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quarta-feira, 5 de maio de 2021

Pandemia impulsiona uso de assinaturas digitais

Assinatura digital dispensa reconhecimento de firma em cartórios; Tecnologia é segura, reduz custos e facilita a vida das pessoas e empresas

Pixabay




 

Tecnologia proporciona segurança, reduz custos e facilita a vida das pessoas e empresas


 

Após mais de um ano de pandemia e inúmeras adaptações nas rotinas, a tecnologia ganhou ainda mais importância e se tornou uma poderosa aliada nos afazeres diários. Para que os negócios continuem sendo realizados com confiança jurídica e preservando a saúde dos envolvidos, a assinatura digital se popularizou na vida das pessoas físicas durante a pandemia.

 

A funcionalidade permite assinar quase todos os tipos de documentos e contratos, a qualquer hora do dia e da noite sem sair de casa e é recomendada a todas as classes sociais - especialmente quem deseja organizar a vida financeira, evitar a exposição desnecessária na rua e ainda economizar tempo e dinheiro. 

 

Isso porque, com apenas um procedimento, já é possível assinar milhares de documentos ao longo do ano. Assim, evita-se gastos em cartórios, deslocamentos de ônibus ou carro, estacionamento, motoboy, filas de espera, aglomerações ou impressões de papéis.

 

“Mais de 500 serviços públicos já utilizam e aceitam as assinaturas digitais em suas atividades. Num dos cálculos realizados, notamos que os brasileiros desperdiçaram 146 milhões de horas por ano em deslocamentos, filas e burocracia. Com a tecnologia, a vida ficou mais fácil”, explica a explica a sócia-diretora da Ative Certificado Digital, Paula Renata Nogueira.

 

Por enquanto, a assinatura digital só não é aceita em quatro situações: registros de nascimento, certidão de óbito, escritura de compra e venda de imóvel e em registro de imóveis.  


 

Crescimento acelerado


Devido a todas as vantagens geradas pelo uso da assinatura digital, Paula vive uma situação oposta à economia nacional. Sua empresa cresceu mais de 60% em 2020 em relação a 2019. A procura é tanta, que ela emite cerca de 200 assinaturas digitais por mês.

 

“Não é só advogado, contador ou médico que nos procuram. Atendemos donas de casa, profissionais liberais e microempreendedores que entenderam a segurança, a economia e a praticidade em assinar os documentos sem sair de casa ou do escritório”, conta.


 

Exemplos práticos


A contadora Elicéia Josiane Mikos Cândido utiliza a assinatura digital desde 2013, quando abriu seu escritório. Com a tecnologia, ela resolve problemas complexos na Receita Federal e ganha agilidade na abertura de empresas - tudo de forma digital, sem precisar se deslocar.

 

“Utilizo essas funcionalidades pelo menos dez vezes num mês. Isso ajuda e muito no resultado da empresa”, explica.

 

Outro exemplo envolve a BRF, que reduziu em 72% o tempo de formalização de contrato, de 25 para 7 dias. Como atua com cerca de 5 mil fornecedores, a economia de tempo foi enorme e a produtividade cresceu.

 

O círculo virtuoso começa a ocorrer quando um fornecedor é convidado pelo seu cliente a assinar digitalmente os documentos. Depois de conhecer o processo, a tendência é que esse prestador de serviço comece a implementar em sua própria empresa para então repassá-la à sua rede de relacionamentos.


 

Origem e crescimento do mercado


O mercado da certificação e assinatura digital existe há 20 anos no Brasil, mas o segmento ainda caminha para a maturidade e consolidação.

 

Atualmente, segundo dados do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, são 10.143.156 certificados digitais ativos. Desses, 5,2 milhões são de pessoa jurídica e 4,8 são de pessoa física. A expectativa é que, até 2022, existam cerca de 40 milhões de certificados digitais no Brasil.

 

“Quem já descobriu e adota as vantagens do universo digital não quer voltar para o meio físico, com vai e vem de documentos, carimbos, gastos e perda de tempo. Isso ficou para trás”, enfatiza a sócia diretora da Ative.


 

Rápido, barato e seguro


O processo de obtenção de uma assinatura digital é rápido e pode ser feito por videoconferência. Com a documentação exigida, em cerca de 24 horas já é possível usufruir da tecnologia e assinar os documentos digitalmente.

 

Os procedimentos envolvidos no serviço são sofisticados, envolvem operações matemáticas que geram código único e um sistema de chaves criptografadas que impede fraudes. “Uma simples tentativa de adulteração faz com que a assinatura seja rompida”, ressalta Paula.

 

O custo anual para ter uma assinatura digital é de R$ 130 para pessoa física e de R$ 190 para pessoa jurídica. Se comparado às despesas com cartório e deslocamentos para assinar um contrato de aluguel, ela se paga em cerca de um mês.



Você Sabia?

Série do Detran.SP esclarece mudanças no Código de Trânsito Brasileiro em vídeos explicativos 

 

De maneira didática e objetiva, o diretor-presidente do Departamento de Trânsito, Ernesto Mascellani Neto, fala o que muda com as novas regras


Com o objetivo de levar a informação de maneira didática e objetiva à população, o Detran.SP preparou a série “Você Sabia? para abordar as principais mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor desde 12 de abril em todo o País. Ao todo, são oito vídeos com aproximadamente um minuto cada, que trazem o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto, explicando as alterações de destaque que impactam diretamente na vida dos cidadãos. Os vídeos estão disponíveis na playlist “Conversa com o Presidente”, no canal do Detran no youtube.

 

O primeiro vídeo aborda o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), novidade que vai informar o motorista de suas multas e da pontuação na CNH, por meio digital, além de possibilitar descontos no pagamento das infrações cometidas aos condutores cadastrados.

 

As mudanças sobre o Curso Preventivo de Reciclagem também estão na playlist no segundo vídeo, assim como o que mudou na utilização da cadeirinha e dos demais equipamentos de segurança para as crianças, tema do terceiro vídeo. Aliás, os pequenos também estão relacionados ao quarto vídeo que traz o aumento da idade mínima para que eles possam acompanhar os responsáveis nas motocicletas. 


Outro assunto que gera interesse e sua repercussão é fundamental para esclarecer as dúvidas dos condutores é as mudanças na validade do Exame para a Renovação da CNH. O quinto vídeo traz os detalhes dos prazos de cada grupo, dividido por idade. 

O sexto aborda um tema polêmico e muito debatido durante a implantação das novas regras no CTB: o aumento no limite de pontos para a suspensão da carteira de motorista. O vídeo traz dados de CNHs cassadas ou suspensas no Estado e explica os novos limites, mas reforça a necessidade da responsabilidade ao volante para uma condução segura, independentemente das sanções previstas. 

Falar sobre prevenção de acidentes também envolve outros modais, como as bicicletas. Só no ano passado, 400 ciclistas morreram em ocorrências de trânsito no Estado de São Paulo, tema do sétimo vídeo que traz informações sobre as mudanças nas infrações relacionadas aos motoristas que não respeitam os condutores das bikes. 


Por fim, o oitavo vídeo inclui informações sobre como irá funcionar o Registro Nacional Positivo de Condutores, iniciativa criada para prestigiar os bons condutores com benefícios fiscais ou tributários. Vale a pena ficar por dentro! 

 

Clique aqui para conferir a playlist completa!

Maio Amarelo

 CCR ViaOeste e CCR RodoAnel orientam pedestres sobre travessia segura nas rodovias


Concessionárias promoverão campanhas educativas nas passarelas no Sistema Castello-Raposo e trecho oeste do Rodoanel


Atravessar as rodovias e caminhar próximo às pistas é um grande perigo. Para alertar os pedestres sobre o alto risco de acidentes e sobre a gravidade das consequências, os profissionais da CCR ViaOeste e CCR RodoAnel estão promovendo ao longo deste mês diversas campanhas educativas, que integram o Maio Amarelo, uma iniciativa proposta pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e que tem apoio das concessionárias e ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo). 

Em todas as ações serão distribuídos folhetos com dicas de segurança, ressaltando a importância da utilização das passarelas para travessia das rodovias. A recomendação das concessionárias é a população atravesse somente dispositivos adequados, como passarelas e passagens em pontes e viadutos. 

Também será enfatizado que caminhar próximo às rodovias é muito perigoso, em decorrência da velocidade dos veículos. O procedimento mais seguro é permanecer o mais distante possível das pistas, preferencialmente atrás de defensas metálicas ou barreiras. 

O informativo distribuído pelas duas concessionárias possui ainda outras dicas aos pedestres, como andar sempre no sentido contrário dos veículos; usar roupas claras, principalmente à noite; embarcar e desembarcar de ônibus nos locais corretos; aguardar o ônibus se afastar para iniciar a travessia; olhar para os dois lados da pista e realizar a travessia em linha reta. 


Programação das próximas campanhas para pedestres:

07/05/2021 - das 9h às 11h - Rodovia Castello Branco, km 26, em Barueri

08/05/2021 - das 7h às 9h - Rodovia Castello Branco, km 22, em Barueri

11/05/2021 - das 7h às 9h - Trecho Oeste do Rodoanel, km 16, em Barueri

18/05/2021 - das 7h às 9h - Trecho Oeste do Rodoanel, km 16, em Barueri

19/05/2021 - das 7h às 9h - Rodovia Raposo Tavares, km 40, em Vargem Grande Paulista

25/05/2021 - das 9h às 11h - Rodovia Castello Branco, km 26, em Barueri

25/05/2021 - das 7h às 9h - Trecho Oeste do Rodoanel, km 16, em Barueri

31/05/2021 - das 7h às 9h - Rodovia Castello Branco, km 22, em Barueri

 


O MOVIMENTO

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.


Mais informações sobre o movimento podem ser obtidas no site www.maioamarelo.com


www.viaoeste.com.br /  www.rodoaneloeste.com.br


Consumidores precisam estar atentos às compras online feitas para o Dia das Mães, mostra Serasa Experian


O Dia das Mães é uma das datas que mais movimentam o varejo no Brasil e, neste ano em que ainda são necessárias medidas de distanciamento social, as vendas no ambiente digital ganharam ainda mais importância. A praticidade e ofertas são diferenciais das vendas eletrônicas, mas é preciso estar atento a segurança do site para evitar fraudes.

Uma das formas mais simples para verificar a segurança do endereço eletrônico é pelo certificado SSL (Secure Sockets Layers), que funciona como uma camada de proteção em sites de diferentes segmentos. Identificado por um cadeado ao lado do endereço URL no navegador e pela letra S no endereço eletrônico – https:// no lugar de http:// –, o certificado criptografa as informações das transações que são feitas nas páginas, tornando impossível o acesso aos dados no caso de uma tentativa de fraude.

Os sites que contam com o certificado SSL reduzem as brechas para que golpistas consigam obter informações trocadas entre consumidor e empresa, o chamado phising. Podem ser roubados dados como nome, endereço e CPF, que são usados comumente para negócios sob falsidade ideológica ou obtenção de crédito em nome de outras pessoas. Além de obter o certificado digital, as empresas podem ter outras ações para aumentar as vendas e manter a segurança digital. Confira as dicas da Serasa Experian:

  1. Só inclua suas informações pessoais e dados de cartão de crédito se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro. Uma prática muito utilizada pelos golpistas no ambiente online é a de *phishing, a qual os criminosos copiam as informações trocadas durante uma transação, para utilizá-las posteriormente em uma fraude de identidade;
     
  2. Desconfie sempre de ofertas com preços muito abaixo do mercado e milagrosas. E-mails com valores, promoções e vantagens muito especiais merecem desconfiança. Nesses momentos, é muito comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas bastante conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar pegar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
  1. Em caso de ofertas de lojas desconhecidas, faça uma pesquisa em sites dedicados à avaliação e reputação de lojas virtuais;
  1. Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminem os dispositivos com vírus para funcionarem sem que o usuário perceba;
  1. É extremamente importante manter atualizado o antivírus do seu computador, diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões.


Empresas buscaram novas tecnologias


Uma pesquisa recente da Serasa Experian mostrou que os empreendedores viam as novas tecnologias como uma das principais oportunidades que a pandemia trouxe para os negócios. Além dela, as novas formas de vender e inovar e empreender também foram citadas. A Serasa Experian auxilia as empresas e fornece conteúdos gratuitos para quem ainda precisa migrar seu empreendimento para o ambiente digital.
 

 

Serasa Experian

www.serasaexperian.com.br


Especialista destaca a importância do Marketing Digital para os pequenos negócios no cenário de pandemia

Tcharla Bragantin é coordenadora dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Módulo e FASS e avalia como os empresários tiveram de se adaptar às ferramentas virtuais para dar continuidade aos negócios e ofertas de produtos e serviços


Com a crise econômica e o mercado de trabalho instável por conta do cenário de pandemia, os pequenos negócios, as empresas e os demais trabalhadores tiveram o desafio de se reinventar para dar continuidade às atividades e ofertas de produtos e serviços. E um grande aliado nesse processo foi – e tem sido – o marketing digital.

Segundo a professora e coordenadora dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Módulo e Faculdade São Sebastião (FASS), Tcharla Bragantin, o marketing digital é uma forma de utilizar a internet como meio de divulgação de produtos e serviços por meio das ferramentas digitais disponíveis, como sites, redes sociais, blogs, e-mail marketing, entre outras.

“A internet mudou a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes. Pesquisas recentes apontam que o Brasil é o segundo país do mundo onde as pessoas passam mais tempo na internet, em média nove horas por dia. Então, toda empresa não só pode como deve adotar o marketing digital para se relacionar com seus clientes, pois com essas ferramentas digitais é possível estabelecer uma forma de comunicação bem próxima e assertiva com eles”, enfatiza Tcharla.

A especialista destaca que no atual cenário é primordial que os empresários, especialmente os pequenos, migrem (ou integrem) seus processos para as mídias, plataformas e sistemas digitais. E muitos se adaptaram na pandemia. “Esse contexto não se mostra como algo passageiro, pelo contrário. À medida que a tecnologia avança, as pessoas têm utilizado cada vez mais a internet e, nesse sentido, o marketing digital se torna aliado dos pequenos negócios que buscam acompanhar esse processo de evolução”, explica a professora.

Para quem ainda não aderiu à estratégia de migração ou mais integração ao marketing digital, a docente orienta o auxílio profissional, como uma assessoria para implantar novas tecnologias. Além disso, Tcharla estimula o estudo. “Nunca é tarde para se reinventar, aprender e implementar algo novo”, diz.


Marketing Digital e as suas atribuições

Segundo a professora Tcharla, um dos grandes benefícios do marketing digital é a possibilidade de utilizar diversas mídias digitais simultaneamente para ampliar a visibilidade de pequenos negócios. Além de aumentar o alcance da marca, é possível segmentar o público e desenvolver conteúdos específicos conforme o perfil dos clientes e potenciais compradores desses pequenos negócios.

“Mas para alcançar resultados positivos é necessário dedicar tempo e grande esforço no desenvolvimento de conteúdo significativo, e por isso é importante que os pequenos negócios conheçam seu público-alvo. Dessa forma, é possível criar identificação com a marca. Além de consumir, ele poderá compartilhar com outras pessoas, dando mais visibilidade e maior alcance. Já o que pode se tornar uma desvantagem são os desafios que podem surgir, como não acompanhar as ações e não mensurar os resultados, especialmente no cenário atual que se transforma constantemente”, contrapõe.

Por fim, a docente lembra que há clientes que preferem as mídias tradicionais, como os imprensos, rádios e televisão. “Eles podem não estar inseridos no mundo digital. E nesse sentido é importante destacar que é preciso utilizar a estratégia de marketing que melhor se adequa ao perfil do cliente e público-alvo”, conclui.

 


Centro Universitário Módulo

www.modulo.edu.br 


Preço do diesel recua em abril após cinco aumentos consecutivos, aponta Ticket Log

 Valor médio do litro do combustível foi de R$ 4,449


O mais recente levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL) confirmou a tendência apontada na primeira quinzena de abril de recuo nos preços do diesel e do diesel S-10. Na comparação com o fechamento de março, o valor médio por litro do diesel recuou 0,84%, e o combustível foi comercializado a R$ 4,449. Já o diesel S-10 foi encontrado nas bombas a R$ 4,496, após redução de 0,93%.

“As taxas de recuo abaixo de 1% não são tão expressivas quanto os aumentos registrados nos últimos meses, mas interrompem uma sequência de cinco altas consecutivas até março”, pontua Douglas Pina, Head de Mercado Urbano da Edenred Brasil.

No recorte por região, ambos os combustíveis apresentaram redução dos preços em abril em todas elas. A Região Sul registrou as maiores baixas, de 1,57% no preço médio do diesel, e 1,58% no valor médio por litro do tipo S-10.

O Sul também apresentou os menores preços. O tipo comum foi comercializado a R$ 4,064 nos postos da região, e o tipo S-10, a R$ 4,102. Já os preços mais altos foram encontrados no Norte. O valor médio por litro do diesel comum nos postos nortistas de R$ 4,744, recuou 0,02% em relação ao fechamento de março, e o diesel S-10, a R$ 4,783, apresentou redução de 0,21%.

O estado com os combustíveis mais caros em abril foi o Acre. Nos postos acreanos, o diesel comum foi comercializado a R$ 5,306, após recuo de 0,56%, e o diesel S-10, a R$ 5,290, alta de 0,21% em relação a março. O Paraná apresentou os combustíveis mais baratos, com o tipo comum a R$ 4,011 nas bombas, e o tipo S-10, a R$ 4,045.

“O recuo nos preços do diesel nos postos paranaenses foi o maior do País em abril, de 2,17%. Já o maior aumento foi registrado no Pará, de 1,06%. O estado com maior redução nos preços do tipo S-10 é o Maranhão, de 2,36%, e com a maior alta é o Amapá, de 0,91%”, destaca Pina.

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 18 mil postos credenciados da Ticket Log, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 25 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.




Ticket Log

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Apoio da Frente Parlamentar Ambientalista ao marco legal da geração própria de energia reforça papel do legislativo em políticas sustentáveis, diz ABSOLAR

Em carta, parlamentares destacam que o projeto de lei 5.829/2019 colocará o Brasil no caminho da sustentabilidade, almejada pelo mundo 

 

O apoio da Frente Parlamentar Ambientalista, declarado publicamente ontem (4/5) em carta assinada pelo presidente da frente, deputado federal Rodrigo Agostinho, à aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 5.829/2019, que estabelece marco legal para a geração própria de energia renovável no Brasil, reforça o papel do legislativo na construção de políticas sustentáveis.
 
A afirmação é do presidente-executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia. Segundo ele, a manifestação reflete a postura proativa dos deputados ambientalistas em prol de políticas públicas de desenvolvimento sustentável no Brasil.
 
Na carta, os parlamentares dizem que o PL colocará o Brasil no caminho da sustentabilidade, almejada pelo mundo. “Ele garante, em lei, o direito de todo cidadão de gerar e consumir sua própria energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis. O crescimento desta geração própria de energia se converte em amplos benefícios para toda a sociedade e contribui para a redução de custos dos demais consumidores brasileiros”, diz a carta.
 
O documento menciona que a energia solar nos telhados é fundamental para a criação de empregos e diminui a utilização das usinas termelétricas responsáveis pela emissão de gases poluentes. “Ainda, a geração própria evita a bandeira vermelha na conta de luz de todos os consumidores, haja vista essa ser aplicada justamente quando se acionam as poluidoras e caras termelétricas.”
 
A carta faz referência aos mais de R$173 bilhões em benefícios líquidos até 2050 para os consumidores brasileiros com a aprovação do Projeto de Lei, que incluem R$ 150 bilhões em custos evitados somente com a redução de custos no uso de termelétricas e mais R$ 23 bilhões de economia em perdas elétricas na transmissão, distribuição e geração da energia elétrica em usinas de grande porte, distantes dos locais de consumo.
 
No total, mais de 35 instituições representativas do setor produtivo nacional apoiam o PL 5.829/2019, que garantirá em lei o direito de o consumidor gerar e consumir sua própria eletricidade por meio de fontes limpas e renováveis, incluindo de produtores rurais, de comércio de bens, serviços e turismo, de pequenos negócios e de defesa do consumidor, entre outros.


Nova Resolução do Cremesp para videochamadas considera anuência do paciente

 O documento orienta médicos do Estado, permitindo a interação entre pacientes e seus familiares em situações que impossibilitam o contato pessoal


A autonomia do paciente em decidir sobre práticas médicas que serão ou não realizadas em seu corpo, após devidamente esclarecido, é uma conquista da Medicina moderna. O mesmo princípio bioético se aplica ao uso da imagem do paciente, que deve ser o real detentor do poder de autorizá-lo ou não. A garantia de tal direito é o ponto central de Resolução publicada pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) em 04/05/2021.  O documento se destina a orientar os médicos do Estado sobre o uso ético das videochamadas, permitindoa interação entre pacientes e seus familiares em situações que impossibilitam o contato pessoal entre eles em hospital – como as surgidas em virtude de uma pandemia.

Entre outros pontos, a Resolução deixa claro que os dispositivos tecnológicos como celulares e tablets se tornaram “valiosos” em um contexto que impede visitas e acompanhantes, especialmente para permitir a humanização do atendimento e o contato de entes queridos. Contudo, também reforça que direitos humanos fundamentais e constitucionais nunca podem ser menosprezados, ainda que seja em fase de sobrecarga à saúde pública, como a gerada pela magnitude alcançada pela covid-19.  Por isso, atrela a “visita por videochamada” ao respeito à privacidade do paciente e dos demais que compartilham a mesma unidade de internação, assim como empodera o paciente para que seu desejo quanto ao uso ou não de sua imagem seja conhecido mesmo quando venha a ficar impedido de opinar.

Assim, conforme direciona o Cremesp, se o paciente mantiver a capacidade de consentir, as videochamadas ocorrerão de acordo com sua decisão.  Do contrário, no momento da internação, o médico contará com duas alternativas: na primeira, o paciente poderá designar previamente um representante, a quem caberá responder por ele quanto à videochamada se estiver, por exemplo, sedado ou em coma. Na segunda, o profissional questionaria a existência de diretivas antecipadas de vontade, instrumento ético permitido no Brasil e a ser elaborado enquanto o atendido puder expressar sua autonomia.

Neste caso, orientações específicas quanto às interações em videochamada devem estar devidamente registradas no prontuário. Elas incluem não apenas a vontade ou não de participar das videochamadas, mas também quem da família poderá participar, de acordo com a vontade manifesta pelo paciente.

Outras diretrizes importantes e presentes na resolução abarcam a necessária diferenciação entre videochamadas e outros tipos de filmagens e/ou fotos que não se enquadrarem nas definições previstas no documento.


Autonomia do paciente: o passado que nos ensina a nunca mais ignorá-la

Um dos marcos sobre a importância de se preservar a autonomia do paciente foi um estudo antiético realizado na pacata cidade de Tuskegee, no Alabama (EUA), no qual 600 pacientes afrodescendentes foram mantidos sem tratamento contra a sífilis por cerca de quatro décadas, mesmo depois de descobertos os antibióticos necessários. Objetivo: usar seres humanos como cobaias a pretexto de avaliar a história natural da doença.

A indignação surgida do episódio, além da trazida por experimentos perpetrados por nazistas, durante a 2ª guerra, culminaram em documentos bioéticos como Relatório Belmont e Declaração de Helsinque, nos quais é destacada a necessidade de garantir a autonomia, o consentimento – enfim, a dignidade humana embasada no poder de decisão dos indivíduos – ainda que seja no decorrer de circunstâncias atípicas, como as resultantes de uma pandemia.


