Existem muitas empresas bem-sucedidas no mundo, nos mais variados segmentos e modelos de negócio. No entanto, quais são os fatores que fazem com que estejam nesse nível em seus respectivos contextos? O fato é que para atingir este alto patamar, é necessário entregar uma alta performance e resultados em diversos aspectos, e sabemos que isso não acontece da noite para o dia.
Antes de tudo, é fundamental ter compreensão do cenário atual de negócio. Sim,
parece meio óbvio, mas o ponto é que está cada vez mais difícil estar
atualizado sobre isso, a cada momento surge um novo concorrente que nem atuava
no seu segmento ou um produto novo do velho e conhecido concorrente. Olhe para
as listas das maiores empresas há 50, há 20 anos e agora. Perceba que a mudança
drástica. O que trouxe as empresas até aqui não é o mesmo que vai te ajudar a
navegar nesses mares daqui para frente. Então, como estar sempre pronto para
ajustar a vela conforme o vento?
Não basta ter os velhos planos anuais, pois já deixou de ser suficiente há
bastante tempo. Se você só tiver isso e seus indicadores financeiros, não será
possível realizar mudanças conforme a necessidade. E se você não sabe o que
fazer para que esses primeiros passos estejam resolvidos, aqui está a resposta:
implementação dos OKRs - Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados
Chaves).
Grandes empresas como Google, Microsoft e Amazon utilizam esta ferramenta de
gestão no dia a dia, com o objetivo de trazer mais clareza e foco, conseguir
priorizar melhor, e, especialmente, gerar muito alinhamento para os seus
colaboradores, visto que possuem um número muito alto de pessoas envolvidas nas
mais diversas funções, portanto, é necessário que saibam o que é mais
importante, como suas tarefas impactam a estratégia e o motivo de estarem
realizando-as.
Neste sentido, o alinhamento é fundamental para que o plano de execução de
estratégia funcione de maneira adequada. De um lado, não adianta os líderes - o
C-Level - definirem as prioridades em uma sala e enviar memorandos para o
restante dos colaboradores. Ok, ninguém envia mais memorandos, mas o problema é
que os substituímos pelo e-mail. A atitude e a forma de fazer permanecem as mesmas,
só mudou a tecnologia. É preciso trazer os colaboradores para o processo de
definição, para, do outro lado, capturar pontos que deveriam ser levados em
consideração na construção e execução da estratégia.
Falando em mudança, outra que precisa acontecer urgentemente é parar de pensar
por tarefas e passar a pensar por resultados. Essa atitude vai tornar nosso
pensamento mais eficaz e eficiente no emprego dos recursos, em geral, escassos
para nossas ambições. Os OKRs nos estimulam a isso, e cabe à liderança
trabalhar para que todos tenham os meios necessários para conseguirem entregar
a melhor performance.
Vale destacar que engana-se quem pensa que os OKRs só funcionam quando são
aplicados em instituições de grande porte, como as que eu citei anteriormente.
A ferramenta pode ser utilizada em qualquer tamanho de empresa, sejam pequenas,
médias ou grandes, startups ou não. Aliás, todas as startups do Vale do Silício
usam esta ferramenta. Mas o que vai garantir o sucesso do seu negócio é
justamente a implementação correta, isso sim pode transformar tudo da água para
o vinho.
Dados Trends Report 2023, intitulado The Global State of OKRs, apontam que
as principais motivações para utilizar a ferramenta nas organizações são:
melhorar o alinhamento (61%), melhorar o desempenho (61%) e definição de
prioridades (49%). A pesquisa em questão foi feita com 466 líderes de
corporações para compreender as práticas de execução da estratégia e o uso de
OKRs.
Tenho experiência em empresas que têm dificuldade de alinhamento e comunicação
com menos de 40 pessoas, o que se dirá de grandes e médias empresas. Sabemos
que os canais de comunicação crescem quase que exponencialmente com a inclusão
de pessoas em um grupo. No entanto, é preciso prestar atenção na forma de
passar as informações para os seus colaboradores, porque fará diferença no
entendimento deles e evitará ruídos.
Em relação ao desempenho e entrega, estas empresas precisam avançar enormemente
em foco e priorização. Tudo é importante e é tudo pra ontem. Até quando vamos
continuar nos enganando de que não é possível? Os OKRs são uma ótima
ferramenta, pois nos ajudam a priorizar pelo resultado esperado, gerando muito
foco, ajudando na eficácia do time e também na melhoria contínua dos processos,
aumentando a cada ciclo, tipicamente trimestral, a eficiência da organização.
Pedro Signorelli - um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas. Mais informações acesse: http://www.gestaopragmatica.com.br/
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