Assim como o varejo vem se transformando nos últimos anos, o consumidor também está mais exigente e atento às tendências do mercado. Na era ESG (Environmental, Social and Governance), a sustentabilidade se torna cada vez mais relevante para o consumidor e fator decisivo na compra. O assunto foi um dos temas debatidos na última edição da maior feira de varejo do mundo, a NRF Retail’s Big Show, realizada em Nova Iorque.
A economia circular é uma aliada, não apenas do
meio ambiente, mas do varejo. Ações que visam esse objetivo, como entrar na
loja, comprar, trocar, tendo serviços à disposição do cliente de forma
simplificada, ganham destaque na mente do consumidor. Segundo um levantamento
de 2023 da Kantar, 56% dos brasileiros deixaram de adquirir serviços ou
produtos de empresas que não investem em sustentabilidade.
Nessa linha, gosto de um case da “Best Buy”, uma
das maiores lojas de eletrônicos dos Estados Unidos. A gigante americana
aumentou o número de vendas permitindo a troca de produtos com muita agilidade
e sem atrito na comunicação. O sucesso foi tanto que a rede desenvolveu novas
lojas apenas com produtos que foram trocados, muitas vezes por não agradarem o
cliente. Ou seja, o consumidor tem a oportunidade de comprar um item sem
defeito por um valor menor. Todos saem ganhando, meio ambiente, lojista e
consumidor.
Na outra ponta, mas de forma convergente, a inteligência
artificial (IA) ganhou os holofotes em várias áreas, e no varejo não foi
diferente. A tecnologia, apresentada por meio de inúmeras ferramentas, amplia a
capacidade de inovar, torna os processos mais produtivos e, ainda, interfere em
decisões que muitas vezes passam despercebidas pelos consumidores.
Um case do Walmart exemplifica bem essa
tendência e nos mostra o quanto a IA pode ser uma grande aliada. A companhia
percebeu que nas sextas-feiras a procura por aperitivos, bebidas e alimentos
mais práticos aumentava. Utilizando a inteligência artificial para segmentar a
ferramenta de busca, o Walmart desenvolveu um sistema que permitia aos clientes
fazer pedidos como “sexta com amigos”. A IA, então, sugeria todos os itens
necessários para a ocasião, incluindo produtos que o consumidor talvez não
tivesse considerado, mas que faziam sentido para aquele momento. O resultado
foi uma compra mais rápida e assertiva, economizando o tempo do cliente, um
ativo valioso que todos reconhecemos. E, claro, o volume de vendas aumentou.
Esses são apenas alguns exemplos da importância da
sustentabilidade, tecnologia e experiência do consumidor. Quem souber caminhar
bem por essas tendências estará um passo à frente no mercado
Nenhum comentário:
Postar um comentário