Durante milênios o mundo foi movido
pela rotina da produção agrícola. Na era industrial entramos em uma fase na
qual passamos a produzir artigos industrializados em massa. Foi justamente a
partir daí que o ser humano notou a necessidade de gerenciar projetos com
métodos mais elaborados, embora já fizesse isso há milênios.
Lembra-se das pirâmides do Egito?
Elas são produtos de projetos. Ao contrário da operação de rotina nas
organizações, os projetos são esforços temporários que servem para gerar novos
produtos, serviços ou resultados únicos. O lançamento de um novo modelo de
automóvel é resultado de um projeto. Um novo medicamento para tratamento de
câncer é resultado de um projeto. O lançamento da nova carteira eletrônica de
motorista aqui no Brasil é resultado de um projeto.
Com o advento das novas tecnologias,
como big data, inteligência artificial, computação na nuvem e biotecnologia, estamos
vivendo uma era dourada para os profissionais que gerenciam projetos. Nunca a
humanidade fez tantos e tão variados projetos e que vão afetar de forma
significativa as futuras gerações.
O gerenciamento de projetos envolve
todo um corpo de conhecimento científico que atualmente se mostra bastante
robusto e que é costumeiramente ensinado em escolas de negócios no mundo todo.
Esse corpo de conhecimento envolve dez áreas distintas, dentre as quais se
encontra a área de conhecimento denominada de Gerenciamento das Comunicações em
Projetos.
Essa área busca definir os métodos,
processos e as estratégias que serão utilizados para realizar a comunicação
tanto com os integrantes da equipe de um projeto quanto com atores externos. No
tocante aos integrantes da equipe de projeto, as comunicações visam
principalmente fazer com que as atividades de planejamento e de execução tenham
o melhor desempenho possível. No tocante às partes interessadas externas, a
comunicação tem por objetivo principal a conquista de apoio para a realização
do projeto ou minimização da oposição que é desfavorável ao mesmo.
Nesse contexto existem diferentes
visões teóricas de como a comunicação funciona, sendo que cada uma dessas
visões se mostra adequada para atender a uma necessidade específica dos
projetos. A visão teórica mais comum é o do modelo de envio e recepção de
mensagens, na qual o emissor da comunicação envia alguma mensagem ao receptor
através de algum canal de comunicação e espera a ação ou feedback
do receptor. Trata-se de uma visão importante, já que a execução dos projetos
depende, por exemplo, do envio de especificações e informações técnicas.
Mas quando se trata de comunicação
interpessoal, seja para motivá-las a fazer as atividades do projeto ou para
buscar seu apoio, um modelo de comunicação muito interessante é o da
autopoiesis. Nessa visão teórica, as pessoas envolvidas no processo de
comunicação são vistas como entidades que estão sujeitas a determinadas
variáveis intrínsecas ao processo de comunicação entre seres humanos, que são:
o sistema social vigente, o estado psíquico das pessoas envolvidas na
comunicação e o nível de consciência de cada uma delas durante o processo de
comunicação.
Por fim, existe também uma visão
teórica importante quando se trata de obter o apoio ao projeto: a visão de que
a comunicação é um espaço de conquista. Trata-se de uma visão bem mais comum do
que se possa imaginar. Os jornais, por exemplo, estão repletos de artigos e
propaganda com opiniões que expressam pontos de vista destinados a ganhar
adeptos para alguma causa, para a compra de algum produto ou para convencer a
opinião pública de algo.
Dominar os conceitos de comunicação
em projetos é uma competência essencial para os profissionais que atuam em
todas as áreas de atividade humana. E, embora parte da comunicação possa ser
automatizada facilmente por meios tecnológicos, o fato é que os seres humanos
sempre serão necessários quando se trata de comunicação que envolve o
convencimento ou a explicação de algo.
Ao leitor, deixo a seguinte pergunta
para fins de reflexão: como anda a sua competência de gerenciar projetos e de
se comunicar adequadamente para a realização dos seus projetos profissionais e
pessoais?
Álvaro Camargo - Professor de Gerenciamento de
Projetos na IBE Conveniada FGV, autor de livros e artigos científicos e
consultor de empresas. Sua carteira de clientes inclui organizações de grande
porte, como Alstom, Coca-Cola, Camargo Corrêa, Embratel, Merck Sharp &
Dome, Novartis, Roche, Syngenta, Totvs e TV Globo.