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quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

6 dicas para investir na sua carreira em 2023

Um momento de medo e apreensão, começar um negócio é um grande passo, que deve ser feito com cuidado e esmero para atingir ao sucesso


 

É o sonho de muitos brasileiros ter o seu próprio negócio, porém muitas vezes falta capital, tempo ou coragem para dar esse ousado passo, rumo ao empreendedorismo. Os principais motivos que dificultam esse pontapé são falta de ação e falta de planejamento. Embora começar seu negócio assuste, uma boa ideia não passa de uma ideia se não for testada. 

 

No entanto, diversos brasileiros já estão colocando suas ideias em prática. Segundo dados da Receita Federal, no primeiro semestre do ano passado, foram criados 2,1 milhões de pequenos negócios. Os dados também mostram crescimento de 35% na criação de pequenas empresas comparado ao ano anterior.

 

Para Larissa DeLucca, CEO da Negócios Acelerados e Presidente da Fundação Mulheres Aceleradas, que fomenta o empreendedorismo feminino, começar um empreendimento sempre será desafiador. “Para o negócio perdurar é necessário possuir perseverança, porque o desafio é diário, com seus altos e baixos. Participar de encontros, eventos ou estudar é uma ótima maneira de trazer esse ânimo necessário para empreender”, aconselha.

 

Decidiu que 2023 vai ser o ano de colocar sua ideia em prática? A empreendedora dá 5 dicas sobre como começar sua empresa neste ano. Confira:

 

1. Procure inspiração: “Antes de começar a empreender, é preciso saber o que quer fazer e avaliar sua ideia antes de investir no negócio. Às vezes é mais fácil pensar no que jamais gostaria de fazer, já riscando cerca de 80% das possibilidades. A empresa precisa ter seu perfil, não adianta odiar acordar cedo e querer abrir uma padaria”, indica.

 

2. Estabeleça um plano de negócios: “Para começar também é preciso ter uma ideia clara de quais vão ser os princípios e formato do empreendimento. É aqui que se pensa em público alvo, relacionamento com o cliente e estrutura de receitas e custos. Nesse momento também é importante formalizar e registrar o negócio. Para se ter ideia, segundo o Sebrae, apenas cerca de 44% das empresas possuem CNPJ”, revela Larissa.

 

3. Teste, teste e teste: “Depois de ter um plano de negócios definido, é preciso partir para os testes. O ideal é fazer isso de forma rápida para validar a proposta com o público alvo pré-definido. Boas ideias devem ser testadas, não adianta querer ir do 0 ao 10 de uma vez. Uma boa ideia não é o suficiente para o empreendimento, ela deve ser aperfeiçoada. O Brasil está repleto de potenciais empreendedores, ainda segundo o Sebrae, 53% dos brasileiros têm potencial para empreender”, mostra.

 

4. A organização é necessária: “Para abrir seu negócio, é necessário manter uma organização clara e concisa, um ambiente desorganizado pode gerar estresses desnecessários, que apenas impedem o sucesso. Conforme pesquisa feita pela NAPO (Associação Nacional de Organizadores Profissionais), 71% disseram que se fossem mais organizados sua vida melhoraria e 27% declararam que sua desordem os impede de ser eficaz no trabalho. Uma boa opção é utilizar os planners para se manter sempre organizado, inclusive na hora de fazer o planejamento da sua empresa”, comenta Larissa.

 

5. Use as redes sociais ao seu favor: “Enquanto grandes empresas têm seus próprios prédios ou fábricas, no começo do negócio o local de trabalho costuma ser o próprio quintal ou garagem. Por isso, a presença digital é fundamental para divulgar o empreendimento. É essencial se manter presente na mente dos clientes. Uma pesquisa feita pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, por exemplo, indica que um dos maiores desafios das empreendedoras é a falta de conhecimento em tecnologias para alavancar os negócios, como ferramentas de redes sociais”, complementa.

 

6. Faça acontecer: “Em momentos de crise, o medo tende a impedir boas ideias e sonhos, por isso é preciso ter criatividade e resiliência para prosperar nos negócios. O real trunfo está em transformar ideias criativas em oportunidades de negócios. Para tornar a sua empresa uma realidade depende do seu planejamento, pesquisa e capital. Com determinação e criatividade é possível conseguir tudo isso”, finaliza Larissa DeLucca.

 

 

Larissa DeLucca - A empreendedora é fundadora e CEO da Negócios Acelerados, uma agência de marketing que há 13 anos potencializa negócios, utilizando a ciência de dados, tecnologia e criatividade para gerar tendências e caminhos que conduzam os negócios ao sucesso. A empresa é uma agência de consultoria e marketing referência em ciência de dados e entrega de resultados de performance, para orientação de gestores em suas tomadas de decisões.


Entenda tudo sobre o eSocial para saúde e segurança do trabalho

Depois de muitas idas e vindas, as empresas que não enviarem as informações da 4 Fase do eSocial SST (Saúde e Segurança do Trabalho) a partir deste ano poderão ser multadas. Isso já pode ocorrer desde janeiro de 2023. Lembrando que os envios desses dados deveriam ser feitos desde que a portaria entrou em vigor em outubro de 2021. Outro ponto importante de alerta é que a fiscalização da documentação não é mais presencial, mas sim digital. 

“As empresas já deviam estar cumprindo com essa obrigação, que agora passa a gerar pesadas multas. Mas, não é preciso desespero para quem ainda não envia, pois, para atender ao eSocial não entrou nenhuma nova norma, laudo ou documento. As informações serão geradas através dos “eventos “ S2210, S2220 e S2240, com base nos programas PGR , PCMSO e o Laudo do LTCAT”, explica a sócia da Moema Medicina do Trabalho, Tatiana Gonçalves. 

O eSocial é um projeto do Governo Federal que tem objetivo coletar e unificar as informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias através de um sistema digital. Ele irá exigir basicamente informações relacionadas à segurança e medicina do trabalho dos colaboradores: o ambiente de trabalho e riscos de cada trabalhador, os acidentes de trabalhos ocorridos e exames ocupacionais realizados. 

“Isso vai possibilitar aos órgãos participantes do projeto, sua efetiva utilização para fins previdenciários, fiscais e de apuração de tributos e do FGTS. Ou seja, é mais uma forma do governo fiscalizar as empresas em relação ao dia a dia dos colaboradores”, avalia o consultor trabalhista da Confirp Consultoria Contábil, Josué Pereira de Oliveira.

Atualmente todas as empresas dos quatro grupos que foram divididos pelo governo já precisam enviar. Sendo esses:


Grupo 01 - Empresas com faturamento superior à 78 milhões de reais

Grupo 02 - Empresas com faturamento inferior à 78 milhões de reais, exceto aos optantes pelo Simples

Grupo 03 - ME EPP optantes pelo SIMPLES, MEI, empregadores pessoas físicas, produtor rural, PF entidades sem fins lucrativos

Grupo 04 - Entes públicos de âmbito federal e as organizações internacionais
 

A portaria ainda informa que a responsabilidade do envio é da empresa, que pode delegar para terceiros : contabilidade ou medicina do trabalho. “Em 2021 , O Conselho Federal de Contabilidade ( CFC) , devido a informações dos envios serem específicas de medicina e segurança ocupacional, orientou que as contabilidades direcionassem a mensageria para as consultorias de SST, que além do conhecimento técnico , já possuem software específicos para o envio”, explica Tatiana Gonçalves. 

A empresa contratante deverá emitir uma Procuração Digital para a medicina e segurança do trabalho, que ficará responsável pelos envios.
 

Entenda os eventos que devem ser enviados

São vários os eventos que precisam ser informados a partir dessa nova fase do eSocial, veja abaixo o detalhamento que a Moema Medicina do Trabalho fez sobre o tema:
 

S-2220 -- MONITORAMENTO DA SAÚDE DO TRABALHADOR

Neste evento são transmitidas informações relativas aos exames realizados em cumprimento as normas do Ministério do Trabalho e outros indicados pelo médico do trabalho, conforme o planejamento do seu Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional -- PCMSO.

Nele são informados todos os exames realizados e seu resultado, de acordo como que constar no Atestado de Saúde Ocupacional -- ASO, e conforme o tipo que poderão ser: Admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função, demissional entre outros.

O prazo de envio deste evento é até o dia 15 do mês subsequente ao da realização dos exames.
 

S-2240 -- CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO

Neste evento serão transmitidas as seguintes informações:

a) Descrição das atividades físicas e mentais realizadas pelo trabalhador;

b) Informações relativas ao ambiente de trabalho;

c) Agentes nocivos os quais os empregados ficam expostos;

d) Informações dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC);

e) Informações sobre o responsável pelos registros ambientais;

f) Informações sobre insalubridade e periculosidade ou aposentadoria especial;

g) Informações sobre os equipamentos de segurança fornecidos;

h) Metodologia utilizada nos riscos ergonômicos;

i) Entre outras.

O prazo de envio é até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao início da obrigatoriedade dos eventos de SST ou do ingresso/admissão do trabalhador. No caso de alterações da informação inicial, deve ser enviado até o dia 15 (quinze) do mês subsequente à ocorrência da alteração.


SS10 -- COMONICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO

Neste evento comunicamos o acidente de trabalho pelo declarante, ainda que não haja afastamento do trabalhador de suas atividades laborais.

Prazo de envio: a comunicação do acidente de trabalho deve ser registrada até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato.

 

Multas do eSocial

“Com os envios destas informações ao eSocial a empresa fica ainda mais vulnerável para recebimento de auto de Infração por descumprimento das regras, por isso importante se atentar ao estas informações”, alerta a sócia da Moema Medicina do Trabalho.
 

Veja algumas multas que poderão ser aplicadas:

Falta de exame médico

402,53 reais a 4.025,33 reais


Omissões nos dados sobre acidente do trabalho

1.100,00 reais a 6.433,57 reais

402,53 reais a 4.025,33 reais


Falta do Perfil Profissional Gráfico Previdenciário -- PPP

1.812,87 reais a 181.284,63 reais

 

Uma a cada três startups do agronegócio atuam fora do Brasil

Levantamento realizado pelo Sebrae traça um raio-x dos negócios do setor e mostra que eles empregam


Faturamento crescente, grande geração de empregos, busca por internacionalização e diversidade. A partir da pesquisa Radar Agtech, realizada pela Embrapa, HomoLudens e SP Ventures, o Sebrae entrevistou uma amostra representativa dessa base, e traçou um diagnóstico das startups do agronegócio no Brasil. Os dados mostram que uma a cada três empresas do setor já vende para outros países e que 43% desses negócios faturaram mais de R$ 1 milhão no último ano.

Além disso, as startups do agro também se mostraram grandes geradoras de emprego e de inclusão. De acordo com o levantamento, mais da metade dos negócios desse segmento tem mais de 10 colaboradores. “Quando comparado com a média de empregos de todos os pequenos negócios, a força das startups do agro fica mais evidente ainda. Enquanto 52% delas têm mais de 10 funcionários, 14% das MPE apresentaram o mesmo quadro no terceiro trimestre de 2022”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

O levantamento coletou ainda que entre os trabalhadores desse segmento metade tem mais de 25% de pessoas negras, mulheres, PCDs ou LGBTQIA+ no time de colaboradores.  O diagnóstico ainda mostra que a grande maioria (83%) das startups ouvidas possui CNPJ há mais de cinco anos e está em rápido crescimento. “O setor agro é, historicamente, a mola propulsora da nossa economia. Em 2021, o setor representou cerca de 26% do Produto Interno Bruto (PIB)”, ressalta presidente do Sebrae.


Melles enfatiza que o agronegócio como um todo – agricultura, pecuária e indústria – tem buscado, cada vez mais, soluções inovadoras para aumentar a sua produtividade e a competitividade. “Esse é um cenário perfeito para o nascimento de startups de áreas como agricultura de precisão, drones, mapeamento de solo, mapeamento satelital, entre outras”, pontua.

Tal realidade coincide com a pesquisa, cujos dados apontam que os modelos de receita variam bastante entre os entrevistados, sendo as principais: software como serviço (20%), consultoria, mentoria e similares (18%), marketplace (16%) e licença de uso de tecnologia (13%). Além disso, cerca de duas em cada três startups (59%) têm como público-alvo principal outras empresas, o B2B, business to business.


A influência da pandemia

Parte do resultado pode ser explicado graças à pandemia. “A adoção tecnológica pelos negócios acelerou o rompimento de barreiras culturais nos últimos anos, aumentando a presença digital para responder ao cenário de restrição de presença física durante e pós o recente período de pandemia”, explica o presidente do Sebrae. Sem limites para empreender, quase um terço das startups do setor investiram no processo de internacionalização, sendo que grande parte está no mercado de outros países do continente americano (82%) e 33% estão no mercado europeu.


Apesar dos números animadores, as startups do agro encontram obstáculos similares às outras empresas de mesmo modelo: falta de dinheiro (15%), desafio de crescer (9%), atrair novos clientes (9%) e a escalabilidade da empresa (9%) são os principais gargalos levantados pelo mapeamento.

Melles lembra que o Sebrae oferece soluções para startups em fase de ideação, de validação, de operação e de tração. Como exemplo, projetos dedicados para startups que podem ser utilizadas por startups do agro, como o Inova Amazônia, Startup Nordeste, Ideiaz, Crédito FINEP Sebrae, Sebraetec, Sebrae Like a Boss, Startup OutReach Brasil, entre outros.

 

De ensino híbrido a reconhecimento facial. Para onde vai a educação?

Crescimento da educação profissional e uso de inteligência de dados são algumas mudanças já em andamento

 

A pauta Educação é tida como prioritária pelo atual Governo Federal brasileiro e, para avançar em aspectos importantes como a qualificação profissional efetiva, as novas políticas devem obrigatoriamente passar pelo protagonismo da tecnologia. A avaliação é do professor Francisco Borges, mestre em Política Pública de Ensino e consultor da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). 

 

Ele define seis tendências que devem se destacar nos próximos meses para impactar positivamente todo o setor.  


 

1 - Educação Híbrida

 

Borges defende um modelo com partes presenciais e partes EAD, o que, segundo ele, é essencial para a melhor formação. "Enquanto alguns grupos educacionais defendem a predominância do modelo à distância, online, outros, já estabelecidos no mercado, desejam manter a tradição presencial. Há interesses de ambos os lados, e o que de fato deveria pautar o debate é quais são as carreiras que devem ter mais presencialidade; quais podem ser por natureza mais remotas e digitais; quais recursos tecnológicos substituem os tradicionais; fortalecendo a evolução tecnológica do setor, e assim por diante", afirma.  


 

2 - Educação Profissional abrangente

 

A educação profissional ainda pouco valorizada é um anseio da sociedade, que pede por mudanças. Borges lembra que 96% dos alunos vinculados a escolas públicas federais, estaduais (na sua maioria) e até municipais se posicionaram indicando que desejam estudar educação profissional.


 

3 - Verticalização

 

O consultor da FAT acredita que a ampliação do acesso ao Ensino Superior passa pela Verticalização da Educação. "Alunos que estudam temas e conteúdo na educação profissional de nível médio poderão aproveitar estes conteúdos e temas no ensino superior, em uma estratégia de alinhamento de projetos pedagógicos por área e motivadora para o acesso à etapa mais agregadora para o mercado", afirma.  


 

4 - Inteligência de dados como ferramenta de gestão  

 

Para ele, o setor da educação também precisa entendê-la como um serviço e considerar a demanda dos jovens que estudam. "Além de entender as necessidades do mercado é preciso aplicá-las na proposta pedagógica de acordo, também, com os desejos, percepções e aptidões dos indivíduos. Esse é um dos caminhos para trazer viabilidade de emprego para os cidadãos. E a gestão através de dados, de pesquisas, e observada em dashboards que monitoram tais dados, acelera o entendimento das tendências e apresentam as correções de processos necessárias. Inteligência pelos dados e menos empirismo", defende Borges.

Neste contexto, grandes empresas apostam, hoje, justamente no alinhamento entre tecnologias como a inteligência artificial e a educação para estimular a requalificação profissional. Recentemente a edtech Beedoo lançou uma solução focada em mudar a forma de treinamento, comunicação e engajamento de equipes de Frontline. Chamado de “Bee.AI”, o sistema de Inteligência Artificial criado utiliza mais de 15 informações diferentes dos usuários para recomendar conteúdos de forma fluída e personalizada dentro da plataforma.

 

O CEO da Beedoo, Daniel Lima, explica que a empresa criou um algoritmo capaz de recomendar conteúdos personalizados para cada indivíduo, levando em consideração diversos parâmetros e fazendo com que a trilha de conhecimento criada seja mais precisa e adequada ao momento de cada usuário. O algoritmo considera, por exemplo, os indicadores de desempenho que estão ruins do usuário, os temas mais buscados na base de conhecimento, os assuntos do momento mais importantes, as dúvidas mais recorrentes, os resultados dos testes nos cursos, e até mesmo o humor do usuário.


 

5 - Parcerias e Integração

 

Francisco Borges vê com positividade o trabalho conjunto de instituições de ensino de níveis médio e superior, tanto privadas quanto públicas, se associando em contratos, editais e parcerias, para atender clusters de alunos em suas necessidades e demandas de acordo com as regiões. "Alinhado com o pacto educacional das redes Federal, Estaduais e Municipais, incluo as Instituições Privadas nesta Associação para Eficiência e Aumento da Qualidade", aponta.


 

6 - Reconhecimento facial

 

No último mês de janeiro, a cidade de Santarém, no Pará, foi a primeira no estado a receber a instalação de um sistema de reconhecimento facial para alunos em escolas públicas. Já o Governo de Goiás destinou, nos últimos quatro anos, cerca de R$ 9,5 milhões para a implementação de um sistema desta natureza em 143 instituições de ensino da rede estadual. O sistema é utilizado para controle da frequência dos alunos e deve se tornar uma tendência ainda mais forte como medida de segurança, em virtude de recentes casos de invasões e violência em escolas. Em ambientes universitários, esse mecanismo também já possui aplicação. 

 

Fernando Guimarães, CEO da Stone Age, empresa especializada na criação e implantação de soluções de apoio à tomada de decisão baseadas em inteligência analítica avançada, faz uma ressalva sobre este segundo caso. "Não se trata de uma tecnologia tão nova, mas seu uso em instituições de ensino ainda é pouco comum. Por isso, é preciso lembrar que é uma importante camada de autenticação, mas não deve ser a única no quesito segurança. Corriqueiramente lidamos com muitas empresas em diversos setores que utilizam essa tecnologia e dependo da aplicação pode haver maneiras simples de burlar, dependendo do sistema, como a utilização de fotos de terceiros", explica.

 

Kaspersky reforça alerta para o crime de stalking durante o lançamento da nova temporada do “You”

Kaspersky adverte contra romantização desse tipo de cibercrime e atualiza número de stalking no Brasil, que segue como segundo país com mais casos de espionagem



A primeira parte da quarta temporada da série You, da Netflix, começa nesta quinta-feira (09/02) e continuará narrando os crimes de Joe Goldberg, um jovem obsessivo que vai a extremos para controlar a vida de suas vítimas. A série como entretenimento é uma obra de ficção, teatral -- porém é importante não perder de vista que ela também retrata situações reais em que mulheres são vítimas de violência psicológica, econômica e física.

Vale lembrar que o Brasil já criminalizou esse comportamento abusivo pela Lei 14.132 (2021). O país é ainda o segundo no ranking de maiores vítimas de espionagem digital usando o stalkerware -- um programa criado para facilitar o abuso. De acordo com a pesquisa “Stalking online em relacionamentos”, 25% dos brasileiros foram ou são vítimas desse crime, sendo as mulheres a maioria delas.

"Espero que a série ajude a fazer com que as pessoas que sofrem com comportamentos abusivos dos parceiros se enxerguem como uma vítima de um crime, pois esta é a mensagem mais importante no combate ao stalking. A romantização da série deve se restringir ao entretenimento, porém, quando a plataforma de streaming é desligada, as pessoas precisam entender que o abuso retratado existe de verdade e uma vizinha, amiga ou familiar pode estar enfrentando a mesma situação”, alerta Fabio Assolini, chefe da Equipe Global de Pesquisa e Análise (GReAT) da Kaspersky na América Latina.

A empresa de segurança digital Kaspersky é cofundadora da Coalizão Contra o Stalkerware -- entidade que visa combater esta ameaça digital.

Para saber mais sobre o tema, a empresa compartilha uma série de conteúdos que detalharam o problema, as dificuldades das vítimas e guias práticos de como reagir a uma situação como esta:

  • Guia prático para vítimas de stalking

Para mais informações, acesse o blog da Kaspersky.



Kaspersky
www.kaspersky.com.br


Casos de brasileiros flagrados na fronteira dos EUA em 2022 caem pela metade

Brasil saiu da oitava para a 16º posição entre os países com mais cidadãos detidos ou expulsos pelas autoridades fronteiriças

 

Dados do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA mostram que, em 2022, foram registrados 37.385 encontros com brasileiros tentando entrar ilegalmente em solo americano –queda de 53,6% sobre os mais de 80 mil flagrantes de 2021.

Encontro é um termo técnico dos órgãos de fronteira que se refere a dois tipos distintos de evento: a detenção, que acontece quando os imigrantes são levados sob custódia para aguardar julgamento; e a expulsão, quando eles são imediatamente devolvidos para seu país de origem ou último país de trânsito.

O Brasil foi a 16º nação mais flagrada na fronteira dos EUA em 202, bem abaixo da oitava colocação do ano anterior, que registrou o maior volume de brasileiros tentando fazer a travessia ilegal.

“Quando Donald Trump deixou a presidência dos EUA, em 2021, muitos brasileiros correram para a fronteira americana achando que sua política anti-imigrante seria substituída por algo muito diferente, o que não aconteceu necessariamente. Embora a nova administração seja, de fato, muito mais preocupada com as questões humanitárias e migratórias, qualquer mudança mais estrutural no sistema de imigração depende de ampla articulação política, e simplesmente não há consenso ainda entre os partidos Democrata e Republicano sobre como resolver essa questão”, analisa o advogado Felipe Alexandre, sócio-fundador da AG Immigration – escritório especializado em green cards para os EUA e com sede em Washington, DC.

Alexandre destaca que o perfil do brasileiro que pede asilo ou tenta entrar ilegalmente nos EUA é o de uma pessoa de classe socioeconômica geralmente mais baixa, que não encontra no País uma perspectiva de curto ou médio prazo para melhorar de vida. “Temos visto muitos casais jovens, com ou sem filhos, sendo detidos na fronteira acreditando que nos EUA está a solução para seus problemas”.


Crise imigratória nos EUA

O recuo nos encontros com brasileiros, porém, é exceção à regra. Em dezembro, por exemplo, os EUA registraram 301.625 tentativas de travessia ilegal, atingindo um novo recorde pelo terceiro mês consecutivo. Com isso, o volume total de 2022 superou os três milhões de encontros – 33,5% acima da quantidade de 2021 (2,2 milhões), a maior até então.

Os países que mais tiveram cidadãos flagrados na fronteira americana foram México, Cuba, Nicarágua, Guatemala e Honduras.

O fluxo crescente de imigrantes entrando ilegalmente nos EUA, especialmente pela fronteira Sul, desencadeou diversas crises políticas para a administração do presidente Joe Biden desde que ele assumiu.

Não à toa, em janeiro deste ano, Biden anunciou uma série de medidas para restringir a entrada de imigrantes que buscam asilo nos EUA, criando inclusive um programa especial para cidadãos de Nicarágua, Cuba e Haiti. Além disso, também foi disponibilizado um aplicativo para que os estrangeiros possam agendar suas entrevistas nos portos de entrada do país, evitando o tumulto de pessoas na fronteira.

“São medidas que podem apaziguar a política, especialmente com vistas à disputa presidencial de 2024, mas que não resolvem o dilema econômico dos EUA: o país depende fortemente da mão de obra estrangeira. E hoje existem mais vagas abertas nas empresas do que pessoas desempregadas. Ou seja, dificultar demais a entrada de imigrantes poderá ter um efeito perverso sobre o crescimento americano”, comenta o CEO da AG Immigration, o empresário Rodrigo Costa.


Nacionalidades mais flagradas na fronteira dos EUA em 2022

  1. México: 815.273
  2. Cuba: 313.488
  3. Nicarágua: 217.091
  4. Guatemala: 216.518
  5. Honduras: 195.346
  6. Venezuela: 180.400
  7. Colômbia: 171.492
  8. Ucrânia: 133.528
  9. El Salvador: 85.997
  10. Índia: 74.224

 

AG Immigration

https://agimmigration.law/

 

ARTESP DÁ DICAS PARA CONTRATAÇÃO DE ÔNIBUS FRETADO DURANTE O FERIADO DE CARNAVAL

A Agência destaca as medidas necessárias para garantir uma viagem segura àqueles optam por esse serviço para aproveitar os dias de folia no interior e litoral paulista


Nos feriados prolongados, como o Carnaval, cresce a procura pelo serviço de fretamento de ônibus para as viagens intermunicipais, seja para grupos de pessoas que querem curtir as praias do Estado ou àquelas que buscam curtir a folia nas cidades do interior. Nessa modalidade de transporte, o fretamento eventual, a contratação da viagem até o destino e o retorno é feita diretamente com a empresa de ônibus ao invés de cumprirem o trajeto nas linhas regulares. 

No entanto, é preciso estar atento no momento da contratação, já que há empresas não habilitadas pela ARTESP - Agência de Transportes de São Paulo que oferecem o serviço de maneira irregular. Por isso, a Diretoria de Procedimento e Logística (DPL) da ARTESP, responsável pela regulação e fiscalização do Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros no Estado de São Paulo, reuniu algumas dicas de como os usuários podem realizar a contratação com o máximo de segurança para garantir uma viagem segura. 

O objetivo é garantir, além da segurança, o conforto e bem-estar dos passageiros e evitar a circulação de veículos irregulares. “Nosso alerta é para aqueles que vão contratar ou utilizar o serviço de fretamento nas rodovias paulistas durante o Carnaval”, afirma Luis Carlos Moraes Caetano, diretor de Procedimentos e Logística da ARTESP. “Dessa forma, além de garantir a segurança durante as viagens, nosso principal objetivo é prezar por aqueles que vão utilizar os veículos de fretamento, muito procurados durante esse período", ressalta Luis.

 

Fretamento de veículos 

Nessa modalidade de transporte não há cobrança individual de passagem e os preços e horários são acordados entre contratante e contratada. A venda individual de bilhetes é atribuição das empresas do Serviço Regular - que tem partida em terminais rodoviários ou outros pontos regulamentados de embarque e cumprimento de tabela de horários de viagens. Quando o fretado é flagrado realizando transporte fora do previsto na legislação há apreensão do veículo e aplicação de multa. No geral, os passageiros são levados a um Terminal Rodoviário, para que, com conforto e segurança, sejam alocados em ônibus de linhas regulares para continuarem a viagem.

 

Dicas para evitar contratempos ao contratar o serviço de fretamento 

É possível verificar no site da ARTESP (www.artesp.sp.gov.br) se a empresa que oferece o serviço de fretamento para o transporte intermunicipal é habilitada na Agência e se o veículo pertence a sua frota. A consulta pode ser feita através de dados como nome da empresa, CNPJ, número do registro da empresa na Agência Reguladora ou placa do veículo. Também é possível verificar as empresas que prestam o serviço e são sediadas na sua cidade. Para a consulta, clique aqui 

Para a contratação do serviço de fretamento, o cliente ou grupo de pessoas e a empresa devem firmar um contrato por escrito e tem de ser emitida nota fiscal, da qual o contratante recebe uma cópia. 

Importante lembrar que o transporte irregular traz riscos para os passageiros, uma vez que esses veículos não passam pelas vistorias técnicas exigidas pela ARTESP. Outro ponto importante é com relação ao condutor, que, no caso do transporte clandestino, muitas vezes não está devidamente habilitado para a prestação do serviço, não mantém vínculo com a empresa ou não cumpre os horários de jornada e descanso previstos legalmente, como devem fazer os funcionários que operam no Serviço de Fretamento. Antes do embarque é possível consultar a regularidade do veículo por meio do QRCode situado próximo a porta.  

Em 2022, a Agência Reguladora removeu ao pátio um total de 1.120 veículos, a maior parte por estar realizando transporte irregular de passageiros. Esse ano, em janeiro, já foram realizadas 60 apreensões.

 

Atribuições da Agência  

A fiscalização da ARTESP acompanha os serviços prestados pelas empresas devidamente registradas na Agência, além de atuar para coibir o transporte irregular. O corpo técnico da Agência realiza auditoria de frota, garagem e instalações, além de ações fiscais na operação das linhas regulares, nos terminais rodoviários e nas rodovias.  

As atividades das equipes de fiscalização envolvem os municípios do Estado por meio de programação e atendem também denúncias encaminhadas à Ouvidoria pelo 0800 727 83 77, com atendimento de segunda a sexta, exceto feriados, das 7h às 19h, ou pelo e-mail ouvidoria@artesp.sp.gov.br.

 

ChatGPT tem o poder de impulsionar empresas e criadores no ambiente digital

De acordo com Samuel Pereira, investidor e especialista em negócios digitais, a Inteligência Artificial será o próximo passo do digital e que se adaptar estará na crista da onda.


A Inteligência Artificial está revolucionando a forma como as empresas e as pessoas lidam com informações e tomadas de decisão. Com o uso de algoritmos avançados, a tecnologia permite que máquinas realizem tarefas com velocidade e precisão, transformando completamente a indústria.

