A felicidade é reflexo de um propósito, e a educação é capaz de promovê-la. (Imagem: Unsplash).
Quando se trabalha com propósito, a alegria é contagiante
Março celebra-se o Dia Nacional da Escola (15), é uma data que ressalta a importância das instituições para a formação de crianças e adolescentes na sociedade. É na escola que crianças e adolescentes desenvolvem habilidades técnicas e sociais. A educação é o principal pilar para que as pessoas tenham uma vida digna e para o desenvolvimento dos países, que podem ser referências de primeiro mundo.
Empresas e escolas precisam incentivar ainda mais as ações que fortaleçam a educação. De acordo com dados do IMD (International Institute for Management Development), em 2022, o Brasil está em último lugar em Educação, entre 63 países listados.
“Se queremos viver em um mundo melhor, é necessário priorizar a educação como fonte de um presente e futuro mais promissor. A educação tem papel importante na construção da história de um indivíduo, que através de seu intelecto e meio em que se insere, torna-se um cidadão consciente frente às suas tomadas de decisões. Antigamente, o papel do professor era somente repassar informações, onde os alunos eram ensinados a serem obedientes. Já hoje, os professores estimulam que o aluno seja protagonista de suas escolhas, estimulando a criatividade e o senso crítico para que se torne um profissional líder do mercado que saiba trazer soluções a contextos eventuais, e exercer a cidadania de forma ética e com valores”, explica Jefferson Vendrametto, Diretor de Relações Corporativas e Institucionais do Cebrac.
De acordo com uma pesquisa do Atlas da Juventude realizada com mais de 16 mil jovens de todo o país, 63% consideram a necessidade de dar atenção maior a temas relacionados à educação. Seriedade, eficácia e equidade são precisas para aprimorar a educação brasileira que, por sua vez, é necessário levar em consideração o ponto de vista dos dois lados: Aluno e Professor.
A área
docente vai além da questão da remuneração, se tratando de uma profissão que
visa o propósito e orgulho em fazer parte da vida de seus alunos. Segundo a
pesquisa realizada com mais de 1,1 mil educadores de todas as regiões do país:
“Valorização da carreira docente: um olhar dos professores” do Instituto
Península, 97% reconhecem que exercem um papel importante para a transformação
social do país, e 9 em cada 10 afirmam que sentem orgulho em falar que são
professores. Além disso, a maioria se sente motivada (68%), realizada
profissionalmente (69%) e respeitada pelos colegas de profissão
(80%).
Quando se trabalha com propósito, a alegria é contagiante
A satisfação dos profissionais que trabalham com algo transformador traz mais felicidade, como acontece na área da educação. Em alusão a isso, no dia 20 março, celebra-se o Dia Internacional da Felicidade, que tem o objetivo de promover esse sentimento de alegria ao maior número de pessoas. “Quando o trabalho se torna gratificante, a felicidade é reluzente e compartilhada. Pessoas felizes com seu estilo de vida, nos âmbitos pessoais e profissionais, inspiram outras a irem em busca de seus propósitos. Os professores são especialistas em transmitirem o conhecimento e orientam os seus alunos a irem atrás de uma carreira sólida e prazerosa, que faça sentido e lhe traga felicidade", finaliza Jefferson Vendrametto.
Quer
encontrar uma profissão que lhe traga satisfação? No Cebrac, você encontra
metodologia de ensino inovadora e se prepara para todas as etapas da vida,
focando no desenvolvimento humano profissional, design thinking, capacidades
empreendedoras, entre outras habilidades essenciais para o mundo de hoje. Saiba
mais, aqui!
CEBRAC
https://portal.cebrac.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário