Não houve escapatória. Depois de tanta pressão e algumas provocações do Google e do próprio mercado, a Apple anunciou, no final do ano passado, que irá adotar o Google Messages RCS (Rich Communication Service), sistema de mensageria da multinacional, em seu aplicativo conversacional. A novidade abre mais uma janela de enormes oportunidades para o Brasil, mas que precisam ser perseguidas desde já pelas empresas que quiserem sair à frente de seus concorrentes.
Com previsão de ser implementado via atualização de
software ao longo deste ano, a inclusão deste protocolo no sistema operacional
da maçã contribuirá para uma comunicação mais rica e interativa entre as
partes. Afinal, o RCS permite o envio de mensagens de forma mais simples e
eficiente, através de um conjunto de recursos de texto, imagens, gifs e vídeos
que tornem a experiência do consumidor muito mais interativa e personalizada.
Inicialmente disponível apenas para os aparelhos
Android, a persuasão em incluir a Apple nesse jogo foi intensa em 2023, onde o
buscador chegou a divulgar “cutucadas” constantes ressaltando os benefícios que
a empresa teria ao adotar o RCS para seus usuários. E, após um ano de tantas
conquistas pelas empresas que já incorporaram o protocolo junto ao aumento
consequente de marcas interessadas em ingressar nessa estratégia, a pressão em
fazer parte deste universo finalmente foi cedida.
Em uma estimativa compartilhada pelo Juniper
Research, a entrada da Apple deve aumentar em 900 milhões os usuários de RCS em
todo mundo nos próximos dois anos, atingindo a marca de 2,1 bilhões de usuários
globalmente. Esta inclusão, ainda de acordo com o estudo, deverá impulsionar o
tráfego mundial deste sistema de mensageria de US$ 1,3 bilhão registrado em
2023, para US$ 8 bilhões em 2025, o que reforça ainda mais as expectativas
sobre este anúncio.
Afinal, se focarmos apenas em uma análise no
Brasil, grande parte do sucesso deste sistema de mensageria se deve pelo fato
de sermos um dos países com maior quantidade de aparelhos Android no mundo – o
que nos coloca em um patamar de destaque perante um maior alcance de
comunicação entre as empresas e seus clientes.
Muitos cases de sucesso foram construídos com
grandes nomes do mercado, compartilhando suas conquistas em termos de maiores
entregas de mensagens, taxa de leitura, e muitos outros que convertem em um
aumento significativo nas vendas. E, mesmo tendo uma quantidade menor de
usuários quando comparado com os do Android, a chegada do iPhone nesse grupo
tenderá a expandir ainda mais esses resultados, passando a atingir um grupo
mais seleto de usuários fiéis à essa marca.
Porém, é importante esclarecer que, por mais
benefícios que a chegada da Apple traga para o mercado, não é recomendado que
as empresas aguardem este processo de implementação para incorporarem este
protocolo em suas estratégias. Principalmente, porque o RCS não deve substituir
nenhum canal já utilizado internamente, mas sim complementá-los, fortalecendo
ainda mais as ações de comunicação da marca com seu público-alvo.
Uma boa estratégia de comunicação corporativa
precisa ser omnichannel, integrando os meios utilizados de forma com que o
consumidor possa entrar em contato com o seu negócio da maneira que preferir e
considerar mais conveniente. Por isso, quanto mais cedo o RCS for incorporado internamente,
maior será o tempo de aprendizado da empresa perante um melhor uso possível –
analisando sua receptividade entre os clientes e qual a melhor forma de inserir
seus produtos e serviços de forma atrativa no sistema de mensageria.
Na prática, o que iremos observar daqui para frente
é um grande efeito dominó: onde o que já é bom, irá melhorar ainda mais.
Afinal, não há dúvidas dos benefícios que este protocolo traz para o mercado, e
agora com a vinda da Apple, novos públicos serão atingidos, expandindo ainda
mais sua capacidade de atuação e permitindo que estes usuários possam se
comunicar com suas marcas favoritas por um meio muito mais completo, rico e
interativo.
Com isso, não há por que esperar o término da
implementação do RCS pela Apple para que as empresas incorporem este protocolo.
Grandes feitos já foram registrados em 2023 por aquelas que aderiram a essa
tecnologia e, há muito ainda o que esperar este ano para alavancar os
resultados corporativos cada vez mais.
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