Caixa de elogios se consolida na rotina hospitalar como uma ação simples que não demanda custos e depende exclusivamente dos gestores e colaboradores Créditos: Divulgação |
Feedbacks positivos e qualidade nos relacionamentos
levam colaboradores a serem 2,4 vezes mais engajados no trabalho, como mostrou
um levantamento da Pulses, empresa especializada em clima organizacional. E
esse engajamento pode fazer toda a diferença em ambientes em que o trabalho em
equipe reflete no acolhimento a pessoas que vivem momentos de fragilidade. Essa
é a realidade de instituições de saúde, em que a conexão entre profissionais
ganha ainda mais importância. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e
fisioterapeutas dependem uns dos outros para desempenhar o papel crucial de
salvar vidas. Por isso, alguns hospitais têm dado cada vez mais espaço para
ações que incentivem as trocas de elogios entre colegas de trabalho.
Mostrar gratidão não precisa ter data ou ocasião
especial. Mas, para dar certo de verdade, o elogio precisa ser sincero e de
preferência não vir da avaliação de apenas uma pessoa. É o que acredita a
enfermeira Lorena Pires Fontoura, responsável por implementar uma caixa de elogios
entre colaboradores dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário
Cajuru, de Curitiba (PR). "A ação se consolidou na rotina hospitalar com
as cartas escritas pelos próprios profissionais para outros colegas de
trabalho, o que promove a proximidade entre os colaboradores e aprimora o clima
entre as diferentes equipes", detalha Lorena, que atua como coordenadora
do centro cirúrgico do Hospital São Marcelino Champagnat.
Valorizar quem cuida
Ana Júlia Toledo Conceição é enfermeira e faz parte
desse universo de assistência e cuidado com o próximo. Dentro do seu dia a dia,
ela acompanha cada etapa da jornada de tratamento ou recuperação de pacientes
do Hospital São Marcelino Champagnat. "A minha rotina mudou depois que
surgiu esse canal para motivar e ser motivada. Vejo como uma oportunidade única
para poder levar palavras de otimismo para um colega depois de um plantão
difícil ou de receber um estímulo antes de começar mais um dia de
trabalho", relata.
"Os profissionais aguardam pelo dia do mês em
que lemos os elogios e os resultados já vêm logo na sequência, com a equipe
mais próxima, engajada e conectada com outros setores", explica Lorena.
Segundo ela, ações como essa reforçam a valorização e o reconhecimento mútuo,
fortalecendo o espírito de colaboração. "É uma ação simples que não
demanda custos e depende exclusivamente dos gestores e dos colaboradores,
proporcionando esse momento de acolhimento", complementa.
Cultura do reconhecimento
Uma cultura de reconhecimento é fundamental para
motivar e engajar os funcionários. Nesse sentido, elogios bem colocados têm o
poder de incentivar esforços a mais e impactar na produtividade. Para Jaqueline
Alves Pereira, gerente de Recursos Humanos dos hospitais, que fazem parte da
frente de saúde do Grupo Marista, o cuidado com a saúde mental gera efeitos
positivos para além do próprio colaborador. "Uma vez que a equipe do
hospital tem um bom relacionamento entre si, o atendimento ao paciente fica
ainda melhor. Por isso, dedicamo-nos diariamente a ações que aprimorem o clima
organizacional, incluindo reiki, espiritualidade, música, acompanhamento
psicológico e outras iniciativas diversas, como a caixa de elogios",
conclui Jaqueline.
Hospital
Universitário Cajuru
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