Todos nós já ouvimos relatos de más experiências com alguma seguradora que, certamente, trouxeram uma percepção negativa sobre a empresa. Muito mais do que contratar uma apólice de seguros, fazer com que o segurado seja bem atendido em qualquer problema ou necessidade é uma prioridade básica para que essas marcas fidelizem cada vez mais consumidores e se destaquem em um setor tão delicado como este. Nesta missão, aquelas que contarem com o apoio da tecnologia terão uma arma poderosa para seu crescimento.
Não há dúvidas sobre o potencial de crescimento
deste mercado no país. Apenas entre janeiro e julho de 2023, como prova disso,
dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) mostra que o setor
arrecadou cerca de R$ 181,77 bilhões, com muitas marcas despontando com preços
atrativos a fim de se manterem competitivas. Porém, a forma pela qual
conquistam espaço frente aos concorrentes, precisa ser destacada.
Hoje, cada vez mais jovens buscam por seguradoras
de confiança para seus celulares, primeiro aluguel de imóvel, e muitos outros
motivos. Atingir este público extremamente conectado e garantir que permaneça
satisfeito com o serviço prestado é uma missão árdua, o que demanda não apenas
um valor mais atrativo em comparação com os concorrentes, mas principalmente as
facilidades asseguradas nos momentos em que precisarem acionar a empresa.
Nesse sentido, não basta mais focar nos preços
ofertados, mas também em proporcionar uma experiência fluída e facilitada ao
cliente, de forma que não se deparem com uma burocracia extensa e cansativa que
dificulte a resolução de seu problema. Para 53% dos consumidores, inclusive, um
bom atendimento é o grande responsável pela fidelização à marca, segundo o que
constatou um estudo da Hibou – comprovando essa importância para o alavanque do
negócio neste segmento.
Ao inserir essa preocupação nas estratégias da
seguradora, é fundamental ter em mente que são os próprios consumidores quem
irão decidir por onde desejam se comunicar e de qual forma preferem conduzir
este processo. É dever das empresas disponibilizarem multipontos de canais de
comunicação para seus clientes, de forma que tenham uma jornada homogênea e
fluída em todos. Dessa forma, conseguirão contatar suas seguradoras no momento
preciso, e no canal de sua preferência.
Criar estes mecanismos de comunicação é o que
ajudará que a experiência de seu público-alvo seja a melhor possível,
incorporando os recursos mais promissores do mercado à esta missão para que
fidelizem cada vez mais clientes e, com isso, reforcem o nome da marca em seu
segmento. E, já que o grande segredo está em, justamente, ofertar este grande
leque, nada melhor do que também se preocupar em integrá-los, além de prezar
pelo cross over com outras plataformas de serviços que,
naturalmente, demandem a contratação de seguros para uma maior proteção ao
comprador.
Uma ótima oportunidade para isso está no caso dos
smartphones. Afinal, segundo informações do 7º Anuário Brasileiro de Segurança
Pública, o Brasil registrou 508,3 mil roubos e 490,8 mil furtos de celulares em
2022, uma quantia que cresce constantemente e que acende o alerta para a
importância das seguradoras neste aspecto. Atentos a essa demanda, felizmente,
o país já registrou um aumento de 33% na quantidade de consumidores que
aderiram a algum seguro de 2021 para 2022, de acordo com dados da Pitzi.
Existem muitas dores a serem sanadas por este setor no território. Porém, mais do que ofertar um serviço de qualidade a um preço justo, é preciso se preocupar também em garantir que seus clientes tenham a melhor experiência possível, de forma que consigam se comunicar com facilidade nos casos de necessidade, sem enfrentar gatilhos que apenas gerem barreiras dificultadoras. Com estes cuidados, sua seguradora terá cada vez mais defensores satisfeitos e fiéis da sua marca.
Luiz Correia - Head comercial da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
Pontaltech
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