Construir relacionamentos duradouros e fidelizados com os clientes é o sonho de toda empresa, capaz de favorecer uma jornada de conversão extremamente assertiva para a retenção de cada vez mais consumidores à marca. Mas, atingir este resultado não é tão simples, e depende de estratégias que os conectem, profundamente, ao negócio, engajando os consumidores ao longo de toda a sua experiência e garantindo que suas demandas sejam atendidas com êxito – algo que, definitivamente, pode ser adquirido através da criação de uma comunicação interativa entre as partes.
Na prática, esse tipo de comunicação permite que as
empresas mantenham um relacionamento próximo com seus clientes através,
justamente, destas interações. Sua maior preocupação é assegurar que os
usuários possam entrar em contato com seu negócio de forma rápida e eficiente,
se colocando sempre à disposição para responder dúvidas, problemas, desejos ou
preocupações prontamente, fornecendo o suporte necessário e provendo as
soluções eficazes para isso.
Esta postura proativa de comunicação evita
possíveis frustações e insatisfações, uma vez que a marca irá se posicionar
para ajudá-los a entender suas necessidades e expectativas, colhendo seus
feedbacks em tempo real, de forma que consiga adaptar sua estratégia de
comunicação de acordo com o que seu público espera e, assim, oferecer um
atendimento personalizado à essas demandas.
Como prova da importância desta ação, um estudo
feito pela Accenture identificou que 66% dos compradores trocam de marca após
receberem um mau atendimento. E, se houver a possibilidade de uma experiência
melhor, 86% dos consumidores aceitam pagar mais por isso, segundo o que relatou
outra pesquisa conduzida pela Walker.
Prezar por uma comunicação interativa será a
peça-chave para obter um maior engajamento com o público-alvo, com a capacidade
de compartilhar informações relevantes sobre seus produtos e serviços, bem como
atualizações e ofertas especiais conforme os seus desejos e necessidades de
cada um – além de ter em mãos dados que possibilitem identificar pontos fortes
e fracos a serem melhorados para resultados ainda mais assertivos.
No Brasil, um dos canais mais utilizados para essa
comunicação interativa é o WhatsApp – considerado, hoje, como o principal canal
de comunicação para 86% dos negócios, de acordo com dados levantados pelo
MobileTime em parceria com a Opinion Box. Sua versão dedicada para negócios, o
WhatsApp Business, oferece recursos adicionais especificamente para empresas e
comunicações massivas, os quais ajudam a melhorar a eficiência e a organização
da comunicação interativa com as clientes. Ainda, sua permissão de integração
com chatbots e automação pode ser útil para lidar com um grande volume de
interações e fornecer respostas rápidas e personalizadas.
Mas, além dele, outro canal está ganhando cada vez
mais destaque no mercado: o RCS (Rich Communication Service). Desenvolvido pelo
Google e tido como a grande revolução do mercado de mensageria, ele oferece
recursos avançados de comunicação interativa, que enriquecem a experiência do
usuário, aumentam o engajamento e possibilita uma comunicação bidirecional mais
eficiente.
Além de conter um selo de verificação autenticado
pelo Google em um perfil dedicado à marca, as mensagens podem conter botões,
carrosséis de imagens, vídeos e cards, tornando-a mais envolvente, visualmente
atraente e interativa. As empresas podem criar fluxos de conversa com opções de
resposta pré-definidas, além de integrar a outros serviços e aplicativos, como
carteiras virtuais, chatbots, API's, serviços de pedidos e atendimentos, sem a
necessidade de ficar navegando entre diferentes aplicativos – o que agiliza os
processos de atendimento ao cliente.
Investir na comunicação interativa é o mesmo que
conter ferramenta poderosa de engajamento e fidelização dos seus usuários. Mas,
seu sucesso de uso está diretamente atrelado a alguns cuidados fundamentais
para a conquista destes resultados – que incluem a máxima clareza possível na
mensagem transmitida, agilidade nas respostas, personalização dos textos enviados
e, principalmente, diversificação nos canais disponíveis para escolha de seus
consumidores.
Qualquer demora no atendimento, excesso de
informações, ou envio genérico e em massa de mensagens, apenas impedirá
qualquer sucesso nessa tarefa. Por isso, é essencial que sejam adotados
indicadores-chave de desempenho (KPIs) relevantes para o objetivo da sua
comunicação, que consigam medir constantemente, dentre tantos itens, as taxas e
tempo de respostas e de conversão. Todos esses cuidados farão toda a diferença
para garantir que os clientes tenham suas necessidades atendidas em sua
jornada, e se tornem fiéis ao seu negócio.
Allanis
Grum - PO de RCS da Pontaltech, empresa especializada
em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário