Pesquisar no Blog

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Exposição gratuita transforma a dor da endometriose em arte e debate em São Paulo

Casa-Corpo, acontece  no bairro do Itaim Bibi, até 6 de setembro, com obras impactantes, rodas de conversa e oficinas sobre o corpo feminino

 

Aberta ao público por três semanas, a Casa-Corpo é um espaço que reúne exposições de arte, palestras e experiências que convida o público a refletir e a dar voz a vivências do corpo feminino. Idealizada pela artista visual, arquiteta e fotógrafa Marcella Benita Maksoud, a exposição transforma sua experiência com a endometriose em um convite coletivo à escuta, ao acolhimento e à criação.

 

Além da mostra individual de Marcella, o projeto conta com uma exposição coletiva de artistas convidadas e uma agenda de oficinas, rodas de conversa e experiências sensoriais que abordam a saúde da mulher e os múltiplos significados do corpo feminino.

 

“Quis transformar minha dor em linguagem. A Casa-Corpo nasceu do desejo de criar um espaço onde a arte pudesse ajudar a ressignificar a endometriose, não só como doença, mas como experiência humana que merece ser escutada com delicadeza e profundidade”, afirma Marcella Benita Maksoud.

 

Entre os destaques, está o Projeto Luna, que traz o debate sobre pobreza menstrual e propõe um entrosamento potente entre arte e ativismo. Parte da programação é gratuita, enquanto algumas atividades são pagas e exigem inscrição prévia, com vendas disponíveis em breve pelo Sympla.

 

A Casa-Corpo acontece até  6 de setembro de 2025, no bairro do Itaim Bibi, Rua Pedroso Alvarenga, 678, em São Paulo. A visitação é gratuita e os horários são: de terça a sexta-feira, das 12h às 19h30, e aos finais de semana, das 10h às 17h. A Casa-Corpo também conta com direção artística e curadoria de Thaís Bambozzi, expografia por Vicini Studio e apoio da Beesy Agency.

 

A programação completa pode ser acompanhada pelo Instagram @casa___corpo, onde também serão divulgadas informações sobre inscrições para as oficinas e rodas de conversa.

 

Arte, saúde e escuta em movimento 

 

O projeto conta com a presença de nomes como:

 

Dr. Ricardo Pereira, especialista em endometriose

Dr. Claudio Bonduki, ginecologista

Dra. Bruna Cutait, nutricionista

Samantha Mulotto, fisioterapeuta pélvica

Dra. Juliana Sperandio, ginecologista

Entre outros profissionais convidados

 

Entre os parceiros, destacam-se Oya Care, Mandala Lunar, Projeto Luna, Bash Beauty, entre outros coletivos e marcas que fortalecem o diálogo entre saúde, corpo e expressão.

 

Sobre a Casa-Corpo

O projeto é uma criação da Marcella Benita Maksoud, com apoio de parceiros e marcas. A Casa-Corpo promove um espaço de acolhimento, arte, troca e escuta sobre um dos temas mais urgentes da saúde da mulher: a endometriose. Com oficinas, rodas de conversa e experiências sensoriais, o projeto convida o público a ressignificar a dor por meio da arte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados