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quarta-feira, 7 de junho de 2023

Aumenta a adesão ao movimento quiet quitting

Você sabe o que significa quiet quitting? Traduzindo de forma literal, quer dizer “desistência silenciosa” ou “demissão silenciosa", porém, neste momento, quem está aderindo não possui intenção de pedir demissão. Esse é um movimento, não coordenado, dos indivíduos que decidiram limitar suas tarefas às estritamente necessárias dentro da descrição de seu trabalho, evitando assim longas jornadas e sobrecarga.

quiet quitting é um movimento que nasce a partir de um desdobramento das demissões voluntárias nos EUA, tema que já abordei aqui, e tem ganhado adesão no Brasil. De acordo com a 22ª edição do Índice de Confiança Robert Half, 52% dos executivos identificaram colaboradores de suas empresas aderindo ao movimento e 57% acreditam ser uma tendência que vai perdurar no médio e longo prazos. 

Diante disso, noto que o quiet quitting é um sintoma cada vez mais comum, não em termos de ocorrência, mas sim de visibilidade. O problema é antigo! Quando falamos que tem mais gente aderindo, significa que tem mais gente dando visibilidade ao tema. É uma resposta ruim aos problemas na organização que reside, na minha visão, especialmente na comunicação entre líder e liderado, e acaba por ampliar os problemas, pois é como se a energia da força produtiva fosse drenada. É como colocar um fator multiplicador menor que 1 na frente da conta “quantidade de colaboradores x horas úteis do mês”.

Apesar de ter sido impulsionado pela Geração Z, o movimento abrange idades variadas, já tendo sido adotado por 11,9% dos funcionários no Brasil. Segundo pesquisa realizada pela EDC Group, multinacional brasileira de consultoria que ouviu mais de 300 profissionais, os quiet quitters são, em sua maioria, homens (67%), assistentes ou analistas (54%). Um terço deles tem entre 25 e 34 anos.

No entanto, precisamos ter em mente que nas empresas esse não é um problema limitado à característica da pessoa que é líder, mas sim suas ações. A capacidade limitada de engajar as pessoas em torno da estratégia da companhia e a dificuldade de gerar foco no que é mais importante, faz com que sobre excesso de trabalho. Afinal, não é função do líder executar tudo sozinho, precisa saber dar prioridades e delegar tarefas para o time, mas quando faz isso de forma errada, torna ainda mais difícil o processo de motivar as pessoas. 

Penso que a pandemia nos fez reforçar o olhar para nós mesmos, valorizar mais as nossas relações pessoais e, consequentemente, aumentou o peso em relação ao trabalho, tirando um pouco do foco e da motivação de antes. Motivação é um tema primordialmente interno à pessoa, pois motivação extrínseca tem prazo de validade curto. Um aumento de salário lhe segura mais um ano na função e até mesmo na empresa, enquanto um ambiente de trabalho bom faz ficar por mais tempo, muitas vezes, mesmo com um salário aquém.

Os OKRs - Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) -, são uma ferramenta diferencial neste contexto. “Ah, Pedro, já tem tanta empresa usando OKRs e continuam com o problema”. Pois é, arrisco a dizer que estão fazendo a mesma coisa que faziam antes, só que dizendo que estão usando essa ferramenta de gestão. Digo isso não pela teoria, mas porque vejo o aumento da quantidade de organizações que já estavam usando os OKRs, mas que não estavam funcionando, sob diversos aspectos.

Por que isso acontece? Porque a implementação dos OKRs na empresa deve ser bem feita, para que consiga oferecer seus benefícios: gerar alinhamento, foco, ter reuniões menos burocráticas, dar autonomia, trabalhar com responsabilidade. Tudo isso vai reduzir o excesso de trabalho e vai ajudar as pessoas a ficarem motivadas trabalhando onde estão, evitando assim que se sintam desconfortáveis em realizar suas funções e eventualmente não coloquem o esforço necessário para conseguir entregar um serviço de qualidade.

 


Pedro Signorelli - um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas.
http://www.gestaopragmatica.com.br/


Luz de esperança para milhares de vítimas de pirâmide financeira no Brasil

A partir dessa terça, 6 de maio, milhares de vítimas das chamadas pirâmides financeiras têm uma nova luz de esperança de que possam reaver seus recursos investidos nesse que é um dos tipos de crime que cresce de forma alarmante no Brasil. A data marca a instauração, na Câmara dos Deputados, da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das criptomoedas. 

O objetivo dessa CPI, que terá prazo de funcionamento de 120 dias, prorrogável por até 60 dias, e que será formada por 32 titulares e 32 suplentes, todos indicados pelas lideranças partidárias, é investigar 11 empresas que foram identificadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), acusadas de divulgarem falsas informações sobre projetos, com promessa de alta rentabilidade, mas que na realidade apenas usavam essa estratégia para atrair as vítimas em um esquema de pirâmide financeira.

Entre as empresas investigadas está a Atlas Quantum, que depois de parar de pagar os investidores, em 2019, soma um prejuízo aproximado de 7 bilhões de dólares a 200 mil pessoas. Um estrago sem tamanho na vida de milhares de brasileiros. 

Vale destacar que, no contrassenso sustentado pelo sentimento de impunidade que até então o move, Rodrigo Marques dos Santos, CEO da Atlas Quantum, cujo comportamento negligente e supostamente fraudulento afetou a vida de muitos investidores, está atualmente residindo confortavelmente na Europa, a salvo do alcance imediato das autoridades brasileiras, enquanto suas vítimas tentam buscar a justiça e sua dignidade. 

É nesse cenário que a CPI mostra a sua relevância. Ela traz esperança de que o caso seja reexaminado com o rigor que merece. Desde o início do escândalo envolvendo a Atlas, as vítimas tentaram sem sucesso obter uma resolução concreta através das autoridades do Estado de São Paulo. Apesar dos inúmeros pedidos de intervenção e da ação civil pública impetrada por um grupo de vítimas, o que se ouve é um silêncio ensurdecedor daqueles que estão em posição de fazer a diferença. 

A CPI é a chance para que se coloque novamente este caso sob os holofotes e intensifique seus esforços para garantir que Marques, CEO da Atlas Quantum, seja responsabilizado por suas ações. Os investidores, muitos dos quais perderam quantias significativas devido à sua conduta imprudente, merecem a justiça que até agora tem sido negada a eles. 

A luta pela justiça é por todos aqueles que foram vítimas da má conduta financeira. Espera-se que a CPI envie uma mensagem clara: a impunidade não deve ser tolerada, e aqueles que abusam da confiança de seus investidores devem enfrentar as consequências de seus atos.

 

Jorge Calazans - advogado criminalista, sócio do Escritório Calazans e Vieira Dias, especialista na defesa de investidores vítimas de fraudes financeiras.

 

Compras online para o Dia dos Namorados devem crescer 29% em 2023, diz Rakuten Advertising

Em 2022 o ticket médio foi de R$ 242,00, para este ano,
 a companhia prevê um aumento de 29%, para R$ 312,00.
 Freepik


Levantamento da companhia estima alta do ticket médio nas compras intermediadas por anúncios online, com maior parte das conversões vindas do público masculino

 

Responsável por grande parte do movimento no e-commerce ao longo do mês de junho, o Dia dos Namorados deste ano deverá impulsionar os gastos dos brasileiros, em sua maioria entre os homens, em relação à data celebrada em 2022. É o que aponta um levantamento da Rakuten Advertising, especializada em tecnologia para publicidade e marketing digital.

 

Tendo como base as compras via internet intermediadas por anúncios online e motivadas pelo Dia dos Namorados do ano passado, o ticket médio – estimativa do valor gasto por cada consumidor – foi de R$ 242,00. Para este ano, a companhia prevê um aumento de 29%, para R$ 312,00.

 

“Com os mais recentes aperfeiçoamentos no setor de e-commerce, especialmente na agilidade da entrega, o brasileiro hoje consegue realizar suas compras -- mesmo aquelas de última hora -- de forma 100% digital. A tendência é que com as facilidades de pagamento e frete, o consumidor se sinta mais confiante para gastar um pouco mais no presente, ao passo que os anunciantes ampliam os investimentos em publicidade online para estimular a conversão”, diz Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil.

 

Considerando a performance do ano passado, um estudo da Neotrust, apontou que o número de vendas digitais na data cresceu 9,8% em relação a 2021. No período de 28 de maio a 11 de junho de 2022, foram realizadas 15,4 milhões de compras online, com um faturamento total de R$ 6,5 bilhões – 0,3% acima do valor de 2021.

 

Para 2023, a expectativa é por uma continuidade desse crescimento, dentro da média dos últimos três anos. Além disso, a alta na procura por presentes para a pessoa amada deve fazer com que o número de cliques aumente em 200 mil neste ano, uma variação positiva de 20% em relação ao ano passado, aponta levantamento da Rakuten Advertising.

 

Os presentes que estarão em alta

 

As categorias de vestuário e acessórios, eletrônicos de consumo e lojas de departamento costumam ocupar as primeiras posições no gosto do brasileiro na hora de presentear para o Dia dos Namorados. Em 2023, compradores online devem procurar também marcas especializadas em presentes, já que cestas de café da manhã, chocolates e flores devem figurar entre os itens mais buscados, assim como perfumes, cosméticos, roupas, calçados e eletrônicos, de acordo com a Rakuten Advertising.

 

Outro ponto que deverá chamar a atenção é a maior concorrência em torno do Dia dos Namorados e outras datas especiais, já que nunca antes o consumidor teve acesso a tamanha variedade de produtos e preços sem sair de casa. 

“Estratégias de marketing digital são fundamentais não só no momento da conversão, mas também para guiar o consumidor até as páginas de vendas. Táticas de fidelização como cashback, ao lado de boas práticas do setor de afiliados, devem estar mais presentes do que nunca para atrair o consumidor”, afirma Tanisho.

 

Rakuten Group, Inc.
global.rakuten.com/corp


LinkedIn lista áreas e habilidades em alta para recém-formado

Dados da plataforma revelam ainda que profissionais com MBA têm mais chances de chegar a um cargo de diretor(a) ou vice-presidente do que os que têm apenas um bacharelado

 

Em um cenário em que cada vez mais profissionais estão conquistando seus diplomas e ingressando no mercado de trabalho para iniciarem suas carreiras, o LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, publica o Guia Para Recém-formados 2023, com o objetivo de apoiar e orientar os iniciantes em seus primeiros passos profissionais. O levantamento trouxe as áreas e indústrias com maior crescimento nas contratações entre recém-formados, além das competências mais citadas nas descrições de vagas de nível iniciante e intermediário. 

O mercado de trabalho está passando por uma série de mudanças e para os recém-formados isso não seria diferente, pois iniciar a carreira em uma realidade pós-pandêmica, de incertezas econômicas e novos modelos de atuação entrando em vigor, é um grande desafio. Em janeiro de 2023, a taxa de contratação do LinkedIn no Brasil, que leva em conta o número de usuários da plataforma que atualizaram seus perfis com novos empregos, caiu 15,8% em relação ao ano anterior para os profissionais com um diploma de bacharel e 23,6% para quem tem um MBA. A taxa geral de contratação no Brasil (ou seja, sem considerar a formação dos profissionais) caiu 15% no período.

