Pesquisa do Groupon aponta
que, enquanto 57% das pessoas pretendem envolver-se com atividades
carnavalescas, 42% também associam o feriado ao descanso
Em poucos lugares do planeta o
Carnaval é tão celebrado quanto no Brasil – tradição nacional mundialmente
reconhecida, atrai turistas de todos os países para ver as cores, o ritmo das
escolas de samba e a animação nas ruas. Há, no entanto, quem prefira passar o
feriado descansando em uma praia deserta ou jogando videogame em casa. Para
entender melhor como o brasileiro realmente vai pular o Carnaval, o Groupon realizou
uma pesquisa com 1.382 pessoas, em todos os Estados, que trouxe importantes
insights sobre o jeitinho brasileiro de aproveitar o Carnaval.
Para 46,1% dos entrevistados, o
Carnaval é uma oportunidade para esquecer a rotina e se divertir, mas 42,3% das
pessoas afirmaram que também pretendem aproveitar o feriado para descansar e
relaxar. Mesmo assim, 57% dos brasileiros devem se envolver em alguma atividade
carnavalesca este ano – dentre elas, a preferida é a festa de rua, com 45,8%,
seguida dos blocos de Carnaval, apontados por 38,7%. Apenas 11,2% devem
desfilar com as escolas de samba neste Carnaval e 64% vão apenas assistir aos
desfiles, pessoalmente ou pela TV.
“De maneira ampla, os brasileiros consideram o
Carnaval uma festa eclética, com atividades para todos os gostos e todos os
públicos. Há quem prefira aproveitar a data para conhecer um novo restaurante
com a família, há quem pretenda participar da folia e há aqueles que usam os
dias de folga para viajar e explorar novos destinos”, explica Michel Piestun,
CEO do Groupon para América Latina. “É isso que o Groupon oferece a todos os
seus usuários: uma ampla gama de oportunidades e programas diferentes, para que
cada um possa divertir-se à sua maneira”, completa.
Mais de 30% dos entrevistados
já planejaram a viagem de Carnaval. Entre os destinos mais lembrados como sedes
do Carnaval brasileiro, as cidades de Rio de Janeiro e Salvador ainda reinam
absolutas, com 31,4% e 30,4%, respectivamente, seguidas de Recife (7,2%) e
Olinda (5,5%). Entre as palavras mais associadas à data, “diversão” é a
primeira colocada, com 49,7% das menções; apenas 10,6% relacionaram o Carnaval
a “sexo”. A pesquisa também abordou os possíveis aspectos negativos da festa:
61,2% dos respondentes apontaram o excesso de bebida e 50,4%, a alta exagerada
dos preços.