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quinta-feira, 2 de março de 2023

Conheça as vulnerabilidades e confira 12 dicas de segurança


O panorama digital atual requer que todos os usuários e responsáveis por websites atuem de maneira preventiva para evitar possíveis ameaças. Assim, é fundamental que os sites sejam diligentemente monitorados para rastrear vulnerabilidades e corrigi-las rapidamente.  

Neste artigo, discutiremos as dez principais vulnerabilidades da web e oferecemos dicas sobre como endereçá-las. A primeira das 10 vulnerabilidades mais comuns em websites é a injeção de SQL. Esta vulnerabilidade ocorre quando um hacker insere instruções SQL maliciosas em um script ou banco de dados. A injeção SQL pode ser usada para capturar, modificar ou excluir dados significativos, ou até mesmo para adicionar novos usuários a um banco de dados. Para evitar a injeção de SQL, os desenvolvedores de websites devem implementar a validação de entrada rigorosa, verificando se toda entrada de dados corresponde aos formatos esperados.  

Outra vulnerabilidade à qual os sites estão suscetíveis é o Cross-site Scripting (XSS). O XSS ocorre quando um hacker insere um código JavaScript malicioso em um website. Uma vez que o script foi inserido, ele será executado quando outros usuários visitarem a página. O XSS permite que os hackers exibam conteúdo malicioso para os usuários, acessem informações confidenciais e redirecionem os usuários para outros websites. Para evitar o XSS, os desenvolvedores de websites devem filtrar as entradas de usuários, removendo todas as tags de script. Outra vulnerabilidade comum é o ataque Brute Force. Este método é quando um hacker executa uma série de tentativas de login no website, usando palavras-chave simples ou comuns. Se o hacker tiver sucesso em adivinhar a senha de um usuário, ele poderá acessar o sistema e acessar informações confidenciais. 

Para evitar o ataque Brute Force, os sites devem impor limites de falhas de login e usar senhas fortes para todos os usuários. O furto de sessão também é uma vulnerabilidade comum. Os hackers podem interceptar os IDs de sessão de usuário para acessar recursos não autorizados no website.  

Para evitar o roubo de sessão, os desenvolvedores de sites devem utilizar sessões HTTPS seguras, permitindo assim que instruções mais seguras sejam usadas para autenticar os usuários. A injeção de comandos Shell também é uma vulnerabilidade comum. Esta ocorre quando um usuário malicioso insere um código Shell malicioso em um website, permitindo que o hacker tenha acesso direto ao sistema de arquivos, permitindo que ele altere, exclua ou copie dados importantes. Para evitar a injeção de Shell, os desenvolvedores de websites devem implementar um processo rigoroso de verificação de entrada e usar criptografia forte para cada usuário.  

Qualquer tipo de site pode ser invadido, independentemente da plataforma no qual foi desenvolvido. No entanto, há plataformas que acabam abrindo mais brechas devido à falta de controle dos administradores, como os sites desenvolvidos em WordPress. Não que sites baseados nesta plataforma sejam mais suscetíveis à invasão, o grande problema é a falta de atualização dos plugins, controle dos usuários e manutenção periódica. Muitas empresas investem muito dinheiro para desenvolver um site e esquecem da importância da manutenção do site. 

A segurança de websites ainda está em processo de evolução constante, o que torna mais importante que os usuários e responsáveis por websites estejam atentos para estas dez principais vulnerabilidades de website.  

1.   Atualize as senhas de acesso periodicamente.

2.   Instale soluções de autenticação de 2 fatores.

3.   Revise os usuários que possuem acesso administrativo ao site, crie perfis de acordo com a necessidade de cada usuário e crie acessos únicos. Nada de compartilhar acessos.

4.   Mantenha o site atualizado.

5.   Se o site for desenvolvido em WordPress, mantenha os plugins atualizados.

6.   Escolha um servidor seguro e de confiança. Fuja de opções duvidosas e extremamente baratas.

7.   Invista em backup do seu site. De preferência com backup diários ou, no mínimo, semanal.

8.   Solicite à empresa de hospedagem que crie alertas para identificar picos de acesso ou de excessivas tentativas de login.

9.   Não publique informações confidenciais como arquivos ou documentos no mesmo local onde o site está hospedado.

10.               Ative um certificado SSL. Caso tenha, mas não esteja ativo, confira aqui os possíveis problemas: https://www.whynopadlock.com/

11.               Adicione CAPTCHA nos formulários.

12.               Verifique se o seu site possui algum alerta de vírus https://www.virustotal.com/ 

Além de monitorar seus websites diligentemente, os responsáveis precisam implementar medidas preventivas robustas para garantir que seus usuários fiquem protegidos contra ataques maliciosos.

 

Ricardo Martins - head de Marketing da Avantiv.



7 motivos para migrar sua empresa para a nuvem

Tendência em negócios que buscam crescimento ágil e eficiente, a tecnologia impulsiona resultados e promove mais segurança


A tecnologia é capaz de promover escalabilidade e performance para negócios de todos os segmentos.  Mas, aqueles que desejam mais flexibilidade e agilidade, devem considerar migrar para a nuvem, já que empresas que operam serviço nesse modelo crescem, em média, 26% mais rápido, segundo pesquisa da Deloitte.  

“O ranking da Asia Cloud Computing Association (ACCA), que nomeia os países que oferecem melhores condições para computação em nuvem, colocou o Brasil em oitavo lugar, o que deixa claro que esse tipo de tecnologia já se consolidou em território nacional. Perspectivas da Gartner mostram que a maior parte das empresas também adotará a nuvem nas operações nos próximos anos. Os dados evidenciam que o investimento é válido e uma tendência para negócios em expansão” pontua Vinícius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, provedora de TI e transformação digital.  

O armazenamento tradicional perde em diversos aspectos, se comparado a tecnologia mais atual. A começar pelo custo elevado que manter um sistema de armazenamento tem, assim como a manutenção. A segurança também deixa a desejar, pois caso aconteça algum acidente no ambiente de trabalho, como incêndio ou enchente, há possibilidade de perda de dados importantes.  “Vale lembrar que toda a estrutura deve ser atualizada, demandando tempo, recursos e mão de obra especializada”, completa o executivo.  

De acordo com Vinícius, já existem diversas plataformas disponíveis que auxiliam a migração para a nuvem, mas como cada uma possui características diferentes, é preciso contar com respaldo de um parceiro experiente e que conheça o software. "Os esforços precisam ser direcionados para facilitar e aprimorar os processos de monitoramento e gestão de ambientes de infraestrutura e serviços. Para isso, as ferramentas apropriadas são necessárias", explica.  

Seja para otimizar o trabalho de TI, reduzir os custos de manutenção ou proporcionar uma mudança capaz de aproximar os clientes, a tecnologia é o futuro. 

 

Motivos para migrar para a nuvem

 

1- Redução de custos 

Servidores locais geram muitos gastos para uma empresa. Além do custo da instalação, ainda é necessário pensar em atualizações e substituições de máquinas, em caso de problemas irreparáveis. Ao optar pela nuvem, a responsabilidade fica à cargo do fornecedor, enquanto a equipe precisa apenas acessar os sistemas sem quaisquer preocupações. 

 

2 -  Mais segurança  

A computação em nuvem segue os padrões globais de segurança de infraestrutura e serviço. Além disso, também em caso de equipamento danificado, nenhum dado é perdido. 

 

3 - Maior escalabilidade  

A nuvem permite utilizar os recursos necessários. Isso significa que é possível redimensionar para mais ou menos a capacidade da infraestrutura seguindo as demandas atuais. 

 

4 - Agilidade  

Através da tecnologia, os recursos podem ser adaptados mais rapidamente, com novas possibilidades de aplicações, serviços e recursos. 

 

5 - Melhores constantes 

Como o fornecedor é responsável por todo o sistema, está pensando constantemente nos recursos e melhorias que beneficiarão a todos. A atualização tecnológica é frequente e gera benefícios para as empresas. 

 

6 - Mobilidade 

Após a pandemia, muitas empresas adotaram o modelo remoto de trabalho. Como tudo é online, desde que leve consigo o dispositivo conectado à web, pode acessar todas as informações importantes. 

 

7 - Backup em tempo real  

Todos os arquivos são sincronizados da máquina diretamente para a rede, de maneira automática. Se houver qualquer falha no desktop, tudo estará salvo e pode ser recuperado. 

 

MadeinWeb

 

Detran.SP alerta: março é o último mês para renovar CNHs vencidas em julho de 2022

Motoristas devem regularizar o documento no prazo para evitar multa; serviço pode ser feito online, pelos canais do órgão ou do Poupatempo

 

Condutores que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida em julho de 2022 e ainda não renovaram o documento devem regularizar a situação até o dia 31 de março de 2023. A norma, com a prorrogação excepcional dos prazos, foi estabelecida a partir da publicação da Deliberação 243 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 09/11/21. 

 

Vale lembrar que o cronograma contemplou as carteiras de habilitação com vencimento entre 1º. de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022 (veja o calendário abaixo), em função da pandemia. Assim, os motoristas que tiveram a CNH vencida em julho do ano passado deverão renová-la até o final do mês de março de 2023. Já para os condutores com o vencimento da habilitação previsto desde o 1º de janeiro de 2023 em diante, os prazos para a regularização da CNH seguirão o cronograma habitual.


