e-commerce
nacional cresceu 22% em 2022Pexels
O Dia e a semana do Consumidor já são reconhecidos
no mercado brasileiro como uma das principais datas do primeiro semestre para
atrair mais vendas e presentear os clientes com descontos e ofertas especiais.
De acordo com relatório
da Neotrust, em 2022, o e-commerce nacional faturou R$722 milhões e cresceu
22% em comparação a 2021 e esse número tende a crescer em 2023. Então,
que tal conferir cinco dicas sobre como preparar o seu negócio para atrair mais
clientes nesta data.
- Atendimento
diferenciado com agilidade e qualidade
Durante todo o Mês do Consumidor, a concorrência é
alta com diversas marcas oferecendo descontos especiais como frete grátis,
cupons e cashback. No entanto, um atendimento humanizado pode ser o diferencial
na escolha do cliente. Segundo a pesquisa Panorama
Mobile Time/Opinion Box - Mensageria no Brasil (jan/23), 80% dos usuários
brasileiros utilizam o Whatsapp para se comunicar com as empresas,
principalmente para pedir informações. Mesmo que os canais de atendimento sejam
automatizados, é importante se preocupar com a equipe responsável por
esse setor, pois se ela conseguir ser eficiente e atenciosa com o cliente
isso pode ser o diferencial na hora de fidelizá-lo .
2.
Construa a mensagem durante a jornada do consumidor
Conhecer a jornada do consumidor pode ser
fundamental na hora de se conectar com ele. Ao pensar na experiência do
usuário, é importante analisar os dados de consumo, mas também refletir sobre o
comportamento do público alvo. Simular todas as possibilidades de interação com
a marca, mapear a concorrência e montar uma estratégia com diversos caminhos
que o seu público pode percorrer, tanto no digital como no ponto físico, é
possível conseguir entender as suas necessidades e integrar a comunicação de
maneira eficiente.
3.Experimente
formatos inovadores que chamam a atenção
Em uma sociedade multiplataforma e altamente
conectada, a atenção do consumidor é um dos ativos mais valiosos para ser
conquistado. A "cegueira" causada pelo excesso de estímulos atinge os
anúncios em banner estáticos, portanto é importante experimentar formatos que
prezam pela interatividade com o consumidor e busquem estimular uma ação além
do clique. O
formato rich media, por exemplo, alcança taxas maiores de engajamento ao
mesclar conteúdos dinâmicos e que chamem a atenção visualmente.
4. Trabalhe em parceria com a Inteligência Artificial
Segundo a pesquisa The
CMO Survey, o uso da Inteligência Artificial para otimizar ações de
marketing vai aumentar para 22,9% até 2025. Alguns possíveis usos são para
facilitar a análise de dados, criar relatórios de performance, pesquisar
referências e otimizar a criação de anúncios e campanhas. Outro uso
interessante está em trabalhar a inteligência artificial de maneira
colaborativa com a marca, preservando sempre a ética, na comunicação
publicitária. Quando bem aplicada, a inteligência artificial pode auxiliar no
entendimento sobre o comportamento dos consumidores e ajudar a melhorar o tom
de voz da marca.
5. Entenda o contexto do consumidor de maneira personalizada
A inteligência Artificial pode ajudar também na
personalização de anúncios, por exemplo, na plataforma MGID, é possível utilizar o seu
algoritmo para compreender o sentimento e contexto de artigos e notícias e,
dessa forma, inserir o anúncio que for mais relevante conforme o ambiente que
está inserido para favorecer a aceitação à mensagem veiculada.
Com integrações com plataformas de dados como a
Retargetly e Eyeota, também é possível personalizar as campanhas com dados
demográficos, intenções e interesses dos consumidores, como, por exemplo, qual
o dispositivo que ele utiliza, qual o seu signo do zodíaco e qual a sua
afinidade com a marca. Importante lembrar que essas ferramentas
devem estar de acordo com as regras de privacidade e possibilitar o uso
transparente dessas informações.
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