Letícia
Nunes, psicóloga escolar do Colégio Master, comenta sobre os diferentes
caminhos para a seleção de um novo colégio de maneira tranquila e certeira no
meio do ano
Escolher a nova escola
do seu filho não é uma tarefa fácil. Com o fim do primeiro semestre letivo,
alguns pais estão apresentando aos seus filhos o ambiente escolar pela primeira
vez, enquanto outros buscam novas metodologias e soluções que casem com suas
expectativas. Nesse momento, muitos fatores devem ser considerados.
Cada aluno e responsável
deve levar em conta suas necessidades e exigências com cautela e, para auxiliar
nesse processo fundamental, Letícia Nunes, psicóloga escolar do Colégio Master,
indica quais tópicos e prioridades devem ser analisados pela família e pelo
próprio estudante durante esse movimento.
Alinhar valores entre
escola e família
Para a psicóloga, a
primeira pergunta que deve ser feita ao considerar uma instituição de ensino é
“qual tipo de educação eu quero oferecer para o meu filho?”. A família é a
primeira esfera em que a criança é inserida, desse modo, é a responsável por
formar crenças e valores, que devem se alinhar aos do colégio em que vai
estudar.
Essa análise deve sempre
considerar as vontades e necessidades do estudante. Avaliar se os objetivos e a
visão de mundo dele se alinham aos da escola é fundamental para uma formação
plena e agradável. Assim, informar-se sobre as disciplinas, seu corpo docente e
suas metodologias, como também sobre atividades e projetos proporcionados pela
escola, permite uma visão mais apurada da instituição.
Visitar a escola
Segundo Nunes, o espaço
físico da instituição também precisa ser observado, pois o ambiente escolar
deve ser agradável para aquele que passará grande parte de seu dia lá. Na
visita à escola, é possível observar pontos como: quantos alunos ocupam a mesma
sala, quantas turmas compõem um mesmo ano letivo e se existe a presença de
ambientes diversos – como jardins e outros espaços ao ar livre que proporcionam
contato com a natureza.
A psicóloga também
recomenda a análise de como os funcionários recebem as famílias, devendo-se
entender como é a relação aluno-funcionário e como a escola trata cada jovem,
com uma abordagem mais pessoal ou não, por exemplo. Isso inclui uma análise da
qualificação da equipe de professores, entendendo como ela atua, se apresenta
uma educação continuada – com um corpo docente atualizado frente as novas
práticas de ensino – e se há acompanhamento pedagógico para trabalhar as
dificuldades dos novos ingressantes.
Entender o projeto
pedagógico da instituição
Um projeto pedagógico
bem desenvolvido é essencial para a aprendizagem. Carga horária, distribuição
das aulas, material didático utilizado e diferentes propostas de ensino são
fatores a se considerar, além de levar em conta quais atividades físicas são
oferecidas pela instituição e se os programas são monitorados ou livres, por
exemplo.
A presença de projetos
socioemocionais, que desenvolvem competências e habilidades para além de
aspectos cognitivos, é outro diferencial. “Atualmente, pais não se preocupam
apenas com os conteúdos tradicionais, mas também se interessam em como a escola
prepara seu filho para a vida”, comenta Letícia Nunes.
Considerar localização e
mensalidade
Certos aspectos mais
práticos também devem ser avaliados, como localização e valor da mensalidade. A
distância da residência para a escola é essencial, sobretudo para as crianças.
A psicóloga escolar do Colégio Master avalia que grandes deslocamentos podem
cansar os pequenos antes mesmo da chegada à escola e, na volta, a demora para
chegar em casa pode causar estresses desnecessários. Quanto à mensalidade, ela
afirma ser necessário analisar quais instituições se encaixam no orçamento
familiar.
Para os pequenos,
avaliar as diferentes necessidades
As dicas anteriores se
aplicam a todos os níveis escolares, da Educação Infantil ao Ensino Médio, mas
os alunos mais novos apresentam necessidades específicas. “Poder ‘ser criança’
no espaço escolar é fundamental”, explica Letícia Nunes. “No Infantil, os pais
devem priorizar escolas que prezam pelo brincar e pelo desenvolvimento lúdico,
buscando instituições com quadra esportiva, parquinho e momentos de lazer
programados, por exemplo”.
Um currículo diverso
também é essencial, de forma que se explorem novas áreas de conhecimento, como
artes, música, teatro, expressão corporal e contação de histórias,
trabalhando-se os desenvolvimentos cognitivo, motor, emocional, criativo, entre
muitos outros. O incentivo à leitura, mesmo antes da alfabetização completa,
com o fornecimento de livros de imagens, coloridos e estimulantes, também deve
ser levado em conta.
Por fim, a escola que
estimula o protagonismo enriquece a formação da criança e do adolescente, uma
vez que permite ao estudante o desenvolvimento da autonomia e da compreensão de
si como parte de um todo.
Colégio Master