A discalculia é um transtorno específico da aprendizagem que afeta a capacidade de compreender e realizar operações matemáticas, o processo de memorização de fatos, a resolução de problemas e a organização de informações numéricas, impactando negativamente a vida de crianças e adultos que convivem com esse transtorno específico da aprendizagem. Para aumentar a conscientização sobre essa condição, o Instituto ABCD, organização social sem fins lucrativos, que se dedica a promover e divulgar conhecimentos que tenham impacto positivo na vida de brasileiros com dislexia, elenca os desafios, as dificuldade para acessar o diagnóstico e as estratégias que podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades numéricas.
De acordo com Associação Americana de Psiquiatria (2023), a discalculia é um transtorno específico da aprendizagem que atinge de 5% a 15% da população brasileira. “As implicações da discalculia na vida cotidiana podem afetar habilidades necessárias para a vida adulta. Tarefas diárias que envolvem matemática, como medir ingredientes para cozinhar, calcular troco, seguir instruções de um GPS ou calcular horários de transporte público, tornam-se mais desafiadoras para essas pessoas", avalia Juliana Amorina, diretora presidente do Instituto ABCD. Para a especialista, é fundamental que a sociedade, pais e educadores trabalhem juntos para garantir que ninguém seja excluído em virtude dessas dificuldades.
Para Ricardo Moura, especialista em aprendizagem e desenvolvimento
cognitivo pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor do Instituto de
Psicologia da Universidade de Brasília, a identificação precoce da discalculia
é ideal para proporcionar apoio adequado às crianças e adultos impactados,
apesar do processo não ser tão simples. "O diagnóstico precoce colabora
para que as pessoas com discalculia entendam quais são suas limitações, embora
não haja barreiras intransponíveis, encontrem estratégias conscientes de
compensação e, com o apoio adequado, desenvolvam habilidades matemáticas e
alcancem seu pleno potencial acadêmico e profissional”, garante.
Atenção a alguns sinais e sintomas
A discalculia é uma condição complexa e seus sintomas
podem variar de uma pessoa para outra - por isso, é importante que um
profissional especializado avalie e diagnostique, pois outros fatores podem
contribuir para dificuldades matemáticas. Para o Dr. Ricardo Moura, é preciso
tomar cuidado para não antecipar um diagnóstico definitivo que, na verdade,
pode ser apenas uma dificuldade temporária ocasionada por fatores sociais,
emocionais ou questões individuais.
- Dificuldade na compreensão de
conceitos e leitura de sinais matemáticos: Pessoas com discalculia podem ter dificuldade em compreender
conceitos fundamentais, como adição, subtração, multiplicação e divisão, e
os símbolos matemáticos de + (mais), - (menos), x (vezes) e ÷ (dividido).
Eles podem confundir ou interpretar incorretamente esses símbolos;
- Problemas com cálculos básicos: A discalculia muitas vezes se manifesta como dificuldade em
realizar cálculos simples, como somar ou subtrair números pequenos. Os
erros frequentes em cálculos simples podem ser um indicador;
- Problemas com sequências
numéricas: A discalculia também pode se
manifestar como dificuldade em contar em sequência ou em reconhecer
padrões em números. Isso pode ser notado em problemas como contar de 1 a
100, onde a pessoa pode pular números ou se perder na contagem;
- Lentidão na resolução de problemas
matemáticos: A discalculia pode resultar em um
processo mais lento para resolver problemas matemáticos, mesmo que a
pessoa compreenda os conceitos, e junto disso, pode surgir dificuldade em
estimar quantidades e fazer aproximações, o que pode afetar seu desempenho
em tarefas escolares e na vida cotidiana que envolvem matemática;
- Desafios na organização de
informações matemáticas: Pessoas com
discalculia podem ter dificuldade em organizar informações matemáticas em
sequências lógicas, como tabelas de multiplicação, séries numéricas ou frações;
- Dificuldade em lidar com frações e
decimais: Pessoas com discalculia
frequentemente enfrentam desafios ao lidar com frações e números decimais.
Eles podem ter dificuldade em entender a relação entre frações, números
inteiros e porcentagens, o que pode afetar seu desempenho em tarefas
envolvendo medidas precisas.
- Dificuldade em compreender e usar medidas: Pessoas com discalculia podem ter dificuldade em entender a relação entre diferentes unidades de medida, como quilogramas e gramas, ou metros e centímetros. Elas podem ter dificuldade em converter entre essas unidades ou em aplicar corretamente medidas em problemas matemáticos. Essa dificuldade pode se manifestar desde a confusão entre unidades de medida até a incapacidade de estimar e comparar tamanhos, pesos ou volumes.
Juliana Amorina reforça que, “quem acompanha a criança possui um
papel vital em seu processo de aprendizagem. Cada indivíduo com discalculia é
único, e as estratégias de ensino devem ser adaptadas às suas necessidades
específicas. Nesse processo, pais e educadores podem ajudar a desenvolver
estratégias para superar as barreiras impostas aos alunos com discalculia,
promovendo a autoconfiança e o sucesso acadêmico”.
Instituto ABCD
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