Pesquisar no Blog

sexta-feira, 10 de março de 2023

Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo: como trocar o sofá por atividades que possibilitam a longevidade e a saúde física

Coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo e médico do Esporte, Raphael Einsfeld, explica que com um pouco de motivação e força de vontade, uma caminhada pelo bairro pode ser o primeiro passo para uma vida saudável

 

Que todo mundo já falava que fazer atividade física pode melhorar o bom humor e a saúde e trazer benefícios para a saúde. Porém nenhuma pesquisa tinha se aprofundado no assunto. Mas nos últimos anos, cientistas de vários países do mundo resolveram se debruçar no tema e confirmaram isso. Porém, o fato de passar horas suando na academia, levantar pesos ou correr por horas a fim, deixa muita gente desmotivada, com mais interesse em levantar no sofá só para pegar água ou alguma guloseima do que queimar calorias a custo de dores musculares e cãibras. Se você está nesta situação, seja qual for a sua idade e especialmente os cinquentões, existe uma luz ao fim do túnel.


Segundo o coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo, Raphael Eisnfeld, 150 minutos por semana de exercícios leves, como caminhadas é o primeiro passo para uma vida longeva e com mais qualidade. Ele fez um pequeno cálculo: “Pessoas de meia idade ganham ao sair do sedentarismo se exercitando de forma mais leve e sem ter necessidade de fazer atividade inicial de alto impacto. Esse tempo pode ser dividido em cinco caminhadas de 30 minutos ou três caminhadas de uma hora. Quanto mais houver a prática de atividade física, maiores serão os benefícios para a saúde cardiovascular, principalmente das artérias”, explicou Einsfeld. Ele completa que os exercícios trazem outros benefícios, como a redução de peso, do estresse e do colesterol. Caminhar semanalmente por este período de tempo também diminui a incidência de doenças como diabetes, acidentes vasculares cerebrais e câncer de mama e de colo do útero, além de preservar o bem-estar físico, psíquico e social”,explicou o dr. Eisnfeld.

 

Mas como se motivar para esse pequeno passo fora do quadrado do apartamento?


1.      Defina metas saudáveis : não adianta querer correr uma maratona se nunca andou uma quadra. Defina metas realistas e alcançaveis. Lembra? Uma quadra, depois outra, depois uma volta pelo bairro e por aí vai. Vá aumentando a internsidade e a duração do exercício gradualmente.


2.      Faça o que gosta e que se adeque a sua saúde e seu estilo de vida: Caminhe, ande de bicicleta,dance, nade. Se não sabe o q uer gosta exerimente um pouco.


3.     Tenha um parceiro de exercícios, em dupla ou pode ser mais divertido. Quem sabe até uma corridinha com o pet?


4.     Crie uma rotina ara que a prática de exercícios físicos faça parte da sua vida.


5.     Acompanhe seu progresso usando um aplicativo para acompanhar o seu andamento semanal comprando periodicamente o número de passos e tempo em que se exercitou.


6.     Lembre-se de começar devagar para evitar lesões e desencorajamento.

O Dia 10 de março acontece numa sexta-feira, o ideal não é esperar para a segunda para começar a praticar uma atividade física. Que tal começar dançando com seu parceiro, ou caminhando no parque ou na praia. Isso já é um início.

Acesse o vídeo pelo link: https://anchor.fm/agenciasaocamilo/episodes/Pesquisa-atesta-que-atividade-fsica-retarda-o-envelhecimento-e-aumenta-a-longevidade-e202b30


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados