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segunda-feira, 6 de junho de 2022

Por Que a Perda Dentária é Maior Entre as Mulheres?

Segundo uma pesquisa do IBGE, respondida por mais de 60 mil pessoas, 11% da população com 18 anos ou mais, perdeu todos os dentes. Mas essa proporção aumenta entre as mulheres. Apesar de, de forma geral, serem mais cuidadosas, elas compõem o maior percentual: 13,3% das mulheres perderam todos os dentes. 

Por conta de condição hormonal, que varia muito ao longo da vida, as mulheres, são muito mais suscetíveis do que os homens a apresentarem problemas dentários e, em especial, a perda dos dentes. O período da gravidez, por exemplo, é especialmente delicado para a saúde bucal, “nessa fase, o organismo recebe uma carga intensa dos hormônios estrogênio e progesterona, substâncias que promovem modificações vasculares, facilitando o ataque de bactérias nas gengivas.” explica a cirurgiã dentista e especialista em saúde bucal Dra. Bruna Conde. “Pessoas mais suscetíveis podem desenvolver gengivite que, caso não seja tratada adequadamente, pode evoluir para a periodontite que leva à perda dentária” completa a dentista. 

O homem praticamente enfrenta uma única mudança importante, que é quando entra na puberdade. Já a mulher, além da puberdade, sofre durante muitos anos com variações hormonais provocadas pela menstruação, gravidez e menopausa. Isso tudo tem impacto principalmente na saúde da gengiva e a torna mais vulnerável a doenças periodontais. 

Estudos indicam que a gengivite chega a afetar três em cada quatro gestantes. “Além disso, gestantes tem maior chance de apresentar cárie, sensibilidade dental e alteração do hálito, por isso é tão importante a visita ao dentista antes de engravidar e ao longo da gestação toda." alerta Bruna Conde. 

Também na idade madura, com a modificação hormonal que reflete em todo o organismo, a incidência de danos à saúde bucal aumenta. Desde a proximidade do final do ciclo menstrual (o chamado climatério), que acontece a partir dos 45 anos, a cavidade oral se ressente sob muitos aspectos. A gengiva pode sofrer com isso, situação que se intensifica com a chegada da menopausa, o que pode afetar a sustentação dos dentes e aumentar as chances de perda dentária. 

Outros fatores de risco são osteoporose (frequente na menopausa), tabagismo, diabetes, hábito de ranger os dentes, estresse. 

Realmente por conta das mudanças hormonais que as mulheres passam ao decorrer da vida, elas são mais propensas a perda dos dentes, por exemplo é comum que na menopausa a mulher sofra com osteoporose e a perda óssea na boca resulta em inflamações da gengiva que se não tratadas resultam em perda do dente. 

Existe prevenção?

A prevenção é a melhor maneira para evitar danos na sua boca. Uma boa higiene bucal diária e visitas regulares ao dentista são as duas melhores dicas que você pode seguir para evitar problemas futuros. 

Quando a mulher já entrou na menopausa, principalmente depois dos 60 anos, ocorre um problema chamado de Síndrome da Boca Seca -- que também afeta muito mais mulheres do que homens. Com metade do volume de saliva produzido, a paciente tem problemas para mastigar e engolir os alimentos. Quando não diagnosticada e tratada a tempo, essa condição pode resultar, inclusive, na perda dos dentes.
 

O problema pode ser identificado por sintomas? 

De acordo com a cirurgiã dentista Bruna Conde os sintomas mais comuns são presença de mau hálito, língua avermelhada ou áspera, sensação ruim na garganta, sede frequente, sensação pegajosa na língua ou mesmo ardência, dificuldade ao falar, feridas nos cantos da boca, fissuras nos lábios e rouquidão. Por isso, além de procurar um cirurgião-dentista, é importante que as mulheres tenham hábitos saudáveis e saibam como realiza-los em determinados períodos de vida.

 


Por que o sorriso de homens e mulheres apresentem tantas diferenças?

-- Anatomia: o diâmetro dos dentes de um homem é maior que o de uma mulher. A língua também apresenta ser maior. 

-- Stress: com muitas funções no dia a dia, vinculadas ao trabalho dentro e fora de casa, aumentou o número de mulheres que sofrem de stress, condição que aumenta a incidência de cáries e outras doenças bucais. 

-- Mudanças hormonais: gravidez e menopausa são períodos que influenciam na saúde bucal e, portanto, o cuidado deve ser redobrado. 

-- Idade: a diferença nos problemas de saúde entre homens e mulheres se alarga à medida que envelhecemos. As mulheres mais velhas são mais propensas à perda de dentes do que os homens.



Dra Bruna Conde - Cirurgiã Dentista.
CRO SP 102038


Pontos gatilhos podem causar dor e incômodo

Fisioterapeuta explica o que é esse problema, a sua relação com hábitos simples do dia a dia e dá dicas de como eliminá-los da rotina

 

Os Pontos Gatilhos Miofasciais (PGMs) são nódulos que estão numa faixa tensa localizada no músculo que, espontaneamente ou à dígito-pressão, produzem um padrão de dor referida reconhecida pelo paciente. “Dessa forma, ele pode criar dor em outra área, como exemplo, quando há um ponto-gatilho na parte superior do trapézio, a dor referida será ao lado do pescoço, e na cabeça, podendo causar cefaleia”, explica a fisioterapeuta Carina Mussel.

 

Há diversas causas, entre elas, macrotraumas, microtraumas, isquemia, inflamação, sobrecarga funcional, estresse emocional, disfunções endócrinas, deficiências nutricionais e infecções crônicas. “Entre as principais causas estão o estresse, falta de mobilidade na região afetada e encurtamento muscular”, acrescenta.

 

Os pontos de gatilho são extremamente comuns nos dias de hoje. Com a vida atarefada, cheia de compromissos, estresse e, às vezes, sem nenhuma atividade física, é difícil quem não tenha pontos de gatilho. No entanto, podemos evitar acúmulos de mais pontos de gatilho no corpo, com massoterapia e alongamento, por exemplo. “É importante fazer sessões de liberação miofascial de 15 em 15 dias ou 1 vez por mês. Praticar atividade física que estimule a mobilidade articular e alongamento muscular, além da meditação que também ajuda bastante, pois acalma a mente e relaxa os músculos”, recomenda Carina.

 

Atenção

 

Ao perceber qualquer sinal, é importante procurar ajuda de um especialista para diagnóstico e tratamento correto. “Se não tratados, os nódulos podem gerar dores refletidas em outras partes do corpo, como nos ombros que pode dar sensação de dor de cabeça, e no quadril, que pode ser confundido com dor ciática. Eles geram muita dor, sensação de queimação e até dificuldade de mover a parte afetada”, finaliza.

 

 

Fonte: Carina Mussel - fisioterapeuta, especialista em dor e proprietária da ITC vertebral BH. @itcvertebral.bh


Os desafios da mulher na liderança

 

Não é de hoje que a mulher busca o reconhecimento de seu potencial e enfrenta grandes dificuldades para isso.

Há muito as mulheres que se destacavam como líderes eram muitas das vezes abafadas e impedidas de prosseguir e isso não mudou muito nos dias de hoje.

As mulheres até conseguem alcançar grandes cargos, posições de liderança, mas o respeito está longe de ser o mesmo despendido aos homens. Ocupam posições de destaque, mas não são efetivamente ouvidas como deveriam. Ainda é fácil perceber os burburinhos quando busca se posicionar, os olhares atravessados e a falta de posição respeitosa que normalmente é dirigida a um homem. E pior muitas vezes vindas de outras mulheres.

É incrível como a capacidade da mulher ainda é tão questionada, principalmente em determinadas profissões e posições de destaque, e com dito o mais triste é que outras mulheres mesmo questionam essa capacidade e autoridade.

Até quando isso será uma realidade em nosso meio? Não sei, diante do cenário que encontramos hoje infelizmente a mudança desejada e esperada ainda parece distante. Mas não é motivo de desânimo pois muito já temos a comemorar, a abertura de oportunidades, a abertura das portas para que a mulher possa estar e ocupar o lugar que ela desejar cresceu muito nos últimos tempos, as mulheres estão em toda parte, realizando as mais diversas posições. Em muitos casos já se avançou também na questão da diferença salarial.

Mas ainda há uma grande luta pelo respeito, pelo olhar para a mulher sem um olhar que questiona sua capacidade, isso quando é só um olhar, pois muitas vezes os comentários também deixam claro que simplesmente por se tratar de uma mulher sua autoridade e capacidade são colocadas em questão. E como já dito muitas de nós mulheres mesmas questionamos a competência de nossas semelhantes, preferimos um profissional do gênero masculino em uma situação ou outra. Precisamos ainda vencer essa barreira do preconceito e lutar pelo nosso reconhecimento não importa a posição que ocupemos e não desistir jamais desse objetivo.

A mulher pode e é capaz de fazer e estar aonde ela quiser e se propuser a estar. Continuemos avançando apesar de todo o preconceito, sem desanimar e a cada dia demonstraremos nossa capacidade e potencialidade.

 

 Cláudia Lisboa - advogada, professora de empreendedorismo e líder de um grupo de mulheres cristãs.

 

Autorresponsabilidade e seus benefícios para potencializar resultados

Você já deve ter ouvido falar que você é inteiramente responsável pela vida que leva, e isso não é um ditado, é um fato.

Na escalada da alta performance pessoal e profissional, ter consciência e inteligência emocional é um grande começo e podem gerar alterações e transformações na vida e nos resultados, acompanhados também da autorresponsabilidade, que seria a habilidade, tanto racional quanto emocional, de se responsabilizar por todos os acontecimentos nas mais diversas áreas de nossas vidas.

Identificar as atitudes que contribuíram para determinado incidente ajudará a curto, médio e longo prazo, numa mudança e melhora em ações objetivas e assertivas que assegurarão maior controle da própria e atingimentos de metas positivas no dia a dia.

Há um termo em inglês chamado Accountability, que é a habilidade que um indivíduo tem de apropriar-se das situações em que está envolvido como resultado de suas próprias escolhas e ações.

É uma virtude pessoal, relacionada à habilidade de pegar a responsabilidade para si e gerar resposta com resultados positivos, já que é mais fácil ter a quem culpar do que assumir a escolha, sejam elas certas ou erradas.

Esse conceito ou definição pode parecer em um primeiro momento muito forte, pois traz a reflexão de que ao olhar para seus resultados, bons ou ruins, a responsabilidade é somente sua, mas na realidade você que se colocou ou ao menos se permitiu estar onde chegou e ter o que conseguiu alcançar.

Uma das histórias de autorresponsabilidade que mais gosto de falar é a do Nelson Mandela. Como muitos sabem, ele ficou preso  cerca de 26 anos. Em todo esse período, ele não se juntou aos outros presos, que focavam em dizer que eram vítimas do governo e do preconceito racial. Ele simplesmente decidiu controlar ali a única coisa que podia, que eram seus pensamentos, sentimentos e ações. E foi ali dentro da prisão, que ele estava estudando e desenvolvendo ainda mais o seu intelectual e se preparava em silêncio para ser o primeiro presidente negro da África do Sul.

Quando ele foi questionado por agir de uma forma positiva dentro daquele local, ele respondeu: “Meu corpo eles podem ter prendido, mas minha mente sou eu quem controlo. Posso responsabilizá-los pelas suas atitudes, porém sou o único responsável por meus sentimentos”. (Nelson Mandela).

É fundamental aprendermos a viver em primeira pessoa e a deixar para trás a velha história de que foram os outros ou o acaso que contribuíram para chegarmos onde estamos, nos tornando responsáveis pelas nossas escolhas e rumos de nossa vida.

Compreenda que autorresponsabilidade é um processo e o tempo te mostrará os benefícios. Buscar soluções e sugestões, aprender com os erros, evitar culpar o próximo e buscar autoconhecimento, são pequenas atitudes que, se praticadas diariamente, poderão ser um início de novas possibilidades e oportunidades batendo à sua porta!

 

Fábio Lima - consultor e mentor especialista em gestão empresarial, CEO da LCC - Light Consulting e Coaching. lightconsulting.com.br

 

Contrato de namoro: há limites para a regulamentação do amor?


Doze de junho é o dia em que se comemora o Dia dos Namorados no Brasil. Para os apaixonados, já é hora de comprar os presentes, reservar uma mesa para o jantar à luz de velas ou planejar uma viagem especial. Por outro lado, a data pode ser um importante momento para que se inicie uma reflexão sobre as repercussões jurídicas do namoro.

Na contemporaneidade, muito se discute sobre a ampliação dos espaços de liberdade no âmbito do Direito de Família. A reinvindicação por uma maior “emancipação” dos sujeitos nesta seara parte não só dos juristas, mas também da própria sociedade, que anseia por mais liberdade para a auto-regulamentação dos seus interesses familiares e relacionais. De fato, a vida de uma família, tão permeada por questões privadas, deve se sujeitar às escolhas pessoais dos seus membros.

Dentre as questões familiares que são passíveis de auto-regulamentação pelos sujeitos envolvidos está a relação de namoro. É possível que os namorados, através de um contrato, estabeleçam expressamente que, através daquela relação, não pretendem constituir uma família desde logo.

O contrato de namoro é conceituado por Marília Pedroso Xavier na obra “Contrato de Namoro: Amor Líquido e Direito de Família Mínimo” (2.ª ed. Belo Horizonte: Fórum, 2020. p. 103) como “uma espécie de negócio jurídico no qual as partes que estão tendo um relacionamento afetivo acordam consensualmente que não há entre elas objetivo de constituir família”.

Em artigo de autoria de Zeno Veloso, intitulado “É namoro ou união estável?”, publicado pelo IBDFAM, explica-se que neste tipo de avença as partes confessam que estão em um relacionamento amoroso, mas que tal relação “se esgota nisso mesmo, sem nenhuma intenção de constituir família, sem o objetivo de estabelecer uma comunhão de vida [...], e esse namoro, por si só, não tem qualquer efeito de ordem patrimonial [...]”.

Este instrumento jurídico tem por objetivo afastar a configuração da união estável – com todas as suas repercussões jurídicas, tais como o pagamento de pensão alimentícia no momento em que houver eventual rompimento, a comunicação patrimonial e, até mesmo, a concorrência sucessória em caso de morte de um dos sujeitos envolvidos no relacionamento.

Também é possível que se eleja, desde logo, no contrato de namoro, qual regime de bens incidirá, caso haja a transformação daquele namoro em uma união estável.

Existem vozes na doutrina jurídica nacional que negam a existência, a validade e/ou a eficácia deste instrumento, principalmente em razão da possibilidade de que os requisitos necessários à configuração da união estável estejam presentes, não obstante a declaração formal de que união estável não há.

Entretanto, fato é que um contrato de namoro é um importante instrumento de prova e pode conferir certa segurança jurídica àquelas e àqueles que pretendem manter separados os patrimônios durante a relação de namoro.

Propor no jantar de dia dos namorados a formalização de um contrato de namoro pode não ser uma ideia muito romântica, mas nada impede um início de reflexão sobre a temática. 

 

Mariana Pimentel - advogada. Sócia diretora da área de Direito de Família e Planejamento Patrimonial e Sucessório do escritório Medina Guimarães Advogados. Doutoranda e mestra em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: mariana.pimentel@medina.adv.br

 

Engajamento de crianças e adultos mobiliza microrrevoluções ambientais

Freepik
Como pequenas atitudes diárias geram grandes impactos na natureza se forem ensinadas desde a infância 

 

Desde o momento em que acordamos, nossas rotinas são repletas de pequenos rituais de higiene e de beleza. Escovar os dentes, tomar banho, usar cremes e sabonete são apenas alguns deles. Porém, quantas pessoas refletem sobre o impacto causado por esses produtos no meio ambiente? 

Cada indivíduo possui um papel significativo no cuidado com o planeta. Pequenas ações de redução ou mudança de hábito, que podem ser feitas no dia-a-dia, fazem a diferença e, segundo as idealizadoras do Verdes Marias, podem ser chamadas de microrrevoluções, pois o conjunto dessas escolhas influencia nosso entorno de maneira revolucionária. 

As microrrevoluções ocorrem em esferas variadas da rotina, como na seleção dos alimentos, na redução do lixo, no apoio a pequenos produtores e no hábito da reciclagem. O podcast “Contos da Capivara”, cujo objetivo é inspirar crianças e seus familiares a adotarem práticas sustentáveis, é norteado pelas microrrevoluções. Criado pela produtora Poétika e pelo Verdes Marias - movimento de três irmãs que estimulam a busca por uma vida mais sustentável, o podcast utiliza contos infantis inéditos de autores brasileiros para engajar toda a família no tema. 

Mariana Moraes, uma das idealizadoras do Verdes Marias, conta como o podcast é uma poderosa ferramenta para incentivar crianças e adultos a ingressarem nessa jornada: “Com o Contos da Capivara entramos na vida e na rotina das famílias, mas de forma leve e descontraída, capaz de gerar uma provocação. O formato de narração de histórias é capaz de tirar as crianças das telas e incentivá-las a usar a imaginação. Já recebemos muitos relatos de mães e crianças que foram aos poucos mudando sua forma de olhar para o consumo e descarte”.  

Algumas das microrrevoluções que ela pratica com seus filhos são: compostar junto, separar o lixo, usar escova de bambu e muito mais. 

Essas pequenas decisões em prol do meio ambiente podem ocorrer aos poucos, conforme aumenta a conscientização e o planejamento familiar. A empreendedora Isabel de Barros ouve o “Contos da capivara” com os filhos e já começou a seguir algumas sugestões.  “Aprendi a passar casca de mamão na pele para hidratar, uso esmaltes sem componentes tóxicos e guardo muitas dicas de marcas mais ecológicas”.

A família de Isabel desfruta do entretenimento e da leveza trazidos pelo podcast para incorporar as orientações no cotidiano. A empreendedora sempre carrega um canudo reutilizável na bolsa e todos separam o lixo para reciclagem e compram roupas de segunda mão. “São várias ações que você vai construindo em casa, como ter uma boa alimentação. Recebemos uma cesta de orgânicos, pegamos frutas na mão, as crianças comem mais legumes do que antes. Tudo isso é uma construção e faz parte da rotina”, descreve.


 Informação e exemplos familiares aumentam discernimento crítico 

Nina Valentini, produtora-executiva do “Contos da Capivara”, conhece muito bem a importância das microrrevoluções. Há 15 anos, ela se dedica ao aprimoramento de estratégias de impacto de organizações sociais e, nessa trajetória, foi presidente do Movimento Arredondar, que coleta micro doações para ajudar projetos socioambientais. A história de Nina é emblemática ao mostrar como o exemplo familiar e a informação estimulam a revisão de hábitos.

Ela cresceu em uma família muito engajada e uma de suas experiências mais marcantes foi um trabalho voluntário no Vale do Jequitinhonha (MG). “Eu tinha 14 anos e isso inspirou minha vontade de trabalhar nessa área. Fazia trabalho voluntário com minhas irmãs em todas as férias. Foi muito pela experiência voluntária que me aproximei dos temas de impacto social. O voluntariado me abriu as portas para um país que eu não conhecia”, narra.

Com o decorrer dos anos, esse cuidado passou a incluir a área ambiental. “Como trabalhei muitos anos no Arredondar, a gente sempre falava que arredondar centavos é um jeito de fazer uma microrrevolução no seu dia-a-dia porque você doa dentro de um processo que está acostumado a fazer e não pesa no bolso. Quando me aproximei do Verdes Marias, comecei a entender outras possibilidades”.

Nina é mãe de duas meninas. Todas utilizam um kit que inclui sacola de pano, dois canudos de inox e copo reutilizável para reduzir a produção de lixo. Elas também fazem compostagem, checam a origem do que compram, consomem orgânicos e incentivam pequenos produtores. Ela aconselha que essas mudanças sejam feitas paulatinamente para que ocorram de maneira natural.

“Acho que quanto maior for a difusão dos impactos e mais simples forem as dicas, será mais fácil alcançar um número maior de pessoas. O mais desafiador, no contexto das crianças, é elas entenderem o impacto, que é algo muito plausível para adultos, mas não no universo infantil. O podcast ajuda a conectar as histórias com a ideia de que dá para fazer de outro jeito e simplifica isso para as crianças acharem divertido”, conclui.


Educação ambiental é tarefa coletiva

O descarte incorreto de uma escova de dentes de plástico, por exemplo, é extremamente prejudicial à natureza, já que o material demora mais de 400 anos para se decompor e se acumula nos oceanos. A população mundial soma quase oito bilhões de indivíduos e, se cada um deles seguir a recomendação de trocar a escova de plástico a cada três meses e jogá-la no lixo comum, os prejuízos serão alarmantes.

A mesma lógica pode ser aplicada a outros produtos, como shampoos e condicionadores líquidos. Estima-se que os cosméticos convencionais utilizem mais de 10 mil POPs (poluentes orgânicos persistentes), que são substâncias altamente resistentes à degradação que escoam pelos ralos, contaminando os mares e os lençóis freáticos.

Muitos desses cosméticos contêm embalagens de plástico e microesferas, ou seja, pequenas esferas de plástico derivadas do petróleo e que não são biodegradáveis. As micropartículas poluem os oceanos e são ingeridas por animais marinhos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os plásticos representam 85% do lixo marinho e esse volume irá triplicar até 2040. Caso esse cenário permaneça, em 2050, o volume de plástico poderá superar o de peixes nos mares.

Anualmente, oito milhões de toneladas do material acabam nos oceanos e acarretam a morte de 100 mil animais. Entre eles estão tartarugas, focas, golfinhos, aves marinhas e peixes. Isso acontece devido a múltiplas ações humanas que estão longe de serem inofensivas. Por isso, é vital examinar o elo entre a  preservação ambiental e nossos hábitos diários e esforçar-se para alterá-los para reverter esse panorama. 

 

“Contos da Capivara” está disponível no Spotify, Anchor e outros dispositivos

Todos os episódios do podcast “Contos da Capivara” possuem o apoio técnico de organizações como o Greenpeace, Famílias pelo Clima, Sea Shepherd, Instituto Ipê, Menos 1 lixo, entre outras, e contam com a participação da Clara, a Capivara, que traz dicas de como ter uma vida mais sustentável. O podcast tem 8 histórias inéditas escritas por autores brasileiros da literatura infantil, como Claudia Vasconcellos, Kiusam de Oliveira, Edson Natale, Julia Medeiros, Marcelo Maluf, Thata Alves, Caru Ricardo e Ciro Campos do Planeta OCA. 

Quem quiser acompanhar a série “Contos da Capivara”, pode acessar pelo Spotify (https://spoti.fi/3Lh0v4i) ou pelo Anchor (Contos Da Capivara • Um podcast na Anchor). O conteúdo é gratuito e pode ser escutado diversas vezes, sem moderação. Mais informações, acesse www.verdesmarias.eco.br.  

 

 

Poétika - produtora cultural com foco em cinema e teatro.

www.poetika.com.br.

 

Pré-candidatos já podem arrecadar recursos para as eleições de 2022

Pré-candidatos aos cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, estadual ou distrital nas Eleições Gerais de 2022, já podem começar a arrecadar fundos para a campanha eleitoral deste ano, mediante financiamento coletivo na internet.

