Com
a chegada do Dia do Consumidor, usuários passam a pensar nos riscos de golpes
O Dia do Consumidor,
comemorado oficialmente em 15 de março, traz diversas sugestões de ofertas e
promessas que nem sempre condizem com a propaganda ou mesmo que tiveram que se
atualizar ao cenário atual. É comum que empresas aumentem os preços nas semanas
prévias à data e “simulem” uma promoção.
O Dia do
Consumidor é a segunda data com mais descontos, perdendo apenas para a Black
Friday. Para se ter uma ideia, no último ano, o Dia do
Consumidor teve resultados expressivos para o e-commerce brasileiro. Entre 02 e
15 de março, foram arrecadados cerca de R$ 6,3 bilhões. O número representa um
crescimento de 85%, se comparado ao faturamento do ano anterior, segundo os
dados apresentados pelo relatório da Social Miner.
Diante dos grandes
descontos, é possível notar muitas dúvidas relacionadas ao direito do
consumidor, como o pagamento integral de mensalidades escolares ou mesmo o
reembolso no cancelamento de viagens e compras. “Os consumidores podem ter
impasses com falsas promoções, ou até mesmo serem atingidos por problemas na
hora de efetuar o pagamento do produto. Já para as empresas, o Dia do
Consumidor é um momento que gera aumento nas vendas, entretanto, algumas
companhias reclamam que não há incentivo tributário para que haja um subsídio
desse desconto. Dessa forma, se prejudicam pois a margem de lucro está sempre
no limite e o preço, consequentemente, não pode ser muito baixo. Mas, em geral,
acabam vendendo mais, sendo considerado um movimento bom para a economia”, explica
Denner Pires, especialista em Direito do Consumidor da RGL Advogados.
É importante
sempre manter-se atento a algumas informações falsas que circulam sobre o
Direito do Consumidor; confira:
1 - O
Consumidor sempre tem razão: MITO.
É preciso começar
a desmistificar o fato de que, independente da situação, o consumidor sempre
está certo. “Apesar do Código de Defesa do Consumidor ser voltado para garantia
dos direitos dos consumidores, ele não é uma ferramenta para abusos e
arbitrariedade do consumidor, devendo sempre ser analisado o caso concreto para
averiguar se há ou não abusividade do fornecedor”, defende o especialista.
2
- Os direitos do consumidor mudaram nos últimos anos: VERDADE
A relação entre
consumidor e fornecedor precisou se transformar durante as transformações, que
o mundo vem sofrendo, por conta disso as mudanças nos Direitos dos Consumidores
foram essenciais. “Houveram várias alterações, tendo em vista a necessidade de
adaptação dos fornecedores na prestação de serviço, como prazo e forma de
acesso aos bens, bem como restrição de horários, de acordo com as normas
editadas pelo Governo em todas as suas esferas, seja federal, estadual ou
municipal”, complementa Denner.
3 - O
Consumidor sempre sai prejudicado: MITO.
Por mais que
existam golpes e descontos falsos, que causam complicações para os
consumidores, é importante ressaltar que eles também conquistaram seus direitos
em diversas situações. “Uma vantagem tem sido a atuação do PROCON-SP que está
fiscalizando fornecedores de serviço e produtos, a fim de se evitar práticas
abusivas. De qualquer forma, independente de todas as mudanças que estão
ocorrendo, o Código de Defesa do Consumidor ainda possui um rol de direitos e
princípios, que defendem o consumidor de qualquer abuso”, explica.
4 - Os
golpes aumentam nessas datas: VERDADE
Durante datas
comemorativas, como o Dia do Consumidor, as vendas online aumentaram
significativamente e, junto com elas, vieram os golpes. “É necessário que os
consumidores mantenham-se atentos aos golpes em relação a venda de produtos
pela internet, a fim de evitar prejuízos. Além do mais, é importante buscar
informações junto ao fornecedor de serviço para regularizar eventual pendência,
usando sempre do bom senso e da prudência neste momento, para não exigir dos
fornecedores eventuais garantias que são absurdas ou que levem a um
desequilíbrio exagerado na relação de consumo”, finaliza o Dr. Denner.
5 - O
Dia do Consumidor é um gatilho para compulsão em compras: VERDADE
Para a psicóloga e especialista em
Psicologia Clínica pela PUC de SP, Vanessa Gebrim, o Dia do Consumidor pode intensificar os
gastos de pessoas consumistas. “A compulsão por compras acontece quando a
pessoa compra itens desnecessários, muitas vezes gastando mais do que consegue
arcar, muitas vezes angariando dívidas e mentindo para a família. Os gastos
podem ser piores nesses momentos de promoções, uma vez que é causado por
movimentos impulsivos, por ter como pano de fundo um caso de depressão e
ansiedade que pode ser tratado com terapia e medicamentos”, indica Vanessa..
RGL Advogados
Vanessa Gebrim - Pós-Graduada e especialista em Psicologia pela PUC-SP. Teve em seu desenvolvimento profissional a experiência na psicologia hospitalar e terapia de apoio na área de oncologia infantil na Casa Hope e é autora de monografias que orientam psicólogos em diversos hospitais de São Paulo, sobre tratamento de pacientes com câncer (mulheres mastectomizadas e oncologia infantil). É precursora em Alphaville dos tratamentos em trauma emocional, EMDR, Brainspotting, Play Of Life, Barras de Access, HQI, que são ferramentas modernas que otimizam o tempo de terapia e provocam mudanças no âmbito cerebral. Tem amplo conhecimento clínico, humanista, positivista e sistêmico e trabalha para provocar mudanças profundas que contribuam para a evolução e o equilíbrio das pessoas. Mais de 20 anos de atendimento a crianças, adolescentes, adultos, casais e idosos, trata transtornos alimentares, depressão, bullying, síndrome do pânico, TOC, ansiedade, transtorno de estresse pós traumático, orientação de pais, distúrbios de aprendizagem, avaliação psicológica, conflitos familiares, luto, entre outros.
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