Delegar tarefas de
gerenciamento traz diversos benefícios estratégicos para uma empresa: aumento
de eficiência; desenvolvimento de habilidades; melhora do moral e engajamento;
diversificação de ideias e soluções; e continuidade operacional. Ainda,
a delegação permite que os gestores pensem estrategicamente no negócio, com uma
visão de longo prazo, enquanto a equipe se concentra nas tarefas operacionais
diárias, resultando em maior eficiência.
Essa prática
também proporciona oportunidades de crescimento e desenvolvimento para os
membros da equipe, que aprimoram novas habilidades para gerenciar as tarefas
delegadas, mas não apenas isso: a delegação ajuda a criar uma
estrutura organizacional resiliente, garantindo que a empresa continue operando
eficientemente, mesmo na ausência de uma pessoa-chave. Além disso, também evita
a dependência excessiva de um único indivíduo e assegura a continuidade dos
negócios.
Com tarefas bem
estipuladas e uma equipe mais engajada, é possível aumentar o bem-estar no
ambiente de trabalho, uma das maiores preocupações de gestores desde o advento
da pandemia de Covid-19. Segundo a Pesquisa Global de Bem-Estar 2022-2023, da
Aon plc, 89% das empresas brasileiras que participaram do levantamento disseram
priorizar estratégias de bem-estar dos colaboradores - um número que supera a
média não só da América Latina, mas também a global (ambas em 83%).
Aprendendo
antes da prática
No meu negócio,
por exemplo, frequentemente passo quase 20 dias viajando. Mesmo assim, todos
sabem exatamente o que fazer e como proceder caso algo dê errado, graças a uma
comunicação transparente e bem alinhada. Não há espaço para mal-entendidos; a
transparência é total, e todos os problemas ou acertos são abordados
diretamente e sem rodeios.
Isso só é possível
devido ao processo de treinamento, identificação de perfis, capacitação e
alocação das pessoas certas nos lugares certos. Treinamos líderes,
identificamos se as pessoas têm perfil de liderança e as capacitamos
adequadamente. Nem sempre um bom vendedor será um bom gestor, e é crucial reconhecer
e respeitar essas diferenças ao delegar responsabilidades.
Um dos maiores
desafios que os gestores enfrentam ao delegar é a falta de confiança no time. Para
superar essa dificuldade, é essencial investir constantemente em treinamento e
capacitação, desenvolvendo as habilidades dos membros da equipe - e para isso
compartilho as dicas a seguir.
1.
Estabeleça uma cultura de delegação estratégica: delegar tarefas de gerenciamento não apenas libera
tempo para visões estratégicas, mas também promove o desenvolvimento da equipe
e diversificação de ideias. Iniciar com delegações menores e aumentar
gradualmente a responsabilidade constrói confiança mútua entre gestores e
equipe.
2.
Defina critérios claros: decida
quais tarefas delegar com base na capacidade de ensinar a tarefa e manter a
confiança no resultado, e garanta que os responsáveis possuam as habilidades
necessárias para execução eficaz. Tarefas operacionais são ideais para
delegação, enquanto aquelas estratégicas ou que exigem expertise específica
devem ser mantidas.
3.
Comunique expectativas e forneça suporte adequado: mantenha uma comunicação clara sobre expectativas,
prazos e critérios de execução. Ofereça suporte contínuo e feedback regular
para resolver problemas e ajustar o curso conforme necessário. Lembre-se de
que, mesmo delegando a tarefa, a responsabilidade final pelo resultado continua
com o gestor.
4.
Desenvolva colaboradores para delegação: prepare
colaboradores com conhecimento técnico, habilidades de liderança e resolução de
problemas, além de um alinhamento comportamental com os valores da empresa.
Comunique claramente suas responsabilidades e avalie seu desempenho
regularmente.
5.
Monitore e ajuste regularmente: estabeleça
processos documentados, treinamentos cruzados e planos de contingência para
emergências. Realize reuniões de acompanhamento com feedback específico para
manter o progresso alinhado com as expectativas e incentive uma cultura de
autonomia e responsabilidade, reconhecendo e recompensando esforços
individuais.
Em suma, o
critério para identificar as tarefas que devem ser delegadas é simples:
repassar apenas aquilo que outras pessoas podem fazer; isto é, se você consegue
ensiná-las uma tarefa e confia que elas podem executá-la com competência. No
entanto, se for algo muito estratégico e crucial para a empresa ou envolva
informações sensíveis, mesmo que os colaboradores tenham habilidade para lidar
com a função, não arrisque - afinal, o resultado, positivo ou negativo,
continua sendo do líder.
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