As chamadas vaquinhas virtuais, desde o dia 15 de maio de 2022, já podem ser utilizadas como forma de financiamento coletivo de campanha. Essa forma de arrecadação será utilizada pela terceira vez em eleições no Brasil, tendo sido incorporada à legislação eleitoral em 2017.

A vaquinha virtual funciona por meio da internet e de aplicativos eletrônicos controlados por empresas especializadas na oferta desse tipo de serviço, que devem necessariamente estarem credenciadas junto ao TSE.

As empresas responsáveis pela vaquinha virtual, estão obrigadas a identificar os doadores e discriminar individualmente as quantias doadas às campanhas, a forma do pagamento e a data da contribuição, além de um site na internet com uma lista atualizada dos doadores e respectivas informações pessoais. Somente pessoas físicas podem doar e, a emissão de recibos é obrigatória para todas as operações, não importando se a transferência de recursos foi feita em dinheiro ou por meio de cartão de crédito.

Embora as doações se iniciem no período de pré-campanha, as candidatas e os candidatos somente terão acesso aos recursos se cumprirem os requisitos estabelecidos pelo TSE, após o requerimento de registro de suas candidaturas: mediante apresentação de requerimento do registro da candidatura, inscrição no CNPJ e abertura de conta bancária específica para o acompanhamento da movimentação financeira da campanha.

Os candidatos e as candidatas deverão informar à Justiça Eleitoral todas as doações que receberem por meio do financiamento coletivo e, caso não efetivem a candidatura, esses recursos deverão ser devolvidos aos doadores pelas empresas responsáveis pela arrecadação, descontados os custos de financiamento da plataforma.

Não há limite de valor a ser recebido pela modalidade de financiamento coletivo.

Outra importante novidade no que se refere ao financiamento coletivo de campanha, é a possibilidade de que as doações sejam realizadas por meio de PIX, na modalidade CPF, o que garante a identificação e a rastreabilidade das movimentações financeiras.

O conhecimento acerca do financiamento coletivo de campanha é relevante, especialmente, para que os pré-candidatos e eleitores saibam o que é permitido, evitando-se que possam ter problemas jurídicos decorrentes de indevidas doações, ou mesmo, com as prestações de contas, que devem ser realizadas ao final da eleição pelos candidatos.

 

DOUGLAS DE OLIVEIRA - Mestre e Doutorando em Direito, Conselheiro da OAB/MS, Sócio do Escritório OVSA Advogados.

 

Empresas precisam planejar o futuro adotando medidas de cibersegurança

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 Francisco Gomes Junior, advogado especialista em direito digital e crimes cibernéticos, explica que mudanças vão muito além de mudanças contratuais e treinamentos

 

Estamos na era digital e prestes a ingressar em um momento de rápida evolução tecnológica com a implementação do 5G. Prevê-se forte impacto em toda a indústria e no agronegócio com a possibilidade de novas formas de produção e controle de qualidade.

A revolução tecnológica vem sendo acompanhada por uma adaptação legislativa que garanta o direito dos usuários e da sociedade. O Brasil possui o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) e, mais recentemente, a Lei Geral de Proteção dos Dados (Lei 13.709/2018), que estabelecem regras para as redes de internet e para a forma como dados pessoais dos usuários podem ser utilizadas.

Reconhecendo o direito à privacidade e intimidade como um direito constitucional fundamental, legisladores buscam garantir a máxima segurança ao usuário de internet e mídias sociais com a preservação de seus dados pessoais. Entretanto, inúmeros questionamentos sobre se as medidas legais até aqui adotadas são capazes de garantir tais direitos, tendo em vista que todas as semanas são noticiadas invasões de hackers a sistemas de empresas públicas e privadas com dados pessoais sendo vazados e inclusive comercializados na deep web.

Conclui-se assim que, além das medidas legais de adaptação à LGPD para garantir os direitos de seus usuários, é fundamental que as empresas adotem medidas efetivas de cibersegurança, visando impedir acessos indevidos a seus sistemas. A segurança cibernética se torna um diferencial de mercado, um importante ativo para as empresas em um mercado competitivo.

Uma medida sempre comentada é a privacidade por design. Com o processamento de dados das empresas em ambientes não totalmente confiáveis, como nuvens públicas, é necessário que os sistemas sejam concebidos como “trancados” em sua concepção, através de segurança dos dados com computação de aprimoramento de privacidade (PEC). Outra medida que deve ser aprimorada nos próximos anos com o desenvolvimento cada vez maior da Inteligência Artificial é a da governança que faça a gestão desses módulos. Com o estabelecimento da legislação desta matéria, os parâmetros de controle serão detalhadamente estabelecidos e permitirão medidas de segurança e gestão efetivos.

Pode haver a tendência de que empresas ofereçam ao usuário um controle de privacidade centralizado, ou seja, um portal de autoatendimento onde o titular dos dados gerenciará os consentimentos, os avisos e cookies em uma experiência que garanta maior transparência e segurança.

Enfim, empresas devem investir cada vez mais em medidas de cibersegurança. A adaptação às leis e a garantia efetiva de segurança ao usuário vão muito além de mudanças contratuais e treinamentos. Obviamente que é necessário implantar cultura de privacidade de dados nas empresas, mas sem medidas efetivas de segurança elas estarão vulneráveis a intrusões ilegais e criminosas. É o momento das companhias planejarem seu futuro.

 

Francisco Gomes Júnior - Sócio da OGF Advogados. Presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP). Autor do livro Justiça Sem Limites. Instagram: https://www.instagram.com/franciscogomesadv/


Dia dos Namorados deve alavancar as vendas de roupas, tecidos e calçados no comércio paulista

 
Projeção da FecomercioSP é que, em junho, o segmento apresente crescimento de 18,5% na comparação anual

 
A compra de presentes para o Dia dos Namorados deve ajudar a aumentar as vendas, em junho, do segmento paulista de lojas de vestuário, tecidos e calçados. A projeção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é de um crescimento expressivo de 18,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Contudo, as vendas do conjunto de atividades tradicionalmente mais sensíveis à ocasião devem apontar queda de 2,3% no comparativo anual, evidenciando um Dia dos Namorados mais tímido em 2022.
 
Geralmente, as comemorações noturnas em restaurantes, bares e hotéis/motéis são mais beneficiadas pelo Dia dos Namorados do que o consumo de presentes. A exceção é o setor de vestuário, hoje em evidência graças ao frio antecipado em São Paulo. O clima, aliás, deve contribuir para a alta, já que os preços médios das roupas de inverno são maiores do que a média geral destes produtos. Além disso, a variedade de opções e preços para presentes alcançam praticamente todos os perfis de renda.
 
Em menor escala, os segmentos que também devem lucrar com o Dia dos Namorados serão as farmácias e perfumarias (0,8%) e os supermercados (0,5%), já que muitos casais optam por comemorar a ocasião com um jantar caseiro especial. As vendas de eletrodomésticos e eletrônicos devem ter queda de 6,8%. As floriculturas também costumam ter desempenho positivo na data. Contudo, o impacto é menor no conjunto do faturamento do varejo.
 


No mês, o tíquete médio por família com produtos relacionados, direta ou indiretamente, ao Dia dos Namorados deverá ser de R$ 3.010,29, valor 0,5% maior do que o registrado em junho do ano passado. Os consumidores devem gastar, em média, R$ 445,77 com itens de vestuário (alta de 16,8% na comparação anual) e R$ 445,36 (-0,6%) com cosméticos e artigos de beleza. Já quando se trata de alimentação e produtos de higiene, os valores podem chegar a R$ 1.741,50 (-0,8%). Por fim, eletrodomésticos e eletrônicos têm projeção de redução de 8,1%, com gastos na ordem de R$ 377,65.
 


Projeções para junho

Para o sexto mês do ano, a estimativa da FecomercioSP é que o faturamento do comércio apresente estabilidade em comparação ao mesmo período do ano passado, registrando crescimento levemente positivo de 0,8%. Chama a atenção a forte assimetria no desempenho entre os setores varejistas: enquanto vestuário deve crescer 18,5%, nas concessionárias, a estimativa é de queda de 10,4%. Se as projeções se confirmarem, o consumo varejista no mês retomará o nível de 2019.
 
A previsão para o semestre aponta uma forte desaceleração do ritmo de crescimento. Enquanto, no trimestre, as vendas já consolidadas apontaram uma taxa robusta de crescimento de 10%, as estimativas para os seis primeiros meses do ano indicam alta de apenas 4%. O número reflete os impactos da inflação, que está inibindo a capacidade de consumo das famílias.
 


Dicas para alavancar as vendas

O empresariado deve aproveitar as comemorações do Dia dos Namorados para investir em iniciativas de gestão e marketing, com o intuito de obter os melhores resultados com a data. É importante se atentar a tendências de mercado, lançamentos e preferências dos consumidores, bem como preparar a loja física ou online quanto aos estoques, além da formação da equipe e do treinamento desta para apresentar lançamentos, ações promocionais, prazos de entrega, troca e devoluções. Uma boa decoração visual também pode fazer a diferença na hora de atrair a clientela.
 
Outras estratégias podem ser a criação de kits, relacionando os presentes ao perfil da pessoa; e a publicação de conteúdo e iniciativas de interação com os seguidores nas mídias sociais e o e-mail marketing, oferecendo, por exemplo, cupons de desconto para a ocasião. Por fim, é possível ter ofertas para os “atrasados” (aqueles que deixam para comprar o presente na última hora) e, principalmente na semana do dia 12, disponibilizar um atendimento em tempo real pelos canais online. No WhatsApp, por exemplo, os vendedores devem estar atentos para esclarecer as dúvidas e responder a dúvidas dos clientes o mais rápido possível para fechar a compra.


 
FecomercioSP

6 dicas para impulsionar as vendas de restaurante com as redes sociais

Postar boas fotos e produzir conteúdo de acordo com a linguagem de cada canal são algumas das dicas dadas pela Sodexo Benefícios e Incentivos

 

As redes sociais são verdadeiras vitrines que ajudam a impulsionar os mais diversos tipos de negócios. Mas para ter sucesso, não basta apenas estar presente nas principais plataformas. Assim como na divulgação convencional em loja física, são adotadas estratégias que levam ao resultado esperado, no ambiente online também existem técnicas que, se colocadas em prática, podem ajudar a alavancar as vendas. Pensando nisso, a Sodexo Insights, plataforma de pesquisas, estudos e análises relevantes no mercado e para o mercado, preparou algumas dicas que vão orientar bares e restaurantes a como melhorar a performance de seus negócios e obter melhores resultados em seu faturamento.

“Hoje, as pessoas escolhem o menu preferido antes de chegar ao restaurante. E isso é feito graças as redes sociais. Por essa razão, dentro desse ambiente virtural, os estabelecimentos que apresentam, por exemplo, as fotos mais bonitas da montagem de um prato e oferecem um atendimento online personalizado, respondendo aos questionamentos, têm mais chances de atrair o cliente. Além disso, é importante investir em conteúdos com linguagem e formato que atenda ao perfil de cada tipo de plataforma“, orienta Antonio Alberto Aguiar, o Tombé, Diretor Executivo de Estabelecimentos da Sodexo.

 

Confira a seguir as dicas:

 

  • Tenha atenção ao conteúdo das mensagens

Uma rede social é um ambiente virtual feito por pessoas. E é exatamente por isso que é preciso ter cuidado com o conteúdo das mensagens que envia. Seus seguidores não querem textos prontos e automáticos. Eles querem falar com você e com a sua equipe, e desejam isso da forma mais cordial possível. Portanto, busque meios de humanizar sua comunicação e criar conexões. Sabe aquela história de falar a língua do cliente? É isso. Não se esqueça, também, de dar atenção ao que é importante para o seu público. Leve em conta as questões sociais e até ambientais que o consumidor moderno considera relevantes.

 

  • Seja autêntico

A verdade convence, não importa qual seja o ambiente. Por isso, nada melhor para cativar o seu público do que ser você mesmo ou mostrar o seu time como ele realmente é. E as redes sociais são um ótimo espaço para criar essa proximidade. Poste stories dos momentos de descontração da equipe, reposte as marcações dos clientes, compartilhe receitas e truques que são só seus. As possibilidades são infinitas e só você vai saber o que sua clientela quer saber. Uma sugestão: as pessoas são curiosas e gostam de saber aquilo que ninguém mais conhece, então abrir os segredos interessantes sobre seu restaurante pode ser uma boa estratégia.

 

  • Escolha a rede mais adequada

Saber qual é a rede social ideal para compartilhar cada tipo de material é fundamental, porque assim você consegue entregar conteúdo de valor, onde quer que seja, na divulgação do seu estabelecimento. Para cada rede há uma estratégia diferente, e embora você possa compartilhar uma iniciativa nas demais, é importante publicá-la de maneira inteligente.

- O Instagram é ideal para conteúdos curtos, leves e divertidos, como fotos, stories e afins;

- O YouTube é perfeito se você quer oferecer um conteúdo em formato de vídeo, mais educativo, como receitas;

- O Facebook é o melhor lugar para fechar negócios e colocar todas as informações da empresa, como horário de funcionamento e até o cardápio.

 

  • Faça postagens com frequência

Sua frequência nas redes sociais também é importante para a divulgação do restaurante. Não adianta você ter uma identidade visual legal, um conteúdo bacana, mas só aparecer online uma vez por semana. Seu público precisa que você esteja sempre "se fazendo lembrar". Uma forma de fazer isso é compartilhar alguma promoção, repostar fotos dos seus consumidores ou, até mesmo, dividir o seu cardápio todos os dias. Depende, também, da sua criatividade! Monte um calendário de posts com antecedência e mantenha a frequência de suas publicações.

 

  • Use o Google Meu Negócio

É impossível falar de divulgação de restaurante ou bar sem mencionar o Google Meu Negócio. A ferramenta é indispensável para quem deseja ser encontrado como uma das primeiras opções da cidade ou da região, quando alguém procura pelo termo "restaurante" ou afins. Nele, você pode adicionar uma série de dados relevantes sobre o seu empreendimento, desde o nome até o horário de funcionamento, telefone para contato e os horários de pico, para que as pessoas decidam o melhor momento de ir. Além disso, você pode linkar suas redes e o site da empresa.

 

  • Tire boas fotos dos pratos

Estar presente nas redes sociais também é algo que vem acompanhado de algumas responsabilidades, e saber tirar boas fotos de comida é uma delas. Por mais que você não seja um fotógrafo profissional, está mais do que na hora de aprender a enquadrar suas fotos para valorizar os pratos que você serve. Então, invista seu tempo observando as imagens dos concorrentes, busque algumas dicas na internet e, se for preciso, use alguns aplicativos para corrigir a luz e chamar a atenção para os seus produtos. Se você não quiser dedicar o seu tempo para isso, faça uma parceria com um profissional da área. Uma divulgação eficiente contribui muito para o alcance dos melhores resultados. Hoje, com o uso dos algoritmos, quanto mais interações uma conta recebe nas redes sociais, maior é o seu alcance para outras pessoas. Então, ser atrativo é uma questão de sobrevivência. 

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Sodexo

 

O papel dos bibliotecários em universidades de medicina e a importância de bases de conhecimento para o aprendizado do aluno

É inegável a alta dema por estudos e pesquisas para a formação integral do profissional de medicina. Levando em consideração a necessidade de especialização profissional e as atualizações cada vez mais constantes da literatura científica para a área da saúde, as bibliotecas de universidades de medicina assumem papel essencial neste contexto, juntamente com a ampliação de soluções que auxiliem estes estudantes no que se refere à busca por conteúdos de qualidade e evidências confiáveis e atualizadas.

Durante o período mais delicado da pandemia, as bases de conhecimento foram cruciais para manter a rotina de ensino, uma vez que as bibliotecas se mantiveram fechadas, seguindo os protocolos de distanciamento social.

Neste sentido, é importante entender o impacto da gestão de informações para a formação do estudante de medicina, desde o ciclo básico até os últimos anos de residência, bem como a função essencial exercida pelos bibliotecários durante este processo.

A importância dos bibliotecários para as universidades de medicina e para a formação médica

Muito mais do que responsável pelo atendimento, o bibliotecário cumpre funções importantes nas universidades de medicina e atua como mediador entre informação e estudante. No contexto organizacional, o profissional atua diretamente em diversos processos, como a colaboração para a atualização dos planos de curso e para a escolha das bibliografias, juntamente com professores e Núcleo Docente Estruturante (NDE). Além disso, o bibliotecário exerce atividades também com os alunos, a fim de contribuir para o aprendizado e a autonomia do estudante.

A partir disto, é fundamental que exista a aplicação dos conhecimentos pedagógicos pelo bibliotecário dentro das universidades, para que seja possível conduzir o aluno ao protagonismo na busca da informação adequada. Desta forma, cabe ao bibliotecário colaborar com a construção do conhecimento dos alunos.

Diante deste contexto, o grande desafio para estes profissionais é enfatizar aos estudantes a importância de bases de conhecimento que permitam mais assertividade na busca por conteúdos atualizados. Mas, claro, sem descaracterizar a relevância do espaço físico da biblioteca.

A importância das bases de conhecimento para a ampliação do aprendizado

Atualmente, grande parte dos estudantes que estão ingressando nas universidades são nativos digitais. Neste sentido, as soluções que ofereçam conhecimento, mas que entreguem isto de uma forma digital e que conversem tecnologicamente com estes alunos têm um potencial de adesão ainda maior por parte destes estudantes. Este fato, certamente, colabora para o aumento do uso de ferramentas e softwares dentro das instituições de ensino. Entretanto, isso não se traduz na boa exploração dos recursos para extrair as melhores e mais confiáveis informações das publicações.

