Pesquisar no Blog

terça-feira, 20 de agosto de 2024

O segredo das metas que funcionam: estratégias para definir e conquistar seus maiores sonhos

”Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”, disse o Gato à Alice quando ela estava perdida no País das Maravilhas.

Ok, eu sei, essa frase já está extremamente batida, principalmente depois que os profissionais de Desenvolvimento Pessoal começaram a martelá-la incansavelmente.

E por ouvi-la tantas vezes, você já deve estar cansada de saber que a grande metáfora dessa fala está ligada a metas.

Mas calma, não abandone a leitura do artigo! Eu te prometo que vou sair da abordagem típica e superficial sobre o assunto.

E para te chamar a vir comigo, quero começar com uma provocação: tenho quase 100% de certeza que você já criou metas e, até mesmo, bateu algumas delas. Estou certa?

Bem, então, de alguma forma, você sabe que metas são importantes e se sente feliz quando as realiza.


Você SABE da importância de ter metas.

Então este artigo não foi escrito para te mostrar ou te convencer que colocar aquilo que você quer ter no papel e ter um plano para a sua realização é fundamental.

Este texto é para falar sobre os objetivos que você traçou, que são importantes para você, mas que há anos são só sonhos, promessas que nunca se tornam realidade.

Você já parou pra pensar por que você simplesmente não consegue tirar estas metas do papel? Por que a cada virada de ano você faz as mesmíssimas promessas, mas não as cumpre?

Bem, existem alguns motivos para que isso esteja acontecendo:

1) Sua meta parece gigante, e só de olhar para ela você sente medo, fica com a sensação que não vai dar conta:

Neste caso, você esqueceu de algo essencial: para se tornar realizável, a meta precisa parecer tangível. Por isso, a meta grande precisa ser quebrada em micrometas que você vai executando aos pouquinhos.

Devagar, mas sempre constante: este é o segredo.

2) Você não descobriu um motivo realmente forte para realizar aquela meta:

Por exemplo, você me diz: “Eu quero emagrecer!”.

Ao que te devolvo: mas por que emagrecer é realmente importante pra você?

Talvez a questão da saúde e tudo mais seja algo caro pra você, mas não o suficiente para que dificuldades sejam vencidas, novos hábitos sejam instalados.

Quem sabe, por exemplo, o que mais vai te encher os olhos seja a questão de usar aquele jeans que você ama, mas há 10 anos não usa? Ou a questão de se sentir desejada?

Não tem certo e errado. A sua meta precisa ser forte e fazer sentido PRA VOCÊ!

3) Você está querendo bater a meta dos outros:

Ah, mas a minha família vai amar quando eu…

Ah, mas a sociedade, meu trabalho, meus amigos esperam isso de mim!

Ah, mas eu vi que tomar x litros de água por dia tem que ser uma meta de todos!

Mais uma vez, a meta não faz sentido PRA VOCÊ!

De novo, uma meta precisa ser forte o suficiente para que você mexa os seus pauzinhos para realizá-la

Sim, a frase do Gato é genial, mas se eu pudesse reescrevê-la e complementá-la, ela ficaria assim:

“Se você não sabe onde quer chegar, e esse onde não faz o seu coração bater mais forte, qualquer caminho serve.



Dani Sallaberry - Fundadora na Sallaberry Consultoria e Treinamentos com expertise em construção de posicionamento de marca pessoal, networking e comunicação assertiva | Mentora | Conselheira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados