

“Sem educação não há salvação”, alardeia antigo chavão, sempre repetido porém jamais levado a sério no país, onde educação nunca foi, de fato, uma prioridade nem de Estado nem de governos. Em recente matéria publicada na imprensa, a educadora Priscila Cruz, cofundadora da organização não governamental Todos pela Educação, questionou: o que falta? O país tem censo, tem avaliação, tem Enem, Ideb, mas há um descompasso entre discurso e atitude. E continuou afirmando que educação não pode mais ser considerada como uma área a mais a ser tocada pelos governos: ela é essencial para que todas as outras funcionem, inclusive para geração de empregos e crescimento.

Em vez de dar o exemplo, a classe política cria mais privilégios para si e se apressa em aprovar anistia aos partidos políticos punidos pelos tribunais em razão de irregularidades cometidos durante suas campanhas eleitorais.

Não se cortam despesas milionárias que custeiam o conforto e as benesses de quem está no poder, em todas as esferas da República. Ninguém toca no manto de impunidade em que se transformou o instituto do foro privilegiado. A corrupção – que custa tão caro ao país – não é combatida com a efetividade que se espera, alimentando a sensação de impunidade na sociedade e o falso sentimento de que o crime compensa.

Vivemos num país com soluções de mentira para problemas reais: fome, miséria, violência, falta de saneamento, saúde precária e educação capenga.

Esse retrato é o berço da descrença e a principal causa da perda de entusiasmo de quem tem muito a contribuir, mas não encontra mais estímulo para isso.

O Brasil precisa de mais verdades e atitudes e menos de promessas e fantasias que ficam bonitas nos discursos, porém não mudam a realidade dos cidadãos.

 

Samuel Hanan - engenheiro com especialização nas áreas de macroeconomia, administração de empresas e finanças, empresário, e foi vice-governador do Amazonas (1999-2002). Autor dos livros “Brasil, um país à deriva” e “Caminhos para um país sem rumo”. Site: https://samuelhanan.com.br


Pequenos negócios estão otimistas com as vendas para o Dia dos Namorados

Sebrae oferece dicas para os empreendedores ampliarem a procura pelos consumidores nessa data


O mês de junho começou e com ele os donos de pequenos negócios dos setores de Comércio e Serviços têm a oportunidade de aproveitar uma das melhores ocasiões do mercado em todo o ano: o Dia dos Namorados. A data só perde para o Natal e o Dia das Mães em termos de vendas. Este ano, a expectativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas é de um crescimento de 8% em comparação com 2022.

De acordo com o levantamento da CNDL, entre os consumidores brasileiros que pretendem comprar presentes na data, a expectativa é de um gasto médio de R$ 232. Seguindo a tendência de anos anteriores, os itens mais procurados são roupas, que representaram 38% das compras no ano passado; seguido de perfumes, cosméticos e maquiagem, responsáveis por 24% da procura em 2022. Com a soma de todas as compras, estima-se que o Dia dos Namorados deve movimentar mais de R$ 23 bilhões entre presentes e celebrações, que incluem jantares, passeios e festas.

A analista de Competitividade do Sebrae Mayra Viana lembra que cada cliente tem um perfil único, que precisa ser atendido de forma personalizada. Para aumentar a procura dos clientes e as possíveis vendas, a analista alerta para a importância de mobilizar as redes sociais da empresa. “O empreendedor precisa caprichar nas postagens, criar mensagens atrativas e com descrições claras. O uso das hashtags também ajuda a promover o engajamento. É papel deles lembrar os clientes que a data está chegando. Essa divulgação pode, inclusive, despertar a vontade de presentear”, comenta. 

Outra dica da especialista é a criação de parcerias com diferentes empresas, proporcionando uma experiência única para os consumidores. “Uma floricultura, uma fábrica de chocolates e uma empresa de bebidas, por exemplo, podem se unir e montar um kit regional. Se as empresas trabalham com serviços, podem oferecer jantares românticos, pacotes de viagem, aulas de culinária ou dança. O importante é ser criativo”, acrescenta Mayra.

Confira outras dicas do Sebrae para aumentar as vendas no Dia dos Namorados


Ressalte os benefícios dos seus produtos

  • A briga por preços não é boa ação nos negócios, mas pode ser amenizada quando a empresa mostra que os seus produtos têm valor além do que o cliente está pagando financeiramente. Inove, use a criatividade e mostre como a sua marca pode servi-lo e resolver as dores e desejos dele, por meio dos benefícios que oferece.

 

Ofereça vantagens!

  • Aproveite esta estratégia para gerar contato e estimular vendas adicionais futuras. Afinal de contas, sempre é bom dar aquele empurrãozinho para o cliente retornar ao seu negócio e tornar-se um consumidor fiel.
  • Que tal usar um cupom de desconto para a próxima compra? Além de gerar um estímulo para a volta ao ponto de venda, ele é um excelente gancho para a sua equipe trabalhar o pós-venda e novas compras adicionais.
  • Quando for relembrar ao seu cliente sobre o cupom de desconto, faça isso da forma mais criativa.
  • Que tal enviar sugestões de compras que estejam em sintonia com o produto que foi adquirido?
  • Associe frete grátis a partir de valores mínimos de compra, se for o caso.
  • Use promoções progressivas para vender mais.
  • Sabe aqueles seus clientes que não têm namorado? Que tal fazer uma ação “presenteie você mesmo” para quem ainda não foi flechado pelo cupido?

Aumente a venda média por cliente durante o Dia dos Namorados

Ofereça opções complementares ao produto ou serviço principal. Embora esses produtos tenham um preço menor, eles podem contribuir para aumentar o tíquete médio e o número de itens por venda.

Ao oferecer opções adicionais, você cria oportunidades para um aumento nas vendas totais. Certifique-se de escolher produtos complementares que tenham uma margem de lucro apropriada para a sua empresa, garantindo que você mantenha uma rentabilidade saudável.

Essa estratégia pode ajudar a impulsionar suas vendas e maximizar os lucros durante o período do Dia dos Namorados.


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