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É comum pensar que dizer “não” é uma atitude rude,
egoísta, antipática. No entanto, saber usar essa palavra em momentos
específicos, não só é importante, como também é saudável. Ela nos ajuda a
estabelecer limites fundamentais para manter o equilíbrio nas relações de
trabalho, assim como na vida pessoal.
No entanto, dominar a arte
de dizer ‘não’ é bem desafiador, especialmente se o pedido – que nem sempre é
encarado só como um pedido – vem de chefes ou superiores. Quando abordamos essa
questão, é importante lembrar que cada pessoa encara o ‘não’ de uma forma, ora
como um desafio a mais, ora como uma falha. Cândida Semensato, presidente da International Coaching Federation – ICF Brasil, elenca dicas
para evitar situações embaraçosas.
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Tenha
objetivos e foco: saber aonde quer chegar, além de tornar o caminho mais
fácil, também ajuda a delimitar seus esforços. Por exemplo: caso queira bater
uma meta muito específica, em determinado espaço de tempo, qualquer tarefa
distinta pode atrapalhar alcançar seu propósito.
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Escute
com calma, fale com clareza: se algo lhe foi pedido,
certamente o interlocutor acredita na sua capacidade em executar a tarefa.
Explique por que não será possível aceitar a solicitação. Normalmente, é por
estar fora de seu escopo de atuação. Não há mal nenhum em dizer isso, desde que
feito de forma calma e respeitosa.
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Negocie: Colocar limites muitas vezes
implica em adquirir essa habilidade. Se a demanda é algo que você gostaria de
realizar, acredita ser algo estratégico para o desenvolvimento de sua carreira,
vale a pena negociar o prazo, escalonar ou readequar o formato da entrega.
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Proponha
soluções e saiba delegar: na impossibilidade de
resolver por si só a questão, procure ajudar quem te procurou. Há alguém mais que poderia realizar
essa tarefa? Essa solicitação pode ser uma boa oportunidade para refletir se o
que você está fazendo poderia ser feito por outra pessoa e, entender essa
dinâmica, ou seja, saber delegar, evitará possíveis desgastes.
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Avalie
seus próprios motivos: ao declinar o pedido,
ajuda, ou solicitação, pense bem no que o motivou a ter essa postura. Tenha claro que você está dizendo não
para essa ou solicitação, mas está dizendo sim para outras. Há pessoas contratadas para isso, que não seja
você? Seu dia já está tomado por outros compromissos? Você não tem autonomia
para resolver isso sozinho? Essas são situações corriqueiras e um bom gestor
entenderá o cenário, se for bem explicado.
Para Cândida, a maioria dos problemas pode ser evitada. “Uma mensagem simples, mas bem elaborada e pautada por respeito e empatia é suficiente para que a outra parte entenda o seu momento e por que não é possível atender determinada demanda”, finaliza a executiva.
ICF – International Coaching Federation