Pesquisar no Blog

domingo, 25 de fevereiro de 2024

Conheça e se inspire com algumas plantas ornamentais bem adaptadas ao clima litorâneo

Istock

O clima de praia pode ser agressivo para a maioria das plantas, mas espécies bem acostumadas sobrevivem bem e dão um toque especial à decoração
 


 

 

As plantas certamente dão um toque especial para o interior ou exterior de qualquer casa. Elas decoram muito bem o ambiente, remetem àquela natureza tão distante do dia a dia das grandes cidades, além de renovar o ar, filtrá-lo das impurezas e tornar os espaços muito mais agradáveis e aconchegantes. 

 

Contudo, cuidar das plantas pode não ser muito simples para muitas pessoas. As plantas possuem especificidades e requerem cuidados especiais, principalmente se forem plantas cultivadas no ambiente litorâneo. Os ventos litorâneos, a salinidade, as altas temperaturas, a maresia e o solo arenoso podem ser prejudiciais para elas, e, por isso, é necessário escolher as plantas corretas para se fazer um belo jardim.

É preciso, portanto, sempre optar por plantas mais resistentes, principalmente em relação ao solo mais seco. Antes de começar a plantar, é uma boa ideia observar ao redor quais plantas podem ser reconhecidas, já que este é um bom indicativo do que vai bem ou não naquele litoral. E, para além das belas palmeiras e coqueiros, plantas tropicais por excelência, há uma vasta gama de plantas bem adaptadas a este clima.

O hibisco é uma planta tropical bem adaptada a quase todo o litoral brasileiro. O arbusto possui belas e numerosas flores das mais diversas cores, e vai muito bem mesmo com a incidência forte e direta de sol. Ela pode fazer uma bela decoração em interiores ou mesmo em jardins, contudo precisa de um solo rico em substrato orgânico e também requer podas.

As clúsias vão muito bem até mesmo à beira-mar. Suas folhas mais rígidas suportam muito bem a luz solar: é justamente esta característica que a protege da desidratação e do sol forte. Precisa, contudo, ser bastante regada. A clusia compõe bem o clima litorâneo e também decora bem ambientes externos e internos.

As aloes e a babosa, plantas da família das suculentas, são espécies muito bem adequadas ao litoral. Não necessitando de muitas regas - somente em dias de temperaturas muito elevadas -, essas plantas podem crescer bastante e, por isso, devem ser plantadas em lugares mais espaçosos. No mais, é uma planta com propriedades medicinais e cosméticas muito conhecidas.

Por fim, os cactos são o tipo de planta que primeiro se pensa quando o tema são vegetais que suportam o calor. Necessitando de pouquíssima rega, mesmo em temperaturas extremas, os cactos possuem várias apresentações, sendo algumas delas bastante conhecidas e naturais do litoral, caso do mandacaru sem espinhos. Os cactos fazem uma bela decoração em jardins, mas podem compor pequenos vasos também.

Caso o espaço da casa litorânea seja visitado esporadicamente, é sempre importante optar por plantas que demandam poucas regas, podendo a chuva ser suficiente para a hidratação delas. No mais, além de plantas vivas, para quem quer dar um toque de cor na casa, vale também os arranjos e buquês já cortados, que podem ser encontrados com facilidade em floriculturas em Santos e em outros litorais populosos. Que com os cuidados corretos, conseguem também ter certa durabilidade e mudar o visual da casa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados