Pesquisar no Blog

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Aché lança movimento “Asma do Jeito Certo”

Campanha tem objetivo de educar, engajar e transformar a jornada do paciente com asma 

 

O Aché Laboratórios Farmacêuticos lança o movimento “Asma do Jeito Certo”, iniciativa abrangente sobre a asma, uma condição pulmonar crônica que, mesmo sem cura, possui tratamento eficaz que melhora a qualidade de vida do paciente. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), cerca de 20 milhões de brasileiros vivem com a doença, que causa sintomas como falta de ar, tosse, aperto e chiado no peito, e leva a óbito aproximadamente duas mil pessoas por ano. 

A campanha, desenvolvida em conjunto entre o Aché e a agência WMcCann, conta com um site (Link) em que os pacientes podem realizar testes, fazer exercícios respiratórios e aprender mais sobre o assunto. Além disso, a websérie "Asma do Jeito Certo", disponível no YouTube, apresenta histórias reais de pessoas que convivem com a doença e aprenderam a lidar com ela de forma eficaz. A questão é de extrema importância, já que, ainda de acordo com a SBPT, apenas 12,3% dos pacientes com asma têm a doença sob controle. 

Ao longo de quatro episódios, a websérie desvenda a asma, provando que uma vida plena e ativa é possível ao priorizar o paciente. O primeiro episódio conta a jornada de Kisy Nascimento, atleta da seleção brasileira de vôlei que mostra como a doença pode ser gerenciada para a prática esportiva. Em seguida, a história de Jéssica Yara, uma mãe com experiência na asma dos filhos, detalha como precisou fazer grandes mudanças na rotina, enquanto um tratamento eficaz demorava a ser encontrado. 

Já no terceiro episódio, Alana, uma baterista que convive com a doença, descreve como a condição a afetou desde o nascimento e como a poluição na capital paulista agravou seus sintomas. Para finalizar, o doutor Alex Lacerda, referência em imunologia e alergologia, discute a asma como uma doença crônica controlável, abordando o diagnóstico e as reações dos pacientes, cujo tratamento permite que levem uma vida tranquila. 

“Nossa campanha tem como objetivo informar e conscientizar a população sobre a asma, desmentindo que se trata de uma condição necessariamente limitante. Queremos mostrar que, com o diagnóstico precoce e o tratamento do jeito certo, é possível sim ter qualidade de vida e controlar a asma. Falar disso abertamente, em rede de televisão, em todos os canais digitais, nos conecta com o que temos de mais importante: nossos pacientes. Queremos ampliar os cuidados aos pacientes com asma e levar mais vida às pessoas.”, afirma Lohana Alonso, gerente de marketing de produto responsável pela campanha.

 

Pesquisa realizada em parceria com a Santa Casa de São Paulo sobre o tema foi destaque em conferência internacional 

Um estudo científico sobre asma desenvolvido pelo Aché em parceria com médicos da Santa Casa de São Paulo foi apresentado em um dos mais importantes congressos de saúde respiratória do mundo, a conferência internacional da American Thoracic Society (ATS), realizada em São Francisco, nos Estados Unidos. O estudo brasileiro coletou respostas de 315 médicos de todo o país e constatou que médicos não especialistas em saúde respiratória (clínicos gerais e pediatras, em sua grande maioria) pouco conhecem as recomendações das diretrizes nacionais e internacionais para o tratamento da asma, uma doença crônica de natureza inflamatória. 

O estudo apresentado reforça a importância do conhecimento das diretrizes nacionais e internacionais, com a inclusão de estratégias anti-inflamatórias, em particular o corticoide inalatório (budesonida, beclometasona, fluticasona), como base do tratamento.

“Compreender o hábito prescritivo dos nossos colegas médicos é fundamental para entender os desafios que temos na educação médica da asma no Brasil. Este estudo foi um importante passo, com relevantes achados, para podermos melhorar o cenário do tratamento da asma.” afirma Dr. Rodrigo Scabello, pneumologista e responsável pela área médica respiratória do Aché.

 


Aché Laboratórios
Link


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados