Segundo pesquisa, mais de 90% das
empresas consideram habilidades sociais mais importantes que questões técnicas
Independentemente do momento de carreira, da escolaridade e da localização de um profissional, conhecer bem o que o mercado de trabalho espera é algo essencial para se manter atualizado e buscar oportunidades. E se engana quem acredita que somente habilidades técnicas, diplomas e experiências são relevantes.
O relatório “Perspectivas do mercado de trabalho para graduados”, elaborado em 2022 pela ZipRecruiter, indicou que para 93% das companhias as habilidades sociais, conhecidas como soft skills, são tão importantes quanto a formação técnica, chamadas de hard skills. E as mais procuradas pelos empregadores são: comunicação interpessoal, planejamento e gestão do tempo.
E em
algumas carreiras ter soft skills é ainda mais relevante. É o caso do segmento
de consignados. A área requer profissionais flexíveis e resilientes que
acompanhem as mudanças no mercado financeiro, que enfrenta constantes
alterações em regras gerais, impostos e taxas de bancos. Dados de 2022 do
Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) apontam que o Brasil
cria, em média, 46 novas regras de tributos a cada dia útil. E tudo isso
influencia no atendimento ao cliente que busca as melhores condições, confiança
e segurança ao contratar um empréstimo consignado, por exemplo.
Para Rosélia França, recrutadora da Facility, empresa
de serviços financeiros, especializada em atender servidores públicos com foco
na segurança pública, educação e saúde, o candidato ideal para ser consultor
financeiro na empresa, deve ter quatro características comportamentais
principais: ser desbravador, colaborativo, engajado e obstinado. “É preciso ter
habilidades de negociação, bom relacionamento interpessoal e um espírito
incansável, que não se contente com os “nãos” dos clientes. Mas que saiba ouvi-los
e que entenda quais são as objeções e como contorná-las”, explica.
Segundo pesquisa, mais de 90% das empresas consideram habilidades sociais mais importantes que questões técnicas |
Já as ferramentas necessárias para atuar na área incluem ter pelo menos o Ensino Médio completo e saber utilizar Excel e Word. E para aprimorar o conhecimento e crescer na empresa, a recrutadora indica fazer cursos relacionados à Especialização em vendas, Gestão emocional e Gestão financeira.
Vale
destacar que buscar o aprimoramento profissional também é um comportamento
interessante para as empresas. Rosélia conta que na Facility isso é muito
importante para crescer na empresa. “Valorizamos e apoiamos todos aqueles que
se destacam e fazem por merecer. Por exemplo, estamos em crescimento e
expansão, e quando temos uma oportunidade oferecemos primeiro aos nossos
colaboradores”, observa a recrutadora.
Profissionais
engajados e salários atrativos
Se de um lado as empresas buscam talentos com habilidades específicas, do outro os colaboradores também procuram companhias com valores atrativos e valorização profissional. Aí entra o Employee Experience (EX), que tem se tornado essencial para as empresas crescerem e se manterem relevantes atraindo os melhores candidatos.
Com a possibilidade de alta remuneração, a empresa tem outras ações para engajar ainda mais seus profissionais, como iniciativas para que eles cresçam internamente e desenvolvam mais habilidades.
No dia a dia ocorrem treinamentos e capacitações para desenvolvimento pessoal e profissional, além de celebrações do tempo de casa. Há ainda diversas ações de incentivo com premiações em dinheiro, viagens, carros, entre outros.
Uma pesquisa realizada pela Gallup Poll nos Estados Unidos, indicou que colaboradores engajados tornam as marcas até 22% mais lucrativas. Nesse contexto de valorizar e engajar ainda mais os times, a empresa realiza ainda o Facility Day, evento mensal que tem o objetivo de integrar a todos, promover a cultura, mostrar resultados da empresa, celebrar vitórias e aprendizados.
Cada
edição tem um palestrante diferente. Já passaram pelo evento nomes como Gustavo
Malavota, fundador do Instituto Vendas e CEO da Salesfarm, e Thiago Concer,
fundador do Sales Clube. Além disso, o Facility Day traz apresentações dos
próprios colaboradores, que contam seus desafios e trazem conteúdos que os
ajudaram a vender mais. “É um momento de compartilhar experiências. Também
divulgamos e premiamos os melhores vendedores. Nosso principal ativo são as
pessoas, tanto que estamos em plena expansão, com projetos ambiciosos para os
próximos anos com mais de 40 vagas abertas em Florianópolis. Para se candidatar
é só acessar a página de carreiras no nosso site”, finaliza.
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