Especialista explica como usar a tecnologia para conquistar o cliente, que preza por seu poder de escolha e pela conveniência da jornada
Repensar o formato do varejo e refletir sobre como oferecer melhores soluções aos consumidores é tarefa diária; no mês de março, então, em que se celebra o Dia do Consumidor, fica ainda mais urgente. Nos últimos anos, houve muitas transformações nos desejos dos compradores, principalmente quando se trata das lojas físicas, que contemplam uma experiência de compra mais completa. Mas as mudanças nas prioridades também se aplicam ao e-commerce.
Algumas lojas têm se destacado ao integrar inteligência artificial (IA) em suas experiências de compra. Sistemas de IA personalizados podem ajudar a entender as preferências dos clientes, oferecendo recomendações de produtos sob medida, simplificando o processo e aperfeiçoando o atendimento. Esse é um movimento do varejo que segue o comportamento dos consumidores, muito mais exigentes e valorizando seu poder de escolha em todas as etapas: na forma pagamento, na variedade de produtos, nos programas de fidelidade, entre outros.
“Eles não buscam só produtos ou serviços de qualidade, mas também uma experiência de compra satisfatória e sem atritos, que atenda às suas expectativas", afirma William Santos, diretor comercial da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).
Além disso, os métodos de pagamento evoluíram significativamente com a popularização de carteiras digitais, criptomoedas e aproximação. Isso faz os consumidores valorizarem a conveniência e a segurança oferecidas por essas soluções inovadoras.
A integração de canais omnichannel também se tornou essencial nos últimos anos. Os consumidores desejam flexibilidade para comprar onde e quando desejarem, seja em lojas físicas, por meio de dispositivos móveis ou até mesmo comprando online e retirando em pontos presenciais. William explica que a integração de canais de venda é uma vantagem competitiva importante, já que os consumidores buscam um atendimento personalizado, independente da plataforma de vendas.
Por fim, mas não menos importante, está o bom atendimento. O serviço de um comércio ainda desempenha um papel crucial na fidelização dos clientes. Santos destaca a importância de investir em treinamento constante de equipe e priorizar a resolução rápida e eficiente de problemas, o que é possível a partir de dados em tempo real dos ERPs.
“As ferramentas de ERP são um meio de tornar o processo de atendimento mais produtivo. A tecnologia mapeia dados e comportamentos do consumidor, auxiliando no entendimento das preferências e tornando mais certeira a oferta de promoções e produtos”, diz.
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