Pesquisa do Sebrae
aponta otimismo dos empreendedores nos próximos meses; veja dicas práticas de
quem se destaca no período
Os próximos três
meses do ano vêm com oportunidades para quem empreende e busca resultados
positivos nos negócios em curto prazo. O segundo semestre costuma ser melhor
que o primeiro, para a maioria das atividades. A proximidade de grandes datas
comemorativas, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, favorece, em
especial, as atividades do varejo, o que geram boas expectativas, dado o
aumento esperando na demanda por produtos e serviços.
De acordo com a
última Sondagem Econômica dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em
parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), houve uma retomada da confiança
do segmento, puxada pelo setor de Serviços. O clima positivo é refletido no
aumento do Índice de Confiança das Micros e Pequenas Empresas (IC-MPE) em 1
ponto, alcançando 93,9 pontos, como também no avanço de 1,6 ponto no Índice de
Expectativas das MPE (IE-MPE), que alcançou 93,6 pontos, revertendo em 44% a
queda do mês anterior. No próprio setor do comércio, quando considerado apenas
o Índice de Expectativas das MPE (IE-MPE), que está associado às vendas dos
próximos meses, houve expansão do índice de 87,3 pontos para 91,4 pontos, ou
seja, verifica-se um aumento de 4,1 pontos nesse indicador específico, nas MPE
do Comércio.
O presidente do
Sebrae Nacional, Décio Lima, avalia que a melhora do cenário econômico tende a
favorecer os pequenos negócios. “Existe um otimismo e ao mesmo tempo uma certa
cautela por parte de quem empreende, já que a demanda por produtos e serviços
ainda estão abaixo do desejado. No entanto, os sinais concretos de melhora da
economia, como o crescimento do PIB, tendência de queda nas taxas de juros e os
dados de geração de empregos vão fazer com que o cenário se torne mais robusto
e favorável nos curto e médio prazos”, ressalta.
Black
Friday “própria”, vídeos engraçados e sorteios
No interior do
Ceará, o empreendedor Rogério Félix Dourado aproveita as datas comemorativas
para atrair novos clientes, fidelizá-los e se diferenciar da concorrência. Dono
da Cisso’s Acessórios, nos municípios Camocim e Granja, ele investe em
marketing nas redes sociais, como também programa sorteios e promoções ao longo
do ano, de acordo com o calendário das datas comemorativas e comerciais. Com
antecedência, ele conta que é possível negociar com fornecedores e oferecer
melhores descontos, inclusive no marketplace da Magalu, onde vende os produtos
pela internet.
“Logo após o Dia
dos Pais, eu já comecei a produção dos conteúdos para a campanha dos Dia das
Crianças com impulsionamento nas redes sociais para chegar até o meu cliente.
No caso da Black Friday, temos nossa própria marca que chama Black Cisso’s.
Produzimos uma logo específica, camiseta e fazemos vídeos engraçados”, contou.
Ainda segundo
Rogério, a negociação com fornecedores permite oferecer melhores descontos para
os produtos eletrônicos, como caixas de som e jogos infantis. De acordo com o
empresário, no ano passado, o Dia das Crianças foi a terceira data com maior
volume de vendas, ficando atrás apenas do Natal (1º) e Dia das Mães (2º). Perto
de completar sete anos em dezembro, a loja também prepara uma grande festa de
aniversário com muitas promoções e sorteios especiais.
Planejamento
antecipado, com lista categorizada de fornecedores e treinamento da equipe
Em Salvador, a
dona da loja Superbacana se planeja com muita antecedência para o Dias das
Crianças, Halloween e Natal. Segundo Jamile Nery, as ações são planejadas com
pelo menos quatro meses de antecedência para atender à demanda por brinquedos
educativos e fantasias. No mês de outubro, a expectativa de aumento nas vendas
é de 15%.
A empreendedora
destaca que o relacionamento e atendimento ao cliente é a base da fidelização
do público interessado na proposta de um “brincar natural, com materiais
ecológicos e focados no desenvolvimento infantil”. A divulgação é feita pelas
redes sociais, tanto com divulgação orgânica, como também impulsionada.
“Optamos por não
participar da Black Friday porque acreditamos no consumo consciente, mas o
Natal é uma data muito especial para as crianças e um momento que novos
clientes aparecem, pois, além dos pais, os avós, tios e amigos também
presenteiam”, afirma.
Para o Dias das Crianças, a
principal estratégia, segundo Jamile, é listar os fornecedores de forma
categorizada para programar os pedidos que garantam o abastecimento do estoque.
A empresária destaca que se preocupa com a manutenção da loja, incluindo
seleção e treinamento da equipe, bem como fardamento, sacolas e papelaria em
geral. No caso do Natal, é feito um planejamento de estoque mais específico com
variedade de fornecedores para atender à procura por brinquedos de todas as
faixas de preço.
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