Recentemente, inteligências artificiais (IA) capazes de criar, do zero, imagens e retratos com apenas com uma sugestão escrita se popularizaram e, desse movimento, surgiu o ChatGPT. Uma solução desenvolvida pela OpenAI capaz de desenvolver textos e responder perguntas de maneira coesa e precisa. 

A inteligência artificial pode compreender e gerar textos relacionados aos mais diversos assuntos, tornando-se uma ferramenta útil para chatbots, sistemas de assistente virtual e, até mesmo, geração de conteúdo. 

De acordo com Samuel Pereira, especialista emnegócios digitais, empresário, investidor e fundador da SDA Holding, existem quatro funções principais na execução da Inteligência Artificial da OpenAI. “A primeira delas é a criação de conteúdo. O sistema é extremamente poderoso do ponto de vista de trazer informações sobre os mais diversos assuntos, sendo uma ferramenta incrível para auxiliar no desenvolvimento de roteiros capazes de se destacar no ambiente digital, nos mais diversos formatos”, revela. 

Além disso, o ChatGPT consegue responder perguntas e tirar dúvidas com alguns simples comandos textuais. “Isso acontece com base em seu treinamento em dados de texto da internet. Ele utiliza o processamento de linguagem natural e algoritmos de deep learning para compreender o contexto da pergunta e gerar uma resposta apropriada que, na maioria dos casos, apresenta um contexto extremamente humanizado, excluindo a impressão de que o texto foi feito por um robô”, relata Samuel. 

Para o fundador da SDA Holding, as possibilidades apresentadas pela solução no sentido de automação também devem ser levadas em consideração. “A ferramenta é inteligente ao ponto de criar automações capazes de tornar os processos de venda ainda mais práticos, reduzindo o tempo para efetuar uma transação e otimizando o tempo de trabalho dos colaboradores”, pontua.

Samuel acredita que o ChatGPT também será fundamental para o futuro das ferramentas de suporte e atendimento. “A inteligência artificial pode ser treinada e aprender a responder, exatamente, as dúvidas apresentadas por clientes de determinadas companhias. Ela pode ser perfeita para otimizar o tempo de respostas e atender grandes demandas simultaneamente. Com o auxílio desse tipo de solução, a indústria e o mercado contam com boas perspectivas para um melhor atendimento pré e pós-venda”, finaliza. 



Samuel Pereira - empresário, investidor e fundador da SDA Holding. Entre alguns dos seus marcos está a criação do evento “Segredos da Audiência Ao Vivo” (SDA Ao Vivo), maior evento de tráfego e audiência do Brasil. Samuel também empreende no universo digital há 12 anos, onde já desenvolveu dezenas de sites e blogs, sendo que, algumas dessas páginas, já receberam mais de 16 milhões de visitantes únicos. Nas redes sociais que gerencia são quase 5 milhões de seguidores, e em suas redes pessoais são mais de 1 milhão de seguidores. Também é coautor do livro “Negócios Digitais” e autor Best-Seller na Revista Veja com o livro “Atenção! O Maior Ativo do Mundo”, com prefácio de Luiza Helena Trajano.
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Aperam procura estagiários em São Paulo, Belo Horizonte, Timóteo e Vale do Jequitinhonha

Inscrições podem ser feitas online até o próximo dia 12 de fevereiro

 

A Aperam South America informa que está contratando universitários para seu Programa de Estágio 2023 até o próximo dia 12 de fevereiro. Eleita lugar incrível para trabalhar pelo segundo ano seguido, a empresa disponibiliza vagas em quatro locais de operação - na usina siderúrgica, em Timóteo (MG); em Belo Horizonte; na cidade de São Paulo; e em Capelinha e Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha (MG), onde funciona a Aperam BioEnergia. 

O objetivo do programa é conectar a Aperam a profissionais em formação, graduandos em cursos diversos com possibilidade de atuação nas áreas internas da Aperam, colaborando para as trocas de conhecimento e vivência prática da atuação profissional.  

Referência em inovação e sustentabilidade, a empresa informa que a seleção segue as diretrizes do seu Programa de Inclusão com Diversidade, que promove a valorização das diferenças em toda sua forma de singularidade, gênero, raça/cor, etnia, orientação de gênero e deficiência, em todas as vagas.

Podem participar estudantes que estejam ativos nos últimos três anos do curso superior. Além disso, é necessária disponibilidade para realizar o estágio presencialmente, no período de 11 meses.

Estagiário por 1 ano e 2 meses e hoje, técnico operacional da Aperam, Cláudio Garcia Vieira afirma que o estágio na empresa mudou sua vida de “maneira significativa”. Os valores que pregamos e praticamos nos dão segurança e tranquilidade para exercer nossas atividades da melhor maneira possível. Consegui adquirir uma nova visão e abordagem aos desafios diários, o que colabora para que estejamos sempre motivados e alinhados na busca dos melhores resultados”, avalia.

A Aperam, que está de portas abertas para novos talentos, busca identificar pessoas diferenciadas que possam contribuir para solucionar os desafios do negócio, construindo também uma carreira sólida dentro da empresa. Esse é o link para mais informações e inscrições: https://bit.ly/3Ydx8po 


Veja as vagas por área em cada cidade

Timóteo (MG):  TI / Engenharias: Computação, Mecânica, Química, Materiais, Metalúrgica, Ambiental e Produção.

Belo Horizonte (MG): Administração / Ciências Contábeis / Economia / Engenharias: Metalúrgica, Materiais, Química, e Produção. 

São Paulo (SP): Engenharias: Mecânica, Materiais, Metalúrgica e Produção / Administração / Ciências Contábeis / Sistemas de Informação;

Capelinha/ Itamarandiba (Vale do Jequitinhonha): Engenharias: Agronômica, Florestal, Civil, Elétrica, Química, Mecânica,  Produção, Ambiental,  Administração e Comunicação Social: Jornalismo ou Publicidade e Propaganda.

 

Tenho muitas dúvidas ao preencher a declaração do IR. A quem posso recorrer?

Contribuinte que precisar de auxílio deve buscar ajuda de profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Contabilidade. Cuidado com golpes e fraudes deve ser permanente

 

Está chegando o período de declaração do Imposto de Renda deste ano, mas isso não significa que você precisa “ficar de cabelos em pé”. Afinal, por mais que seja comum haver muitas dúvidas sobre o preenchimento correto da declaração, é sempre possível contar com profissionais da contabilidade para executar o serviço com segurança e exatidão.

Antes de mais nada, vale a pena ressaltar que o modo mais seguro de contar com auxílio no preenchimento da declaração de Imposto de Renda é contratar os serviços de um profissional com registro ativo no site dos Conselhos Regionais de Contabilidade. “Sabemos que há ofertas em abundância no período que antecede e durante o prazo de entrega da declaração à Receita Federal. São anúncios nas ruas, na internet e até em sites de classificados – o que aumenta o risco de fraudes e golpes usando os dados sensíveis dos usuários”, explica o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, Adriano de Andrade Marrocos.

Buscar profissionais de referência ou por meio de indicação é um caminho seguro para a entrega de seus dados pessoais. Afinal, organização e cuidado são necessários no preenchimento das informações – mas a segurança e a confiabilidade só são garantidas caso um profissional registrado realize a tarefa. 

Algumas dúvidas são comuns no preenchimento da declaração. “Saber as respostas básicas é importante tanto para a correta informação, quanto para o contribuinte se proteger de golpes”, aponta o conselheiro, que acredita que a dúvida mais recorrente é sobre quem, de fato, precisa realizar a entrega da declaração de 2023.

Como não houve alterações promovidas pelo governo federal, seguem obrigados a declarar o IR os contribuintes que:

  • receberam rendimentos tributáveis acima de R$28.559,70 em 2022;
  • receberam rendimento isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte e superiores a R$40 mil;
  • receberam valores pela alienação de bens ou realizaram operação na Bolsa;
  • têm soma de bens no valor total superior a R$300 mil até o dia 31/12/2022;
  • venderam imóveis em 2022 e tiveram ganho na operação;
  • tiveram receita bruta acima de R$142.798,50 com o exercício de atividade rural; e
  • passaram à condição de residente no Brasil e se mantiveram assim até 31/12/2022.

Outra dúvida comum, segundo Adriano Marrocos, refere-se à diferença entre a declaração simples e a completa. “Na declaração simples, a Receita Federal utiliza o desconto padrão de 20% sobre todos os rendimentos tributáveis declarados, no limite de R$16.754,34. A declaração completa permite a dedução de gastos como educação, saúde e dependentes, entre outros, fazendo com que o desconto seja maior e aumente o valor a ser restituído ou diminua o valor a pagar, se for o caso”, explica.

A restituição, inclusive, é destinada a quem já recolheu impostos em valor superior ao devido. Os valores são devolvidos pela Receita Federal diretamente à conta indicada pelo contribuinte, seguindo um calendário mensal. Além da prioridade aos idosos, portadores de deficiência e professores, recebem primeiro a restituição os contribuintes que entregam mais cedo a declaração. Por isso, vale a pena, desde já, separar todos os documentos comprobatórios para remeter os dados o quanto antes à Receita. “Documentos que devem ser guardados por cinco anos, para serem apresentados à Receita Federal, caso alguma das deduções seja contestada”, alerta o especialista.

A Receita Federal ainda não divulgou as datas exatas de entrega da declaração deste ano. De qualquer forma, vale se adiantar e ficar atento aos prazos, já que deixar para a última hora não é bom negócio. “A Receita não se responsabiliza por atrasos ocorridos por falha de transmissão, congestionamento de dados ou situações fora de seu controle. A entrega da declaração com atraso gera multa e dor de cabeça”, ressalta o conselheiro.

Se ainda restarem dúvidas sobre a necessidade e a forma de realizar a declaração de Imposto de Renda (e isso é absolutamente normal!), conte com o auxílio de profissionais da contabilidade! 



Conselho Federal de Contabilidade
cfc@apexagencia.com.br


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