“Apesar de não serem positivos, esses números não devem desencorajar os jovens profissionais, pois existem caminhos que podem auxiliar seu sucesso nessa fase inicial. Considerando que os recém-formados podem não ter uma bagagem de experiência muito grande, vemos, por exemplo, uma forte tendência de contratações sendo feitas com base em habilidades, que idealmente devem mesclar o lado técnico e comportamental (soft e hard skills), trazendo atributos que podem ser o destaque que esses profissionais vão precisar nos processos seletivos. Portanto, é muito importante que se concentrem no desenvolvimento de habilidades e, principalmente, estejam dispostos a aprender e se adaptar constantemente”, afirma Guilherme Odri, editor-chefe do LinkedIn Notícias Brasil. 

No caso de quem deseja obter uma visão mais aprofundada do mundo corporativo e desenvolver novas competências, o MBA (sigla para Master in Business Administration) pode ser uma boa alternativa. Dados do LinkedIn, que analisaram os movimentos de carreira de quem concluiu um MBA e daqueles que têm como formação mais recente um bacharelado, mostram que:

  • Pessoas com um MBA têm maior probabilidade de chegar a um cargo de diretor(a) ou vice-presidente do que aqueles que têm apenas um bacharelado – e isso foi observado em todos os setores.
  • Aqueles que concluíram o MBA em 2008 tiveram 70% mais probabilidades de chegar ao cargo de diretor em 10 anos e 106% mais probabilidades de chegar ao cargo de vice-presidente no mesmo período, em comparação com os bacharéis.
  • Mais brasileiros estão investindo nesse tipo de pós-graduação: em 2018, cerca de 54 mil haviam concluído um MBA; em 2022, o número mais do que dobrou, saltando para mais de 123 mil.
  • Os profissionais estão demorando um pouco mais para começar um MBA: aqueles que se formaram em 2018 tinham, em média, 5,2 anos de experiência profissional antes de ingressar no curso. Os formados em 2022 começaram o curso após 6,5 anos no mercado. 

As áreas em alta para recém-formados 

Uma ótima forma de começar nessa busca por um emprego é se manter atualizado sobre as áreas mais aquecidas do mercado. Funções ligadas à educação, à área jurídica e a serviços sociais e comunitários foram as que mais cresceram em contratações entre os recém-formados com um diploma de bacharel, segundo dados do LinkedIn - que levam em conta o primeiro cargo exercido pelos usuários após a graduação e comparam a porcentagem de contratações em 2021 e em 2022.


 



As contratações cresceram 24,7% na área da educação, com profissionais ocupando principalmente vagas como professor e coordenador educacional. Na área jurídica, o crescimento de contratações foi de 22,2%, especialmente de advogados e assistentes jurídicos. Analistas fiscais e analistas ambientais foram as principais contratações na área de serviços sociais e comunitários, que teve crescimento de 15,6%. 


As indústrias mais aquecidas

Outra dica importante para quem está procurando por uma oportunidade é se manter atento aos setores que mais contratam atualmente. Entre os bacharéis, a indústria de petróleo, gás e mineração domina - e Raízen, Vale e CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) foram as maiores empregadoras destes setores. Para aqueles com MBA, o setor de agricultura, pecuária e silvicultura é o de mais destaque - aqui, Syngenta, Corteva Agriscience e AgroGalaxy foram as líderes em contratações no período analisado. 

 



Competências mais buscadas

Para se destacar no universo corporativo e vencer a competitividade do mercado, é necessário desenvolver habilidades e competências que vão além do diploma - e algumas delas são altamente valorizadas por empresas de quase todos os setores. Além disso, é fundamental que os profissionais que estão em busca do primeiro emprego destaquem essas competências nos processos seletivos e em seus perfis do LinkedIn.


O time de dados do LinkedIn analisou as competências mais citadas nos anúncios de vagas publicados no LinkedIn entre 1º de janeiro de 2022 e 13 de março de 2023. Para as vagas de nível de entrada, “habilidades analíticas” foram citadas em quase 57 mil anúncios. O termo era mais comum em vagas de analista financeiro, contador, analista de marketing, assistente administrativo e vendedor. “Microsoft Excel” aparece em segundo lugar, citado por mais de 50 mil vagas. “Administração de benefícios”, “transmissão de propriedades” e “análise de dados” vêm em seguida. 

Para os cargos de senioridade média, “engenharia” aparece em primeiro lugar, citada por mais de 100 mil vagas – a maioria ligada a tecnologia e programação. “Habilidades analíticas”, “automação”, “Java” e “desenvolvimento de produtos” aparecem entre as competências mais citadas. 


Formação gratuita no LinkedIn 

Para ajudar ainda mais no desenvolvimento profissional dos recém-formados e daquelas pessoas que não têm formação, auxiliando-os a  adquirir as habilidades necessárias para conquistarem suas primeiras oportunidades no mercado, a plataforma está oferecendo os seguintes cursos no LinkedIn Learning, disponíveis gratuitamente até dia 23 de junho de 2023: Excel 2021: Formação Básica, Como Desenvolver sua Imagem Profissional, Networking profissional para iniciantes na carreira, Como Escrever um Ótimo Currículo


Metodologia 

Em nossas análises, os profissionais com bacharelado são usuários que têm um diploma de graduação como sua formação mais recente. Os profissionais com MBA são os usuários que têm um MBA como sua formação mais recente - foram excluídos os usuários que fizeram cursos de MBA, mas não se matricularam em um programa completo.

A taxa de contratação do LinkedIn representa o número de usuários que adicionaram um novo empregador ao perfil no mesmo mês em que iniciaram a nova função, dividido pelo total de usuários do LinkedIn no país em questão. 

As competências, por sua vez, foram classificadas com base no número total de anúncios de vagas publicados no LinkedIn entre 1º de janeiro de 2022 e 13 de março de 2023. As áreas com crescimento mais rápido, foram classificadas com base no primeiro cargo exercido pelos usuários após a graduação, e compara a porcentagem de contratações de recém-formados para a mesma área em 2021 e em 2022.  

Já as indústrias com crescimento mais rápido foram classificadas com base nas empresas listadas sob o primeiro cargo exercido pelos usuários após a graduação em comparação com a porcentagem de contratações para a mesma indústria entre 2021 e 2022. Por fim, a média de anos de experiência profissional que uma pessoa com MBA tem antes de iniciar o programa é calculada com base em um ano específico da conclusão do curso. 

Campanha do Agasalho 2023: Fundo Social de São Paulo divulga novos pontos de arrecadação pelo estado

Mais de 400 locais já contam com as caixas oficiais para o recebimento de doações de cobertores e itens de inverno novos ou em bom estado

 

A Campanha do Agasalho do Governo de São Paulo já conta com mais de 400 pontos de arrecadação para o recebimento de itens de inverno que serão distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A partir desta terça-feira, 06/06, as doações na capital e Grande São Paulo já podem ser feitas em todas as estações de trens da CPTM e do Metrô, além dos terminais de ônibus da EMTU e unidades da Sabesp e do Poupatempo. No interior, o recebimento está sendo feito também pelas unidades de Poupatempo e pelos fundos municipais que aderiram à campanha. O Fundo Social ressalta que os itens mais requisitados são agasalhos, meias, toucas e luvas. Peças muito velhas, rasgadas e sujas são inviáveis para distribuição. A lista com os pontos oficiais de arrecadação está disponível no site www.campanhadoagasalho.sp.gov.br

Outra opção para colaborar é com doações em dinheiro na conta oficial da Campanha do Agasalho no Banco do Brasil. Os dados são: conta corrente nº 19.771-8, agência nº 1897-X, CNPJ/MF nº 44.111.698-0001/98. Também é possível doar pela chave Pix doacoesfussp@sp.gov.br 

O Fundo Social de São Paulo também já iniciou a entrega de 125 mil cobertores para doação às pessoas em situação de vulnerabilidade social nos 645 municípios paulistas. Os cobertores foram adquiridos pelo Fussp e estão sendo distribuídos de acordo com dados do CadÚnico, cadastro nacional com informações sobre famílias de baixa renda existentes no país. A entrega vai até 21 de junho e está sendo feita semanalmente aos municípios pela fabricante Nacional Têxtil, localizada em Nova Odessa, na região de Campinas. 


A Campanha

Com o fim da emergência de saúde da pandemia de Covid-19, a Campanha do Agasalho 2023 foi lançada em 18 de maio para retomar a arrecadação de roupas e cobertores novos ou usados para doação a pessoas vulneráveis ou em situação de rua durante o período de baixas temperaturas. Entre 2020 e 2022, a Campanha havia sido substituída pela ação Inverno Solidário, que se restringiu à arrecadação de itens novos devido ao risco de contaminação das peças usadas durante o período crítico da pandemia. 


Apoio de empresas

A Campanha do Agasalho 2023 conta com o apoio de empresas como a Klabin, que doou caixas de papelão ondulado para arrecadação de roupas e cobertores, a Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo do Estado –, responsável pelo desenvolvimento do site oficial da ação e da Nacional Têxtil, que faz a distribuição das caixas de coleta para os municípios paulistas.

 

Doação de tecidos

A campanha também ganhou reforço de empresários ligados à Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), que estão doando tecidos e aviamentos para produção de agasalhos pelos alunos do curso de Costureiro Avançado do Fundo Social. As peças também serão doadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

Mentir um "pouquinho" no currículo tem problema?

Especialista da Luandre aponta porque é importante contar a verdade para o recrutador

 

Segundo pesquisa recente*, 75% dos brasileiros mentem no currículo sobre formação e experiência. O levantamento ainda aponta que 48% dos currículos analisados continham inverdades sobre o tema salário atual ou mais recente.

“Muitos acreditam que devem incrementar o currículo para conseguir uma chance, contudo se a vaga solicita alguns requisitos é porque eles farão parte do dia a do profissional. Por isso, a seleção do CV é uma primeira triagem para entender as habilidades técnicas compatíveis com a função. Antes ou depois da entrevista, também podem ser solicitados testes práticos como complemento”, comenta Larissa Gonçalves, gerente de operações da Luandre RH, uma das maiores consultorias de RH do país.

Larissa reforça que não há problema algum admitir não ter alguma habilidade solicitada pelo cargo, já que as empresas realizam uma avaliação geral do perfil do candidato, ou seja, eles podem não ter uma competência, mas ter outra muito mais relevante para a empresa. Além disso, muitas empresas oferecem boas oportunidades de primeiro emprego ou mentoria interna, visando o desenvolvimento do profissional contratado. “Na seleção, diversas características são analisadas e que vão além da formação e experiência. Analisamos postura, facilidade em se comunicar, além das ambições e motivações em relação ao cargo. Por isso, mentir pode colocar tudo a perder, uma vez que quebra a confiança sobre qualquer outra informação que o candidato possa trazer”, afirma Larissa.  

A título de curiosidade, ela lista as 5 principais mentiras que os candidatos contam e que devem ser evitadas:


  1. Idiomas

Na liderança do ranking, a fluência em idiomas, como inglês e espanhol. Muitos candidatos acreditam que assim vão conseguir melhores oportunidades. E este é um erro, pois em certos casos, a empresa pode fazer testes orais durante a entrevista ou, pior, durante o dia a dia de trabalho esse nível de fluência ser cobrado e não ser entregue.


  1. Salários

Engana-se quem acredita que dizer que ganha ou ganhou um salário maior pode ser uma boa oportunidade de conseguir esse patamar salarial no futuro emprego. Apesar de ser uma informação que pode ser facilmente checada no momento da admissão, ao solicitar os dados do último registro, é importante que o profissional estabeleça sempre desde o início uma relação de confiança evitando que ela seja abalada por uma informação falsa. 

 

  1. Habilidades e competências 

Competências podem ser colocadas à prova durante testes ou apresentação de casos práticos no decorrer do processo seletivo até chegar a entrevista final com a futura liderança, o que colocará o candidato em uma situação descontável, caso demonstre falta de habilidade em algo que afirmou ter no início.

 

  1. Motivos da saída do emprego

Não é necessário entrar em detalhes, mas não se deve mentir sobre a situação ou contexto, a saída de um emprego deve ser encarada como um processo natural e pode ser motivada por vários fatores que vão desde contexto econômico, mudança de estratégia da empresa ou falta de alinhamento com a cultura, entre tantas outras motivações. Essa informação também poderá ser checada entrando em contato com o vínculo anterior, e a mentira colocará em risco a oportunidade atual ou futuras. Ética é um valor inegociável para muitas empresas.


  1. Cargos anteriores

Muitos candidatos alteram o nome do cargo sem levar em conta as atribuições vividas no dia a dia, e essa falta de conhecimento sobre a atuação na função pode ser facilmente identificada no processo seletivo.

Larissa também alerta que em alguns casos mentir pode ser considerado crime. Falsificar um diploma, por exemplo, pode levar a uma demissão por justa causa por ato de improbidade, uma vez que comprovada a fraude.

*Dados da DNA Outplacement

 

Luandre Soluções em Recursos Humanos

 

Qual o impacto e a importância do uso da tecnologia no agronegócio?

O agronegócio é pop, mas ele também é, sobretudo, tecnologia. Afinal, nos últimos anos, vimos crescer gradativamente a presença de recursos tecnológicos nas atividades agrícolas, reforçando a sua importância para o desempenho do segmento. Por sua vez, mais do que enfatizar esse aspecto, é fundamental compreender a fundo quais os impactos e necessidade do uso da tecnologia no dia a dia das atividades desempenhadas.

Não há como negar a participação ativa que o agronegócio possui na economia brasileira. Só no primeiro trimestre deste ano, o setor saltou 21,6%, em relação aos três últimos meses de 2022 – consolidando o melhor resultado em 26 anos.  E, como reflexo desse avanço, acabou impulsionando o PIB que, no mesmo período, cresceu 1,9%.

Tendo em vista a magnitude do agronegócio, é importante destacar a relevância da tecnologia para que o segmento venha mantendo o seu desempenho promissor. Engana-se quem pensa que a sua presença se restringe apenas a maquinários e sistemas de acompanhamento de produção – que, embora sejam peças fundamentais para seu crescimento, o uso de recursos tecnológicos também é essencial para os aspectos de gestão, contribuindo, como exemplo, para guiar o melhor caminho para tomadas de decisão de forma rápida e precisa.

Até porque, mesmo o agronegócio despontando sua relevância na economia, ainda assim, trata-se de um setor que possui suas particularidades. Não à toa, atualmente, vemos um processo de reestruturação tecnológica em que a maioria dos negócios que foram criados em núcleo familiar e com a sucessão das novas gerações, vem buscando cada vez mais aderir métodos embasados na inovação para simplificar e agilizar os processos, garantindo assim uma performance ainda mais eficiente.

Mas, apesar da tecnologia no agro ser uma realidade, nem todas as empresas estão de fato preparadas para utilizá-la. Esse, sem dúvidas, segue como um dos principais desafios a serem superados no setor, uma vez que de nada adianta investir em diversas ferramentas e soluções, sem saber como aplicá-las corretamente de forma estratégica, se tornando um impeditivo para o seu crescimento.

Contudo, para este problema especificamente, há uma solução. Centralizar as informações em um único software, como um ERP, sempre será o caminho mais simples e assertivo para uma gestão eficiente. Através do uso de uma única ferramenta gerencial para as atividades do campo, ganhos como redução de custos e tempo, agilidade, maior dinâmica dos processos, indicadores com total precisão acerca da performance produtiva e a automatização, despontam como benefícios extremamente promissores para o setor.

Obviamente, para que esses ganhos sejam obtidos de forma correta, é preciso contar com o apoio de profissionais experientes na área. E, diferentemente do que se diz por aí, a tecnologia não irá substituir a mão de obra humana, mas sim abrir oportunidades. Afinal, além de impulsionar o cenário econômico, o agronegócio também vem fortificando a sua demanda por profissionais.

Como prova disso, de acordo com o estudo da Agência Alemã de Cooperação Internacional, nos próximos dois anos, o agronegócio deve gerar no Brasil 178 mil novas vagas voltadas para aqueles que dominem as tecnologias digitais. Porém, haveria apenas 32,5 mil profissionais para essas vagas, resultando em um gap de 82%.

Esse é mais um fator que confirma que o agronegócio segue sendo um setor que irá manter o seu alto ritmo de crescimento e oportunidades. Além disso, não podemos deixar de falar da incorporação de cada vez mais tendências nas atividades de campo, desde drones, rede 5G, telemetria, captação de imagens, dentre tantos outros recursos.

Certamente, o cenário empolga. Mas, como falamos, não basta ter a tecnologia, sem saber como usá-la de forma estratégica. Por isso, para se obter exímio desempenho, é fundamental que, durante a jornada rumo a transformação digital, as empresas tenham a presença de uma consultoria especializada no ramo, com a máxima experiência nas dores sentidas pelo segmento e que compreenda as complexidades existentes, orientando no melhor caminho rumo a unificação entre tecnologia e gestão eficiente.

Falar sobre o agro é abrir margem para as mais diversas oportunidades e recursos que podem ser aplicados no setor. No entanto, o seu sucesso dependerá de passos, decisões e conhecimentos que devem ser adquiridos desde já. Devemos aproveitar o máximo crescimento do agronegócio brasileiro e tomar medidas que alavanquem ainda mais o seu potencial. E, para isso, a tecnologia sempre terá sua importância.



Maykell Pereira - diretor de operações da Auma Tecnologia.
 
Rogério Capucho - Co-Ceo da SPS Group, uma das maiores parceiras SAP Business One do Brasil.

SPS Group
https://spsconsultoria.com.br/


Booking.com dá dicas de passeios diferentes para fazer a dois no Dia dos Namorados

Uma pesquisa* da Booking.com, realizada com mais de 42 mil entrevistados em 33 países, incluindo o Brasil, revelou que, em 2022, mais da metade dos brasileiros (59%) escolheram viajar com seus parceiros amorosos. Esse número aumenta para 65% dos participantes quando questionados sobre com quem desejam viajar, também a lazer, em 2023.

Embora as viagens a dois já sejam naturalmente boas pela companhia da pessoa amada, planejar passeios e atrações antes mesmo de chegar ao local é algo que organiza os dias e otimiza o tempo. Inclusive, quase 9 em cada 10 (87%) turistas nacionais* desejam pesquisar essas atividades oferecidas antes mesmo de decidir ir a um destino.

Levando em consideração que o Dia dos Namorados está chegando e pensando nesse planejamento, a Booking.com indica oito passeios pelo Brasil para diferentes tipos de casal curtirem o dia do amor.

 

Apreciando a natureza em Foz do Iguaçu (PR)

O Brasil é um país riquíssimo em natureza e, para 9 em cada 10 (92%) brasileiros*, as belezas de paisagens naturais são um fator importantíssimo na decisão por um destino de viagem. Quando se fala em cenários de tirar o fôlego em território nacional, é difícil não pensar em Foz do Iguaçu, um destino no estado do Paraná riquíssimo nos mais diversos critérios de natureza. As Cataratas, por si só, são um espetáculo que já vale a visita, e o casal que deseja passear pela cidade pode optar por fazer um passeio guiado de um dia inteiro pelo Parque Nacional Iguaçu. Nesse tour, pequenos grupos são levados para explorar a região em torno de Puerto Iguazú, cidade vizinha na Argentina, e para fazer um passeio de barco nas águas das cachoeiras mais famosas do mundo.

 

Voando sobre o Rio de Janeiro (RJ)

O Rio de Janeiro é uma cidade bastante desejada e visitada por aqueles que querem vivenciar a mistura entre cidade grande, praia e natureza. Não é à toa que o destino figura em primeiro lugar em diversos rankings já divulgados pela Booking.com de lugares mais procurados ou reservados em períodos especiais, como feriados e férias escolares. Mas, se caminhar pela orla de Ipanema e adentrar o Forte de Copacabana são passeios excitantes, imagina ver isso tudo do alto? Se o casal fizer parte dos 86% de viajantes que consideram dar uma incrementada no humor um fator decisivo na hora de viajar, eles podem considerar realizar um voo panorâmico sobre a Cidade Maravilhosa. Com esse panorama aéreo, será possível admirar as diversas praias, florestas e montanhas da cidade de um ângulo inédito para grande parte dos turistas.

 

Registrando o amor em São Paulo (SP)

De uns anos para cá, o Beco do Batman se tornou uma atração turística imperdível em São Paulo. Bem no meio da Vila Madalena, bairro boêmio da capital que respira arte de rua, essa travessa é recheada de coloridos grafites em seus muros e galerias de arte cheias de itens de artistas iniciantes e até famosos. Por lá, somente pedestres podem transitar e não é raro encontrar o lugar cheio de curiosos atraídos pelas cores dos murais e procurando o clique perfeito. Para as duplas amorosas que curtem registrar o amor em fotos, uma opção é realizar uma sessão de fotos no Beco do Batman. A atividade será duplamente divertida, tanto pela exploração do local, quanto por eternizar o amor em retratos.

 

Se aventurando de quadriciclo em Natal (RN)

Quando perguntados sobre quais fatores são importantes para escolher um destino de viagem, pelo menos 8 em cada 10 (84%)* viajantes brasileiros apontaram “emoção e aventura” como um ponto crucial. Se os pombinhos que viajarão no Dia dos Namorados estão cansados dos encontros mais convencionais nessa data e fazem parte do grupo dos que procuram uma experiência diferenciada, eles podem considerar um passeio de quadriciclo pela natureza de Natal, no Rio Grande do Norte. Esses trajetos a bordo de veículos de quatro rodas que se assemelham às motocicletas são bastante procurados no destino para quem deseja conhecer o litoral da cidade passando por trilhas, lagoas, dunas e florestas.

 

Degustando os sabores de Salvador (BA)

Nos quatro cantos do Brasil, é possível descobrir aromas e temperos diferentes da culinária nacional. Em Salvador não é diferente e a tradicional gastronomia baiana já é um evento a parte para quem visita a cidade. Mas se o casal de turistas for daqueles que viaja para se deliciar e mergulhar na cozinha local, uma experiência culinária privativa de cinco horas pode ser aquele tipo de passeio do qual eles jamais esquecerão. Antes de começar a cozinhar, os viajantes poderão acompanhar o guia e uma família anfitriã e visitar um dos mercados de frutos do mar de Salvador para comprar peixe fresco, além de outros ingredientes. Ao voltar para casa, eles terão a chance de aprender a cozinhar vários pratos e poderão fazer uma refeição com a comida que prepararam. Uma experiência imperdível para os 89% de viajantes* que afirmam que uma comida local saborosa é motivo para decidir um destino de viagem.

 

Pedalando pela Amazônia em Manaus (AM)

A bicicleta é um dos meios de transporte mais sustentáveis do planeta, já que não emite qualquer gás na atmosfera para sua locomoção. Além disso, é uma ótima opção de exercício físico, pois exige que o condutor esteja sempre movendo suas pernas sobre o pedal a fim de que ela se desloque. Essa mistura de sustentabilidade e exercitar-se tem bastante a ver com a opção de passeio de ciclismo na Amazônia, visto que é por lá, no Amazonas, que se encontra a floresta considerada o pulmão do planeta e, ainda, levando em consideração que mais da metade (55%) dos viajantes brasileiros* desejam estar fisicamente ativos em suas viagens. Neste passeio, o turista poderá andar de bicicleta pelo interior da Amazônia na companhia de um guia com conhecimento da área e experiência em pedalar pelo local. O casal fitness que optar por férias assim poderá verificar alguns dos melhores destaques naturais pelas áreas rurais de Manaus, com uma vista ampla dos rios e da paisagem, podendo realmente mergulhar no cenário.

 

Passeando pela Rota Germânica (SC)

Se o turista brasileiro não vai até a Alemanha, a Alemanha vai até ele! É que no sul do Brasil, mais precisamente em Santa Catarina, existe um passeio cultural pela Rota Germânica, um tour que passa pelas cidades de Ilhota, Blumenau e Pomerode. Para os parceiros que gostam de degustar tortas alemãs, cervejas artesanais, licores e salsichas, bem como apreciar a arquitetura típica do país europeu e curtir um climinha frio, essa é uma boa pedida para o dia dos apaixonados. Uma curiosidade sobre o trajeto é que Blumenau, uma das cidades mais importantes do Vale Europeu de Santa Catarina, é a capital da cerveja no Brasil e abriga a maior Oktoberfest fora da Europa. Outra, é que em Pomerode, cerca de 90% dos habitantes locais falam alemão.

 

Assistindo ao pôr do sol e ouvindo um bolero em João Pessoa (PB)

Há anos, uma tradição local na Praia do Jacaré, em João Pessoa, reúne diversas pessoas na orla e nos barcos para assistir um maravilhoso fenômeno da natureza musicado por um barquinho, que toca a trilha sonora daquele momento. Conta a história que essa tradição teria surgido pois um casal de marido francês e esposa paraibana possuíam um restaurante na beira da praia fluvial e, na hora que o sol se punha, adoravam tocar um bolero para apreciar o momento em paz. O passeio do pôr-do-sol ao som do Bolero de Ravel é imperdível para casais apaixonados que apreciam momentos mágicos e calmos, desejados por 9 em cada 10 (90%)* brasileiros que buscam um tempo para relaxar nas viagens. O passeio ainda será completo com uma caminhada ao longo do calçadão e com a apreciação do artesanato de artesãos locais.   

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 42.513 entrevistados em 33 países e territórios, incluindo o Brasil. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a trabalho ou lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2023. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em janeiro e fevereiro de 2023.

 


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Tristeza e estresse resultantes de endividamento afetam a saúde pessoal e empresarial

Empresários e empreendedores devem buscar equilíbrio entre a vida financeira pessoal e da pessoa jurídica

 

No Brasil, 69,43 milhões de pessoas físicas estão com nomes restritos por conta de dívidas, segundo levantamento realizado pela Serasa. Pelo lado das pessoas jurídicas, o total chega a 6,5 milhões de empresas negativadas. Além do nome sujo e das restrições às linhas de crédito, o alto nível de endividamento desencadeia outros problemas graves aos devedores, especialmente na questão da saúde emocional e queda no nível de rendimento do trabalho, entre outras causas.

 O problema tende a se agravar ainda mais quando existe o cruzamento de situações de dificuldades entre pessoa física e a jurídica. Além dos sintomas na saúde, os problemas podem desencadear em demissões e até levar à falência da empresa. Para que isso não aconteça, empresários e empreendedores precisam dar a importância devida ao equilíbrio na saúde financeira pessoal (Pessoa Física) e empresarial (Pessoa Jurídica) para o bem estar dos negócios, já que manter uma empresa viva não é uma tarefa fácil. 

O diretor da AG Antecipa, Leonardo Guimarães, pontua que uma parcela grande de empresas já vive um cenário muito difícil pós-pandêmico, especialmente no tocante à saúde financeira com restrição de crédito por parte das instituições bancárias e limites baixos de financiamento. “Isso tem provocado um alto grau de estresse, com clientes e fornecedores negociando prazos de faturas e pagamentos”. 

Ele destaca, ainda, que este cenário causa instabilidade, deixando muitas empresas com dificuldades no fluxo de caixa e sem capital de giro para investimento nos negócios. “Esse quadro pode vir a ser um problema grande a longo prazo, uma vez que as companhias não conseguirão cobrir os seus custos fixos e eventualmente, as variáveis, o que pode levar à incapacidade de produção e gerar ainda mais estresse, tanto para a empresa como para a pessoa física por de traz do negócio”. 

Para o professor José Renato Salles, coach e psicoterapeuta, o CNPJ de uma empresa está diretamente ligado ao CPF, ou seja, ao seu dono. Assim, as dificuldades pessoais acabam refletindo diretamente no resultado de negócios da companhia. Além do endividamento alto, cobranças por resultados também estão levando ao aumento de casos de empresários com depressão e outros transtornos psiquiátricos 

“Antes de falarmos de ansiedade e depressão como transtornos psiquiátricos, é preciso lembrar que a ansiedade e a tristeza (essa última mais associada à depressão) são emoções com funções essenciais para a nossa adaptação e bem-estar nas situações mais diversas da vida.”, afirma.  

Salles lembra que o estresse é uma resposta de nosso organismo a uma situação interpretada como de ameaça, e a ansiedade é a reação do organismo ao estresse, com o objetivo de nos preparar para enfrentar a ameaça percebida. “A ameaça surge geralmente em situações de incerteza sobre nosso futuro, dúvidas sobre nossa capacidade de dar conta da ameaça futura ou iminente. Portanto, todos os sintomas típicos de um episódio de ansiedade (aperto no peito, taquicardia, sudorese, boca seca, dentre outros) são como que avisos de nosso organismo para que a gente planeje e execute ações que diminuam as incertezas e nos tragam mais controle sobre a situação” 

Ele ressalta que essa ansiedade se torna um transtorno quando é tão intensa que, ao invés de nos colocar em ação, nos paralisa, podendo nos levar ao pânico e à fuga dos problemas da vida.

“A tristeza, por sua vez, é a emoção que nos informa sobre alguma perda significativa que experimentamos, é a constatação de que algo de valor que tínhamos ou desejávamos alcançar não está mais ao nosso alcance. A tristeza, portanto, nos ensina muito sobre nossa escala de valores, nos pede que reflitamos sobre a real importância daquilo que perdemos, nos sugere que aprendamos sobre os fatores que nos levaram à perda e nos encoraja a promover mudanças em nossas atitudes de modo a evitarmos novas perdas, alimentando nossa esperança.”, Ele acrescenta: “a tristeza só se transforma em patologia quando é tão intensa que nos impede de raciocinar e nos joga na desesperança. São alguns os transtornos depressivos reconhecidos pela psiquiatria, mas o mais clássico é o Transtorno Depressivo Maior, cuja principal característica é a perda de interesse ou prazer em quase todas as atividades da vida.” 

Salles ressalta, ainda, que a ansiedade excessiva no gestor pode induzi-lo a decisões mais impulsivas e a deixar suas equipes “pilhadas”, estressadas com excesso de pressão por resultados, sem a devida e racional coordenação das ações de todos. O gestor ansioso, tende também a não escolher o que não vai fazer, passando uma mensagem clara de que tudo é importante e urgente. Como, entretanto, os recursos são sempre escassos, o efeito nas equipes é o de sensação de falta de controle, originando um círculo vicioso de pressão por resultados inatingíveis e de não entregas que gera mais ansiedade e, depois, desesperança e apatia pela impotência. 

“Não vejo uma cisão entre a pessoa e o empresário. Podemos dizer que o João é pai, esposo, colega, amigo, filho e empresário, mas em todos esses papéis sociais que ele exerce é sempre o João, e em todos eles o João exerce sua influência. Por exemplo, a cultura da organização fundada e/ou gerida pelo João herdará dele muitos de seus valores e crenças pessoais. E se o João não estiver satisfeito em seu papel de cônjuge, por exemplo, tenderá a levar, ainda que de modo indireto, essa insatisfação para seu papel de empresário. É o que conhecemos por contaminação de papéis sociais. Portanto, entendo ser de suma importância a busca pelo equilíbrio e satisfação em todos os papéis sociais que consideramos importantes, pois o desequilíbrio em apenas um deles pode travar em alguma medida a roda da vida”, complementa.

 

Unidades do Poupatempo fecham dia 8 de junho, feriado de Corpus Christi

Postos reabrem na sexta-feira, dia 9, com atendimentos previamente agendados pelos canais digitais do programa

 

Os postos do Poupatempo estarão fechados na próxima quinta-feira, dia 8 de junho, devido ao feriado nacional de Corpus Christi. Na sexta-feira, dia 9, as unidades voltam a funcionar normalmente para o atendimento presencial, mediante agendamento prévio, exceto em Itanhaém e Osvaldo Cruz, que terão feriados municipais. 

Durante o feriado de Corpus Christi, o Poupatempo continuará oferecendo serviços por meio dos canais digitais: portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou ainda pelo Assistente Virtual "P", que atende no site e via WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974. 

Entre as 265 opções online, estão disponíveis a renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, pesquisa de débitos de veículos, entre outros. 

Importante reforçar que o atendimento presencial no Poupatempo só é feito com agendamento prévio e obrigatório de data e horário. O serviço é gratuito, pessoal e intransferível.

 

Feriados municipais 

Sexta-feira, dia 9, as unidades do programa nas cidades de Itanhaém e Osvaldo Cruz não funcionam, devido aos feriados municipais, de Dia do Padroeiro São José de Anchieta e aniversário da cidade, respectivamente. Nesses municípios os postos fecham na quinta (8) e sexta (9) e reabrem no sábado (10), em seu horário habitual. 

No sábado, dia 10, o Poupatempo de Nazaré Paulista ficará fechado, devido ao feriado municipal de Emancipação Política. 

Para consultar endereços e horários de funcionamento das unidades, basta acessar o site www.poupatempo.sp.gov.br e clicar em ‘Locais de atendimento’.


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