Campanha educativa do Detran-SP teve dia D do Pedestre e segue mobilizando pedestres e motoristas em Potirendaba
Potirendaba - Parte mais frágil do trânsito, o pedestre é uma vítima em potencial. Um potencial que tem, infelizmente, se tornado cada vez mais real. O primeiro semestre de 2024 é o mais letal para os pedestres nos últimos cinco anos no estado, segundo as estatísticas do Infosiga, portal de dados viários do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Foram 700 mortes, contra 585 no mesmo período do ano passado, 678 óbitos de janeiro a junho em 2022 e 678 em 2019. De 2023 a 2024, o crescimento nas mortes por atropelamento é de 19,7%.
O Dia D do Pedestre, como tem sido chamado, terá
programação nas dezoito superintendências do Detran-SP – na capital e nas
dezessete regiões em que litoral e interior estão divididos pelo órgão – para
chamar tanto motoristas como transeuntes para a responsabilidade de respeitar a
faixa de pedestres. O mapa de ação, criado pela gerência de Educação para o
Trânsito da autarquia com dados do Infosiga, prioriza locais com maior número
de sinistros no estado. Na região de São José do Rio Preto, foram registrados
ao menos 181 atropelamentos no primeiro semestre deste ano, com 19 vítimas
fatais. Os números quase espelham o mesmo período de 2023, quando a região teve
177 atropelamentos e também dezenove mortos.
Nova
agenda educativa
Na cidade de Potirendaba, a mobilização continua nesta semana. A ação de conscientização para um trânsito seguro ocorrerá nesta sexta-feira (16), com distribuição de panfletos a motoristas e pedestres. A ação será realizada no cruzamento entre a Rua Achiles Malvezzi com Avenida Maestro Antônio Amato, a partir das 10h.
Sinal
de respeito: a campanha
Está no Código de Trânsito Brasileiro (CTB): a prioridade na via é de quem transita a pé. Essa determinação, porém, nem sempre é respeitada. Foi para falar sobre respeito e salvar vidas que o Detran-SP idealizou a nova campanha e convidou, para comandá-la, o filósofo e professor Clóvis de Barros Filho, conhecido por suas falas sobre ética, moral e civilidade. “Desenhamos uma campanha educativa para falar à alma do cidadão paulista. Quando as primeiras propostas foram trazidas, o nome do professor Clóvis de Barros Filho despontou. Juntos, salvaremos vidas”, diz Eduardo Aggio.
A prioridade do
pedestre é definida pelo artigo 70 do CTB. Já os
artigos 214 e 170 enquadram como
infração grave ou gravíssima o desrespeito, por parte do motorista, à passagem
do transeunte. A infração grave, com multa de R$195,23 e 5 pontos na carteira
nacional de habilitação (CNH), acontece quando o motorista avança enquanto o
pedestre atravessa a via transversal ou fora da faixa a ele destinada. A
infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH, se dá quando o
motorista desrespeita o pedestre que integra um grupo prioritário (crianças,
idosos, portadores de deficiência física e gestantes), estando esse pedestre
sobre a faixa ou em meio à travessia, mesmo que o semáforo abra. Já ameaçar um
pedestre – anote aí o artigo 170 – também é
infração gravíssima e leva à suspensão da CNH.
Números desenham o cenário
Apesar de todos
esses artigos, dados do Infosiga mostram que o CTB é muitas vezes ignorado. A
consequência é o sacrifício do pedestre, sobretudo se ele tem a partir de 35
anos e é homem. Eles são maioria em relação a elas: 79% dos óbitos por
atropelamento no estado de São Paulo, neste ano, vitimaram pessoas do gênero
masculino, indica o portal do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de
Trânsito, o Infosiga, reformulado em parceria com a Iniciativa Bloomberg para
Segurança Viária Global (BIGRS, na sigla em inglês).
Para reduzir
esses números, o Detran-SP adota medidas em diferentes frentes. Além das campanhas
educativas e das ações de fiscalização, como a Operação Direção Segura
Integrada (ODSI), que vai às ruas em parceria com as polícias Militar, Civil
técnico-científica, e de sua atuação em fóruns com outros atores do ecossistema
de trânsito, como o recém-criado Sistran (Sistema Estadual de Trânsito), o
órgão realiza um dos maiores programas de redução aos sinistros do Brasil, o
Respeito à Vida.
O programa
investe recursos oriundos das multas de trânsito para transformar episódios
negativos em proteção à vida, executando de infraestrutura e sinalização, como
pinturas de faixas, em municípios paulistas. Apenas em 2023, foram aplicados
mais de R$ 302 milhões no Respeito à Vida. O programa também é responsável pela
gestão do Infosiga, portal que é pioneiro no Brasil no tratamento e divulgação
de estatísticas mensais e balanços semestrais e anuais sobre vítimas de
trânsito. Seus dados, informações sobre todos os 645 municípios de São Paulo,
são evidências valiosas para o embasamento de políticas públicas de segurança
viária no estado.
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