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terça-feira, 6 de junho de 2023

O futuro de Deltan Dallagnol nas mãos do STF

A Câmara dos Deputados confirmou a decisão recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que – com um placar de 7 votos a 0 votos - cassou o mandato do então deputado federal Deltan Dallagnol (eleito pelo partido político “Podemos” do Paraná) pela prática ilegal de se esquivar e fraudar procedimentos disciplinares enquanto era Procurador e coordenador da famosa Operação Lava Jato,  com pedido de exoneração alguns meses antes das eleições do ano de 2022 (enquanto exercia o seu ex-cargo de parquet Ministerial).Essa ação afronta a Lei da Ficha Limpa, pois no entendimento do Tribunal Eleitoral houve dolo em se desvencilhar da inelegibilidade com o ato de pedir exoneração com o intuito de concorrer a deputado nas eleições retro, de forma premeditada, já que estava ciente das grandes chances de ser eleito deputado federal. 

Deltan Dallagnou detinha 15 PADs (processos administrativos disciplinares) em tramite no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e, caso fosse sancionado, poderia sofrer de forma legal a aposentadoria compulsória ou até mesmo a perda do cargo de Procurador. Isso porque os PADs tratavam de supostas improbidades administrativas e lesão aos cofres públicos, que poderiam causar demissão e inegibilidade eleitoral.   

Deltan Dallagnol foi o deputado federal mais votado do Paraná, com mais de 340 mil votos, e o seu partido político, é o Podemos (de centro-direita com tendencia mais à direita e economia liberal; uma espécie de democracia participativa através de democracia de direita), inspirado na campanha eleitoral de Barack Obama (ex-presidente dos EUA). 

Entretanto, a Câmara dos Deputados nesse último dia 6 de junho, nas pessoas dos deputados que compõe a mesa diretora, confirmou (em caráter exclusivo de declaração da perda do mandato), conforme já decidido no mérito pelo TSE, a cassação do mandato do deputado Deltan Dallagnol, por ato ilícito na tentativa de fraude e burlar a Lei da Ficha Limpa. 

Acerca da Lei complementar n. 135 de 04 de Junho de 2010, conhecida como “Lei da Ficha Limpa”, que alterou a Lei complementar n. 64, de 18 de maio de 1990, que estabelece, de acordo com o § 9o do artigo 14 da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação e determina outras providências, para incluir hipóteses de inelegibilidade que visam a proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato.   

O artigo 55 da Constituição Federal, incisos III a V, que dispõe da perda de mandato decretada pela Justiça Eleitoral, prevê expressamente que compete à Mesa da Câmara dos Deputados, nos termos do § 3º do artigo 55, tão somente declarar tal perda, após análise apenas formal da decisão da Justiça Eleitoral (requisitos de admissibilidade e outros aspectos). 

No âmbito da Câmara dos Deputados, os procedimentos a serem observados nos processos de perda de mandato previstos nos incisos IV e V da Constituição Federal estão disciplinados no Ato da Mesa n. 37/2009, sendo que no artigo 5º do referido Ato da Mesa, consta expressamente que a análise, no âmbito da Câmara dos Deputados, restringir-se-á aos aspectos formais da decisão judicial, e não em uma análise de mérito e fatos. 

Quem requereu a cassação de Deltan Dallagnol foi a Federal Brasil da Esperança no Paraná e o Partido da Mobilização Nacional (PMN), no fim do mês de janeiro de 2023.   

Importante destacar que Dallagnol, em 01 de Junho de 2023, recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) visando reverter a decisão do TSE.   

No recurso, Deltan Dallagnol requereu através de sua defesa o efeito suspensivo da decisão de cassação e anulação do mandato pelo TSE, visando assim manter a posse do seu cargo e o mandato de deputado federal até o trânsito em julgado. A alegação técnica foi de estarem presentes os requisitos do fumus boni iuris (fumaça do bom direito); do periculum in mora (perigo da demora) com risco iminente; e a presente a existência da possibilidade de reversão da decisão do TSE e sobretudo da presunção da inocência (garantia constitucional).   

Agora, Dallagnol aguarda a decisão do STF, que prolatará decisão final que culminará no trânsito em julgado do processo, confirmando a decisão de cassação ou, então, revogando a decisão, que resultaria na posse novamente do cargo de deputado federal. É certo que que o técnico jurídico legal irá prevalecer no julgamento pelo Supremo. Ou seja, se de fato Dallagnol, de forma dolosa, pediu exoneração do cargo de procurador para se eleger deputado federal e se esquivar da inegibilidade que poderia ser alvo com eventuais condenações e sanções nos PADs, conforme e termos da Lei da Ficha Limpa. E não deverá levar em questão as alegações feitas sobre perseguição política, por ele ter sido ex-procurador e coordenador da Operação Lava Jato, e ter sido um dos cabeças na prisão do atual presidente Lula, que teve sua condenação anulada de forma técnica e legal pelo STF por conflito de competência.



Eduardo Maurício - advogado no Brasil, Portugal e Hungria, presidente da Comissão Estadual de Direito Penal Internacional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), membro da Associação Internacional de Direito Penal de Portugal (AIDP - Portugal ) e da Associação Internacional de Direito Penal AIDP - Paris, pós-graduado pela PUC-RS em Direito Penal e Criminologia, pós-graduado em Direito Penal Econômico Europeu, em Direito das Contraordenações e Especialização em Direito Penal e Compliance, todos pela Universidade de Coimbra/Portugal, pós-graduado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) Academy Brasil - em formação para intermediários de futebol, pós-graduando pela EBRADI em Direito Penal e Processo Penal, pós-graduado pela Católica - Faculdade de Direito - Escola de Lisboa em Ciências Jurídicas e mestrando em Direito - Ciências |Jurídico Criminais, pela Universidade de Coimbra/Portugal.


Marketing Digital: 3 Dicas para você estourar na música




Conseguir destaque no mundo digital é um desafio para os cantores atuais. Por isso, empresas e artistas independentes apostam no marketing digital musical.


Saiba mais:

Com milhões de músicas disponíveis nos meios digitais, os cantores atuais precisam ser criativos para conseguir destaque. Dessa forma, empresas especializadas em música e artistas independentes apostam no marketing digital para gerar visibilidade.

E se você também quer começar a investir em marketing digital musical para alavancar sua carreira, mas não sabe como, confira três dicas valiosas sobre o tema:


1- Tenha presença forte nas redes sociais

Segundo dados da Meta, o Instagram e o Facebook somam mais de 220 milhões de usuários ativos no Brasil. Outra rede social popular no país é o TikTok, que possui 82,2 milhões de usuários, conforme pesquisa da DataReportal.

Assim sendo, ter presença forte nas redes sociais é uma forma eficaz de tornar seu nome e suas músicas conhecidas. Entender as características do seu público-alvo, ficar atento às tendências do momento e interagir com seus seguidores sempre que possível são boas práticas de marketing digital.

Nesse sentido, a dupla sertaneja Cácio & Marcos é um bom exemplo de sucesso nas redes sociais. Com mais de 70 mil seguidores no Instagram, a dupla esbanja carisma em conteúdos variados, sempre com muito humor e dialogando com temas que fazem parte da vida de seus seguidores.
Cácio & Marcos


2- Saiba onde publicar suas músicas

Serviços de streaming como Spotify e YouTube são os principais meios de consumo de música. Desse modo, um artista atual precisa se manter antenado em relação aos streamings para alcançar seu público.

Além de saber escolher os canais certos para publicar suas músicas, o artista precisa conhecer as técnicas para se manter relevante nessas plataformas, aumentando seus seguidores e o número de plays em seus conteúdos.

Investir em artes personalizadas para cada single, realizar parcerias estratégicas e buscar entrar em playlists de fãs e parceiros digitais são formas de obter destaque nas plataformas de streaming.

Um exemplo de sucesso é a dupla de “agronejo” Brenno & Matheus. Os artistas têm mais de 100 mil seguidores e 1 milhão de ouvintes mensais no Spotify. Ao todo, são mais de 70 milhões de streams na plataforma.

Brenno & Matheus

Outro gigante da internet é o rapper gospel Thiagão. São mais de 700 mil inscritos e 130 milhões de streams no YouTube.

Thiagão


3- Invista em anúncios

Por fim, lançar uma música não é simplesmente publicá-la nos streamings. É preciso saber divulgá-la para que a música chegue aos ouvintes. Para isso, criar conteúdos de pré-lançamento, como teasers e links de pré-save, e investir em anúncios são algumas das estratégias utilizadas pela empresa especializada em música New Music Brasil.

E para quem deseja começar a investir em anúncios, Caroline Bezerra, que é responsável pela gestão de tráfego pago da New Music Brasil, explica que o artista deve procurar empresas e parceiros certificados por programas como Google Partners e Meta Business Partners.

Afinal, "como essas certificações possuem critérios rígidos e precisam ser renovadas constantemente, você tem a garantia de que seus parceiros estarão sempre atualizados sobre as últimas tendências e novidades do mercado digital", aponta a especialista.


Como assumir um primeiro cargo de liderança em seis passos

Hoje vamos falar sobre um importante marco na carreira de qualquer um: a primeira posição de liderança. Assumir um cargo de liderança pela primeira vez é um marco significativo em qualquer carreira. Nessa transição, você pode se sentir um pouco sobrecarregado, e é por isso que resolvi compartilhar algumas dicas com você. São práticas e vão lhe ajudar nesse desafio: 

  1. Desenvolva habilidades de comunicação: como líder, é crucial saber comunicar suas ideias de maneira clara e eficaz. Mas a comunicação não é apenas falar - é também ouvir. Entender as preocupações e sugestões de sua equipe é igualmente importante.
  2. Estabeleça metas claras: metas bem definidas dão à equipe um sentido de direção e propósito. Defina metas que sejam desafiadoras, mas alcançáveis, e lembre-se de celebrar as conquistas ao longo do caminho.
  3. Seja um líder acessível: fomente um ambiente de trabalho aberto, onde sua equipe se sinta confortável para compartilhar ideias, expressar preocupações e pedir ajuda. Sua equipe deve ver você como um líder, mas também como um aliado.
  4. Encoraje o crescimento pessoal e profissional: como líder, uma de suas responsabilidades mais importantes é ajudar os membros da sua equipe a crescer e a se desenvolver. Promova oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, e mostre a sua equipe que você valoriza o progresso tanto quanto o resultado final.
  5. Tenha empatia: lembre-se de que cada membro da sua equipe é um indivíduo com suas próprias experiências e desafios. Mostre empatia e compreensão, e esteja sempre pronto para oferecer suporte.
  6. Adote uma mentalidade de melhoria contínua: a liderança eficaz requer a capacidade de adaptar-se e melhorar constantemente. Seja receptivo a feedbacks e esteja sempre em busca de maneiras de se tornar um líder melhor.

 

Lembre-se: a liderança não é uma questão de título ou cargo, mas sim de influenciar positivamente aqueles ao seu redor. Embarque nesta jornada com confiança e comprometimento e você se destacará como um líder eficaz.

 

Ah, se eu soubesse antes...

Esses seis passos são dicas importantes que aprendi ao longo da minha jornada, seja por livros ou pelos líderes que tive. Lembro que foi lendo um livro, "O Princípio da Pirâmide", de Bárbara Minto, que aprendi a me comunicar minimamente. Por mais que tivesse a percepção de comunicação, não conseguia me fazer entender. O problema era tão grave que um diretor para quem respondia teve de ser meu intérprete durante uma reunião com meus pares. 

Seu time tem que entender claramente o que você espera deles e a comunicação é parte disso. Prepare-se para investir muito mais tempo nessa atividade. Lembre-se que será avaliado pelo trabalho de sua equipe, não pelo seu individualmente. A sensação de sucesso ao entregar uma análise ou planilha não mais existirá. Não fique preocupado ao chegar em casa pensando que o dia não foi produtivo, porque ficou o dia todo em reuniões. Esse é o seu novo papel. 

Quanto às metas, pense nelas como mais um desdobramento da comunicação. É sua tarefa garantir que todos tenham compreendido o que lhes é esperado. Desdobrá-las é condição fundamental para que cada um tenha plena compreensão da sua capacidade de influenciar o resultado. Certa vez, garantimos o desdobramento de todos os indicadores e metas da área de Logística. Todos sabiam, se um indicador global estava ruim, qual o seu papel nesse resultado. 

Como conclusão, reforço: liderar é sobre gente. Ao assumir esse novo desafio, sinta se é vocacionado para isso, pois seus parâmetros irão mudar radicalmente. Será sua a função de garantir a harmonia e o resultado, com todas as pessoas incluídas e trabalhando para o sucesso do negócio. Isso é mágico, mas exigirá esforço. Se não for algo que faça seus olhos brilharem, repense. Digo isso, pois o esforço será bem grande.

 



Virgilio Marques dos Santos - um dos fundadores da FM2S, doutor, mestre e graduado em Engenharia Mecânica pela Unicamp e Master Black Belt pela mesma Universidade. Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da Unicamp, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.



MAIS DE 2,8 MILHÕES DE VEÍCULOS NAS PRINCIPAIS RODOVIAS DURANTE O FERIADO DE CORPUS CHRISTI

Concessionárias terão reforço operacional para absorver o aumento do fluxo de veículos

 

Neste fim de semana prolongado do feriado de Corpus Christi (8 de junho), às concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, reguladas pela ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo, terão reforços operacionais e vão intensificar o monitoramento e atendimento aos usuários. A previsão é de que mais de 2,8 milhões de veículos sigam em direção ao litoral e interior paulista pelas principais rodovias de saída da capital e Grande São Paulo a partir desta quarta-feira (07). 

 

“Vamos ampliar a nossa atuação nas rodovias concedidas do Estado para fazer frente ao aumento de tráfego durante o feriado de Corpus Christi , e auxiliar, quando necessário, aqueles que vão pegar estrada com seus amigos e familiares. Assim, garantiremos maior segurança e conforto a toda população”, afirma Milton Persoli, diretor geral da ARTESP. 


 

MONITORAMENTO E ATENDIMENTO

 

Para promover mais tranquilidade aos usuários durante o feriado, os Centros de Controles Operacionais (CCOs) das concessionárias, que fazem a gestão de 11,1 mil quilômetros da malha concedida, contarão com reforço para monitoramento e operação dos equipamentos para inspeção do tráfego e apoio, como contadores veiculares (SATs), câmeras CFTV, painéis de mensagens variáveis (os painéis eletrônicos que informam sobre as condições da rodovia), além de call boxes (telefones de emergência), pontos de wi-fi e estações meteorológicas. 

 

MOVIMENTO NAS PRINCIPAIS VIAS CONCEDIDAS 

 

O movimento deve se intensificar já a partir da tarde de quarta-feira (7) em todas as rodovias sob concessão. Na manhã de quinta-feira (8) também há previsão de tráfego carregado. Já para a volta do feriado, a previsão é de tráfego intenso a partir de domingo (11/06), durante todo o dia.


 

EXPECTATIVA DE TRÁFEGO DURANTE O FERIADO

 

No Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), a expectativa da concessionária Ecovias é de que cerca de 260  mil veículos desçam a serra em direção às praias da Baixada Santista pelas rodovias Anchieta (SP-150) e Imigrantes (SP-160). Com o aumento de fluxo por conta do feriado, o maior movimento deve ser entre as 9h e 13h de quinta-feira (08). Operações especiais poderão ser implantadas, como a Operação Descida 7x3 (sete pistas sentido litoral e três sentido capital). Já no retorno para a capital, a previsão é de que o fluxo seja intenso, no domingo (11), das 10h às 21h. 

 

Pelo Sistema Anhanguera-Bandeirantes devem circular cerca de 1 milhão de veículos durante todo o feriado. Os horários de maior movimento estão previstos no sentido interior, das 15h às 21h de quarta-feira (7). Já para o retorno, é esperado maior fluxo de veículos entre 12h e 21h  no domingo (11)

 

No Corredor Ayrton Senna-Carvalho Pinto (SP-070), a expectativa da Ecopistas para o período é de que cerca de 665 mil veículos passem pelas quatro praças de pedágio das rodovias nos dois sentidos, entre quarta-feira (07) e segunda-feira (12).

 

Já na Rodovia dos Tamoios (SP-099), que leva ao Litoral Norte, o tráfego esperado é de cerca de 121 mil veículos entre os dias 07 e 12 de junho. A previsão é de operação normal (2x2), com duas pistas para descer e duas pistas para subir a serra.  

O Sistema Castello Branco-Raposo, no trecho operado pela ViaOeste, deve receber  780 mil veículos. Para viajar com mais tranquilidade, a orientação aos motoristas é evitar os horários de fluxo mais intenso nas rodovias: Na quarta-feira (7) a previsão é que o movimento de veículos seja maior das 15h às 20h. Na quinta-feira (8), o fluxo deve ser intenso das 8h às 13h. No retorno, a Concessionária estima maior concentração de veículos no sentido capital no domingo (11), das 15h às 20h e na segunda-feira (12), das 7 às 9 horas.

 


RODOANEL


O Trecho Oeste do Rodoanel deve receber cerca de 1,3 milhão de veículos. Há previsão de movimento intenso na quarta-feira (7) das 15h às 20h. Nos demais dias, a expectativa da CCR RodoAnel é de tráfego normal, inclusive na volta do feriado. 

 

Pelos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mário Covas, administrado pela SPMar, devem circular aproximadamente 802 mil veículos neste feriado, entre os dias 7 de 12 de junho.


 

EM CASO DE EMERGÊNCIAS


Caso necessitem de auxílio, os usuários podem entrar em contato com as concessionárias que administram a malha rodoviária concedida. Confira aqui os telefones de emergência de cada uma delas.

 

Projeto de lei aumenta taxas judiciais cobradas pelo Tribunal de Justiça de SP em 50% e pode prejudicar acesso da população à Justiça, avalia JUSTA

  • Proposta foi encaminhada pelo Tribunal de Justiça paulista à Assembleia Legislativa, sob a justificativa de que o valor atual é um dos menores do país
  • Levantamento do JUSTA aponta que o Tribunal de Justiça paulista recebeu mais de R$ 10 bilhões em 2021, o que representou 3,7% do orçamento do estado
  • Segundo o estudo, esse montante é maior que a soma dos orçamentos de dez pastas importantes, entre elas habitação, saneamento e assistência social, além de superar os recursos recebidos por USP e Unicamp juntas
  • Para os pesquisadores do JUSTA, o projeto de lei não deve ser votado em regime de urgência e demanda maior debate público, sobretudo porque o aumento afeta o direito à justiça

 

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) analisa hoje (06/06) a possibilidade de tramitar, em regime de urgência, o projeto de lei 752/2021, que visa aumentar em até 50% o valor das custas processuais no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJPS), passando dos atuais 1% para 1,5%. O projeto foi encaminhado à Casa pelo TJPS, sob o argumento de que o valor atual é um dos menores cobrados no país. A falta de debate em torno da proposta preocupa a sociedade civil. Dados do JUSTA, organização que analisa dados do financiamento e da gestão do Sistema de Justiça, apontam que 3,7% do orçamento total do Estado de São Paulo foi destinado ao TJSP em 2021.

As custas processuais são os valores pagos ao Estado pelos serviços prestados durante a tramitação de ações na Justiça, como despesas relacionadas ao andamento processual, aos serviços da secretaria dos Tribunais, profissionais envolvidos, registros, intimações, entre outros. O orçamento paulista em 2021 girou em torno de R$ 244 bilhões, dos quais R$ 10 bilhões foram destinados ao TJSP. Além disso, R$ 615 milhões foram distribuídos pelo Governo, sem passar pela Assembleia Legislativa, por meio de créditos adicionais. Desse montante, R$ 218 milhões foram destinados ao TJSP.

Para se ter uma ideia da dimensão do gasto público com o tribunal, o montante recebido é maior do que a soma de dez áreas da administração estadual, entre elas pastas de grande demanda por investimentos como Habitação, Ciência e Tecnologia, Assistência Social, Cultura, Saneamento, Gestão Ambiental, Desporto e Lazer, Trabalho, Comunicação e Organização Agrária. Juntas, elas responderam por R$ 9,9 bilhões no mesmo período.

Além disso, o levantamento mostra que o orçamento do TJSP é superior, também, ao de duas universidades públicas paulistas, sendo a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade de São Paulo, que contabilizaram em 2021, juntas, um orçamento de R$ 8,08 bilhões, segundo levantamento do JUSTA.

Para Luciana Zaffalon, diretora-executiva do JUSTA, o valor destinado ao TJSP por si só já é desproporcional ao de outras funções estatais de inegável importância no orçamento público e à sociedade civil e afasta a população do acesso à justiça.  “Esse projeto de lei tem potencial de prejudicar o acesso à justiça ao impor aos cidadãos um custeio extra para ingressar com um processo judicial. Não é razoável que a população pague mais por ações desenvolvidas por uma instituição pública, que já concentra uma fatia expressiva do orçamento. A proposta também traz à tona a necessidade jogar luz sobre questões que envolvem a gestão e o financiamento do sistema de justiça paulista. É uma questão urgente, que precisa ser mais observada pela sociedade”, avalia Luciana.


Folha de pagamento

Dos R$ 10 bilhões destinados ao TJSP em 2021, R$ 7,1 bilhões foram direcionados à folha de pagamento. Além desses recursos, é uma constante a prática de o tribunal receber créditos adicionais, chegando a um total de mais de R$ 1 bilhão em 2019 voltado a pagar salários e benefícios de funcionários. "A prática de transferir recursos aos tribunais por meio de créditos adicionais não é exclusividade de São Paulo. Esses recursos são disponibilizados ao sistema de justiça, na maioria das vezes sem o crivo do Legislativo”, observa Luciana. “Não podemos aceitar que a discussão em torno do PL 752/2021 ocorra de maneira célere e sem a transparência devida. É preciso haver uma justificativa plausível para esse aumento”.


6 erros que levam os consumidores a desistirem de comprar online

Divulgação
 De falta de canais de atendimento até sentir que a empresa não é confiável, usuários revelam suas frustrações no ambiente digital


A opção de comprar online trouxe um novo nível de comodidade e praticidade, permitindo aos consumidores a flexibilidade de fazer compras a qualquer momento, adequando-se às suas agendas de trabalho e estilos de vida. No entanto, nem sempre as compras são concluídas e podem existir diversos motivos para que isso aconteça. Por isso, a oitava edição do CX Trends, pesquisa da Octadesk em parceria com o Opinion Box, ouviu mais de 2 mil consumidores online sobre as experiências de compra deles no ambiente digital e levantou os principais motivos de desistência que afetam diretamente os consumidores e também as empresas. Confira:


De olho nas entregas

O frete é apontado como ponto sensível da jornada do consumidor. No CX Trends 2023, 63% dos entrevistados disseram já ter desistido de finalizar uma compra por causa do preço de entrega e 43% fizeram o mesmo por conta do prazo de entrega muito longo. “Com a economia incerta, os consumidores estão pesquisando mais e gastando menos, por isso é preciso agir de forma inteligente e eficiente. A empresa que investe na conquista do cliente, também precisa  planejar o momento da conclusão da compra. Se o usuário encontra algum fator que impacta diretamente na decisão final, sua empresa corre o risco de aumentar absurdamente o abandono de carrinhos”, alerta Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk.


Preços elevados

O valor do produto ou serviço pode ser fator crucial na decisão de compra. Por isso, o vice-campeão de desistência é o preço elevado com 56%. “No mundo digital, temos acesso a uma ampla gama de opções de produtos e isso significa que podemos comparar os valores e encontrar facilmente ofertas mais atrativas. Se um site apresenta um custo muito acima da média, é natural que os consumidores busquem alternativas mais acessíveis ou até mesmo cupons de desconto e ofertas progressivas, como leve 3 e pague 2, por exemplo”, destaca Ricco.


Confiança

54% dos entrevistados disseram ter desistido de concluir compra por sentir que a empresa não é confiável. A falta de transparência nas informações fornecidas, como descrições, preços, políticas de devolução e até mesmo sobre o atendimento ao cliente pode despertar esse sentimento nos usuários. “Eles precisam se sentir informados para tomar uma decisão. Seja no online ou físico, construir e manter a confiança é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Dessa maneira, adotar práticas transparentes e fornecer um suporte eficiente, faz com que as empresas aumentem a credibilidade e, consequentemente, as chances de conversão” ressalta Rodrigo.


A reputação conta

Com o fácil acesso às informações, os consumidores estão cada vez mais dispostos a pesquisar e ler avaliações antes de finalizar uma compra. 37% dos respondentes afirmaram já ter abandonado um carrinho online por encontrar muitos comentários negativos sobre uma empresa e 33% por se deparar com reviews negativos de produtos. Ricco comenta que "problemas recorrentes com qualidade dos produtos, entregas atrasadas, falta de atendimento ou até mesmo casos de fraude, podem aumentar essas avaliações e influenciar nesta desistência”.


Atendimento

A qualidade do suporte ao cliente também pode ser fator decisivo. 36% já desistiram de uma compra online por causa de atendentes mal preparados, enquanto 35% desistiram por não encontrar canais para falar com a empresa e 18% por ter esperado muito tempo por uma resposta. Rodrigo destaca que os usuários esperam um meio de comunicação eficiente para esclarecer dúvidas, resolver problemas ou até mesmo solicitar assistência. “Se a marca não oferece um suporte acessível, responsivo e eficaz, isso pode afetar a decisão de compra. Neste cenário, é preciso preparar a equipe com treinamento e contar com a tecnologia como forte aliada para automatizar processos repetitivos de atendimento e assim, entregar a agilidade que o cliente deseja”.


Meios de pagamento

O CX Trends 2023 ainda mostra que 31% dos consumidores já abandonaram o carrinho de compras na loja online porque as opções de pagamento não atendiam às suas expectativas e que 25% não encontraram opções de parcelamento. “A hora do pagamento também pode ser um obstáculo. Os usuários esperam encontrar alternativas de pagamento, como cartões de crédito, PIX, boleto bancário e até mesmo pagamentos via WhatsApp. O cliente está nos contando o que ele quer. A partir dessas informações, é preciso se destacar não apenas no produto comercializado, mas, também, na hora do pagamento”, finaliza Rodrigo.


Metodologia 

O estudo foi realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, apoiadas pela Bling, E-goi, Locaweb Company, KingHost e Nextios, e ouviu mais de 2 mil consumidores acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais, em janeiro de 2023. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais.


Pesquisa traça perfil e as principais preocupações dos brasileiros das classes C, D e E que procuram por crédito

 Resultado indica que entre os 1560 respondentes, as mulheres ainda são maioria nas procuras por crédito com 55%

Pesquisa traça perfil e as principais preocupações dos brasileiros das classes C, D e E que procuram por crédito


Entre outras descobertas os resultados indicam que dos 1560 respondentes, as mulheres ainda são maioria nas procuras por crédito com 55% 

Brasileiros das classes C, D e E têm como maior preocupação pagar as contas básicas do mês, seguido pela incerteza sobre como conseguir cobrir as despesas mensais com mercado e alimentação. Os dados fazem parte do levantamento “A Cara do cliente Jeitto”, que busca traçar um perfil do brasileiro que procura por crédito, realizado a partir da base de clientes da fintech. 

Dados do IBGE indicam que 90% dos brasileiros têm renda inferior a R$ 3,5 mil por mês e 70% ganham até dois salários mínimos. O que também representa o perfil dos clientes do aplicativo que oferece soluções de crédito digital ao público das classes C, D e E, e que em março, registrou número recorde de cadastros em seu app, ultrapassando a marca de 350 mil no mês.

A pesquisa indica que as mulheres das classes C, D e E buscam mais empréstimos (55%) e que as pessoas que trabalham por conta própria recorrem mais a crédito para complementar a renda (46% são profissionais autônomos ou empreendedores contra 38% assalariados). Mesmo com renda mensal, 34,8% dos entrevistados têm como maior preocupação conseguir pagar as contas do mês, seguido pelas despesas com mercado e alimentação (22,4%). Gastos com saúde e o medo de precisarem pedir dinheiro emprestado também aparecem nas respostas.

Como maior obstáculo da vida financeira, 27,2% dos participantes relataram a necessidade de pagar dívidas e 23,7% consideram que possuem renda considerável, mas não conseguem se organizar financeiramente para alcançarem seus objetivos. Quando questionados sobre os próximos 12 meses, 17,2% voltaram a citar a quitação de dívidas, enquanto 13,2% querem economizar dinheiro e 9,9% pretendem reformar a casa. 

Sobre economizar dinheiro, 35,4% declaram que conseguem só quando sobra, depois de pagarem o que precisam, enquanto 9,7% não conseguem, pois falta dinheiro para todas as contas e despesas. 

“Procuramos, com essa pesquisa, nos aprofundar cada vez mais nas particularidades dos brasileiros, compreendendo a sua jornada e padrões comportamentais. É muito importante que estejamos conectados, que saibamos de suas necessidades, para oferecer a melhor solução. Além disso, nos ajuda a ter uma dimensão das necessidades da população como  um todo, já que a maior parte dos nossos usuários compõem o padrão de vida dos brasileiros. Isso permite ampliar o impacto e alcance do Jeitto, fazendo que a empresa atinja o propósito de melhorar a relação das pessoas com crédito”, conta Pablo Gomes, CMO.

Participaram da pesquisa 1560 pessoas, entre elas 55% mulheres, 33% entre 35 e 44 anos, a grande maioria de pais e mães (80%) e 70% com casa própria e responsáveis pelas contas do lar. Apenas 19% dos participantes chegaram ao ensino superior e 53% possuem a mesma renda todos os meses. 

Foram considerados os dados demográficos, perfil comportamental sobre as principais preocupações e gestão financeira, objetivos e capacidade de planejamento. Além disso, também entraram na pesquisa considerações sobre os produtos Jeitto utilizados e a forma como são aplicados, além de observação e monitoramento de social listening, que trouxeram informações importantes sobre temas, tom de voz e comportamento dos clientes nas redes sociais. 

 

Jeitto -  fintech


PROGRAMA DE CONCESSÕES REALIZA OPERAÇÃO ESPECIAL PARA TRANSPORTE DO “TATUZÃO”

Deslocamento do equipamento que será utilizado nas obras da Linha 2-Verde do Metrô será feito com interdições na Rodovia dos Imigrantes e Rodoanel

 

O transporte da principal peça do Tatuzão, equipamento que será utilizado nas obras da Linha 2-Verde do Metrô, ocorre na noite desta terça-feira (6). A operação especial para deslocamento será feita pelas rodovias Anchieta (SP 150), Interligação Baixada (SPI-059/150), Imigrantes (SP 160), Rodoanel Mário Covas (SP 021) e SPA-086/021. O peso total da composição - a carga somada ao caminhão e a carreta - é de 325 toneladas. Só a peça pesa cerca de 190 toneladas. Durante a passagem do equipamento, as vias serão interditadas. Os bloqueios para o transporte da principal peça do Tatuzão, o Main Drive, serão realizados entre as 23h de terça-feira (6) e 5h de quarta-feira (7). Na noite desta segunda-feira (5), outras quatro megapeças do equipamento, com pesos entre 85 e 138 toneladas (considerando toda a composição), serão transportadas pelo mesmo itinerário, em operação similar.

 

A máquina, que veio da China e chegou pelo Porto de Santos, será transportada em várias partes - das quais, as cinco deslocadas nesta semana são as maiores. No total, a máquina pesa 2.740 toneladas e tem cerca de 100 metros de comprimento. Nos trechos rodoviários sob concessão, a operação terá a participação de mais de 30 profissionais das concessionárias Ecovias e SPMar e da ARTESP – Agência de Transportes do Estado de São Paulo, além do apoio do DER, Polícia Rodoviária Militar (PMRv), e dos trabalhadores da transportadora especializada contratada para fazer o deslocamento. 

 

Transporte da principal parte ocorre nesta terça-feira

O Main Drive tem 7,8 metros de comprimento e 6,65 metros de largura. O deslocamento através das rodovias do Sistema Anchieta Imigrantes (SAI) e do Rodoanel será feito a uma velocidade de 5 km/h em todo o percurso. A previsão de chegada da carga na área de recuo da SPA 086/21 (antiga praça de pedágio no acesso do Rodoanel para o Complexo Viário Jacu Pêssego) é por volta das 5h. O local é um ponto estratégico para início do trajeto pelos viários municipais até a chegada ao canteiro de obras do Metrô, na Vila Formosa. A partir desse ponto, a operação passa a ser de responsabilidade da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que nos dias seguintes escoltará a carga pelas vias municipais de São Paulo. 

 

Serviço: interdições

Para a realização da operação haverá os seguintes desvios:

·         O tráfego da pista Marginal Sul da Rodovia Anchieta (SP 150) será redirecionado para a Pista Central. 

·         O trânsito no km 62 norte da Rodovia dos Imigrantes será desviado para a Rodovia Anchieta através da Interligação baixada (SP 059);

 

Haverá os seguintes bloqueios:

·         Alças de acesso da Pista Marginal da Anchieta entre o km 59 e 64;

·         Km 62 norte da Rodovia dos Imigrantes (SP 160)

·         Alça do km 274 oeste da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055) - acesso a Imigrantes.

·         Alça do km 274+200 leste da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055) - acesso a Imigrantes.



Trajeto da carga:


A subida da carga especial se dará a partir do km 64,5 ao km 59,1 da Marginal Sul da Rodovia Anchieta. A partir desse ponto acessa a Interligação Baixada (SP 059) com destino ao km 62 norte da Rodovia dos Imigrantes por onde seguirá até o km 26,77. Nesse ponto, entra no Rodoanel (SP-021), altura do km 72, de onde seguirá até o km 86 para acessar a SPA-086/021, onde ficará estacionada na área de recuo da antiga praça de pedágio para a CET dar continuidade à operação em data já programada pela companhia de trânsito e o transportador. Os bloqueios rodoviários serão abertos conforme a passagem da carga especial.


Humor não tem limite. Tem definição.

Fazer rir é uma função social, diz o filósofo Henri Bergson. E, para rir, é preciso acalmar a sensibilidade, a emoção, pois o riso é uma expressão da inteligência. Rir é o melhor remédio, proclama o ditado popular. Então, por que proibir certos shows  pela internet como tem acontecido recentemente? Porque, no caso de vários desses shows, não se trata de humor, muito menos de inteligência, mas de manifestações de preconceito. E, preconceito é crime. E o crime deve ser apurado e punido.

Piadas de “preto”, “loira burra”, “aleijado”, “anão”, “pobre”, “gordo”, “viado”, faz muita gente rir porque reforça o preconceito e escancara as diversas posições de superioridade que marcam nossa sociedade. A pessoa ri porque acha que pode rir dessas pessoas e elas não podem reclamar porque é só “brincadeira”, “não tem maldade”. Daí a grita geral quando o poder público resolve dar um basta nessas manifestações, enquadrando-as na categoria onde elas deveriam estar desde sempre, não tivessem sido toleradas até agora pela leniência geral: a categoria de crime.

O humor não se confunde com manifestação de ódio, racismo, sexismo, homofobia, embora tudo isso continue engraçado pra muita gente. Humor é uma crônica do indivíduo e da sociedade, destacando seus descompassos e suas incoerências, peculiaridades e rotinas, seus elementos de identificação e suas excentricidades. O humorista que encarna a professora, e faz rir repetindo seus perrengues diários; o humorista que fala sobre a mãe, e faz rir porque lembra a todos aquilo que identificamos em todas as mães; o humorista que encarna o ingênuo, o esperto, o dissimulado e por aí afora, em uma galeria de tipos que representam a diversidade de modos de vida que são engraçados porque resumem suas características mais peculiares. Mas a pessoa que provoca risos ao falar do negro que “sempre" faz o trabalho mal feito, da mulher loira que "nunca" é capaz de entender nada, do homem gordo que é humilhado "porque" é gordo ou do homossexual "porque" é homossexual, não está fazendo humor, mas compartilhando uma visão racista, misógina, gordofóbica e homofóbica. E tudo isso é crime. É como querer fazer graça com Dachau, Birkenau, Auschwitz. É como tirar sarro do Holodomor ou do genocídio armênio ou de Ruanda. É como “brincar" com a escravidão negra no Brasil 

Os cidadãos que fazem shows explorando esses tipos e essas situações discriminatórias e preconceituosas manifestam-se indignados, alegando cerceamento de suas liberdades de expressão. A lei, porém, é clara ao determinar a responsabilidade que acompanha a liberdade, separando o que é direito do que é violação de direito. 

A linguagem popular já informa, há muito tempo, que esse tipo de “piada” é discriminatória. A pessoa que a sofre diz: “Tenho de aguentar essas brincadeiras o dia inteiro”. Ora, se é humor, por que é preciso “aguentar”? A distinção entre brincadeira e bullying é uma boa analogia para compreender a importância de dar um basta nesse tipo de show de horrores de preconceito. Brincar é quando todos se divertem. Divertir-se às custas de alguém não é brincadeira, é violência. 

Os shows de piadas envolvendo situações degradantes ou humilhantes de negros, mulheres, gordos, homossexuais, pessoas com deficiência devem ser considerados como manifestações ilegais de preconceito e discriminação. Não há nenhuma relação com liberdade de expressão e, portanto, não tem nenhuma relação com censura, mas com proteção aos direitos dos cidadãos de não serem expostos de maneira discriminatória. Ou os indivíduos compreendem que vivem em uma sociedade democrática, na qual todos têm direitos e que, portanto, o meu direito precisa ser regulado pelo direito dos outros, ou abandonamos esse contrato social e voltamos para a selva. Talvez seja essa a vontade de muitos. Por isso, mais do que nunca, é importante agir para impedir que percamos de vez a régua civilizatória que, bem ou mal, trouxe-nos até aqui. 


Daniel Medeiros - doutor em Educação Histórica e professor de Humanidades no Curso Positivo.
@profdanielmedeiros

Aquecimento global pode matar 40 milhões de pessoas

Documento do Programa das Nações Unidas ressalta a importância de medidas urgentes para reverter o cenário

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado hoje (5 de junho). A data foi instituída durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que aconteceu em Estocolmo, capital da Suécia, em 1972. O objetivo é chamar a atenção da população sobre os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, até então considerados inesgotáveis. 

Entre as grandes questões que merecem atenção dos governantes, das corporações e da sociedade estão o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e projetos de reciclagem, o consumo exagerado de recursos naturais, o desmatamento, a inserção de espécies exóticas, o uso de combustíveis fósseis, o desperdício de água e o esgotamento do solo. 

Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano 2021-22 – elaborado pelo Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD) – cerca de 40 milhões de pessoas podem morrer no mundo até o fim do século, em função das altas temperaturas causadas pelo aquecimento global. O documento ressalta a importância de medidas urgentes para reverter o cenário.

 

Atitudes responsáveis

O cuidado com os impactos ao meio ambiente, gerados pela atividade empresarial, é tema recorrente nos debates das organizações. Cada vez mais a soma de esforços é fundamental para ajudar o planeta. 

De olho nessas questões, o Centro Universitário Integrado realiza diferentes ações que fomentam a sustentabilidade. Uma delas foi zerar a emissão de carbono durante o 13º Congresso Científico e Cultural do Estado do Paraná (Conccepar), evento realizado de 15 a 18 de maio e que reuniu mais de 3 mil pessoas de todo Brasil. 

“Fizemos o plantio de árvores na região. Os participantes receberam um crachá com papel semente, que também foi plantado em escolas públicas de Campo Mourão e germinou em hortaliças. Outros cuidados foram o uso de apenas um copo por pessoa durante todos os dias do evento, a redução do uso de descartáveis, o recolhimento, a destinação de lixo eletrônico e óleos e a substituição de banners de lona por painéis online ”, explica o diretor de Operações do Grupo Integrado, Alan Fonseca.

 

Energia limpa

Outra solução encontrada para ajudar o meio ambiente e poupar recursos naturais envolve o uso de energia solar. O Grupo Integrado – que engloba um colégio, plataformas educacionais e o Centro Universitário - investiu R$ 600 mil na instalação de 99 placas fotovoltaicas. Desde que o sistema entrou em funcionamento, em dezembro de 2022, a economia energética foi de 28%. 

“Os painéis foram instalados no telhado da unidade de serviços. Toda energia consumida neste local, no colégio e na área administrativa do coworking do grupo vêm desta produção que é totalmente limpa, eficiente, renovável e sustentável”, destaca Fonseca. 

“Esse sistema instalado no Grupo Integrado tem o que há de mais avançado em questão de eficiência, todos os módulos possuem selo Procel, o que traz confiabilidade e a geração de energia projetada”, ressalta o engenheiro eletricista Rodrigo Schweitzer Dalmolin, da Efi Energy Engenharia e Consultoria.

 

Aumento da temperatura

Exemplos como o do Grupo Integrado contribuem com o planeta. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM) – agência da ONU que aborda clima e meio ambiente – nos próximos cinco anos as temperaturas globais devem bater a marca dos registros atuais por causa dos gases que causam o efeito estufa e do fenômeno El Niño, que está ocorrendo naturalmente. 

A OMM afirma que existe 98% de chance de um - dentre os próximos cinco anos - ser o mais quente desde o início de registros das temperaturas globais. 

“Esses dados mostram o quanto é importante atuar de forma responsável para ter um mundo mais verde e sustentável para nós e as futuras gerações. Estamos comprometidos com isso. Adotamos diferentes práticas e iniciativas que minimizem impactos ambientais, promovemos a eficiência no uso de recursos, a redução de emissões, a preservação da biodiversidade e a gestão adequada de resíduos. Todos devem seguir esse modelo”, completa o diretor de Operações do Grupo Integrado, Alan Fonseca. 

 

Centro Universitário Integrado


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