Pesquisar no Blog

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Profissões oferecem oportunidades nos Estados Unidos para imigrantes brasileiros qualificado

Tecnologia da informação, saúde e energia renovável estão entre os campos de atuação nos Estados Unidos com uma alta demanda por talentos qualificados. Imigrantes brasileiros com formação nessas áreas e habilidades técnicas relevantes comprovadas podem encontrar boas oportunidades em empresas americanas bem como se beneficiar com os vistos EB-2 NIW (profissionais com habilidades diferenciadas e carreiras de sucesso) e o EB-3 (imigração com oferta de trabalho). 

De acordo com o advogado licenciado nos Estados Unidos Vinícius Bicalho, que trabalha com migração legal de profissionais qualificados, é possível encontrar boas oportunidades e remunerações em todas as áreas e estados americanos. “Esse déficit de mão de obra qualificada é uma realidade há mais de uma década no país. A economia pujante, a expansão das empresas, negócios e investimentos na América proporciona a abertura de novos postos de trabalho. Além disso, muitos talentos americanos optam por migrar para outros países emergentes no Oriente Médio. Também observamos o desinteresse das novas gerações por profissões até então muito cobiçadas como a Medicina, por exemplo, que requer anos de estudos e um investimento alto na formação”, comenta. 

Na área da saúde, aliás, enfermeiros, médicos, dentistas, fisioterapeutas e profissionais de saúde mental estão em alta demanda, especialmente com a crescente necessidade de atendimento devido ao envelhecimento da população. Dados da Associação Médica Americana (AMA) apontam que aproximadamente 83 milhões de americanos vivem em áreas com escassez de médicos, desde clínicos gerais a especialistas. O déficit de profissionais de enfermagem pode chegar a mais de um milhão. E mais, um levantamento da Health Resources and Services Administration (HRSA) sugere uma média de apenas 60 dentistas para cada cem mil habitantes nos Estados Unidos. 

Brasileiros com experiência e qualificações em enfermagem, medicina e áreas relacionadas podem encontrar um mercado de trabalho favorável nos EUA. Hospitais e clínicas buscam preencher lacunas de pessoal, seja a partir da aposentadoria dos profissionais americanos como também daqueles que se afastam devido às jornadas exaustivas em decorrência da falta de pessoal. 

Além disso, com a crescente ênfase em energias renováveis e sustentabilidade, engenheiros ambientais, especialistas em energia solar e técnicos em turbinas eólicas também estão entre os profissionais mais procurados. Imigrantes brasileiros com conhecimento nessas áreas podem se beneficiar das oportunidades oferecidas por empresas e projetos focados em soluções energéticas limpas nos Estados Unidos. Na Engenharia, engenheiros civis, de petróleo e químicos também são amplamente requisitados. 

Já no setor de tecnologia, engenheiros de software, cientistas de dados e desenvolvedores de aplicativos estão entre as posições mais procuradas. Muitas empresas americanas seguem em busca de líderes para seus investimentos em inovação e desenvolvimento de produtos. 

Essas profissões representam algumas das áreas mais procuradas nos Estados Unidos. Mas imigrantes brasileiros qualificados com habilidades e experiências relevantes podem encontrar oportunidades em outros setores com um ambiente próspero para desenvolver suas carreiras nos Estados Unidos. Vale salientar que o domínio do inglês é essencial para aumentar as chances no mercado de trabalho.

 


Bicalho Consultoria Legal
@bicalhoconsultoria (Instagram)
@BicalhoConsultoriaLegal (YouTube)
Bicalho Consultoria Legal (Facebook)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados