Ela é rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos que não são produzidos pelo corpo
Também conhecida como aloe vera, a babosa é uma planta carnuda e quebradiça, possuindo um líquido viçoso, como um gel, no seu interior. Devido aos seus benefícios para a saúde, ela é consumida em sucos, refeições que combinem com seu gosto amargo e como suplementos. Além disso, também é parte da composição de produtos para pele e cabelos.
Paulo Júnior, nutricionista e professor do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Boa Viagem, explica como a babosa beneficia o organismo. “Ela é considerada uma planta hidratante, rica em água. Logo, ajuda no funcionamento do intestino em casos de constipação. Por ser um anti-inflamatório, antibacteriano e antiviral, essa planta também é capaz de fortalecer o sistema imunológico, evitando o surgimento de problemas de saúde”.
Em relação aos efeitos na pele e nos cabelos, ela deixa os fios mais sedosos e a derme mais hidratada. A planta possui uma enorme quantidade de antioxidantes e vitaminas. Por isso, é tão utilizada em loções e cremes, por exemplo. Lembrando que apenas o extrato da babosa é recomendado como hidratação, pois a planta em sua forma natural pode causar irritação.
Sobre o consumo,
o nutricionista Paulo alerta para a grande quantidade. “Há chances dela causar
reações alérgicas em algumas pessoas. Portanto, não é correto exagerar. Devido
às antraquinonas, compostos tóxicos com efeito laxante, ingerir muito suco de
babosa pode ser prejudicial ao trato gastrointestinal. O mesmo vale para os
produtos de beleza, que podem irritar a pele quando usados em excesso. Em casos
de efeitos colaterais, é preciso procurar um profissional da área de saúde”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário