Manter um negócio funcionando no cenário atual vivido pelo país é um desafio grande, mas quando tudo é executado de acordo com o esperado, as coisas tendem a dar certo.
Uma empresa tem seus resultados
otimizados, e começa a perceber uma evolução gradual quando passa a melhorar a
gestão de pessoas e os processos do negócio.
Essas duas questões são essenciais para
o sucesso, e dentro delas existem outros tópicos que precisam ser pensados com
cuidado e atenção não só pelo dono da empresa, mas por todo o corpo
administrativo e direção.
Por isso, foram separadas dez dicas
pensadas para melhorar a gestão de pessoas e os processos de seu negócio.
Lembrando que todos os processos e
cuidados aqui citados precisam ser intensificados com uma liderança
comprometida com o serviço da empresa, e com qualificação para o cargo.
De nada adianta saber quais são as
ações necessárias para melhorar a gestão de pessoas, e não se comprometer com o
crescimento empresarial. Por isso, fique atento.
1 - Organize os trabalhos
A organização é um dos pontos-chave
para o sucesso empresarial que você busca. Independente do segmento ou tamanho
de seu negócio, ter todos os trabalhos e deveres esquematizados é muito
importante.
Invista em plataformas e apps que te
ajudem nessa organização, e em profissionais como secretárias remotas que
estarão dispostas a dedicar atenção a esquematização e organização de seus
trabalhos.
Nada pior do que se comprometer com
clientes e parceiros, e não conseguir entregar os produtos e serviços nas datas
e horários combinados.
2 - Escute sua equipe
Ter um maior contato com sua equipe é
fundamental para que todos os serviços sejam feitos da forma esperada, e assim
melhorar a gestão de pessoas.
Por isso, escute seus funcionários.
Desde reclamações, pedidos e elogios. Tudo deve ser escutado e percebido com
atenção.
Assim você será capaz de identificar
gargalos e outros problemas, sabendo qual a melhor forma de melhorar os
processos.
3 - Seja inspiração
Um bom CEO e empreendedor sabe inspirar
sua equipe.
Ser a figura de exemplo é muito
importante para melhorar a gestão de pessoas, e para que seu time de
trabalhadores sinta vontade de realizar os serviços, além de fazer com que eles
entendam os objetivos da empresa.
Por isso, esteja presente, e cumpra
suas funções da mesma forma que deseja que seus funcionários cumpram.
4 - Promova cursos e palestras
Qualificar sua equipe com estudos é uma
tática muito interessante para que resultados sejam vistos.
Especialistas não cansam de afirmar que
o investimento em educação é um dos que mais recebem retorno. Sendo assim,
promova cursos e palestras voltadas para o segmento de atuação de sua
empresa.
5 - Desenvolva os talentos da sua
equipe
Não só através de cursos e palestras
que é capaz de valorizar e desenvolver o trabalho de seus funcionários.
É possível desenvolver os talentos
observados por meio de incentivos e trabalhos que vão desafiar a equipe, mas
que trarão ensinamentos importantes para o caminho profissional.
Qualificar o serviço de seu time
automaticamente trará resultados positivos para a empresa.
6 - Valorize o trabalho de todos
Saiba valorizar o trabalho e o esforço
de todos os colaboradores de sua equipe. Sempre lembre que sem eles, nenhum
resultado seria possível.
Invista em benefícios, programas de
bônus, projetos de bolsas em cursos, entre outras ações que mostram a
importância dada ao time. Um simples agradecimento pode parecer simples, mas na
realidade causa muita diferença no dia a dia da empresa.
7 - Entenda as necessidades do
cliente
É fundamental reforçar aqui, apesar de
parecer lógico, que uma atenção considerável precisa ser destinada aos
clientes.
E para se destacar no mercado não
adianta só atender os pedidos. A diferença entre empresas é dada também por um
atendimento mais personalizado, que deixa explícita a importância do cliente
para a dinâmica do empreendimento.
8 - Possibilite a autonomia dos
colaboradores
A atenção e a assistência dadas ao
colaborador devem existir, mas todo exagero é perigoso.
Não seja um empreendedor centralizador,
e dê autonomia a sua equipe para que exista uma soma de experiências e
ideias.
9 - Analise os processos do
mercado
Entender seu público, a economia e o
mercado são saberes essenciais para o sucesso dos processos de sua
empresa.
Por isso, esteja sempre atento às novas
tendências do seu segmento, e não fique para trás em relação a ocorrência. A
atenção é tudo!
10 - Se possível, invista no home
office!
O cenário dos últimos dois anos mostrou
que o trabalho no formato home office apresenta diversos benefícios.
Entre eles, a garantia de qualidade de trabalho, somado a economia.
Um dos grandes destaques é a função de
secretária remota, que tem se tornado uma tendência em escritórios, clínicas,
entre outros empreendimentos e instalações.
Além disso, o home office
garante ao seu colaborador em CLT uma proteção necessária: a do isolamento
social em momento de pandemia, entre outras facilidades, como um menor gasto
com valores como vale transporte e uma maior produtividade, como aponta alguns
especialistas na área.
Beatriz Destefani - sócia-fundadora da Comunica PR, tem grande experiência como gestora de redes sociais,
assessoria de imprensa e marketing de influência. É especialista em comunicação
corporativa e marketing.
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