Dia Mundial da Senha: saiba como organizações e consumidores podem evitar o roubo de senhas e de seus dados

Imagem de divulgação Check Point 
A Check Point Software Technologies explica que ter combinações diferentes para cada conta, usar um gerenciador de senhas ou implementar a autenticação em duas etapas são regras básicas e eficientes para manter as senhas seguras 

 

Todos os anos, na primeira quinta-feira de maio (amanhã, dia 06), é comemorado o Dia Mundial da Senha, a qual se torna ainda mais relevante neste 2021 devido à dimensão que teve o trabalho remoto. Muitos usuários ainda têm a falsa crença de que um cibercriminoso não tem razão para ter qualquer interesse em um indivíduo ou em seu computador. Por esse motivo, a Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), uma fornecedora líder global de soluções de cibersegurança, destaca nesta data a importância da educação em segurança cibernética e do uso eficaz de senhas aos usuários, principalmente aqueles remotos.  

O expansão do trabalho remoto aumenta significativamente o potencial de violações de segurança em uma empresa e é por esse motivo que a robustez e a força das senhas são mais importantes do que nunca. “As senhas continuam a ser o sistema mais amplamente usado para manter os dados pessoais seguros ou permitir o acesso a um serviço, tanto pessoal quanto profissionalmente, e, portanto, um alvo claro para os cibercriminosos”, adverte Fernando de Falchi, gerente de Engenharia de Segurança da Check Point Brasil. 

Os especialistas da Check Point alertam sobre as principais táticas usadas para roubar senhas e indica as recomendações e os cuidados necessários para evitar que qualquer pessoa ou empresa se torne uma vítima do roubo de senhas e, consequentemente, de dados pessoais e corporativos:

 

Ataque de phishing: esta metodologia se tornou uma das ferramentas mais amplamente usadas para roubar senhas e nomes de usuários. Opera de forma simples: enviar um e-mail que parece vir de fontes confiáveis (como bancos, empresas de energia, entre outras), mas que, na verdade, visa manipular o destinatário para roubar informações confidenciais. Nesse caso, uma das melhores recomendações é escolher habilitar a autenticação em duas etapas. Essa camada extra de segurança solicita que o usuário insira uma segunda senha, que geralmente recebe via SMS. Dessa forma, o acesso a uma conta é impedido, mesmo que os atacantes tenham informações anteriores sobre suas credenciais.

 

Por força bruta ou ataques de dicionário: Este tipo de ciberataque envolve tentar quebrar uma senha por repetição. Os cibercriminosos tentam diferentes combinações aleatoriamente, associando nomes, letras e números, até encontrar o padrão correto. Para evitar que alcancem seu objetivo, é essencial implementar uma senha complicada que dificulte a atuação deles. Para isso, é necessário omitir nomes, datas ou palavras muito comuns. Em vez disso, é melhor criar uma senha exclusiva de pelo menos oito caracteres que combine letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos.

 

Keyloggers (registro de digitação do teclado): Esses programas são capazes de registrar cada clique feito de um computador e até mesmo o que é visto na tela, e depois enviar todas as informações cadastradas (inclusive as senhas) para um servidor externo. Esses ciberataques geralmente fazem parte de algum tipo de malware já presente no computador. A pior coisa sobre esses ataques é que muitas pessoas tendem a usar a mesma senha e usuário para contas diferentes e, uma vez que uma é violada, o cibercriminoso ganha acesso a todas aquelas que têm a mesma senha. Para impedi-los, é essencial usar uma única opção para cada um dos diferentes perfis. Para isso, pode-se utilizar um gerenciador de senhas, que permite gerenciar e gerar diferentes combinações fortes de acesso para cada serviço com base nas diretrizes definidas.

 

“Quando se trata de garantir o mais alto nível de cibersegurança, é tão importante ter as tecnologias mais avançadas quanto prevenir riscos como roubo de senhas”, diz Falchi. “Tanto phishing quanto keyloggers são dois tipos de ataques usados em centenas de dispositivos. Este risco pode ser facilmente mitigado configurando combinações variadas e robustas de pelo menos oito caracteres intercalados com letras, símbolos e sinais de pontuação. Dessa forma, os cibercriminosos terão muito mais dificuldades em obter as senhas e nós, usuários, garantiremos o mais alto nível de segurança em nossos computadores.”

 

 

 

Check Point Software Technologies Ltd.

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https://www.youtube.com/user/CPGlobal 

https://www.linkedin.com/company/check-point-software-technologies 

 

https://research.checkpoint.com/  

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Parceria do Governo Federal com Banco do Brasil e Sebrae levará internet para mil municípios

 Ação é parte do programa Wi-Fi Brasil, coordenado pelo Ministério das Comunicações para democratizar o acesso à banda larga no país


Uma parceria vai unir o Governo Federal, o Banco do Brasil e o Sebrae para levar internet a mil municípios. A conexão de mais brasileiros é resultado de um protocolo de intenções assinado pelas instituições com o Ministério das Comunicações (MCom) na quarta-feira (5), em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções contou com a presença do titular do MCom, Fábio Faria, do presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, e do presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Os novos pontos serão implementados por meio do programa Wi-Fi Brasil do MCom. Com mais de 13 mil pontos de internet via satélite já instalados, a iniciativa leva banda larga gratuita e de alta velocidade a mais de 8,5 milhões de pessoas em todo o país.

Segundo o secretário de telecomunicações substituto, José Afonso Cosmo Júnior, o programa Wi-Fi Brasil é a forma mais imediata de levar conexão à internet a comunidades não atendidas com essa tecnologia. Conectar os brasileiros é um dos objetivos primordiais do MCom, pois isso faz muita diferença na vida das pessoas, na forma com que se relacionam, fazem negócios, se educam ou se divertem.

Por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), operado pela Telebras, é possível conectar comunidades em todo o território nacional. A novidade fica por conta do novo marco que regulamenta o programa Wi-Fi Brasil, consolidado com a publicação da Portaria MCom nº 2.460, no último dia 26 de abril, que permite o estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas para a instalação de novos pontos de conexão de internet via satélite, de qualidade, para populações em estado de vulnerabilidade social.

Nesse contexto, Banco do Brasil e Sebrae serão os primeiros parceiros do MCom para expansão do programa Wi-Fi Brasil.

O Banco do Brasil levará conectividade, democratizando o acesso à internet a 500 municípios, especialmente em praças públicas e centros urbanos. O piloto já começou em 55 cidades dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

“A partir da inclusão digital, fomentaremos a inclusão financeira, com real poder transformador na vida das pessoas dessas cidades, ao oferecer um banco na palma da mão", diz Fausto Ribeiro, presidente do BB. De acordo com o gestor, o “Valoriza Wi-Fi” amplia o relacionamento e a experiência dos clientes, com o apoio de correspondentes bancários que serão pontos de internet ilimitada, gratuita e de alta velocidade. "O acesso aos benefícios digitais ajuda na modernização do município, fomenta a educação, impulsiona o empreendedorismo e a economia local, e ainda fortalece o papel do BB no apoio ao desenvolvimento regional”, considera.

O foco do Sebrae será a implantação da tecnologia em outras 500 cidades, principalmente nas escolas que ainda não possuem internet banda larga. O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destaca que o projeto vai fortalecer o ambiente de negócios nesses municípios, além de viabilizar o acesso aos diversos conteúdos sobre educação empreendedora produzidos pela instituição.

“A participação do Sebrae nessa iniciativa revela nosso compromisso com o desenvolvimento da Cultura Empreendedora no país. Sabemos que através da conectividade com a internet, a vida das pessoas de forma geral é beneficiada. Facilitaremos a comunicação nos municípios, gerando um ambiente mais propício para o crescimento dos pequenos negócios e estimulando a educação empreendedora nas escolas para milhares de crianças e jovens”, afirma.

O Wi-Fi Brasil já atende mais de 9.700 escolas, mais de 600 unidades de saúde e 500 comunidades indígenas. O objetivo é levar conectividade em alta velocidade a localidades do país com nenhuma ou pouca conexão.


Como mudar o processo mental para atender às demandas futuras

Muito tem se falado, estudado e treinado sobre a mudança de mindset com o objetivo de estarmos mais preparados para as demandas existentes e as projeções futuras.


A força produtiva e ativa no Brasil, que ocupa parte da gestão das empresas, não nasceu na era digital, e sim de uma cultura bem diferente do que hoje vivemos.

Aí está o grande desafio. Mindset é construção mediante a bagagem que carregamos ao longo da nossa jornada. A forma como pensamos rege diretamente nossos sentimentos, que por sua vez, influenciam nossas ações e, consequentemente, refletem nossos resultados.

O sucesso vem da qualidade e o padrão da comunicação verbal, física, digital e conexões/networking que nós temos, tudo isso atrelado diretamente com a tecnologia.

A tecnologia permeia desde um simples salão de beleza de bairro, até empresas de grande escala e entrega. Tudo tem tecnologia envolvida. Mas tudo começa na forma como pensamos, ou seja, no nosso mindset.

Encontramos evidências diariamente deste conceito estudado e comprovado por muitos especialistas, que avaliam comportamentos que elevam a performance humana.

Atuando muitos anos na área comercial, inúmeras vezes me deparei com clientes com soluções tecnológicas incríveis disponíveis, porém usando o básico, sem maximizarem as possibilidades, por acharem que não sabem, não precisam ou o famoso “deixa pra lá” logo na primeira tentativa frustrada de usar.

Sabe o porquê? Porque exige mudança! Exige um mindset de crescimento.

Para Carol Dweck, uma professora de psicologia de Stanford, uma das universidades mais renomadas do mundo, e autora do livro Mindset: a nova psicologia do sucesso - o que nos diferencia não é a capacidade intelectual, mas a nossa maneira de como encaramos a experiência.

O mindset é identificado como o responsável pelo modo como cada um encara a vida, e que explica por que alguém é otimista ou pessimista, o que é determinante para o desenvolvimento profissional ou pessoal. Ou seja, o nosso mindset está ligado diretamente à quantidade e qualidade de nossas entregas.

Neste momento de crise, o Growth Mindset (Mindset de Crescimento) possui uma parcela de contribuição ainda maior.
O capital humano, que alicerça e contribui para o crescimento de qualquer empresa, independentemente do tamanho que ela possua, precisa ser cuidado, porque números já apontam crescimento em proporções alarmantes no comprometimento da saúde mental, como preocupação, ansiedade, baixa produtividade e afastamento das atividades de trabalho.

Um estudo feito pela área de inteligência de mercado do Grupo Abril, em parceria com a MindMiners, aponta que 54% dos cidadãos estão extremamente preocupados com a situação da Covid-19, mas o mais alarmante é que os casos de depressão quase dobraram e os de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80%. Segundo pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os problemas de saúde mental estão aumentando em escala preocupante, durante a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social.

É um enorme desafio e a forma como encaramos as adversidades irá determinar nossos pensamentos, que gerarão nossos sentimentos que, por sua vez, interferirão em nossas ações e o resultado será apenas a consequência disso tudo.
Em contrapartida, as empresas a cada dia demandam pessoas mais preparadas, com mente livre para inovar e performar como nunca.
Daí a dicotomia desta situação, de um lado a demanda das empresas por pessoas preparadas para performarem e inovarem e, de outro, o mercado apontando comprometimentos de pessoas importantes.
Por isso a mudança de mindset é tão importante para a nutrição mental com tudo o que for trazer resultado e gerar as melhores tomadas de decisão.
Todos os anos, empresas do mundo todo gastam milhares de dólares com treinamentos de gestores e equipes. Mas, apesar de todo o investimento, nem sempre os resultados são os esperados. 

Treinar sem mudar o mindset de cada colaborador – ou mesmo do gestor – acaba se mostrando uma ação de pouco sucesso.

Segundo os especialistas, mudança de mindset, exige uma programação mental. Isso porque, num primeiro momento, as pessoas podem até demonstrar alguma adesão a novos modelos de trabalho ou gestão. Mas se não tiverem uma programação mental que lhes permitam assimilar esse tipo de conteúdo, a tendência é que tudo caia por terra.

Precisa haver uma conscientização do “porquê mudar” e não somente “o que mudar”.
Um aprendizado fundamental que levo prestando consultoria, é que neste contexto, gestores e colaboradores acabam se beneficiando quando conseguem, de forma definitiva e duradoura, “mudar seu mindset”, o que lhes permite ter uma visão mais positiva e empreendedora, que os leva comprovadamente à um crescimento profissional e empresarial. 
Segundo o economista espanhol José Ramón Pin, professor da IESE Business School, a gestão adequada das emoções é uma habilidade que pode fazer profissionais passarem pela crise com mais serenidade e sem perder o "espírito de luta". Reforço aqui a conscientização e este é o primeiro passo. Precisa haver uma conscientização do “porquê mudar” e não somente “o que mudar”.

Estamos aqui para aprender, crescer, inovar e contribuir para um mundo melhor.

Eric R. Kandel é um neuropsiquiatra austríaco, com o Nobel em Medicina, no seu estudo mostrou como nossos pensamentos, memórias e imaginação podem ativar e desativar certos genes, mudando a estrutura dos neurônios no cérebro.

É incrível, tem muitos outros estudos comprobatórios que nos mostram que nossos pensamentos, vão gerar sentimentos, que vão nos estimular às ações que nos farão chegar em nossos resultados.

O mercado está cheio de oportunidades e pode ter certeza que a cada dia mais demandas chegarão.

Aqueles que estão com sua mente no digital, na transformação, em criar  soluções, aprender e usar novas ferramentas, testar o novo, uma mente ousada, que aceita desafios, aqueles que facilitam às empresas e tiram os enroscos, mentes focadas em usar a inteligência artificial para resolver problemas, pessoas livres para desenvolver suas habilidades, aqueles que extraem o melhor de cada situação e apreciam a diversidade e a pluralidade humana,  serão os que mais contribuirão e não passarão despercebidos. Viverão mais leves.

Entender o mindset, aplicar e treinar até se tornar, é a chave das mentes que estão dispostas a construir o amanhã.

 


Shirley Fernandes - diretora Comercial da N1IT, empresa do Grupo Stefanini

 

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