 

CNHs vencidas a partir de 2023

 

Para quem possui o vencimento da habilitação previsto para este ano (a partir de janeiro de 2023), o prazo para a renovação da CNH é regular - ou seja, no intervalo entre 30 dias de antecedência à data e, no máximo, 30 dias após o vencimento do documento. 

 

É importante reforçar aos motoristas que, em caso de fiscalização de trânsito, não regularizar o documento no prazo correto é considerada uma infração gravíssima, com uma multa no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

 

 

Passo a passo para renovar a CNH

 

Para renovar a CNH, basta acessar os canais digitais (www.detran.sp.gov.br, www.poupatempo.sp.gov.br ou app Poupatempo Digital). Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica indicada pelo sistema. 

 

Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran.SP. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também a avaliação psicológica.

 

Para as renovações das categorias C, D ou E, o condutor deve agendar e realizar o exame toxicológico em um dos laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).  Após a coleta do material para análise, o condutor deve, em até 90 dias, agendar e realizar o exame médico com um profissional credenciado pelo Detran.SP. 

 

Com a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão da CNH e aguardar orientações via e-mail para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico e fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Detran.SP e Poupatempo. 

 

Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, além da CNH digital, cidadão irá receber a CNH física, pelos Correios, no endereço indicado pelo motorista. 


 

Confira abaixo os prazos para a renovação do documento:

 

Prazo de renovação da CNH        Renovação obrigatória

vencidas em julho de 2022             até 31 de março/2023

vencidas em agosto de 2022          até 30 de abril/2023

vencidas em setembro de 2022      até 31 de maio/2023

vencidas em outubro de 2022        até 30 de junho/2023

vencidas em novembro de 2022     até 31 de julho/2023

vencidas em dezembro de 2022      até 31 de agosto /2023



Como manter o otimismo de equipe em um cenário desafiador

Google, Meta, Microsoft e Amazon são apenas algumas das gigantes de tecnologia que anunciaram demissões em massa recentemente. O mundo vive a ressaca do avanço tecnológico acelerado e esses cortes também são consequência disso. Somado ao cenário, existe uma crise geral relacionada não apenas à pandemia, mas a guerras que impactam o globo como um todo. Nesse contexto, como manter o otimismo e a motivação de uma equipe? 

Existe uma necessidade de ajuste e as pessoas remanescentes precisam saber que são fundamentais para a empresa. Então, é preciso realizar conversas pessoais que exponham o fato de, dentro dessa adequação, esses funcionários que ficaram serem essenciais para o andamento do trabalho e crescimento nos próximos anos. Ao invés de trabalhar e cultivar a cultura do medo e da insegurança, é melhor se basear na cultura da confiança.

A liderança precisa transmitir essa segurança para quem fica, demostrando a importância do time para o negócio. Sempre é possível que haja novas mudanças na equipe, mas é preciso pontuar que as pessoas que permanecem são também responsáveis para sustentar o crescimento da empresa nos anos seguintes, criando um ambiente mais saudável.

Eu costumo dizer que o otimismo é um músculo que precisa ser exercitado todos os dias para que funcione. A nossa vida é feita de pontos de exclamação e quanto mais os utilizamos, maior a chance de conquistar os resultados que queremos. Quando você tem uma energia positiva e otimista, acaba contagiando as outras pessoas. É claro que, durante um dia de trabalho, todos vivemos coisas boas e ruins, mas podemos escolher onde focar a nossa energia. Focando na parte boa, você vai melhorar seu otimismo, o que vai levar a melhores resultados. 

Frases como “isso não vai dar certo”, “já tentei essa abordagem e não funciona” ou “aqui as coisas sempre foram assim” devem ser eliminadas da nossa rotina. As pessoas estão cansadas de ambientes com energia negativa e precisam sentir vontade de fazer parte daquele time. 

Ao mesmo tempo, um ambiente positivo não significa festa a todo momento. Claro que esse tipo de coisa é divertida uma vez por semana, numa sexta-feira ou em algum happy hour, mas é possível deixar um ambiente de trabalho sério sem ser formal. Como? Transformando em um lugar onde todo mundo se ajuda. Onde, mesmo na adversidade, as pessoas vão buscar elementos positivos que possam auxiliar a conquista de resultados. Um espaço para que as pessoas encontrem força umas nas outras e que seja saudável emocionalmente. 

Nesse aspecto, a liderança tem um papel fundamental. Gestores negativos costumam ser pessoas inseguras para tomar decisões ou tentar coisas novas. Mas o mundo corporativo tem substituído líderes com essas características, já que não importa apenas a gestão de processos, mas sobretudo de seres humanos. 

As empresas precisam identificar rapidamente uma liderança com características negativas que impulsionam o negócio para baixo e tomar as medidas necessárias rapidamente. Nesse caso, essa pessoa deve ser retirada da empresa ou estimulada junto à equipe a trazer coisas positivas ao ambiente, com uma relação de confiança que consiga alterar a característica de liderança. O “boom” que os empreendimentos ‘pontocom’ tiveram precisa passar agora por uma reengenharia. É um período de ajuste, o que é natural depois de tudo isso. Por isso, oferecer um espaço de trabalho agradável é essencial para chegar a bons resultados. 

 

Alexandre Slivnik - reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education - Boston / EUA). www.alexandreslivnik.com.br

 

Qualidade da educação está associada com maiores taxas de crescimento econômico dos países, segundo levantamento da FGV EESP

Estudo, realizado com apoio da Fundação Lemann, indica que um aumento nas notas em testes educacionais internacionais está relacionado a um aumento na taxa de crescimento do PIB per capita entre 1 e 2,2 pontos percentuais ao ano;

O estudo também mostra que retorno do investimento em educação é maior em países de renda mais baixa

 

O Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a África Lusófona e o Brasil, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP Clear), com o apoio da Fundação Lemann, apresenta os resultados de um estudo sobre educação e crescimento econômico. Entre as principais conclusões estão:

  • A qualidade da educação está positivamente associada com maiores taxas de crescimento econômico. Um aumento nas notas em testes padronizados internacionais está relacionado a um aumento na taxa de crescimento do PIB per capita entre 1 e 2,2 pontos percentuais ao ano;
  • O aumento da qualidade do ensino básico nos municípios brasileiros está associado a ganhos expressivos na geração de empregos entre jovens;
  • O capital humano é considerado um fator extremamente relevante para explicar as diferenças de crescimento econômico entre países;
  • A escolaridade está associada com a produtividade e explica boa parte da diferença da renda dos trabalhadores. 

De acordo com o professor da FGV EESP e coordenador da pesquisa, André Portela, a educação é essencial para o desenvolvimento econômico de um país.  “A literatura é clara em apontar que a acumulação de capital humano é um dos principais motores do crescimento e o principal canal para a realização das aspirações das pessoas. O foco dessa agenda deveria ser voltado aos investimentos públicos na qualidade da educação e na formação de capital humano desde os primeiros anos de vida”, aponta Portela.

O estudo é uma síntese das principais evidências científicas acerca da relação entre qualidade da educação e crescimento econômico, incluindo artigos de autores que são grandes referências na área, como Eric Hanushek, pesquisador da Universidade de Stanford.

Um grande desafio dessa literatura é encontrar uma forma adequada de mensurar a qualidade do ensino. A abordagem mais amplamente utilizada atualmente é aquela que explora os resultados de provas padronizadas internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e o Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS), para medir o desempenho educacional dos alunos de cada país. Essa abordagem é preferida a estratégias utilizadas anteriormente, como medidas de anos de escolaridade, taxas de alfabetização ou taxas de matrícula da população, porque incorpora um aspecto importante na análise: o de que qualidade e quantidade de educação não são equivalentes.

Há evidências na literatura especializada de que é exatamente a qualidade da educação (medidas pelos testes padronizados) que está relacionada ao crescimento econômico, e não a quantidade (medida pelos anos de escolaridade). Além disso, alguns estudos indicam que o retorno de se investir em educação é maior em países de renda mais baixa: elevar as habilidades dos estudantes apresenta maior potencial sobre o crescimento econômico do que apenas garantir o acesso à educação, sem aumento de habilidades. A estratégia conjunta, porém, é a de maior retorno: garantir aumento de habilidades simultaneamente ao acesso à educação elevaria o PIB em até 28% para países de renda média-baixa, 16% para países de renda média-alta, e menos de 10% para países de renda alta.

Todos os artigos analisados convergem na conclusão de que há impactos positivos de se elevar o desempenho educacional dos alunos sobre o crescimento econômico dos países. Os estudos indicam que um aumento na nota média dos alunos nos testes padronizados está associado a um aumento no crescimento anual médio, com estimativas entre 1 e 2,2 pontos percentuais no PIB per capita para cada desvio-padrão de aumento nas notas, na média do período analisado.

“Há 40 anos o Brasil segue crescendo abaixo do seu potencial e da média do mundo. Neste período, tivemos avanços significativos no acesso à educação, mas que não se refletiu na mesma proporção em ganhos na aprendizagem dos estudantes. A qualidade educacional – com equidade, sobretudo racial  – deve ser uma prioridade para o desenvolvimento do país e para dar condições para que os brasileiros desenvolvam o seu máximo potencial”, diz Daniel De Bonis, diretor de Conhecimento, Dados e Pesquisa da Fundação Lemann.

A comparação da situação educacional brasileira com o restante do mundo revela que o Brasil está ainda muito aquém dos países desenvolvidos, e mesmo de diversos países em desenvolvimento. Conforme os resultados dos exames de matemática e ciências do PISA de 2018, o Brasil se encontra nas últimas posições do ranking internacional de educação entre os 79 países participantes, atrás de todos os países desenvolvidos e grande parte dos países em desenvolvimento, incluindo Costa Rica, México e Uruguai, por exemplo.

Além disso, segundo estudo realizado pelo Banco Mundial, se o Brasil mantivesse os mesmos níveis de crescimento de capital humano (medido pelo Índice de Capital Humano) dos anos recentes, levaria uma década para alcançar o nível do Chile, por exemplo, e seriam necessárias três décadas ou mais para alcançar os níveis de países como Portugal e Japão. Essa defasagem, por sua vez, implica diretamente em perdas expressivas de crescimento econômico: o mesmo estudo do Banco Mundial conclui que  o PIB per capita brasileiro poderia ser 66% maior se o país provesse educação e saúde de qualidade para toda sua população.

A situação piorou ainda mais com a pandemia de COVID-19. Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2021 mostram um retrocesso sem precedentes no aprendizado dos alunos durante os anos de ensino a distância. Segundo os resultados divulgados pelo Inep/Ministério da Educação, o Brasil apresentou perda de desempenho educacional em todas as disciplinas analisadas e em todos os ciclos do ensino básico quando comparados com os resultados de 2019. Os indicadores apontam que o nível de proficiência média dos alunos do 9º ano na disciplina de matemática caiu para os níveis de 2015, enquanto a proficiência desses alunos na disciplina de língua portuguesa caiu para os níveis de 2017.

Mesmo antes dos resultados mais recentes do SAEB, estudos já evidenciavam a perda de aprendizagem ocorrida no Brasil entre 2019 e 2021. Nesse período, a proporção de crianças entre 6 e 7 anos que não sabem ler e escrever aumentou em mais de 15 pontos percentuais, equivalentes a mais de um milhão de crianças (World Bank, 2022). Além disso, os alunos brasileiros aprenderam apenas 27,5% do que teriam aprendido se estivessem em ensino presencial em 2020 e, para além do efeito direto sobre aprendizagem, a pandemia elevou o risco de abandono em mais de 300% (Lichand, Doria, Leal-Neto, e Fernandes, 2022). Resultados obtidos por Hanushek e Woessmann (2020), por exemplo, indicam que uma perda de aprendizagem equivalente a dois terços de um ano letivo está associada a uma redução de 4,2 trilhões de dólares no valor presente do PIB brasileiro do restante do século, o equivalente a 136% do PIB de 2019. Diante desse cenário, a agenda de investimentos em educação se faz ainda mais urgente no Brasil.

 

Volatilidade da América Latina leva investimentos para os Estados Unidos

Contratar uma consultoria de investimentos com conhecimento do mercado é o primeiro passo para constituir negócios nos EUA


A volatilidade e as incertezas políticas que quase sempre atrapalham planos de investimentos na América Latina, bem como a agressiva política de atração de capitais adotada pelo governo americano, estão levando empreendedores brasileiros a “exportar” seu capital para os Estados Unidos.

Para auxiliar esses investidores a aplicar seu capital com segurança, um grupo de brasileiros criou a IBC – International Business Consulting, consultoria de investimentos, principalmente no setor imobiliário. 

Esse hub de soluções para quem deseja dolarizar o patrimônio surgiu através da parceria entre Gabriel Souza, atuando mais de 15 anos como Broker imobiliário na Flórida, developer de projetos imobiliários para investidores e Nilo Mingrone, advogado  atuante há 35 anos no segmento corporativo realizando consultoria contábil, tributária e gestão de fundos.

A IBC dispõe um respeitável portfólio de negócios que reúne mais de um centena empresas sob sua gestão, cerca de 15 milhões de dólares em transações cambiais via Banco Central em três anos, com mais de 20 milhões de dólares em transações de Real Estate (negócios imobiliários nos EUA), mais de 100  investidores e 5 milhões de investimentos em empresas.

Os sócios da IBC apontam como principal diferencial para os investidores que procuram orientação o fato de ser uma consultoria especializada na relação Brasil-Estados Unidos, que conhece os desafios e os melhores caminhos na operação e no desenvolvimento da estratégia internacional.

Na área de Real Estate, a IBC oferece soluções de curadoria de projetos e oportunidades de investimento na indústria imobiliária; conexão de investidores às oportunidades de mercado ideais, com base em critérios de preço, localização e demanda; e asset protection, análise e otimização da carteira patrimonial e imobiliária do cliente.

A empresa também oferece assessoria para remessa de divisas internacionais por meio de operações de câmbio com os maiores agentes financeiros, devidamente cadastrados nos principais órgãos governamentais, viabilizando ao cliente a possibilidade de disponibilizar seu dinheiro em qualquer parte do mundo, de forma segura, rápida e legal. Dependendo do tipo da operação, o cadastro do cliente pode ser direcionado para um banco ou uma corretora de câmbio, buscando sempre o melhor preço, agilidade e transparência no processo.

Para quem deseja constituir holdings patrimoniais e/ou family offices — organizações que fazem a gestão do patrimônio e finanças de famílias que têm muitos negócios — a IBC faz o estudo técnico tributário, societário, acordo de acionistas ou quotistas e processo sucessório; análise da estrutura, dentro da sua nacionalização e, eventualmente ou se já é o caso, de sua internacionalização; uso e revisão dos meios corporativos utilizados, adequação e/ou reestruturação; avaliação do asset imobiliário com critérios técnicos, feitos por profissionais especializados no mercado imobiliário; estudo de performance e resultados, atuais e possíveis de serem obtidos; acesso a vasto acervo de oportunidades em uma rede exclusiva de imóveis e investimento privativos e exclusivos da IBC.


Nilo José Mingrone - Vasta experiência com mais de 35 anos no segmento jurídico corporativo. Autor de vários artigos sobre Direito Empresarial. Direito Empresarial pela ESEADE Buenos Aires. Ex-Presidente dos Comitês de Direito Societário e Prerrogativas da Subseção OAB . Co-autor do livro "Investimentos no Brasil - Aspectos Legais". Desde 2014 morando na Flórida, responsável pelo investimento de mais de cinco milhões em caixas eletrônicos. Sócio do IBC Partnership empresa de Consultoria contábil, tributária e de gestão de fundos.


Gabriel Souza - Nascido em Brasília, se mudou para os Estados Unidos com três anos onde foi criado e formado profissionalmente. Atualmente, vive em Miami onde atua como broker imobiliário há 17 anos na Souza Estates, e há cinco desenvolve sua incorporadora imobiliária. Há dois anos, ele juntamente com mais cinco amigos entre eles o Emerson, ex-capitão da seleção fundaram o IBC - International Business Consulting, e hoje tem mais de 60 empresas sob administração contábil, $45 Milhões USD em transações imobiliárias, e atualmente mais de 1.400 unidades sendo desenvolvidas.



IBConsulting
https://www.ibconsulting.us/


Nova regra portuguesa de arrendamentos é um ataque a propriedade privada?

Como a intervenção do Estado em questões privadas pode impactar a sua vida.


Há vários anos, o Estado português decidiu criar uma política de atribuição de Golden Visas para pessoas que comprassem casas acima de 500 mil euros. Esses vistos poderiam ser atribuídos mesmo a proprietários estrangeiros que não viviam em Portugal, o que equivaleria à cidadania europeia (não nacionalidade). Essa política fez disparar o número de imigrantes asiáticos que compraram casas para adquiri-lo.

Em paralelo, o Estado português implementou mais iniciativas que contribuíram para os impactos dos próximos anos. Listo duas delas:

  • a criação do estatuto de nômade digital (permitindo que um profissional trabalhasse em Portugal recebendo um salário de outro país – que tenha um salário médio maior – morando em Portugal); e
  • a isenção de impostos de pessoas que quisessem se aposentar em Portugal (o que aumentou o nível de aposentados no país que não pagavam impostos, mas que usufruíram os serviços sociais do país como um cidadão português que pagou impostos a vida toda).

Com isso, o Estado passou a arrecadar uma série de impostos, o que alavancou o mercado imobiliário português, aumentando, respectivamente, os valores para compra e aluguel de imóveis, principalmente, em Lisboa. Porém a economia, e consequentemente o salário médio do português, não acompanharam esse crescimento: hoje, comprar uma casa em Lisboa é um sonho cada vez mais distante para o cidadão local. Para piorar esse cenário, o valor do aluguel corresponde a um percentual cada vez maior do salário médio do português, o que significa que o custo com moradia pesa mais no orçamento, sobrando menos dinheiro para outros investimentos/custos, ou seja, a corda não estica.

Além de os preços dos imóveis em Lisboa terem subido representativamente em comparação com os anos anteriores, também são considerados altos quando comparados com os imóveis de outros países da União Europeia, como Madrid na Espanha (que possui uma economia e salário médio mais alto quando comparado com Portugal).

Ao notar que essa política está prejudicando os portugueses, o governo socialista atual demonstra sua preocupação com a situação, e sugere uma nova política para melhorar a vida das pessoas e “arranjar mais moradias” para locação. O plano é o seguinte: recomendar fortemente que os proprietários de casas vazias que estão tentando vendê-las há alguns anos, ou que fizeram reformas e rentabilizam através de locações de temporada ( AirBnb), aluguem seus imóveis por um valor máximo pré-fixado, de acordo com a localização (colocando um teto para o aumento dos valores). O plano é que esta regra vigore até para contratos já ativos, a partir de uma renegociação dos contratos e valores atuais a fim de determinar esse padrão por região. Além da questão de valores, o Estado também planeja intervir para que os proprietários parem de alugar suas casas por temporada e passem a locar no formato de renda permanente. “O Estado compromete-se a arrendar casas privadas pelo prazo de 5 anos, e só depois subarrendar, comprometendo-se a pagar renda aos proprietários, o que reduz o risco de incumprimento”) e impactará diretamente nos rendimentos dos proprietários oriundas da locação de seus imóveis. Além disso, o histórico de pagamentos do Estado Português não é dos melhores.

Além de todas essas limitações, os impostos de locação e/ou venda de imóveis em Portugal giram em torno de 28% do lucro no caso de venda de imóveis, e no caso de aluguel, o mesmo percentual é aplicado com base no valor total do arrendamento.

A fim de justificar esta estratégia, o líder socialista argumenta que “direito de propriedade não pode sobrepor-se a outros direitos fundamentais, como direito à habitação”. Familiar, não? A verdade é que a oposição e os empresários de economia e do mercado imobiliário português já se manifestaram contra e ainda se prevê muito debate sobre o tema nos próximos meses.

Respondendo à pergunta inicial e título deste artigo: A nova regra portuguesa de arrendamentos é sim um ataque à propriedade privada. O Estado já vinha intervindo há alguns anos, e agora mais ainda.

 

MINI BIO - Graduada em Administração de Empresas com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV-SP.

 

ChatGPT: 14 pontos positivos e negativos sobre a nova tecnologia


Uma novidade do mundo da tecnologia já está impactando o universo digital em todo o mundo. Ferramenta de inteligência artificial gratuita, o ChatGPT,  lançado em novembro pela startup americana Open AI, tem dividido opiniões sobre ser uma aliado ou vilão, uma vez que ele permite que internautas tenham acesso fácil e rápido a respostas customizadas, como resumos de livros, trabalhos de casa, apresentações e até mesmo redações, somente após uma solicitação do usuário, o que pode gerar, no campo da educação, por exemplo, uma onda de "cola" e minimizar a produção original do aluno acerca de infinitos assuntos. 

Mas há especialistas que entendem que já é imprescindível conviver com o  ChatGPT, logo, o ideal é saber lidar com a nova tecnologia e orientar internautas, jovens e estudantes para que o proveito da tecnologia seja o mais assertivo possível.  

equipe de marketing da JA Rio de Janeiro analisou o ChatGPT e elencou 14 os pontos positivos e negativos da ferramenta. Confira: 

 

     Positivos:

1.     Capacidade:

É uma ótima ferramenta para auxiliar em pesquisas sobre os mais diversos assuntos, na busca por respostas e na formulação de argumentos.

2.     Rapidez:

Em menos de um minuto, a plataforma redige um texto inteiro, em diferentes formatos, trazendo uma boa base para você escrever o seu.

3.     Criação:

Além de tirar dúvidas e buscar informações, a inteligência artificial também cria conteúdos de acordo com as especificações que você quiser.

4.     Dinamismo:

Permite apresentar respostas para perguntas menos convencionais e bastante específicas, mesclando temáticas e formatos inimagináveis.

5.     Acessibilidade:

A ferramenta pode ensinar conceitos complexos de uma forma simplificada, criativa e de fácil entendimento, ampliando seu conhecimento.

6.     Gratuidade:

O Chat GPT é gratuito e está disponível em português.

7.     Segurança:

A ferramenta oferece uma solução que identifica se um texto foi produzido na plataforma, auxiliando cursos, escolas e universidades.

 

Negativos: 

8.     Originalidade:

Ao ser utilizado no meio comercial ou acadêmico, o aplicativo produz textos sem citar as devidas fontes, podendo resultar em plágio.

9.     Desatualização:

Como é uma aplicação muito recente e utiliza informações publicadas até 2021, pode trazer informações desatualizadas e/ou incompletas.

10.Confiança:

Como mescla diferentes publicações da internet, o app não cita as fontes dos textos, podendo gerar conteúdos contraditórios ou tendenciosos.

11.Confiabilidade:

Ainda não é 100% confiável, pois está em fase de aperfeiçoamento. A própria empresa desenvolvedora recomenda cautela em seu uso.

12.Imprecisão:

Como domina a língua portuguesa, a plataforma produz textos com gramática e ortografia corretas, mas com margem para erros teóricos.

13.Instabilidade:

Por conta do grande volume de acessos, o serviço tem encontrado algumas instabilidades. A versão paga promete resolver este problema.

14.Perigoso:

Deixar uma Inteligência Artificial substituir o pensamento pode impactar negativamente no desenvolvimento de crianças e adolescentes. 



Junior Achievement (JA) - uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo.
https://www.jarj.org.br


quarta-feira, 1 de março de 2023

SP Market promove primeira campanha de doação de sangue de 2023


Ação acontece nos dias 2 e 3 de março em parceria com Amorsedoa e o H.Hemo Hemoteria Brasil

 

Nos dias 2 e 3 de março, o shopping SP Market, em parceria com a Amorsedoa e H.Hemo Hemoterapia Brasil, realiza mais uma campanha de doação de sangue no empreendimento, das 10h às 16h.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, apenas 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente. O montante representa 14 doadores a cada mil habitantes. O número está abaixo dos 2% ideais definido pela Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) e dos 5% registrados em países da Europa. 

Além disso, todos os anos a Fundação Pró-Sangue faz um alerta para a queda no estoque de doações durante o Carnaval devido ao número de doadores que partem para curtir a folia e o aumento de acidentes nas estradas mais movimentadas. Segundo a instituição, os sangues O- e B- estão em estado de emergência, ao passo que os tipos O+ e AB- estão em alerta, tornando o momento ainda mais propício para a boa ação. 

“Queremos ressaltar para o nosso público como é importante e responsável esse ato. O objetivo é que nosso ponto de coleta seja um facilitador para quem pretende doar. Esperamos que a campanha alcance um número expressivo de doações e salve muitas vidas”, enfatiza Maíra Santos, gerente de marketing do SP Market.

O projeto Amorsedoa teve início em 2018 com um pequeno grupo de amigos engajados em conscientizar a população sobre a importância de ser um doador. Atualmente já realizou mais de 600 ações realizadas, 40.000 bolsas coletadas e 160.000 vidas salvas. Hoje a Ong conta com apoio de empresas e uma rede de voluntários que cresce dia após dia. As doações são realizadas em órgãos do governo, empresas, universidades, igrejas, shoppings, metrô e trem.

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar em boa condição de saúde, pesar mais de 50 quilos, estar alimentado e apresentar documento oficial com foto. 

Para participar da ação no SP Market, também é necessário realizar cadastro prévio no link: https://linktr.ee/SPMarket.

O ponto de coleta está localizado próximo a loja Decathon.

Mais informações: https://www.shoppingspmarket.com.br/

Instagram: @shoppingspmarket_oficial


Sobre a ONG Amorsedoa
O projeto teve início em 2018 com um pequeno grupo de amigos engajados em conscientizar a população sobre a importância de ser um doador. Hoje conta com identidade visual própria, com + de 600 ações realizadas, 40.000 bolsas coletadas, 160.000 vidas salvas. Adriano Lopes de Oliveira, Executivo Co-Autor do livro “Histórias de Sucesso” Vol. 2, atuando no setor de franquias, participa do Movefranchising, liderado por Denis Santini, que tem por objetivo a prática de esportes e, um dos critérios da competição (Desafio de Verão) era doar sangue para pontuar. Porém, algumas pessoas do grupo estavam impossibilitadas de fazer essa boa ação e, Adriano, por ter um perfil competitivo, começou a fazer convites, pedindo ajuda a familiares e amigos, surgindo assim o projeto. Hoje a Ong Amorsedoa conta com apoio de empresas e uma rede de voluntários que cresce dia após dia. As doações são realizadas em órgãos do governo, empresas, universidades, igrejas, shoppings, metrô e trem

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Campanha de Doação de Sangue SP Market

Quando: 2 e 3 de março

Ponto de Arrecadação: Ao lado da loja Decathlon

Horário da doação: Das 10h às 16h

Endereço: Av. das Nações Unidas, 22.540 – Jurubatuba – São Paulo

Central de Atendimento: (11) 5682-3666 e (11) 5541-2490 – www.shoppingspmarket.com.br

 

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