De acordo com o estudo “Leitores do Século 21 - Desenvolvendo Habilidades de Alfabetização em um Mundo Digital”, realizado pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), no Brasil, apenas 33% dos estudantes foi capaz de distinguir fatos de opiniões, em uma das perguntas aplicadas.

Assim, o papel de mediador exercido pelo bibliotecário ganha mais destaque, a fim de contribuir para a capacitação dos estudantes no que diz respeito à apresentação dos recursos existentes, das possibilidades de pesquisa e das bases de conhecimento disponibilizadas ao aluno, bem como a melhor forma de avaliar a qualidade da informação que o universitário deseja.

Além disso, de um modo geral, os livros físicos não conseguem acompanhar com a mesma velocidade as atualizações disponíveis em e-books e publicações científicas existentes nas bases de dados. Neste sentido, cabe ao profissional da área auxiliar os estudantes para que eles consigam se atualizar e utilizar as ferramentas tecnológicas para garantir a informação mais adequada durante os ciclos de estudo e, posteriormente, as melhores evidências clínicas para aplicação prática da medicina.

Outra questão relacionada aos livros é o espaço disponível para armazenamento. À medida que novas publicações são realizadas, os espaços físicos tornam-se cada vez menores. Com essa proporção inversa, a literatura virtual ganha espaço, uma vez que a tecnologia possibilita o armazenamento praticamente infinito de conteúdo com a evolução da nuvem, garantindo que estes materiais estejam sempre à disposição daqueles que precisarem.

Portanto, é fundamental que o bibliotecário crie condições para incentivar a utilização de ferramentas que auxiliem o aprendizado e fomente, nestes alunos, a busca pelas evidências mais confiáveis e atuais naquele determinado momento. E, este trabalho, precisa ser permanente nas universidades de medicina com o envolvimento e engajamento de toda equipe.

Ana Paula R. Lima - Executiva comercial, da Wolters Kluwer, Health Brasil.

 

Veja 6 passos para a organização financeira da sua empresa

O assessor contábil e CEO da Sapri Consultoria, Cláudio Lasso, explica que o controle sobre as finanças é essencial para obter lucro e investir em melhorias

  

A organização financeira da sua empresa é chave para o crescimento e manutenção do seu negócio. Ter um bom controle sobre as finanças é essencial para obter lucro e investir em melhorias, como a renovação da frota. Além disso, evita desequilíbrios e desperdícios.

 

"Algumas atitudes básicas podem levar a uma administração financeira eficiente e organizada", explica o assessor contábil e CEO da Sapri Consultoria, Cláudio Lasso.

 

Para ajudar nessa tarefa, o especialista montou um guia com 6 dicas para os empreendedores: 


 

Faça um planejamento financeiro

 

Lasso pontua que o primeiro passo é colocar no papel todos os gastos e rendimentos da sua empresa. "É necessário definir um orçamento anual e começar a cortar gastos desnecessários. Possuir reservas e economias, não deixar pequenas despesas em segundo plano. E, sobretudo, conhecer bem seus prazos. É importante fazer um acompanhamento recorrente desse planejamento e, havendo necessidade, fazer ajustes para manter a saúde financeira da sua empresa".


 

Não misture contas pessoais e empresariais

 

O assessor contábil enfatiza que não misturar contas pessoais e empresariais vale para todos os empresários, independentemente da sua área de atuação.

 

 "Muito comum em pequenas empresas e empresas familiares, esse erro pode criar uma co-dependência entre as duas áreas. Além de ajudar no crescimento de todas as partes envolvidas, separar as contas ajuda na transparência financeira da empresa".


 

Mantenha o fluxo de caixa positivo

 

O contador fala da importância de uma boa administração do capital de giro, que deve ser planejado para seis meses de operação. 

 

"Saiba administrar seu capital de giro. Analisar o fluxo de caixa e prever um crescimento ao longo do tempo é essencial para antecipar e lidar com problemas futuros. Se possível, planeje um fluxo de caixa suficiente para 6 meses de operação, no mínimo. Além de útil durante períodos de sazonalidade, será importante para momentos de crise, como a vivida durante a pandemia do coronavírus". 


 

Tenha um bom sistema de gestão

 

É Importante otimizar a parte operacional do seu negócio, de acordo com o assessor contábil. "Além da gestão de fornecedores e de pessoal, a gestão de rotas e cargas também necessita de atenção. As soluções tecnológicas podem ajudar nessa etapa da gestão. Gerando mais segurança de que motorista, caminhão e carga chegarão ao seu destino sem grandes problemas, com o menor custo necessário para sua operação".


 

Tome cuidado com limites de crédito e dívidas

 

O CEO da Sapri Consultoria diz que é comum a utilização de empréstimos e financiamentos na gestão de empresas de transporte. 


"Os gastos para renovação de frota, por exemplo, são muito altos. É muito importante estar atento às dívidas junto às instituições financeiras e de tributos. Juros e multas podem ser um problema se houver atrasos na quitação das dívidas. Aqui, o ideal é você planejar com antecedência seus investimentos de expansão, e buscar instituições financeiras que te proporcionem crédito a baixos juros e condições flexíveis. Buscando potencializar o setor logístico cada vez mais, nós contamos com uma linha especial de Crédito PJ para ajudar a sua empresa a cumprir os desafios do dia a dia, seja com vale-pedágio obrigatório, combustível ou até mesmo as despesas do dia a dia".


 

Busque apoio especializado

 

Ele também afirma que ter uma boa assessoria contábil é de suma importância para a organização financeira da sua empresa. 

"Além de entender a legislação tributária e manter a empresa dentro dos parâmetros legais, o profissional adequado fará a melhor organização das contas. Assim, mantendo em dia a saúde do seu negócio".


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