Pesquisar no Blog

quarta-feira, 17 de abril de 2024

O QUE PODE SER SUA DOR NO PÉ?

 

 FISIOTERAPEUTA REVELA OS PRINCIPAIS MITOS


Embora seja comum experimentar desconforto nessa região, fisioterapeuta ressalta a importância entender suas dores para poder tratar.

  

Os pés, sendo a base fundamental de nosso corpo, frequentemente são negligenciados até que algo dê errado, quando a dor se instala. Neste contexto, a pesquisa "Os Pés Brasileiros" revela dados que corroboram com este prognóstico: 61% dos trabalhadores brasileiros relatam sentir dores no calcanhar, enquanto 85% da população do país admite sentir dores nos pés em algum momento, sendo que 30% enfrentam esse desconforto de forma persistente. 

Diante desse cenário, é importante reconhecer a diferença entre mitos e verdades quando se trata de dores nos pés. Muitas vezes, crenças equivocadas podem levar a escolhas inadequadas no tratamento. Para o fisioterapeuta e Diretor Clínico do Instituto RV, Caio Marengoni, que destaca também. “É comum e normal sentir dor, entretanto o que não é normal é a dor persistir, nem no pé e nem em nenhuma parte do corpo”, enfatiza Marengoni. 

Para entender mais sobre as dores nos pés, o fisioterapeuta destacou alguns mitos, veja:

 

Mito: Dores nos pés são apenas um sinal de envelhecimento

Embora seja verdade que o envelhecimento pode aumentar a probabilidade de problemas nos pés, as dores não devem ser consideradas como parte inevitável do processo de envelhecimento. Lesões, condições médicas subjacentes e até mesmo escolhas de calçados inadequadas podem desencadear dores nos pés em qualquer idade.

 

Mito: usar saltos altos é a principal causa de dores nos pés para as mulheres

O uso frequente de saltos altos possa contribuir para dores nos pés, mas não é a única causa. Segundo o especialista, outros fatores, como excesso de peso, falta de suporte adequado nos calçados, mau alinhamento dos pés, postura e até mesmo certas condições médicas, como fascite plantar e joanetes, também podem desencadear desconforto nos pés.

 

Mito: Todas as dores nos pés são iguais

As dores nos pés podem variar significativamente em termos de causa, localização e gravidade. Desde dores agudas e localizadas até desconforto crônico e difuso, é importante identificar a fonte específica da dor para um tratamento eficaz. Consultar um médico ou fisioterapeuta é fundamental para um diagnóstico preciso.

 

Mito: nada pode ser feito sobre dores nos pés, apenas suportá-las

De acordo com Caio, esta é uma das maiores falácias. “Na verdade, há uma variedade de opções de tratamento disponíveis para aliviar dores nos pés e melhorar a qualidade de vida. Desde mudanças simples, como escolher calçados adequados e praticar exercícios de fortalecimento dos pés, até terapias mais avançadas, como fisioterapia, palmilhas personalizadas e em alguns casos a cirurgia, há uma gama de soluções adaptadas a cada indivíduo”, ressalta. 

Marengoni ainda explica que é fundamental que todos reconheçam a importância do cuidado dos pés e procure orientação profissional quando surgirem dores ou desconfortos. “Uma abordagem proativa para a saúde dos pés pode não apenas aliviar o desconforto existente, mas também prevenir problemas futuros, permitindo que todos permaneçam em movimento e desfrutem de uma vida ativa e saudável”, finaliza.
 

Instituto RV

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados