Dados próprios podem gerar lealdade e aumentar a receita em até 90%
O engajamento digital do cliente é mais importante
do que nunca. De fato, as marcas que investem nisso não apenas melhoram seu
sucesso em campanhas de marketing, mas também seu desempenho comercial geral.
Uma pesquisa
recente da Twilio, plataforma de engajamento do cliente que oferece
experiências personalizadas em tempo real para as principais marcas da
atualidade, apoiou essa afirmação, revelando que 92% das organizações que
investiram no engajamento digital do cliente viram as receitas crescerem em
média 90%.
Além disso, seis em cada 10 empresas relataram que
o investimento no engajamento digital do cliente melhorou sua capacidade de
atender às mudanças nas necessidades dos clientes.
Para maximizar seus investimentos e gerar retorno
sobre o investimento (ROI), as marcas agora estão se voltando para dados
primários ou dados coletados diretamente dos consumidores com seu
consentimento. Aqui estão cinco razões pelas quais essa estratégia
provavelmente trará bons resultados para as marcas nos próximos meses e anos:
- Os
dados primários são mais precisos - Como os
dados primários vêm diretamente dos consumidores, eles são mais precisos e
refletem melhor a demanda atual. Isso, por sua vez, aumenta a capacidade
da empresa de criar uma personalização mais significativa e relevante. Por
fim, as marcas que usam seus próprios dados primários poderão ter uma
imagem mais clara da jornada de um cliente em seus sites e outros pontos
de contato.
- Uma personalização
mais forte levará a uma maior lealdade - Os consumidores de hoje
estão mais atentos do que nunca, e sua demanda por experiências
personalizadas em tempo real cresce a cada dia. De fato, a maioria (86%)
dos consumidores diz que experiências personalizadas aumentam sua
fidelidade às marcas, e as pessoas gastam em média 21% a mais em marcas
que personalizam a jornada do cliente. Com muita incerteza no clima
macroeconômico, as empresas não podem se dar ao luxo de subestimar a
importância dos dados primários para envolver os consumidores com
experiências personalizadas, o que levará a relacionamentos de longo prazo
mais fortes com seus públicos.
- Eles
abordarão questões de confiança do consumidor - Dados e desconfiança muitas
vezes parecem andar de mãos dadas. No entanto, há potencial para escapar
dessas águas turvas e não confiáveis por meio do uso de dados primários.
Ao coletarem informações consensualmente, diretamente de seus clientes e
serem mais transparentes sobre como planejam usar e armazenar esses dados,
as marcas podem começar a reconstruir e aumentar a confiança.
- Os
consumidores estão exigindo uma transição mais rápida para um futuro sem
cookies - Quase
um terço (31%) dos consumidores sempre ou frequentemente rejeita cookies
em sites, enquanto mais de dois terços (67%) preferem que as marcas usem
apenas dados primários para personalizar suas experiências. Os
consumidores desejam cada vez mais compartilhar dados em seus termos e não
estão convencidos do valor para eles de serem rastreados na web. As
empresas que se esforçam para atender a essa expectativa do consumidor
provavelmente melhorarão o engajamento e o tempo gasto em suas
plataformas.
- A
morte dos cookies de terceiros está se aproximando - Os cookies de terceiros são
conhecidos há muito tempo por rastrear as sessões de navegação na internet
de um site para outro. No entanto, como uma boa notícia para os
consumidores, a Apple declarou o fim dos Identificadores para Anunciantes
(IDFA) - o equivalente da empresa aos cookies no aplicativo - há mais de
dois anos, e o Google também prometeu substituir o uso de cookies de
terceiros em seu navegador Chrome até 2024. As marcas que se prepararem
agora terão uma vantagem pioneira e alcançarão o maior ROI de marketing.
Com os dados primários também apresentando
oportunidades claras de crescimento de negócios, o fim dos cookies de terceiros
não deve ser o único motivo para as marcas fazerem uma mudança. Ao fazer essa
transição, as empresas poderão personalizar melhor o envolvimento com os
clientes e gerar maiores receitas, lealdade e ROI.
Em última análise, as marcas que possuem os
melhores dados e sabem como usá-los entenderão melhor as mudanças nas
necessidades dos clientes. Eles podem, então, fornecer as experiências que as
pessoas esperam e desejam — e entregar resultados de negócios robustos.
Texto adaptado do original publicado na Fortune.
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