O aumento do índice foi impulsionado principalmente pelo setor de Veículos, Motos e Peças
As vendas do comércio físico
brasileiro cresceram 2,2% em novembro feita a comparação com outubro, que tinha
marcado baixa de 0,6%. Esse é o maior aumento desde junho deste ano, quando o
índice registrou alta de 2,4%. O segmento de Veículos, Motos e Peças teve
destaque impulsionando o índice com expansão de 6,6%. Em contrapartida, o setor
de Materiais de Construção teve a baixa mais expressiva, de 3,4%. Veja no
gráfico a seguir os números completos:
De acordo com o
economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a alta deste índice foi puxada
especialmente pelo desempenho do setor de Veículos, Motos e Peças, pois
conforme apontado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos
Automotores, novembro foi o segundo melhor mês de 2022 em termos de vendas de
veículos novos, revertendo uma sequência de dois meses consecutivos de quedas.
"Ainda
assim, os outros segmentos do varejo apresentaram resultados mistos, refletindo
o cenário econômico ainda bastante desafiador para os comerciantes do
país", finaliza o economista.
Variação
anual
A comparação
entre novembro deste ano e o mesmo mês de 2021 mostrou um aumento de 4,4% nas
vendas do comércio físico do país. Também nesse recorte o setor de Veículos,
Motos e Peças teve destaque, com alta de 9,9%. Em sequência está o segmento de
Combustíveis e Lubrificantes (7,8%). Apenas os empreendimentos da área de
Materiais de Construção marcaram baixa, essa de 1,5%. Para conferir mais
informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio
é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por
cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.
As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com
corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de
crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos
seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do
Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento
resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de
cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE,
respeitando-se as suas revisões metodológicas.
Serasa Experian
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