Especialista do setor food service aponta como aumentar o lucro nos comércios
Segundo
estimativas do IBGE, o ano de 2019 foi marcado por mudanças nos hábitos de consumo
e, com isso, elevou o percentual desses gastos para 32,8% dos recursos
destinados à alimentação. Em abril deste ano, a empresa Sodexo Benefícios e
Incentivos divulgou um estudo que identificou uma queda de 89% no lucro dos
restaurantes de áreas comerciais de São Paulo.
Com o
retorno das atividades de bares e restaurantes, os comerciantes procuram meios
para recuperar o tempo perdido enquanto estiveram fechados. Segundo Ana Paula
Coelho, CEO da Monte Carlo Alimentos (https://www.montecarloalimentos.com.br/) - distribuidora com 26 anos de mercado focada em
pequenos negócios do setor food service - se deu bem quem conseguiu se adaptar
sem perder a qualidade e muito menos a confiança dos clientes. “Um negócio mais
inteligente e lucrativo depende de um planejamento e de ações rápidas quando as
coisas não dão certo”, explica.
Muitas
pessoas já estão voltando às suas rotinas, saindo para trabalhar e se
alimentando na rua. Pensando nisso, Ana Paula Coelho separou 7 dicas de como
ganhar mais dinheiro na retomada dos negócios:
1. Aposte em
vendas de marmitas
O home
office ainda é muito presente, mesmo com a flexibilização da quarentena.
Segundo pesquisa da empresa de softwares Capterra e do Instituto Gartner, 77%
das pequenas e médias empresas adotaram o regime, muitas até o fim do ano. Por
isso, os negócios de alimentação que dependiam da movimentação de áreas
comerciais, podem apostar na venda de marmitas, tanto frescas para serem
consumidas imediatamente, quanto congeladas para preparo do consumidor. Podem
ser oferecidos também pacotes semanais ou mensais, como forma de atrair o
cliente pela praticidade.
2. Use a
criatividade
Com a
proximidade das datas festivas de fim de ano, cidades turísticas do precisam se
preparar para receber turistas. Uma boa alternativa é optar por técnicas como
investir em entretenimento para o público infantil, como área de brinquedos ou
equipamentos para desenho, além de um espaço pet friendly, ou seja, que
receba os animais de estimação. Como nesse período as áreas abertas são mais
procuradas pelos clientes, incluir o pet e as crianças no passeio pode ser
atrativo.
3. Invista
em higiene e segurança
A higiene
dos estabelecimentos alimentícios sempre foi determinante para o sucesso do
negócio, porém, desde o início da pandemia do coronavírus, esse tópico ganhou
ainda mais importância. Seguir as regras impostas para evitar a disseminação do
vírus como distanciamento social e redução da capacidade total para evitar
aglomerações são essenciais, além de adotar rígidas medidas de higiene como
limpeza frequente e uso do álcool gel e máscara por parte de funcionários e
clientes.
4. Monte um
cardápio que atenda todos os públicos
Oferecer
diversas opções de produtos, além de atrair novos clientes, fideliza aqueles
que já consomem os serviços do estabelecimento, pois oferece a praticidade de
adquirir múltiplos produtos que atinjam todos os públicos em apenas um local,
como por exemplo, comida saudável, pratos e lanches vegetarianos ou até mesmo
com restrição à lactose. Essa estratégia já atinge parte de comércios nichados,
como lojas de produtos naturais, que hoje optam por funcionar como mercearias.
É importante ressaltar que o momento pós crise pede um enxugamento dos
cardápios, mas os comerciantes podem optar por pratos e lanches montados pelo
cliente.
5. Trabalhe
com promoções
A crise
econômica atingiu muitos brasileiros durante a pandemia. Por isso, clientes
buscam alternativas de gastar menos em suas compras. Promoções como combos e
vouchers de desconto atraem essa parcela do público e também abrangem novos
consumidores, que são atraídos pela ação. Pense em formas criativas de chamar
atenção do cliente para a causa em si e se organize para realizar esses
atendimentos de forma que não impacte a sua estrutura. Além disso, outra
atividade que tem chamado bastante a atenção são as ações solidárias com
instituições sem fins lucrativos. Muitos clientes têm buscado locais que estão
contribuindo com organizações que estão ajudando a população na recuperação da
crise.
6. Aposte em
redes sociais
A quarentena
intensificou a tendência do e-commerce pelas redes sociais. Com a volta
flexibilizada, elas ainda podem ser aliadas do comércio na divulgação dos
produtos, pois têm potencial de atingir um grande número de pessoas e aumentar
a rede de vendas. Além disso, recursos como sorteios de produtos pela
plataforma do Instagram podem angariar novos clientes e visibilidade para a
marca.
7. Informe
os componentes dos alimentos
Cada vez
mais, os consumidores têm prezado por uma relação transparente com os
restaurantes e empresas de alimentos. Informar corretamente os ingredientes
utilizados na confecção dos produtos, além de informações como valor
energéticos e itens que podem ser alergênicos, cria uma relação de confiança
entre o comércio e o comprador.
Monte Carlo Alimentos
https://www.montecarloalimentos.com.br/