Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”. Ele havia visto um vídeo no Youtube que trazia uma conversa entre um menino brasileiro e sua contraparte estadunidense. Respondi rapidamente: “porque eles não estudam geografia direito, não sabem que o nome correto é América do Norte”. Naquele dia, essa resposta contentou meu filho, mas não a mim. Pensei no imenso número de crianças que devem ter feito essa mesma pergunta, e em todos os pais que não souberam o que responder.
Dependendo do que foi respondido, podemos validar
uma determinada forma de se ver o mundo. O mundo através dos olhos dos outros.
O mundo que ganhou nome pela boca dos outros. Explico: uma coisa existe antes
mesmo de ter um nome para ela, claro, seria muita arrogância do primeiro homem
na Terra dizer que inventou a flor, quando apenas foi capaz de balbuciar o
termo “flor”. Precisamos de nomes pra nos comunicar, e eles surgem ao redor dos
nossos próprios umbigos. Iremos organizar nossa linguagem de acordo com os
nossos interesses.
O continente Americano já existia antes das
caravelas, e as nações Maia, Asteca, Cherokee, Tupi já tinham linguagem e
ciência extremamente desenvolvidas se comparadas aos portugueses com escorbuto
(deficiência em vitamina C que leva a hemorragias e que era curada por poções
dos xamãs, feita de casca de pinheiro-bravo, hoje chamado pela indústria
farmacêutica de “picnogenol”). Alguns pais, hoje, reclamam do fato de nossas
crianças não serem mais perguntadas por “quem descobriu o Brasil?”, e é
importante estarmos atentos ao fato de que a educação caminha para uma nova
visão de mundo.
Meu filho, outra feita, me disse que “o Brasil não
foi descoberto, pai. Foram os portugueses que chegaram nele. O nome, antes, era
Pindorama”. Fiquei surpreso e curioso. Nunca tinha ouvido falar em Pindorama, a
não ser em uma música do grupo infantil “Palavra Cantada”. A verdade é que as
novas gerações estão se guiando para um mundo menos eurocêntrico, menos colonialista.
Afinal, as américas jamais foram um “Novo Mundo”, pois esta ideia só surgiu sob
os olhos de quem vivia no “Velho Mundo”.
Daí a questão dos nomes, daí a questão desses nomes
trazerem pontos de vista que são, na verdade, insidiosos e escondem estruturas
culturais que querem nos colocar como inferiores ou superiores. Algo, em menor
escala, como os apelidos que os valentões colocam nos alunos mais tímidos:
ignorar seu nome de batismo e determinar que todos o chamem, a partir de um
momento, pelo apelido, é uma forma de dominar e submeter.
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